Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Emenda Constitucional n° 70 de 29 de março de 2012
Advertisements

ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
NR 13 - CALDEIRAS E VASOS DE PRESSSÃO
DIRETORIA DE BENEFÍCIOS
RESOLUÇÃO Nº 437 DE 27 DE NOVEMBRO DE 1999
DECRETO Nº , DE 9 DE ABRIL DE 1986
DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
ORDEM DE SERVIÇO.
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Engenharia e Segurança do Trabalho
OSCIP Organização da Sociedade Civil de Interesse Público.
Gestão Competência I Prof. Procópio –
Insalubridade e Periculosidade
Direitos do Trabalhador Constituição da República
Legislação.
APOSENTADORIA ESPECIAL PARA GUARDAS MUNICIPAIS.
Legislação Aplicada Profª: Ana Cristina Silveira
Saúde e Segurança do Trabalho Insalubridade - Periculosidade
Unidade 2 – Processo de Administração da folha
Direito previdenciário. DONAS DE CASA (DO LAR)
DiSST – Divisão de Saúde e Segurança no Trabalho
LEI Nº 7.410, DE 27 DE NOVEMBRO DE Dispõe sobre a especialização de Engenheiros e Arquitetos em Engenharia de Segurança do Trabalho, a profissão.
I Fórum de Gestão com Pessoas para Micro e Pequenas Empresas
NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
XVIII Seminário Nacional sobre Segurança
Segurança e Medicina do Trabalho
Japan International Center for Occupational Safety and Health - JICOSH
APOSENTADORIAS NO SERVIÇO PÚBLICO
SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO
PERÍCIAS TRABALHISTAS
“Legislação Seguro-Desemprego"
Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica
Curso: Instituições do Direito Acimarney Freitas
Conceito de salário CLT, artigo 457
A visão do MPT sobre os adicionais -perspectiva JURÍDICA E social
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica
NR 04 – SESMT 4.1 As empresas privadas e públicas, os órgãos públicos da administração direta e indireta e dos poderes Legislativo e Judiciário, que possuam.
PROJETO DE LEI Engº Celso Atienza – Membro do Conselho Consultivo da ANEST (Associação Nacional de Engenharia de Segurança do Trabalho) e Presidente da.
LTCAT Laudo técnico de condições ambientais de trabalho
SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHADOR NA BAHIA: UMA ANÁLISE SETORIAL E OCUPACIONAL
Diferenças Entre Embargo e Interdição na Segurança do Trabalho.
A profissão do engenheiro eletricista no brasil e seus regulamentos
Curso Bacharelado em Engenharia Elétrica
ADICIONAIS DE INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
Conceito de salário CLT, artigo 457
INSTITUIÇÕES DO DIREITO
NR 16 - ATIVIDADES E OPERAÇÕES PERIGOSAS
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho
HIGIENE E SEGURANÇA NO TRABALHO
Tipos de salário Salário em utilidades = salário “in natura” = artigo 458 CLT:
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
Remuneração e Salário O empregador é que aquele que contrata pessoa física para prestar serviço de forma pessoal, de maneira não eventual, e subordinada,
Assistente Administrativo e Financeiro Prof. Edwan Assunção profedassuncao.wordpress.com.
MEIO AMBIENTE DO TRABALHO
MÓDULO –IV PROVENTOS.
PERÍCIAS Márcio Aleixo Márcio Aleixo Engenheiro de Segurança do Trabalho.
Periculosidade Aula 13 do Plano de Ensino.
Módulo de Saúde Ocupacional – AULA 1
REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO
Insalubridade Professora: Zeila Susan – Junho 2009.
Atividades Insalubres e Perigosas
Normas Regulamentadoras
REMUNERAÇÃO E SALÁRIO Arts. 457 a 467 da CLT
Insalubridade e Periculosidade
ESPECIALIZAÇÃO EM ENGENHARIA DE SEGURANÇA DO TRABALHO UNIVERSIDADE JOSÉ DO ROSÁRIO VELANO UNIFENAS2006 Rosanna Tavares V. Hernandez.
Aula 3 PLT - Elementos de Direito do Trabalho e Processo Trabalhista Remuneração e salário – Capítulo XXI Remuneração Descontos Contribuições Faltas.
1 INSALUBRIDADE Entende-se por atividade insalubre aquela que todo trabalhador fica exposto aos ambientes com agentes físicos, químicos e biológicos nocivos.
Transcrição da apresentação:

