Diretrizes de um programa de prevenção

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Diretrizes de um programa de prevenção
Transcrição da apresentação:

Diretrizes de um programa de prevenção de drogas nas escolas. Previnir é importante?

Faço prevenção do uso indevido de drogas! Não sou CARETA: Faço prevenção do uso indevido de drogas!

Fazer prevencao é o mesmo que ser contra as drogas? Promoção de saúde Admitir que a droga sempre fez parte da história da humanidade Problema de saúde pública Ter uma boa qualidade de vida vai além de não usar drogas

Quais são os períodos de maior risco de uso de drogas? Momentos de mudança (desenvolvimento, social, geográfica, relacionamentos). Inicio da adolescência. Dificuldades em lidar com as responsabilidades da idade adulta. Dificuldades da idade adulta.

Quem é este jovem? Concepção de tempo  da do adulto Forte ligação com o grupo de amigos

Quem é este jovem? Onipotente Busca da construção da identidade adulta

Quem é este jovem? Afastamento da família O que eu vou ser quando crescer

Por que falar sobre drogas e juventude? Inicio do uso em torno dos 12 anos. Uso precoce de drogas aumenta as chances de desenvolver dependência Uso de drogas legais e depois uso de drogas ilegais É o aumento do risco e não a certeza do dano

Modelos de Prevenção

Amedrontamento Incutir nos jovens o medo do uso de drogas O usuário de drogas está irremediavelmente perdido Tom dramático Informações exageradas ou mentirosas Estimula a atração pelos comportamentos perigosos

Princípios Morais Uso de drogas é condenável do ponto de vista moral Infringe valores cívicos e religiosos da sociedade – vida marginal. Efeitos positivos para jovens que provém de um grupo social coerente com as crenças e ideologias Enfraquecimento dos ideais = falha na prevenção Dificuldade em lidar com a  entre drogas legais e ilegais

Controle Social Adoção de regras firmes, rígidas e bem definidas de controle sobre o comportamento dos jovens Uso de drogas é considerado como resultado da excessiva liberdade = sociedade moderna Infração = punição severa Obediência cega às regras estabelecidas pelos adultos

Conhecimento Científico Apenas a informação é suficiente para a prevenção Descrição dos diferentes tipos de drogas Não se fala sobre os motivos que levam o jovem ao uso de drogas Aumento do interesse

Vida Saudável Década de 60. Vida em contato com a natureza. Crítica aos artificialismos. Prática de atividades físicas. Cuidado com a alimentação. Nos países em que a maioria da população jovem vive em estado de pobreza é evidente que esta estratégia atinge poucos.

Pressão de Grupo O comportamento do adolescente é fortemente influenciado pelo grupo. Afastamento da família. Vulnerabilidade. Lideranças grupais. Valorização de uma relação saudável no grupo.

Educação Afetiva Formação dos jovens. Boa comunicação, a discussão aberta e a troca de idéias entre adultos e jovens. Auto-estima e desenvolvimento da percepção de si mesmo e do mundo. As drogas são mais um assunto a ser discutido. Uso de drogas = sigilo e questão de saúde.

Os jovens quando encontram compreensão, no lugar de repressão, podem adquirir confiança nos pais e educadores e terão mais facilidade para escapar do aprisionamento das drogas

Vulnerabilidade ao uso de drogas Falta de espaços público para o lazer e diversão. Baixa “densidade” de cidadania Sistema educacional desestimulante e pobre para individuação e sociabilidade. A vida não vale nada.

O papel da prevenção Indivíduo sujeito de sua própria saúde Projeto de vida global dos indivíduos e da sociedade Educação para a realidade: recursos emocionais e intelectuais

Questões de verificação e orientação O programa abrange desde a educação infantil até o ensino médio? Se não pelo menos atinge os anos críticos do ensino fundamental e médio? O programa preve vários anos de intervenção? O programa utiliza um método de intervenção comprovada e uniforme, com planos de atividades detalhados e material? Utiliza-se de métodos interativos apropriados para cada idade?

Incentiva laços sociais entre a escola e a comunidade? Ensina o convívio social e técnicas para resistir as drogas que sejam culturalmente apropriadas para o desenvolvimento das crianças? Fomenta a influência positiva entre colegas? E normas sociais antidrogas? Existem avaliações periódicas para determinar a eficácia do programa?