COORDENAÇÃO DE PLENÁRIA DE CONSELHOS DE SAÚDE FOTO: MEIRE, MARCOLINO E ANA LÚCIA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

POMMAR/USAID-Partners
Etapa Intermunicipal. CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE CONFERÊNCIA MARANHENSE DE EDUCAÇÃO – COMAE é um espaço democrático que debaterá um conjunto.
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE PRODUTORES DE MAÇÃ
Caravana Nacional em Defesa do SUS
Seminário de Acompanhamento e Avaliação dos Projetos de Fortalecimento dos Comitês Estaduais de Educação em Direitos Humanos Maio 2008.
“Direitos humanos são aqueles direitos fundamentais...
1 Seminário Nacional de Atenção Básica em Saúde José Marcos de Oliveira*
CAMS Comissão Nacional de Articulação com Movimentos Sociais
Responsável: Gerson Fernando Unidade: UIV
31º CAMS Comissão de Articulação com Movimentos Sociais
Ilara Hämmerli Sozzi de Moraes
II SEMINÁRIO DE MULHERES NEGRAS DE RIO CLARO HOMENAGEM A MULHER NEGRA LATINA, AMERICANA E CARIBENHA DIA 24 DE JULHO DE 2010 LOCAL: Auditório do Núcleo.
1 Maio 2007 Processo de Elaboração PPA e PLOA 2008.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
II Conferência Estadual de Saúde Mental
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
Cúpula Social do Mercosul Brasília 13 a 15 de dezembro de 2006 SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA REPÚBLICA.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
Financiamento da Política de Saúde Marcelo Gouvêa Teixeira Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais XIX CONASEMS - Abril de 2003.
Março Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Janeiro a Março/2011 FAST 89 FM FAST 89 FM inovação em promoções, shows e eventos exclusivos, sempre.
CFES Sul semestre 2011/01 ENCONTRO REGIONAL 03 e 04/ 03 Reunião CM
&.
SEJAM BEM-VINDOS AO.
Florianópolis - FIESC 30/março/2012. Agenda: 13h30 – Abertura; 13h45 – Retrospectiva do I Fórum Sul do Setor Têxtil e Vestuário / Propostas de Ações e.
3ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE CULTURA Brasília, de 27/11 a 01/
Histórico do Crescimento Populacional
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DE MINAS GERAIS
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
BRASIL 2010 A DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO E DA RENDA.
SUS, SUAS....
INFORMES Associação dos Docentes da Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.
Kit Contato Nativa FM AGOSTO A OUTUBRO Fonte: IBOPE/EasyMedia - Gde SP.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Bem vindos, residentes, preceptores, tutores, coordenadores e colaboradores afetivos!!! Fórum de Residencias 2013.
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PESQUISA DE OPINIÃO. 1. Avaliação de desempenho da SBACV-SP: Reuniões científicas 64%
Política Estadual de Convivência com o Semiárido Reunião – Conselhos Estaduais Casa Civil
Conselho Nacional de Saúde/CNS
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
04/03/10 Reunião do I Curso de Estudos Estratégicos em Administração Pública: Bem vindos!
Política e Sistema Nacional de Participação Social
Histórico do FBES Sebastiana Almire de Jesus – FEES-MS
Controle Social.
Reunião de Avaliação SINAN
1º ENCONTRO DA REGIÃO NORDESTE DE FARMACÊUTICOS NO CONTROLE SOCIAL DA SAÚDE O Controle Social na Saúde e o Farmacêutico.
PACTO PELA JUVENTUDE:. O QUE É O PACTO PELA JUVENTUDE?  O Pacto pela Juventude é uma proposição do Conselho Nacional de Juventude aos governos (federal,
CONCEITO Espaço de troca de informações e experiências, compartilhamento de saberes e mobilização de recursos entre as Escolas Técnicas do Sistema Único.
COSEMS/MT E O PACTO RESPONSÁVEL
Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa – SGEP
LEI 8142/90 Prof: Daniela de Souza
VIGILANCIA ONCOLÓGICA PARA PRIORIZAÇÃO NO ATENDIMENTO AO
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Participação Social De Princípio a Método de Governar SECRETARIA-GERAL DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA SECRETARIA NACIONAL DE ARTICULAÇÃO SOCIAL.
Janeiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Novembro /2009 a Janeiro /2010 Ranking de Audiência - Segunda a Sexta das 06h às 19h A ALPHA FM.
SECRETARIA DO ESTADO DA EDUCAÇÃO – SP ENSINO MÉDIO EM REDE PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
C OMEMORANDO O DIA MUNDIAL DA SAÚDE (7 DE ABRIL ) – M OBILIZAÇÃO N ACIONAL DE P REVENÇÃO E T ESTAGEM DE S ÍFILIS E HIV NO PERÍODO DE 1 A 7 DE ABRIL DE.
Rua Sublimação Jardim Japão - São Paulo - Fone
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
1. Drogas Mais Presentes 2. Análise de Leitos Públicos 3. Análise por Faixa Etária 4. Análise de Reincidência 5. Auxílio a Entidades Comunitárias 6. Auxílio.
Fevereiro Fonte: IBOPE EasyMedia – Gde. São Paulo – Dezeembro /2009 a Fevereiro /2010 Ranking de Audiência - Segunda a Sexta das 06h às 19h A ALPHA.
A Reforma Sanitária e SUS Antonía Alizandra Gomes dos Santos AVAN.
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
BALANÇO 2015 FIM DE UM CICLO E INÍCIO DE UMA NOVA FASE PARA A FITMETAL.
Casos e Coeficiente de Incidência de tuberculose no Estado de S. Paulo Interior Coef.: 30 por hab Município Coef. - 65,2 por hab Litoral Coef.:
PPCAAM/SP PERFIL BÁSICO DO ATENDIMENTO ENTRE 01/JANEIRO A 31/DEZEMBRO DE 2015 Samaritano São Francisco de Assis.
CÂMARA DOS DEPUTADOS Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) Reunião do Grupo de Trabalho Organizador da I Conferência Nacional de Comunicação A.
Transcrição da apresentação:

