- - - SLOGAN OBJETIVO Desenvolver competências para: A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Dez novas competências para Ensinar – Philippe Perrenoud
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Ensino fundamental: formando e preparando para o ensino médio
Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Programa Algar Educa Leitura e escrita + voluntariado +
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
O Projeto Projeto educacional que tem como objetivo redimensionar as relações pedagógicas na escola de ensino médio por meio da formação continuada de.
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta
Reunião de Polo DEs Prioritárias Pauta. Apresentação; Níveis de Proficiência; Desempenho em itens da Prova; Gerard Vergnaud; Mapa de Percurso; Plano de.
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
SISTEMAS DE ENSINO.
Ministério da Educação
Construindo uma identidade profissional
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Projeto de Implementação “Semana dos Jogos Matemáticos”
PRÊMIO MERCOSUL PARA CIÊNCIA E TECNOLOGIA – Edição 2013 Tema: Educação para a Ciência Proposta Brasileira de Linhas de Pesquisa XLVIII RECyT - Reunião.
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL EM LARGA ESCALA
Educação no contexto do Trabalho
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
Prefeitura do Município de Taboão da Serra
CIÊNCIAS DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Altinópolis.
Gestão da Aprendizagem Escolar UM GESTAR EM CADA ESCOLA
PROGRAMA NOVAS TECNOLOGIAS – NOVAS POSSIBILIDADES
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO SUPERINTENDÊNCIA DA EDUCAÇÃO
O PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NA GESTÃO ESCOLAR E O PRÊMIO NACIONAL DE REFERÊNCIA EM GESTÃO ESCOLAR Heloísa Lück.
10 NOVAS COMPETÊNCIAS PARA ENSINAR
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Portfólio de Estágio Supervisionado
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Dez novas competências para Ensinar
Coordenadora : Profª Dra. Clarice Salete Traversini
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
PNAIC- PACTO NACIONAL DE ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA MEC -
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Portal Educacional Clickideia
Governo do Estado de Mato Grosso Secretaria de Estado de Educação
BLOCO PEDAGÓGICO Anos Iniciais Proposta Pedagógica
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
FORMAÇÃO DE PROFESSORES MULTIPLICADORES Sonia Schechtman Sette Brasília, 18– Seminário e-ProInfo – A Educação sem Distância Mesa Redonda – EAD na.
Professor Dinamizador de Tecnologias Interativas Aplicadas à Educação Função primordial para "articular as ações  pedagógicas desenvolvidas com.
GRUPO DE ESTUDOS PNAIC / 2014 ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
O Projeto Desde fevereiro, a Secretaria Estadual da Educação (Seduc), em parceria com a UNDIME/RS, vem implementando o Projeto Piloto para Alfabetização.
3ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE ª REUNIÃO TÉCNICA DO PROINFO INTEGRADO BRASÍLIA – 13 A 17 DE DEZEMBRO DE.
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
GOVERNO FEDERAL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO PROGRAMA UM COMPUTADOR POR ALUNO PREPARANDO PARA EXPANSÃO: LIÇÕES DA EXPERIÊNCIA PILOTO BRASILEIRA NA MODALIDADE.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
Objetivo: + Contribuir para que o direito à aprendizagem e ao desenvolvimento humano seja assegurado a todos os estudantes brasileiros e estrangeiros residentes.
Proposta de Mestrado Profissional em Saúde da Famíia ProfSaúde
O papel pedagógico do órgão gestor
Formação continuada ANO 2015
Transcrição da apresentação:

- - - SLOGAN - - -

OBJETIVO Desenvolver competências para: A construção de objetos tecnológicos A resolução colaborativa de problemas Argumentar, comunicar, modelar, representar Realizar operações Explicar fenômenos Educa para o convívio, para a invenção, para a lógica... Educa para a vida PÚBLICO-ALVO Alunos do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental