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista Curso de Engenharia Elétrica ¹Orientador deste Artigo e Professor de Direito - IFBA. E-mail acimarney@gmail.com ²Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: mauricio.queiroz@hotmail.com 3Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: patrick.dfm@gmail.com 4Graduando em Engenharia Elétrica - IFBA. E-mail: paulopj1@yahoo.com.br

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista Constituição Federal - CAPÍTULO II - DOS DIREITOS SOCIAIS Art 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei; Más o que são atividades penosas, insalubres ou perigosas??

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista O art 193 da CLT diz que: São consideradas atividades ou operações perigosas, na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, aquelas que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem risco acentuado em virtude de exposição permanente do trabalhador a:       (Redação dada pela Lei nº 12.740, de 2012) I - inflamáveis, explosivos ou energia elétrica;       (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012) II - roubos ou outras espécies de violência física nas atividades profissionais de segurança pessoal ou patrimonial.       (Incluído pela Lei nº 12.740, de 2012)

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista Porém nem sempre foi assim. Em 1977 a lei 6.514 considerava apenas atividades com contato com inflamáveis ou explosivos como perigosas. Somente em 1985 com a lei 7.369 as atividades envolvendo energia elétrica passaram a ser consideradas de risco e dignas de seus trabalhadores receberem adicional de periculosidade. E somente em 2012 com a lei 12.724 as atividades com energia elétrica passaram a contemplar o art 193 da CLT como sendo perigosas.

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista Também a NR 16 diz: 16.2. O exercício de trabalho em condições de periculosidade assegura ao trabalhador a percepção de adicional de 30% (trinta por cento), incidente sobre o salário, sem os acréscimos resultantes de gratificações, prêmios ou participação nos lucros da empresa. 16.3. É facultado às empresas e aos sindicatos das categorias profissionais interessadas requererem ao Ministério do Trabalho, através das Delegacias Regionais do Trabalho, a realização de perícia em estabelecimento ou setor da empresa, com o objetivo de caracterizar e classificar ou determinar atividade perigosa.

Adicional de Periculosidade na Profissão do Engenheiro Eletricista O decreto 93.412 de 14 de outubro de 1986 diz: Art 2º - § 2º São equipamentos ou instalações elétricas em situação de risco aqueles de cujo contato físico ou exposição aos efeitos da eletricidade possam resultar incapacitação, invalidez permanente ou morte. Art 3º O pagamento do adicional de periculosidade não desobriga o empregador de promover as medidas de proteção ao trabalhador, destinadas à eliminação ou neutralização da periculosidade nem autoriza o empregado a desatendê-las. Art 4º - § 1º A caracterização do risco ou da sua eliminação far-se-á através de perícia, observado o disposto no artigo 195 e parágrafos da Consolidação das Leis do Trabalho.        

Conclusão As constantes atualizações e revisões dos demais documentos legais, garantiram a modernização, maior abrangência de trabalhadores e consequentemente melhores condições de trabalho.

REFERÊNCIAS Norma Regulamentadora 16. Disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/8A7C816A4295EFDF014306848E46150A/NR- 16%20(atualizada%202013)%20Vigilantes.pdf Lei 7.369. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L7369.htm Lei 12.724. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12740.htm#art3 Decreto 93.412. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/antigos/d93412.htm Mattos, R. P. Adicional de periculosidade para atividades com energia elétrica. Disponível em: http://www.ricardomattos.com/periculosidade.htm Adicional de periculosidade. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/guia/periculosidade.htm