Conta Satélite do Mar - Apresentação do projeto 23 Setembro de 2014 SREA, Terceira, Açores.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Ministério do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Projeto de Lei Geral do Turismo Histórico 10/10/2003 ABIH MANIFESTO-SE AO SECRETÁRIO DE POLÍTICAS.
CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Barómetro Regional da Qualidade
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
“Uma perspectiva dos Portos”
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
ordenamento do território e urbanismo
A Estratégia Nacional para o Mar:
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Creating Value in Biotechnology Raul de Sá nº Turma P3.
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
LIXO MARINHO.
AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela
O NOVO SISTEMA DE CONTAS NACIONAIS
Fundamentos do Turismo 1
A Pesca.
Centro de Pesquisas de Energia Elétrica
OPERADORA Aula 05.
Dra . Sueli Rezende cunha Tutora; deyse da conceição Santoro
O Cluster do Mar e o Contributo do
A ECONOMIA SOCIAL NA UE E NO MUNDO
PLANOS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAL DAS MACRORREGIÕES SOBRE ÁREA DE INFLUÊNCIA DE PROJETOS DE INVESTIMENTOS ESTRUTURANTES NA AMAZÔNIA Comissão da Amazônia,
Estratégia 2020 e a sua implementação a nível regional: Inovação e Emprego Faro, 12 de outubro de 2012.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Governância Colaborativa explorando a controvérsia
Rede RSO PT - Atitudes Futuras I - Como considera ser mais adequado o financiamento das actividades da RSO PT? 1 (*) 2 (*) 3 (*) 4 (*) Observações: 1.
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
1. Sistema de produção agrícola Estruturas de produção agrícola
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
ÁREA TEMÁTICA VI Ministério da Fazenda; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Turismo; Secretaria da Micro e Pequena.
Empreendedorismo e Startups
por Diogo Gomes de Araújo
CAEDescriçãoQtde 19 CURTIMENTA E ACABAMENTO DE PELES SEM PÊLOS; FABRICAÇÃO DE ARTIGOS DE VIAGEM, DE MARROQUINARIA, ARTIGOS DE CORREEIRO.
2SILVICULTURA, EXPLORAÇÃO FLORESTAL E ACTIVIDADES DOS SERVIÇOS RELACIONADOS0 5PESCA3 10EXTRAÇÃO DE PRODUTOS ENERGÉTICOS0 11EXTRACÇÃO DE PETRÓLEO,
Premissas Dados das Microrregiões.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
A RIS3 do Centro de Portugal
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Engenharia Naval.
GASTOS TRIBUTÁRIOS QUANTIFICAÇÃO E ANÁLISE
TECA – Tecnologias para agricultura
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
Centro de Formação de Pescadores
Correcção da 3.ª ficha de avaliação
República da Guiné-Bissau Secretaria de Estado das Pescas Programa Regional das Pescas na Africa Ocidental (PRAO) Bissau, 28 de Novembro de 2011.
Contas Nacionais Anexo à unidade 5. A riqueza que é criada no país durante um determinado período refere- -se à riqueza criada no território económico.
Valorizar e Tornar mais Competitiva a Região Alentejo Oportunidades e Estratégia no Horizonte Europa 2020 Dinâmica Empresarial Regional: Desafios e Oportunidades.
Lei Orçamentária Anual - LOA
A PESCA Consiste na extracção, das águas do mar, dos rios, dos lagos e dos viveiros, de recursos alimentares como: peixe, crustáceos, moluscos, sal e algas.
O sector do Turismo e a política salarial Pedro Telhado Pereira 12/12/2003.
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
A EMPRESA.
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
Objetivos Áreas Temáticas Sugeridas Fases do Projeto Realização AGENDA BRASIL CONHECIMENTO: uma visão do futuro do País pela ótica do Conhecimento Fev./2008.
SEMINÁRIO O Território Marítimo Português: Direito do Mar e Gestão Sustentável Painel Estado da gestão nas zonas do mar territorial e sua integração com.
IPSentinel Infraestrutura de Armazenamento e Disseminação de Imagens de Satélite Sentinel Para Portugal PT02_Aviso3_003.
Os principais problemas atuais das áreas rurais em Portugal são:
Os seus recursos endógenos específicos que muitas vezes constituem vantagens relativas para o seu desenvolvimento; Património histórico, arqueológico,
1 CONTEÚDO: formular as perguntas e priorizar as respostas.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
A PESCA.
TERCEIRA CONFERÊNCIA DE CT&I IVAN ROCHA REGIONALIZAÇÃO DE C&T MARÇO DE 2005 CGEE.
INVESTIMENTOS PREVISTOS PARA O ESPÍRITO SANTO
A Estrutura Econômica do Estado de Mato Grosso do Sul Daniel Massen Frainer Superintende de Desenvolvimento Econômico Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento.
MINISTÉRIO DA PESCA E AQUICULTURA COORDENAÇÃO GERAL DE APOIO E INCENTIVO AO CRÉDITO.
Projeto de Lei Orçamentária para 2016 (Projeto de Lei nº 7, de 2015-CN) Consultoria de Orçamentos, Fiscalização e Controle do Senado Federal (Conorf)
SEMINÁRIO O BRASIL E O COMÉRCIO INTERNACIONAL DE SERVIÇOS Brasília, 28 de junho de 2016 Painel III – Comércio internacional de serviços: o Brasil e os.
Transcrição da apresentação:

