“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

II SEMINÁRIO PARA PROFESSORES INGRESSANTES
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
Proposta para formação continuada
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
A SAÚDE DO TRABALHADOR PELA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE
Revisão Unidade 01 Tecnologias na sociedade, na vida e na escola
Para viver, aprender e trabalhar bem em uma sociedade cada vez mais complexa, rica em informação e baseada em conhecimento, os alunos e professores devem.
Formadora: Andréia Sol
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PROJETO PEDAGÓGICO EMEF DR. JOSE KAUFFMANN 2010.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
QUAL A CONCEPÇÃO DO CURRÍCULO?
ENCONTRO DOS PEDAGOGOS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
A Escola e as Mudanças Sociais
Cidade alfabetizadora: uma proposta de alfabetização por meio do estudo da história local e do cotidiano Álbum de fotografias 5 BIBLIOTECA PÚBLICA “BERNARDO.
Educação Ambiental - GPEEA
Graduação em Docência Universitária: Métodos e Técnicas
Pedagogo "Individuo que se ocupa dos métodos de educação e ensino" Fonte: Dicionário Michaelis.
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
Projeto Jornal Mural Professores
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Marco Doutrinal e Marco Operativo
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
Cátia Verônica Oliveira Cecovisa/Ensp/Fiocruz
Disciplina: Estágio Supervisionado I
INCLUSÃO DO ALUNO SURDO NA CLASSE REGULAR
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela. CALENDÁRIO SEXY Ele & Ela.
II ENCONTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES I SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DO PIBID UNIUBE “A multiculturalidade nos diferentes tempos e espaços de aprendizagens”
Rio Verde - Goiás - Brasil
A Função do Professor Articulador
III ENCONTRO DE COORDENADORES INSTITUCIONAIS DO PIBID
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
ELISANGELA MOREIRA SILVA FABRICIA JANE COSTA ALFAIA
GESTÃO DEMOCRÁTICA E QUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM DESAFIO DOS CONSELHOS DELIBERATIVOS DA COMUNIDADE ESCOLAR.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
O profissional da gestão escolar e suas implicações
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
“Projetos para Suporte à Implementação do Currículo”
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
Proposta curricular Fundamental-6º ao 9º ano Ensino médio
EDUCAÇÃO DAS PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA REGULAR
Por que o jornal na escola?
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
AUTORES : Liliane de Oliveira Rosa Salvador 1 ; Lilian Margareth Biagioni de Lima 2 ; Lilian Guimarães 3 ; Ariana de Melo Borges 4 1,2,3,4 Universidade.
ET 7: Formação de Professores UTILIZANDO DINÂMICAS PARA A CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O USO DE DROGAS E SEUS EFEITOS Ariana de Melo Borges; Kálita Cristina Marcelino.
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Maria Elizabete Rambo Kochhann Drª. Lizete Maria Orquiza de Carvalho Orientadora UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA – UNESP FEIS – FACULDADE DE ENGENHARIA.
“Um país se faz de homens e livros”
PROPOSTA DE ATIVIDADE * De acordo com o que pretende o Projeto Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, o objetivo do “Leituras Sociais” é, antes.
PROPOSTA DE ATIVIDADE Utilizar o teatro como meio de ação social e ensino da sociologia na Escola Estadual Anísio Teixeira foi um desafio. Até então para.
Matriz de avaliação processual
Transcrição da apresentação:

Subprojeto: Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola. “O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem. Quando se retira pedaços dele, o desenho se torna menos complexo, menos rico. As crianças se desenvolvem, aprendem e evoluem melhor em um ambiente rico e variado” (Forest et Lusthaus, 1987).

Apresentação: Coordenadores; Supervisora; Alunos. Subprojeto: Formação de professores: trabalhando a diversidade na escola. Apresentação: Coordenadores; Supervisora; Alunos.