Resultado: fortalecimento da motivação de aprendizagem dos alunos Educa para o convívio, para a invenção, para a lógica... Educa para a vida Manipulação de objetos concretos na abordagem de aprender fazendo; Atividades lúdicas voltadas às áreas de conhecimento, especialmente, das ciências e matemática Resultado: fortalecimento da motivação de aprendizagem dos alunos

MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula. MATERIAL IMPRESSO O material impresso do aluno é consumível e está organizado em fascículos que orientam as atividades desenvolvidas em sala de aula. Cada fascículo tem 2 aulas, e cada ano escolar possui 8 fascículos. As aulas estão organizadas em 4 momentos: conectar, construir, analisar e continuar. Em todas as aulas é realizada uma montagem com o conjunto LEGO®. PLATAFORMAS DIGITAIS Cada aluno recebe um cartão QR Code para ter acesso aos conteúdos digitais e para que possam registrar suas produções e atividades. Nesses ambientes os alunos têm acesso a guias de montagem dos kits, desafios em forma de quiz e áreas para interação com os professores e com os colegas. Eles podem ainda, por meio de fotografias, registrar os resultados de suas produções para a construção de um portfólio. CONJUNTO LEARN TO LEARN Conjunto de peças LEGO® que cada aluno de 1º ao 5º ano recebe para desenvolver atividades em casa com os pais e colegas. O objetivo desse material é ampliar as ações com os conjuntos LEGO® para além da sala de aula.

1º - 2º Anos 3º - 5º Anos 6º - 9º Anos +De 100 peças +De 390 peças Conjuntos LEGO Education 1º e 2º anos 9656 - CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES NA INFÂNCIA Possui mais de 100 peças LEGO DUPLO e explora princípios mecânicos básicos, tais como engrenagens, alavancas, polias, rodas e eixos.   3º ao 5º ano 9686 - CONJUNTO MÁQUINAS SIMPLES E MOTORIZADAS Possibilita a construção e exploração real de máquinas e mecanismos com montagens sobre tecnologia, ciências e matemática. O kit contem 396 peças LEGO System, entre elas engrenagens, roldanas e motor. 6º ao 9º ano 45544 - CONJUNTO LEGO® MINDSTORMS® EDUCATION EV3 Permite que os alunos construam, programem e testem soluções com tecnologias robóticas. Tablets: Cada conjunto LEGO Education (a cada 4 alunos) é acompanhado de um Tablet. Conjunto Máquinas Simples na Infância Conjunto Máquinas Simples e Motorizadas Conjunto LEGO® Mindstorms® Education EV3 +De 100 peças +De 390 peças +De 540 peças

MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência. MATERIAL IMPRESSO É um material formativo em formato de fascículos, que tem como objetivo apoiar o professor no desenvolvimento das aulas e de projetos. Os fascículos do professor reproduzem em menor escala as páginas dos fascículos do aluno. PLATAFORMAS DIGITAIS Os professores têm acesso a tablets que auxiliam no acompanhamento do desenvolvimento dos seus alunos e em seu processo formativo. Nos tablets estarão disponíveis conteúdos relacionados aos temas tratados nas aulas, vídeos com orientações passo-a-passo das montagens a serem desenvolvidas pelos alunos, entre outros materiais que apoiarão os professores em sua docência.

Os alunos analisam e discutem sobre as montagens realizadas. 3 Construir Agora os alunos podem tirar fotos delas e sincronizar no Planeta ZOOM – plataforma que conecta alunos, professores e responsáveis. 1 Conectar O professor contextualiza para os alunos o tema que será tratado na aula. 2 Construir Os alunos fazem as atividades propostas no Fascículo impresso. Para o desenvolvimento das montagens LEGO contam com o apoio do Manual Digital no Tablet. 4 Analisar Os alunos analisam e discutem sobre as montagens realizadas. 5 Continuar Os alunos são desafiados a resolver uma situação problema a partir do tema da aula e da montagem LEGO construída. 6 Depois da aula, pais/responsáveis podem ver o que os filhos fizeram e interagir em casa.

