Programa “Plante Refugio”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Resistência de Fungos a Fungicidas
Advertisements

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA
Insucesso no controle quimico de doenças
Cenário evolutivo.
RESTAURAÇÃO AMBIENTAL
INTRODUÇÃO À FERTILIDADE DE SOLOS
Reunião Conjunta Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado Federal Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da.
TÍTULO Plano Safra Cuidados para não perder a cobertura do SEAF.
Aula 1 - Genética mendeliana:
Promoção do Desenvolvimento rural e agrícola sustentável.
INTRODUÇÃO À GENÉTICA DE POPULAÇÕES
Paulo Rogério Soares de Oliveira
Organização da Biologia
ESCOLA SEMÍRAMIS C.B DA ROCHA.
Adaptação, seleção natural,
Ementa do curso Reconhecer os principais insetos potencialmente prejudiciais aos cultivares de espécies ocorrentes em florestas; Conhecer as relações entre.
Sustentabilidade CST em Agronegócio.
Colégio Imaculada Conceição – DAMAS
Agricultura Biológica
® BAC-CONTROL.
Doenças e Pragas de Pastagens
Aula 2 Desenvolvimento Sustentável Marcio Ruiz 2011.
TRANSGÊNICOS Um breve apanhado.
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DA SOJA
GENÉTICA DE POPULAÇÕES PROPRIEDADES GENÉTICAS DA POPULAÇÃO
PLANTAS TRANSGÊNICAS: DE ONDE VEM, PARA AONDE VÃO?
Agricultura Biológica
Questões que a CTNBio deve observar na análise de risco sobre o Algodão Transgênico Maria Rita Reis Assessora Jurídica da Terra de Direitos
PLANTIO.
SOLO, O ALICERCE DA VIDA.
MANUAL DE BOAS PRÁTICAS AGRONÔMICAS NA CULTURA DO MILHO Bt
FG REFÚGIO. CRONOGRAMA DE APRESENTAÇÃO 1. Detalhamento do estudo 2. Sabem o que é Plantio de Refúgio? 3. Sabem como fazer? 4. Querem fazer? 5. Sugestões.
Receituário Agronômico
Girassol: perspectivas da cultura no Brasil
Restauração de Habitats
Pietrowski, 2010.
Eventos de Algodão em Análise
Híbridos de Arroz – Presente e Futuro
Seleção Recorrente.
Efeito de Produtos Biológicos em testes de campo visando o controle de agentes causadores de doenças e melhoria da qualidade da germinação. DILE PONTAROLO.
Transgênicos Universidade Federal do ABC Analívia Ramos
Controle de Plantas Daninhas
Produção Vegetal Fatores de Produção
UNIDADE OITO Subgrupo 2. Logística de Distribuição A logística de produção trata das relações empresa-cliente-consumidor, sendo responsável pela distribuição.
Transgênicos Os transgênicos, ou organismos geneticamente modificados, são produtos de cruzamentos que jamais aconteceriam na natureza.
Melhoramento Genético
Projeto de um Algoritmo Genético Híbrido para Planejamento Operacional de Curto Prazo de Minerações a Céu Aberto Robert Fabricio Subtil.
José Leonardo, Pedro, Alex
Aspectos econômicos da produção de milho transgênico
MANEJO INTEGRADO DE DOENÇAS DE PLANTAS - MID
1 Depoimentos de Agricultores Africanos (continuação)
Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Simulação de Sistemas Discretos MS. JOSEMERI APARECIDA JAMIELNIAK SIMULAÇÃO DE SISTEMAS – UNICAMP 29 DE OUTUBRO DE 2015.
EVOLUÇÃO Evolucionismo - Segundo essa teoria, nós (e todos os seres vivos) teríam surgido das modificações genéticas que ocorrem com o.
CENTRO DE CIÊNCIAS AGRO- AMBIENTAIS E DE ALIMENTOS. GRADUAÇÃO EM AGRONOMIA Aula 10 MÉTODOS DE SELEÇÃO APLICADOS NO MELHORAMENTO DE PLANTAS.
Fundamentos em Agronomia
Aula 09 Teoria das Linhas Puras. Seleção. Hibridação.
Biodiversidade Computadores
Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão Produção Agropecuária em Mato Grosso do Sul – uma nova gestão, uma nova visão.
Podridão Bacteriana do Colmo
A polêmica dos transgênicos no Brasil e no mundo Prof. Reginaldo C. Agostini.
Controlo de PRAGAS Uma praga é a abundância de indivíduos de uma espécie indesejável que, invadindo as culturas ou explorações, competem com o.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE
Associação Brasileira de Sementes e Mudas Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural - Lei de Proteção de Cultivares - José.
Na Região Agreste de Alagoas, principalmente na zona rural, a população sobrevive da produção de hortaliças, de ciclo curto e de baixo investimento. Contudo,
Como produzimos organismos geneticamente modificados?
COMISSÃO DE AGRICULTURA E REFORMA AGRÁRIA
São organismos vivos com modificações transgênicas. Também chamados de organismos geneticamente modificados, são organismos nos quais foram introduzidos.
Transcrição da apresentação:

Programa “Plante Refugio”

O que é resistência? A resistência pode ser definida como uma resposta à pressão de seleção, na qual os insetos resistentes podem aumentar a sua frequência dentro da população e limitar a eficiência de diferentes métodos de controle ao longo do tempo. No caso específico do milho Bt, as lagartas naturalmente resistentes podem sobreviver no campo e transmitir essa característica para gerações futuras. Entretanto, o risco de aumento da resistência pode ser minimizado com a adoção de medidas apropriadas. A melhor maneira de preservar o benefício da tecnologia do milho Bt é adotar o uso do refúgio como uma ferramenta do Manejo de Resistência de Insetos (MRI), que é um conjunto de medidas que devem ser adotadas com o objetivo de reduzir ou evitar a possibilidade de evolução da resistência na população de insetos-alvo.

Por que plantar o refúgio? O que é refúgio? • A área de refúgio consiste no plantio de milho não-Bt como parte da área a ser plantada com milho Bt. Por que plantar o refúgio? • O objetivo do refúgio é preservar a eficiência da tecnologia do milho Bt, mantendo uma população de pragas alvo sensíveis às proteínas com efeito inseticida do milho Bt. Assim, indivíduos dessa população irão acasalar com qualquer indivíduo resistente que possa ter sobrevivido na lavoura de milho Bt e transmitir a suscetibilidade ao Bt às gerações futuras.

Por que plantar o refúgio? Não Controlado Controlado Controlado

Recomendações para o plantio da área de refúgio O tamanho do refúgio deve ser representado por uma porcentagem da área total do(e) milho plantado em uma propriedade rural, de acordo com o recomendado pela empresa registrante; Recomenda-se que o refúgio seja plantado com um híbrido de ciclo vegetativo similar, o mais próximo possível e ao mesmo tempo em que o milho Bt; O refúgio deve ser formado por um bloco de milho não-Bt que se encontre a menos de 800 metros do milho Bt; A distância a máxima entre qualquer planta de milho Bt do campo e uma planta presente na área de refúgio deve ser de 800 metros. O refúgio deve ser plantado na mesma propriedade do cultivo do milho Bt e manejado pelo mesmo agricultor; Não deve ser realizada a mistura de sementes de milho não-Bt com milho Bt.

Opções de configuração de refúgio

www.planterefugio.com.br