COORDENAÇÃO DE PLENÁRIA DE CONSELHOS DE SAÚDE FOTO: MEIRE, MARCOLINO E ANA LÚCIA

PLENÁRIA DE CONSELHO DE SAÚDE Quase duas mil pessoas que participaram nos dias 27 e 28 de maio de 2014 da Plenária Nacional de Conselhos de Saúde, que inclui também entidades e movimentos sociais populares em um ato político em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). A presidenta do Conselho Nacional de Saúde (CNS), Maria do Socorro de Souza, destacou a importância do ato político na luta em defesa do SUS. “Está aqui uma das maiores expressões da democracia brasileira. Nesta plenária já estiveram presentes representantes do legislativo, do judiciário e o próprio ministro da Saúde, Arthur Chioro, mas acima de tudo, estão aqui representados todos os conselhos de saúde, movimentos negros, LGBT, indígenas, agricultores, todas as expressões do país”, disse Socorro. Segundo a presidenta do CSN, o momento é de disputa política em todos os espaços – no legislativo, no judiciário e no próprio governo – e esta disputa só pode ser feita com a participação de todos os atores. Maria do Socorro reiterou a necessidade de uma conversa direta dos representantes do Controle Social da Saúde com a presidenta Dilma. “A presidenta recebe a todos os movimentos individualmente, mas precisa nos receber como representantes do Controle Social”. Uma solicitação formal de audiência com a presidenta Dilma foi protocolada no Planalto. Para o deputado Amaury Teixeira (PT-BA), o SUS é o maior patrimônio do país e é usado por todos, pobres e ricos, sendo que 75% da população brasileira é assistida única e exclusivamente pelo SUS. O deputado afirmou que o Brasil tem o maior sistema de imunização e de distribuição gratuita de medicamentos de alto custo do mundo. “Com o dinheiro que recebe, o SUS faz milagres”, disse Amaury, que defendeu o projeto de lei de iniciativa popular SUS+10, que pretende destinar 10% da receita corrente bruta da União para a Saúde.

