Atividades.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Aprendizagem Online: ferramentas de comunicação para colaboração
Instituto de Computação
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD no Moodle-Moot 2007.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Projeto EAD – CPD - Moodle Ufba.
Vera Lúcia M. de O. e Paiva (UFMG) Apresentacao por Milena Mendes.
OS NOVOS MEIOS E TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO
Material Didático Digital Modalidades de Ensino
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 12SBSI, Curitiba-PR, 8-10 Nov Pimentel
Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração
O Cenário Virtual.
Fundamentos de Educação a Distância
Indisciplina na Sala de Aula
Lafayette B. Melo – CEFET-PB - COINFO Comunicação e Colaboração Comunicação Suporte à comunicação na interface Coordenação Suporte à coordenação na interface.
Ferramentas de Mediação no Moodle
Utilização do AVA – Moodle Possibilidades para a Mediação pedagógica
Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Produção do conhecimento em EAD
PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM EAD: UM ELO ENTRE PROFESSOR – CURSO – ALUNO Produzido por:Vilma Bigolin Tussi.
Tutoria em EAD CF(T) Biagiotti.
DEBATE NA REDE: BATE-PAPO, LISTA E FÓRUM DE DISCUSSÃO
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Eloiza Gomes de Oliveira – Uerj
Gerenciamento de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
Quando falamos em aprender...
ALEXANDRA ALINE VERA.
Formas de Interação.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
A gestão é uma necessidade em qualquer área de conhecimento e isso não é diferente na educação. Para que um curso de qualquer nível ocorra com um mínimo.
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
ComunicaTEC: Ferramentas de Comunicação para Educação e Colaboração Pimentel1 / 15 Prêmio Br TIC, Brasília, Nov 2006 Prof. D.Sc. Mariano Pimentel.
Aula 02 – Mediação Pedagógica e Ferramentas na EaD
Plataforma NetAula Ambiente Aluno
Ferramentas de comunicação
CiaClass Plataformas Colaborativas
Taxionomia para ambientes CSCW Distribuição físico-temporal dos usuários Nível de estruturação do groupware Tipo de comunicação Percepção do espaço de.
Formação de Tutores a Distância
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Ferramentas da Internet Seus Usos na Educação
Trabalho por Projetos: Estratégia de Ensino e Aprendizagem na Educação a Distância no Ensino Superior Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São.
Claudia Guazzelli Charoux Núcleo TIC na Educação - CENPEC
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
Laboratório de desenvolvimento de habilidades de gestão de pessoas e de equipes.
A avaliação vista sob o aspecto da educação a distância Maurício Rosa Marcus Vinicius Maltempi.
Ferramentas/Recursos do TelEduc. Os recursos do ambiente são distribuídos da seguinte forma: Estrutura do Ambiente: contém as informações sobre o funcionamento.
Comunidade de aprendizagem
Projeto VITRUSP CTI-CEPA - USP Diagrama de informações para a criação de um ambiente virtual de aprendizagem utilizando outras ferramentas de apoio ao.
Objetos virtuais de aprendizagem – Interação e Interatividade
Novas formas de aprender: comunidades de aprendizagem
As tecnologias da informação e comunicação, as diferentes linguagens e a formação do professor.
Capacita ç ão de Professores para o uso de Blog como Tecnologia Educacional Sílvia Braga Rosa Profª Ms. Joelene de Oliveira de Lima.
Taís Rabetti Giannella, Miriam Struchiner
E.M.E.F. Presidente Vargas
Inovações tecnológicas
A ULA NET PUC - RIO ALESSANDRA BOLDRINI SANTANA.
TECNOLOGIA EDUCACIONAL Curso de Pedagogia – 3º Período Aula 11.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL – PROINFO INTEGRADO “INTRODUÇÃO.
 A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos pela novidade e pelas possibilidades inesgotáveis de pesquisa que oferece. A escola.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
União Educacional de Minas Gerais Informações sobre Teleduc.
Interação: ensinando e aprendendo na CdP. Olá! Para começar o curso, vamos conversar um pouco sobre aprendizagem na Comunidade de Práticas, que para facilitar,
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
DEFININDO E REDEFININDO A COMUNIDADE “Conhecer alguém, aqui e ali, com quem se sente que há compreensão, apesar da distância e dos pensamentos expressos,
Transcrição da apresentação:

Atividades

Ferramentas Assíncronas Ferramentas Síncronas Ferramentas de comunicação (exemplos) Ferramentas Assíncronas Correio Eletrônico ou e-mail Listas de Discussão Fórum Blog Ferramentas Síncronas Bate-papo ou chat MSN ou ICQ Vídeoconferência

Ferramenta Assíncrona: Fórum Debate virtual assíncrono entre todos os participantes do curso. Discussão e reflexão sobre temas relevantes ao curso. Proporciona um feedback mais profundo sobre a compreensão do conhecimento, das informações ou das experiências.

Ferramenta Assíncrona: Diálogo Debate virtual assíncrono entre dois ou mais participantes do curso. Troca de mensagens pessoais. Tira-dúvidas de forma fechada aos demais participantes.

O Papel do professor O Papel do aluno Ferramenta Assíncrona: Fórum Mediador das discussões Questiona e Problematiza Provoca a reflexão e desafia Estimula a interação aluno/aluno Faz a síntese final da discussão O Papel do aluno Sujeito da aprendizagem Lê, analisa, reflete e interage Argumenta

Comunicação virtual e síncrona entre os participantes do curso. Ferramenta Síncrona: Chat Comunicação virtual e síncrona entre os participantes do curso. Reunião virtual com pauta determinada. Ideal para estimular a interação social entre os integrantes. Para ser efetivo deve envolver um número pequeno de pessoas (10 a 15 pessoas).

O Papel do professor O Papel do aluno Ferramenta Síncrona: Chat Mediador do encontro Organiza a participação dos alunos Dá voz aos que desejam se manifestar Provoca a “fala” dos silenciosos O Papel do aluno Sujeito da aprendizagem Lê, analisa e reflete Interage