Conta Satélite do Mar - Apresentação do projeto 23 Setembro de 2014 SREA, Terceira, Açores

Índice CSM – Conta Satélite do Mar 1. Conta Satélite do Mar (CSM) – porquê? 2. Os objetivos 3. O estudo de viabilidade 4. O conceito 5. As atividades/produtos 6. Os resultados previstos 7. As etapas 8. Os desafios…

Contas Nacionais (CN) = estatísticas de síntese económica, por excelência. 0. Conta CSM – Conta Satélite do Mar

Contas Nacionais (CN) = estatísticas de síntese económica, por excelência. Conta Satélite = “ampliação” das contas do sistema central de Contas Nacionais com informação adicional (ex.: agricultura, silvicultura, pesca, turismo, saúde, ambiente, instituições sem fim lucrativo, economia social) 0. Conta Satélite CSM – Conta Satélite do Mar

Contas Nacionais (CN) = estatísticas de síntese económica, por excelência. Conta Satélite = “ampliação” das contas do sistema central de Contas Nacionais com informação adicional (ex.: agricultura, silvicultura, pesca, turismo, saúde, ambiente, instituições sem fim lucrativo, economia social) Conta Satélite do Mar (CSM) = instrumento mais adequado para: estimar a dimensão e a importância da Economia do Mar no conjunto da economia para disponibilizar informação sobre a estrutura de produção das atividades económicas relacionadas com o mar. 1. Conta Satélite do Mar (CSM) – porquê? CSM – Conta Satélite do Mar

Contas Nacionais (CN) = estatísticas de síntese económica, por excelência. Conta Satélite = “ampliação” das contas do sistema central de Contas Nacionais com informação adicional (ex.: agricultura, silvicultura, pesca, turismo, saúde, ambiente, instituições sem fim lucrativo, economia social) Conta Satélite do Mar (CSM) = instrumento mais adequado para: estimar a dimensão e a importância da Economia do Mar no conjunto da economia para disponibilizar informação sobre a estrutura de produção das atividades económicas relacionadas com o mar. A CSM é um projeto inserido na Estratégia Nacional para o Mar (ENM ). CSM – Conta Satélite do Mar 1. Conta Satélite do Mar (CSM) – porquê?