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Apresentação do programa Conhecimento e exploração da estrutura das aulas e do material didático (manual do educador, fascículos do aluno e manual de montagem) Conhecimento e exploração do conjunto educacional lego Discussão de temas relacionados à proposta pedagógica do programa Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Apresentação do Programa e da equipe ZOOM Levantamento dos dados atualizados da escola Identificação da infraestrutura da escola Definição do cronograma de implementação do Programa Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Resolução de dúvidas relacionadas ao Programa Observação e acompanhamento de aulas Feedback sobre a implementação do Programa Ajustes nas ações pré-definidas acerca da implementação do Programa Apoio no planejamento das aulas Auxílio e aprofundamento nos conteúdos, montagens e programação Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Responsável pela ação: Assessor externo – cerca de R$ 1500,00/hora Carga horária: 2 horas Execução de palestras com público definido pela escola sobre temas relacionados à educação tecnológica Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Público alvo: Familiares, comunidade escolar, público presente em eventos da escola Responsável pela ação: Orientador ZOOM ou equipe comercial Carga horária: até 8 horas de evento Aplicação de oficinas ZOOM Esclarecimento de dúvida sobre as soluções ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Carga horária: 3 encontros de 4 horas presenciais + participação no dia do evento Escolha do tema do torneio Estruturação do torneio (regras, missões, divisão das funções) Orientação aos professores para o torneio Preparação do espaço físico Troféu de LEGO para o vencedor Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Público alvo: Professores e equipe gestora da escola Responsável pela ação: Assessor externo – cerca de R$ 300,00/hora Carga horária: 3 encontros de 8 horas Compreensão das regras, missões e objetivos do torneio Orientação sobre a programação, estrutura do Robô e trabalho em equipe Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Ação de aprofundamento de temas relacionados ao Programa ZOOM, com carga horária variável. Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

Palestras relacionadas ao Programa ZOOM Oficinas ZOOM Responsável pela ação: Orientador ZOOM ou equipe comercial Carga horária: até 2 horas Apresentação do Programa ZOOM (estrutura, materiais didáticos, Kits, metodologia) Assessoria à equipe escolar para Torneio Externo de Robótica Assessoria na organização de Torneio Interno de Robótica Apropriação Ambientação Aprofundamento Acompanhamento e Aprimoramento Reunião de apresentação do Programa Serviços inclusos Serviços adicionais

O monitoramento é realizado sistematicamente pela equipe ZOOM durante toda a execução do Programa Coleta Levantamento sistemático de dados Progressão Mapeamento de êxitos e problemas relacionados processos educacionais, operacionais, logísticos e de gestão Prevenção Antecipação de situações adversas para correção de processos e encaminhamento de soluções Relatórios Comunicados sobre o status de implementação do Programa para colaboradores, implementadores e beneficiários

ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica Material didático ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica (com serviços embutidos) Escola paga para a ZOOM

ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica Material didático ZOOM e Escolas Programa ZOOM Educação Tecnológica (com serviços embutidos) *A escola continua sendo a responsável pela inadimplência dos Responsáveis

Alunos Pais Professores Escola Desenvolvimento da criatividade, entusiasmo com o aprendizado, competência para trabalhar em equipe Pais Maior participação da vida escolar por meio do Planeta ZOOM Professores Ampliação de suas práticas didáticas, que podem ser transpostas para outras situações de ensino que não envolvam o uso de LEGO Escola Diferenciação no mercado

