RESPOSTA ARGUMENTATIVA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Produção Textual Título Estrutura do Texto Parágrafo Emanoelly Marques.
O TEXTO ARGUMENTATIVO E TEXTO EXPOSITIVO
REDAÇÃO: garanta sua vaga com ela
Clique para mudar slides
Dois modos de ler a Bíblia.
Psicologia Aplicada e Ética Profissional
IV CONGRESSO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
BULLYING “Prevenir e acabar com o bullying, especialmente nas Escolas é a nossa missão”. Elaborado pelo Prof. Luiz Antonio Burim E- mail-
Bullying.
O que é tese? O que é argumento? Quais os tipos de argumentos?
A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Bullying Escola secundária de S. Pedro da Cova Trabalho realizado por:
Internet.
O texto argumentativo.
O PRINCÍPIO 90/10 Autor: Stephen Covey.
Evangelização Espírita Infantil Um professor diferente
Clique para mudar slides
O PRINCÍPIO 99x1.
TEXTO ARGUMENTATIVO REVISÃO.
Disciplina: Prática Profissional II
Campanha Contra o Bullying
Introdução à Prática da Pesquisa I
visão global do projeto Professora: Geórgia Fortes
PROPOSTAS 2012 – O movimento imigratório para o Brasil no século XXI 2011 – Viver em rede no século XXI Trabalho na construção da dignidade humana.
O PRINCÍPIO 90x10.
Bullying Trabalho realizado por: André Duarte nº1 Theodora nº25
Módulo 4: Intervenção Curso de formación ¡Déjame ser Yo! Curso de Formação Let me be ME!
Você líder tem a obrigação de acabar com este mal!
Desempenho Escolar: Causas... Consequências... Possíveis Soluções...
Professora Roseli Candida Leite
PORQUE O SOCIALISMO NÃO DÁ CERTO
Violência? Diga não!.
CURSO TECNICO EM ADMINISTRAÇÃO
TEXTO DE OPINIÃO Transmite informações ao leitor, mas as informações transmitidas nele estão a serviço da opinião, podem servir de provas, em defesa da.
SERÁ QUE DEUS É CULPADO ?.
TÉCNICA DO SEMINÁRIO.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Técnicas de Negociação ARGUMENTAÇÃO EFICAZ
O texto argumentativo.
Ciclo de videoconferências: Encontro Nacional de Alfabetizadores e Monitores CICLO DE VIDEOCONFERÊNCIAS Repasse do Encontro Nacional de Alfabetizadores.
Professora Aline Duarte
BULLYING Marta de Sousa Vasconcelos Sá. Bullying BULLY: valentão, tirano, mandão, brigão. BULLYING: conjunto de atitudes de violência física ou psicológica,
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
Entrevista.
A indisciplina escolar.
A Dissertação.
Daniela Santana João Rodrigues Braga
SITUAÇÕES.
Projeto Meio Ambiente Colégio Sorocaba.
Ano Lectivo 2009/2010 Bullying nas escolas.
Leitura e interpretação de texto
REDAÇÃO - Prof.ª Sarah Araujo
Bullying nada mais é do que a desavença entre pessoas que convivem no mesmo ambiente: escolas, bairros, empresas, clubes sociais e, até mesmo, no meio.
Comunicação e Redação Empresarial
Escola EB 2,3/S da Chamusca “A violência na nossa escola”
FISMA - FACULDADE INTEGRADA DE SANTA MARIA
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
Flávia Belarmino Isabela Silva Jennyfer de Melo
A redação e seus segredos
DEUS É CULPADO? Finalmente a verdade é dita na TV americana. A filha de Billy Graham estava a ser entrevistada no Early Show e Jane Clayson perguntou-lhe:
Existe Tempo para Ser Feliz
O PRINCÍPIO 90/10 - Stephen Covey
Uma possibilidade de disciplina optativa para o tema da convivência na escola “A compreensão do fenômeno Bullying e as estratégias de prevenção ao problema.”
A FUNDAMENTAÇÃO METAFÍSICA DOS COSTUMES. O Homem deve também acreditar no Homem Boa ideia…! Assim já posso ir de férias.
Transcrição da apresentação:

RESPOSTA ARGUMENTATIVA Professora Franciele

Argumentar: (lat argumentari) 1 Apresentar argumentos, opinião contra alguém ou alguma coisa.2 Tirar as consequências de um princípio ou fato. 3 Servir de argumento, prova ou documento: Os fatos argumentam por si mesmos.