PROGRAMAÇÃO DA XVIII PLENÁRIA NACIONAL DE CONSELHOS DE SAÚDE AMPLIADA 27 E 28 DE MAIO DE 2014 LOCAL: CENTRO INTERNACIONAL DE CONVENÇÕES DO BRASIL (CICB), BRASÍLIA-DF. TEMA CENTRAL: 25 ANOS DO SUS: “AVANÇOS E DESAFIOS PARA O CONTROLE SOCIAL” OBJETIVOS: AVALIAR A SITUAÇÃO DE SAÚDE NO CONTEXTO DOS 25 ANOS DO SUS; DEBATER E REAFIRMAR O SUS COMO SISTEMA UNIVERSAL, PÚBLICO E DE QUALIDADE; AMPLIAR A PARTICIPAÇÃO POPULAR E MOBILIZAR A SOCIEDADE EM DEFESA DO SUS; FORTALECER O CONTROLE SOCIAL NA SAÚDE.

27/05/2014 8H ÀS 14H – CREDENCIAMENTO E ACOLHIMENTO ABERTURA: HINO NACIONAL MOMENTO ESTADUAL : EXPOSIÇÃO DAS BANDEIRAS DOS ESTADOS PELAS COORDENAÇÕES DE PLENÁRIAS ESTADUAIS E CONSELHOS; MOMENTO POLÍTICO : MINISTÉRIO DA SAÚDE/ CONASS/ CONASEMS/ CNS/ MINISTÉRIO PÚBLICO/ COORDENAÇÃO DE PLENÁRIA/ LEGISLATIVO; MESA H30 ÀS 12H : O SUS COMO SISTEMA UNIVERSAL E DE QUALIDADE PARA TODOS NO CONTEXTO NACIONAL E INTERNACIONAL. AGENDA ESTRUTURANTE PARA O SUS. 12H ÀS 14H – ALMOÇO MESA 2 – 14H ÀS 16H: SAÚDE, DIREITO E EQUIDADE NO SUS. 16H30 ÀS 17H – CAFÉ ATO POLÍTICO - 17H ÀS 18H30: DEFESA DO SUS COMO SISTEMA PÚBLICO E UNIVERSAL 18H30 ÀS 20H – REUNIÃO COM LIDERANÇAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E POPULARES 20H – CONFRATERNIZAÇÃO (JANTAR)

28/05/2014 MESA 3 – 9H ÀS 13H : AS CONFERÊNCIAS COMO ESPAÇOS PARA O FORTALECIMENTO DA PARTICIPAÇÃO E DO CONTROLE SOCIAL EM SAÚDE INTEGRANTES DA MESA: LIDERANÇAS DE MOVIMENTOS/CONASS/CONASEMS/CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE 4ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE 13H ÀS 14H30 – ALMOÇO 14H30 ÀS 17H – PLENÁRIA FINAL

MANIFESTAÇÕES DA PLENÁRIA

SANTO ANDRÉ, SÃO BERNARDO DO CAMPO, BARUERI, CARAPICUÍBA, DIADEMA, EMBU DAS ARTES, FRANCISCO MORATO, FERNANDÓPOLIS, CUBATÃO, GUARULHOS, GUARUJÁ, ITAPETININGA, ITAPIRA, ITU, ITAQUEQUECETUBA, ITAPEVI, SÃO JOSÉ DO RIO PRETO, JUNDIAÍ, JANDIRA, LIMEIRA, MOGI-MIRIM, PINDAMONHANGABA, PIRAPOZINHO, PRAIA GRANDE, PRESIDENTE PRUDENTE, POÁ, RIO CLARO, RIBEIRÃO PRETO, SÃO PAULO, SUZANO, SÃO VICENTE, VALINHOS, VOTURORANGA, TABOÃO DA SERRA E UBATUBA