O protocolo: A Direção-Geral de Política do Mar (DGPM), pertencente ao Ministério da Agricultura e do Mar (MAM), e o Instituto Nacional de Estatística (INE), assinaram um Protocolo para a elaboração de uma Conta Satélite do Mar (CSM), em junho de 2013, com o objetivo de avaliar a viabilidade de implementação de uma CSM em Portugal. CSM – Conta Satélite do Mar

2. Os objetivos CSM – Conta Satélite do Mar

2. Os objetivos i.Avaliar a dimensão e a importância da Economia do Mar na economia portuguesa ii. iii. iv. CSM – Conta Satélite do Mar

2. Os objetivos i.Avaliar a dimensão e a importância da Economia do Mar na economia portuguesa ii.Apoiar a decisão em matéria de coordenação de políticas públicas para o mar iii. iv. CSM – Conta Satélite do Mar

2. Os objetivos i.Avaliar a dimensão e a importância da Economia do Mar na economia portuguesa ii.Apoiar a decisão em matéria de coordenação de políticas públicas para o mar iii.Contribuir para a monitorização da ENM , na vertente económica, dando apoio à Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) iv. CSM – Conta Satélite do Mar

2. Os objetivos i.Avaliar a dimensão e a importância da Economia do Mar na economia portuguesa ii.Apoiar a decisão em matéria de coordenação de políticas públicas para o mar iii.Contribuir para a monitorização da ENM , na vertente económica, dando apoio à Comissão Interministerial para os Assuntos do Mar (CIAM) iv.Dispor de informação credível e adequada no contexto da Política Marítima Integrada (PMI) e de outros processos em que é determinante informação sobre a Economia do Mar CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; Um exercício prático de definição de universo para a CSM, utilizando as nomenclaturas estatísticas internacionais em uso (por atividade económica, por ramos e por produtos); CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; Um exercício prático de definição de universo para a CSM, utilizando as nomenclaturas estatísticas internacionais em uso (por atividade económica, por ramos e por produtos); Uma inventariação de fontes de informação (estatísticas e dados administrativos) com potencialidade de apropriação para uma CSM; CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; Um exercício prático de definição de universo para a CSM, utilizando as nomenclaturas estatísticas internacionais em uso (por atividade económica, por ramos e por produtos); Uma inventariação de fontes de informação (estatísticas e dados administrativos) com potencialidade de apropriação para uma CSM; Uma proposta de um modelo teórico para a elaboração de uma CSM; CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; Um exercício prático de definição de universo para a CSM, utilizando as nomenclaturas estatísticas internacionais em uso (por atividade económica, por ramos e por produtos); Uma inventariação de fontes de informação (estatísticas e dados administrativos) com potencialidade de apropriação para uma CSM; Uma proposta de um modelo teórico para a elaboração de uma CSM; Os resultados estatísticos previstos. CSM – Conta Satélite do Mar

3. O estudo de viabilidade Conceito de “Economia do Mar”; Um exercício prático de definição de universo para a CSM, utilizando as nomenclaturas estatísticas internacionais em uso (por atividade económica, por ramos e por produtos); Uma inventariação de fontes de informação (estatísticas e dados administrativos) com potencialidade de apropriação para uma CSM; Uma proposta de um modelo teórico para a elaboração de uma CSM; Os resultados estatísticos previstos. CSM – Conta Satélite do Mar

1º draft do conceito de “Economia do Mar” 4. O conceito “Conjunto de atividades económicas que se realizam no mar e de outras que, não se realizando no mar, dependem do mar, incluindo os serviços não transacionáveis dos ecossistemas marinhos” CSM – Conta Satélite do Mar

1º draft do conceito de “Economia do Mar” 4. O conceito CSM – Conta Satélite do Mar Serviços não transacio- náveis dos ecossiste mas marinhos Economia do Mar Contas Nacionais “Conjunto de atividades económicas que se realizam no mar e de outras que, não se realizando no mar, dependem do mar, incluindo os serviços não transacionáveis dos ecossistemas marinhos” CSM – Conta Satélite do Mar