ATRIBUIÇÕES Com relação ao professor supervisor das escolas participantes do subprojeto espera-se que: Seja capaz de sugerir, analisar, avaliar e acompanhar o processo de inclusão da diversidade na sala de aula; Sinta-se corresponsável pela inclusão escolar, e perceba a importância de sua participação nas propostas da escola; Perceba a necessidade de se discutir, analisar e debater sobre a diversidade na escola, e na sala de aula; Valorize a diversidade como promotora de desenvolvimento e rica em estímulos e oportunidades de desenvolvimento e aprendizado; Reconhecer a importância das múltiplas linguagens no estabelecimento do vínculo entre ler, escrever, expressar-se de diferentes formas, opinar e conceituar a realidade na qual as crianças estão inseridas; Acredite na importância da formação continuada para a melhoria da sua prática pedagógica e da qualidade do ensino básico.

Com relação ao aluno-bolsista da UNIUBE espera-se que: Aprimore seus conhecimentos pela participação ativa em todas as ações deste sub-projeto; Amplie e aprofunde a sua autonomia como co-participante no processo de sua formação; Desenvolva o gosto pela docência; Ocupe o papel de corresponsável pela qualidade do ensino básico com propostas criativas e renovadoras na escola onde, futuramente, exercerá a docência.

PROJETO O presente projeto pretende intervir de forma decisiva na formação dos licenciandos em Pedagogia da UNIUBE, bem como contribuir com o processo de formação continuada de professores do Ensino Fundamental do município de Uberaba, e consequentemente no atendimento à diversidade no ambiente escolar, além de visar a formação de novos pesquisadores intervencionistas que contribuam de forma efetiva para o desenvolvimento e aprendizado de todos. Tem por objetivo o desenvolvimento de estratégias didático-pedagógicas que possibilitem ao licenciando da UNIUBE estabelecer uma articulação entre o campo teórico e prático de sua formação, bem como a melhoria da qualidade no processo de inclusão escolar.

A metodologia utilizada será as múltiplas linguagens advindas das artes visuais, da música, do cinema, da cultura, da corporeidade, dos diversos estilos e possibilidades de linguagem verbal e não verbal, são instrumentos significativos que coordenam-se em vivências propulsoras de inúmeras possibilidades reflexivas e de propiciar ações transformadoras, sendo então consideradas, nestes projeto, como instrumentos viabilizadores da construção da conscientização acerca da inclusão escolar, bem como da transformação de atitudes discriminatórias em ações inclusivas. Visam ainda levar a informação e atendendo às angústias presentes no dia a dia da inclusão da diversidade no ambiente escolar, assim, pretende-se corroborar a interação com a diversidade do dia-a-dia, levando o grupo à análise de suas próprias limitações no dia a dia, em geral disfarçadas, ou simplesmente, ignoradas como assunto- tabu.

AÇÕES PREVISTAS Participação e realização de entrevistas, visitas locais, recebendo informações importantes sobre a diversidades e as possibilidades e obstáculos advindos dela. A preparação desse material provocará o envolvimento de toda a equipe - alunos-bolsistas, professores supervisores das escolas, professor supervisor da UNIUBE e um aprofundamento teórico em relação a esta proposta. Esse material considerará como suporte inicial as resoluções e normativas a respeito da inclusão escolar, e da vivência inicial inclusiva da escola campo, para a partir daí organizar etapas, elencar prioridades e executar o projeto

AVALIAÇÃO O desenvolvimento do subprojeto será avaliado duas vezes por semestre. Toda a equipe envolvida analisará a proposta para verificar se os objetivos estão sendo alcançados, quais as falhas e/ou dificuldades encontradas e se é necessário estabelecer alguns redirecionamentos. Esta avaliação constará dos seguintes itens: identificação dos avanços percebidos nos alunos das escolas envolvidas, bem como na comunidade escolar; aprendizagens dos alunos- bolsistas e dos professores supervisores a partir da experiência vivida.

CALENDÁRIO DE REUNIÕES 1º semestre DIAS: 13/03 03/04 01/05 05/06 03/07 20/03 10/04 08/05 12/06 10/07 27/03 17/04 15/05 19/06 24/04 22/05 26/06 29/05

“As diferenças culturais, sociais, étnicas, religiosas, de gênero, enfim, a diversidade humana está sendo cada vez mais desvelada e destacada e é a condição imprescindível para se entender como aprendemos e como compreendemos o mundo e nós mesmos.” MONTOAN, 2003 www.ciranda.net