Maria Tereza Perez Soares MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Maria Tereza Perez Soares Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável pela produção e implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Maria Tereza Perez Soares Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Maria Tereza Perez Soares Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Maria Tereza Perez Soares Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós- Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Maria Tereza Perez Soares Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero- americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. MARISTELA SARMENTO Foi professora da PUC-SP, diretora de implementação de projetos e de produção de materiais na Sangari – responsável produção e pela implementação do Programa CTC para mais de 500 mil alunos e 12 mil professores. Na Fundação Vanzolini foi responsável pela gestão pedagógica e pela produção de cursos de formação de professores, para redes municipais e estaduais, com a utilização mídias interativas. LUIZ CLAUDIO DE MENEZES Professor sênior do Instituto de Física e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências da Universidade de São Paulo. Foi assistente científico na Carnegie-Mellon University, EUA, onde obteve seu mestrado e professor assistente na Universität Regensburg, RFA, onde obteve seu doutoramento em Física. No Ministério da Educação, integra o Conselho Técnico Científico da CAPES para a Educação Básica. Tem atuado como consultor junto a organizações de interesse educacional como a UNESCO e o SESI. Sua principal área de interesse atual é a concepção de uma educação para a sociedade pós-industrial. ANTONIO JOSE BIGODE Professor-pesquisador especialista em Didática da Matemática, licenciado pelo Instituto de Matemática e Estatística da Universidade de São Paulo é mestre e doutorando em Didática da Matemática da Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha). Foi coordenador e assessor em diversas instituições, como escolas da rede SESI, Marista, Escola da Vila, entre outras. Atuou como consultor de Secretarias Estaduais de Educação de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal; e também do Ministério da Educação (MEC) nos programas Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e Parâmetros Curriculares Nacionais (EF – Matemática 1-4 e 5-8). É autor de diversos livros didáticos de Matemática. VINICIUS SIGNORELLI Professor de Física e Ciências Naturais com mais de 30 anos de atuação como professor, coordenador ou assessor pedagógico, em todos os segmentos do ensino básico. Editor de ciências, autor de livros didáticos e desenvolvedor de materiais educativos para o ensino de ciências da natureza. Coautor dos Parâmetros em Ação – Meio Ambiente na Escola (MEC, 2001) e do material Ética e Cidadania no Convívio Escolar (MEC, 2000). Como gerente de pesquisa e desenvolvimento da Sangari do Brasil (2005 – 2012), coordenou o desenvolvimento das 36 unidades temáticas que compõem o programa Ciência e Tecnologia com Criatividade, que oferece livros e materiais para investigação em sala de aula para o ensino de Ciências Naturais na Educação Fundamental (1º a 9º anos). Curador de vídeos educativos de Física da plataforma YouTube/Edu, do projeto You Tube e Fundação Lemann. MARIA TEREZA PEREZ SOARES Educadora desde 1975. Foi professora e orientadora pedagógica em escolas e responsável pelo projeto de Formação de Professores em matemática da rede municipal de educação de Jundiaí (SP). Foi coordenadora dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de 1 º à 4 º e de 5 º à 8 º séries e do Parâmetros em Ação de 1ª à 8 º séries, elaborados pelo MEC. Foi uma das elaboradoras do PCN de 1º à 4º séries de matemática. Foi coordenadora da coleção Aprendendo– Conteúdos Essenciais para o Ensino Fundamental (ed. Ática) e da pesquisa As Emoções e Valores dos Professores Brasileiros (Fundação SM/Organização dos Estados Ibero-americanos). Organizadora do livro Ensinar: Tarefa para Profissionais (ed. Record) e coautora do Livro do Diretor: Espaços & Pessoas. Cavaleira da Ordem Nacional do Mérito Educativo (2002). Diretora Superintendente da Comunidade Educativa CEDAC. Maristela Sarmento Vinicius Signorelli Antonio José Bigode Luiz Carlos de Menezes Maria Tereza Perez Soares

Alunos Escolas Empresa brasileira que distribui com exclusividade a LEGO® Education no país. Acreditamos no método “aprender fazendo” para o desenvolvimento integral de crianças e jovens do século 21. Desenvolvemos soluções de aprendizagem inovadoras, fundamentadas nos quatro pilares para a educação da Unesco: aprender a fazer, aprender a ser, aprender a conviver e aprender a conhecer. Educadores evolvidos Materiais didáticos Kit LEGO Education

- - - SLOGAN - - -