Modular: “Agrupamentos” CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 01 - Pesca e aquicultura e transformação e comercialização dos seus produtos Atividades relacionadas com a cadeia de valor dos produtos da pesca e da aquicultura: Atividades centrais: Pesca e a Aquicultura, Montante: indústrias de alimentos para animais (aquicultura) Jusante: indústria transformadora (preparação e conservação de peixes, crustáceos e moluscos; produção de gelo; a armazenagem frigorífica; comercialização, por grosso e a retalho, dos produtos da pesca e da aquicultura. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 02 - Recursos marinhos não vivos Atividades relacionadas com: - a pesquisa e exploração de recursos energéticos convencionais (petróleo e gás natural), - pesquisa e exploração de minerais marinhos - extração e refinação de sal e produção de condimentos dele derivados. - dessalinização da água do mar. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 03 - Portos, transportes e logística Atividades relacionadas com a cadeia de valor do transporte por água: -atividade central: transporte marítimo de mercadorias e de passageiros. -Jusante: serviços portuários; de aluguer de meios de transporte marítimos e fluviais; transporte fluvial de mercadorias e passageiros. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 04 – Recreio, desporto, cultura e turismo Atividades relacionadas com: -náutica (recreio e desportiva) -turismo costeiro: -alojamento, -promoção imobiliária dos alojamentos turísticos, -atividades de restauração, -agências de viagens e -atividades de recreação e lazer associadas, incluindo as atividades culturais relacionadas), afetas apenas às zonas costeiras. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 05 – Construção, manutenção e reparação navais Atividades de: -construção de embarcações e plataformas flutuantes, incluindo as embarcações de recreio e desporto, -reparação e -manutenção de embarcações -desmantelamento em final de vida. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 06 – Equipamento marítimo Atividades da indústria transformadora muito diversas (por exemplo, as que permitem equipar uma embarcação ou plataforma flutuante). É um agrupamento heterogéneo, dedicado fundamentalmente à construção e reparação de equipamento relevante para as outras atividades da Economia do Mar. Optou-se por reunir num único agrupamento todas as atividades identificadas na indústria transformadora com a produção/reparação de equipamento marítimo de apoio à maioria das atividades dos outros agrupamentos. CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 07 - Infraestruturas e obras marítimas Atividades relacionadas com: - obras de construção e de expansão de terminais portuários, de forma a desenvolver condições de acessibilidade marítima e terrestre; - construção e reparação de portos, marinas, - trabalhos de dragagem, de proteção e de defesa da costa, etc CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

Agrupamento 08 - Serviços Marítimos Atividades relacionadas com: -Educação, formação e com I&D em áreas relacionadas com o mar, -Governação (defesa e segurança marítimas e o ordenamento do espaço marítimo) -Outras (serviços de informação e comunicação marítimos, consultoria e serviços às empresas nas áreas do mar, financiamento e seguros marítimos, atividades de comércio e distribuição relacionados com o mar e outros serviços, etc.). CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos Agrupamento 09 – Novos Usos e Recursos do Mar Constituído provisoriamente, no intuito de quantificar um conjunto de atividades emergentes, ainda com pouca relevância económica, que seriam, de outro modo, “diluídas” nas outras atividades. A pertinência deste grupo isolado será avaliada no decurso dos trabalhos.

Agrupamentos e cruzamento com a ENM CSM – Conta Satélite do Mar 5. As atividades/produtos

CSM – Conta Satélite do Mar 6. Os resultados previstos QERU Produção Consumo Intermédio Valor Acrescentado Bruto (VAB) Excedente Bruto de Exploração Emprego Remuneração dos assalariados Outros subsídios à produção Outros impostos à produção Formação Bruta de Capital Fixo Importação e Exportação de bens e serviços.

1.Estudo de Viabilidade – análise das melhores práticas -contacto com stakeholders (Oceano XXI, FEEM, Administração Pública, ONG, Academia) -conferências 2. Definição do universo - “oferta” -Contacto direto com agentes no terreno (visitas ao Porto de Peniche e Lisboa, Lisnave, universidades, fundações, Associações empresariais, etc.) -Diretórios -Investigação 3. Compilação da conta - “oferta vs procura” CSM – Conta Satélite do Mar 7. As etapas

1.Inexistência de metodologias únicas 2.Multiplicidade de agentes, informação dispersa 3.Heterogeneidade 4.“Fluídez das margens”… 5.Classificação dos agentes económicos 6.Inadequação de conceitos internacionais 7.Carência de informação detalhada 8.Recursos escassos 9.… CSM – Conta Satélite do Mar 8. Os desafios… Projeto inovador

CSM – Conta Satélite do Mar

Obrigada pela vossa atenção,