Para se elaborar uma boa resposta argumentativa, deve-se: - identificar as informações principais do (s) texto (s); - apresentar a afirmação inicial de sua argumentação (tópico frasal); - retomar a pergunta (temática) e também apresentar o posicionamento crítico que será defendido; - apresentar argumentos que sustentem a afirmação inicial da proposta (justificativa); - usar conectivos explicativos para justificar o argumento: pois, uma vez que, porque, já que, de modo que, visto que...; - utilize até dois argumentos para comprovar a afirmação inicial, dividindo-os em mais de um parágrafo;

- usar linguagem formal; - complemente seus argumentos com informações externas (dados, exemplos), a cópia do texto de apoio é penalizada neste gênero; - responder sempre a partir da coletânea ou do texto disponibilizado; - paragrafação consciente, só com períodos curtos e bem relacionados; - não usar título; - utilizar a 3ª pessoa (exceto se o comando sugerir o uso de 1ª. pessoa claramente).

(UEM – 2009) Redija, em até 15 linhas, uma resposta argumentativa à pergunta “A internet é nociva?”. Sua resposta pode apoiar-se na coletânea de textos, mas não deve apresentar cópias da mesma. (UEM- 2009 – EAD) A partir das informações do texto “A autoridade em crise”, redija uma resposta argumentativa, em até 15 linhas, à pergunta O que é a crise da autoridade parental? Sua resposta não deve apresentar cópias de partes do texto.   (UEM- 2011) Como estudante morador(a) de república, redija, em até 15 linhas, uma resposta argumentativa à pergunta: “Morar em república é ou não uma experiência enriquecedora?”. Sua resposta pode apoiar-se nas informações dos textos A e B, mas não deve apresentar cópias deles.

TEXTOS PARA DISCUSSÃO E ANÁLISE DO GÊNERO Redija uma resposta argumentativa, em até 15 linhas, que manifeste sua opinião sobre a seguinte afirmação “O bullying afeta negativamente apenas o futuro das vítimas das agressões físicas e psicológicas”. Use 15 linhas.

1. O bullying tem principalmente uma forte influência negativa no futuro das vítimas das agressões, mas não só delas, sofrem também os pais dos atingidos e os agressores. Em qualquer situação de bullying nas escolas, os pais dos agredidos são diretamente envolvidos e são afetados negativamente, pois, muitas vezes, não conseguem compreender porque isso ocorre com os filhos e, ainda pior, é comum observar pais que se vingam dos agressores dos filhos e acabam presos, processados e ainda com um sentimento de culpa de não poder proteger o filho em muitas situações. Além disso, os agressores também não saem ilesos. Mesmo que de forma diferente das vítimas, têm seu futuro prejudicado por, ao longo dos anos, tornarem-se prepotentes do ponto de vista psicológico. A maioria dos agressores tem dificuldades de relacionamento, não aceitam a ideia de submissão, querem sempre estar no poder, na liderança em qualquer contexto. Isso se comprova nas relações empregado – patrão, um agressor empregado terá, na maioria dos casos, problemas para aceitar sua condição de funcionário inferior, que não dita mais as normas, como fazia na escola.

2. O bullying afeta só o futuro das vítimas agredidas 2. O bullying afeta só o futuro das vítimas agredidas. Os demais alunos envolvidos são apenas espectadores e nada sofrem. Sobre as vítimas, pontua-se como essas fossem alvos de agressões físicas e verbais, muitas vezes, em seu futuro carregam marcas de ações físicas, inclusive quando batem nelas e também psicológicas, quando desenvolvem doenças como síndrome do pânico. Também é problema para o futuro das vítimas o fato de elas não voltarem para as escolas, o que as faz, muitas vezes, ficar sem uma formação superior. Por exemplo, há muitos agredidos de bulllying que têm que se tratar de síndrome do pânico e vivem infelizes pelo resto de suas vidas.

3. O bullying é a doença do século e surgiu do termo “bully”, que é do inglês intimidar. Principalmente nas escolas, nota-se que ele atinge alunos do sexo masculino e feminino, fazendo cada dia mais vítimas e adeptos. Os males são passageiros e nunca atingem o futuro do aluno. Há sim sofrimento, mas que não ultrapassa a linha temporal da adolescência, por exemplo. Em função disso, não há consequências negativas no futuro por não ser esta situação aplicável à realidade. Se fosse, o mundo todo estaria deprimido e recalcado, por que todos um dia já passaram por isso, ou como vítimas ou como agressores

4. O bullying é um dos muitos problemas que existem no âmbito escolar. Hoje, a disciplina na escola é algo improvável de acontecer, isso sim estraga o futuro de milhares de alunos que não conseguem estudar pois seus colegas não sabem se comportar e pior nunca há aula, só broncas. Um exemplo são os alunos com déficit de atenção, que deixam de se concentrar para prestar atenção na bagunça dos outros. A indisciplina compromete também a vida de professores, que fiquem estressados e acabam descontando em seus alunos, dando broncas e se descontrolando em sala. O futuro deles é tomar medicamentos e muitas vezes desistir da profissão. O governo tem que mudar a realidade das escolas, ou então logo ninguém mais vai estudar.