Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet

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Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet Parte: (Aplicações) Os Sistemas de Informação para as Operações das Empresas e o Comércio Eletrônico Objetivos Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet 1 1 1 1

Objetivos do Capítulo 1. Dar exemplos de como os sistemas de informação apóiam os processos empresariais dentro e entre as funções organzacionais de contabilidade, finanças, administração de recursos humanos, marketing e administração da produção e das operações. 2. Fornecer exemplos que demonstrem o uso da Internet, intranets ou extranets para realizar atividades dentro de cada uma das funções organizacionais. 3. Dar exemplos de diversas maneiras pelas quais as empresas podem implementar comércio eletrônico empresa-consumidor (B2C) e empresa-a-empresa (B2B) na Internet. 2 2 2 2

Objetivos do Capítulo - continuação 4. Identificar e dar exemplos de diversas maneiras pelas quais as aplicações de comércio eletrônico propiciam significativo valor comercial para uma empresa e seus clientes. 5. Discutir os diversos desafios do pagamento eletrônico e soluções para a segurança do pagamento eletrônico na Internet. 2 2 2 2

Os Três Principais Papéis dos Sistemas de Informação Apoio à Vantagem Estratégica Tomada de Decisão Gerencial Apoio às Operações Níveis Empresariais Apoiados por Sistemas de Informação Vamos estudar os S.I. operacionais 5 3 5 5 5

Processo de Desenvolvimento de Novos Produtos Análise de Neces- sidades Pesquisa Teste de Mercado Desenho de Com- ponentes Teste do Produto Lança- mento do Marketing P&D / Engenharia do Processo do Equipa- mento Início da Produção Fabricação O processo empresarial deve ser apoiado por sistemas de informação interfuncionais 1 1 1 1

Sistemas de Informação para Operações Nota: Esta transparência fornece um panorama e introdução aos sistemas de informação empresariais. As áreas funcionais são abordadas em maiores detalhes nas transparências subseqüentes. Marketing Produção/ Operações Administração de Recursos Humanos Contabilidade Finanças 3 3 3 3

Sistemas de Informação de Marketing Interativo Sistemas de Informação de Marketing Automação da Força de Vendas Atendimento e Suporte ao Cliente Administração de Vendas Pesquisa e Previsão de Mercado Propaganda e Promoção Administração de Produto 4 4 4 4

Processo de Marketing Interativo (Internet) Clientes potenciais como pertencendo a inúmeros segmentos de mercado Passos do Processo de Marketing Interativo na Internet 1º) Segmentar Clientes potenciais 4º) Interagir com os clientes 2º) Criar material promocional / educacional 5º) Aprender com os clientes 3º) Colocar material nos monitores dos clientes 6º) Atendimento on-line ao cliente 4 4 4 4

Automação da Força de Vendas Baseada na Internet (principais benefícios) Encurta o ciclo de vendas / pré - qualifica clientes Automação da Força de vendas (benefícios) Melhora a admi- nistração de pedidos (PDA’s) Automatiza a administração de vendas Aumenta receita (Marketing Direcionado) 5 5 5

Função Propaganda e Promoção (Componentes do Marketing Direcionado para o Comércio Eletrônico na Rede) Comunidade Comportamento Online Aspectos Demográficos e Psicológicos Contexto Conteúdo 5 5 5

Sistemas de Informações de Marketing Processo de Gerenciamento das Funções: (Administração de Vendas e Pesquisa e Previsão de Mercado) Função Administração de Vendas e Produtos Gerentes de Vendas / Produtos: Planejam, Monitoram e Apoiam o Desempenho de suas Equipes de Análise Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos de vendas e desempenho de produtos) Função Pesquisa e Previsão de Mercado Gerentes de Pesquisa: coletam dados, estudam mercados, projetam tendências... Utilizam: Sistemas Computacionais (relatórios analíticos usando tecnologia data marts, data warehouse, OLAP) 10 9 10 9 9 9 9

Sistemas de Informação Industrial Engenharia Assistida por Computador Controle de Processo Produção/ Operações Manufatura Integrada por Computador Compra e Recebimento Controle de Máquina Robótica Planejamento de Requisitos de Material 5 6 6 6

Sistemas de Informação de Administração de RH Análise de Remuneração Manutenção do Cadastro de Pessoal Previsão de Contratação de Pessoal Informes aos Governos Avaliação das Qualificações do Funcionário Treinamento e Desenvolvimento Administração de Recursos Humanos 6 7 7 7

Sistemas de Informação Contábil Processamento de Pedidos Folha de Pagamento Controle de Estoque Livros Contábeis Contas a Receber a Pagar Objetivos Comuns dos Sistemas de Informação Contábil 7 8 8 8

Sistemas de Informação Financeira Administração de Caixa Análise de Desempenho Financeiro Finanças Administração de Crédito Previsão Financeira Administração de Investimentos Planejamento Financeiro Orçamentos de Capital 8 9 9 9

O Varejo na Rede Desempenho e Serviço Socialização Aparência e Impressão Segurança e Confiabilidade Personalização Incentivos Fatores que Afetam o Varejo na Rede 9 9 8 8 8 8 8

Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos Administração de Fornecedores Administração de Estoque Administração de Distribuição Administração de Canal Administração de Pagamento Administração Financeira Administração da Força de Vendas Componentes do Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM) 10 10 9 9 9 9 9

O Ciclo de Processamento de Transações Nota: Esta transparência fornece um panorama e introdução à discussão do ciclo de processamento de transações. Tópicos selecionados são abordados em maiores detalhes nas transparências subseqüentes. Manutenção de Banco de Dados Processamento de Transações Entrada Geração de Documentos e Relatórios de Consultas 1 2 3 4 5 10 10 10 10

Métodos de Segurança do Comércio Eletrônico Camada de Suporte Seguro (SSL) Carteira Digital Sistemas de Micropagamentos Exemplos de Métodos de Segurança do Comércio Eletrônico Transação Eletrônica Segura (SET) Método Off-line 11 10 11 10 10 10 10