Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres,

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Mobilização Social pela Educação
Advertisements

O QUE É A PASCOM?.
As Novas Diretrizes para a utilização das mídias tecnológicas na escola: O professor coordenador não ficará mais na sala de tecnologia, e sim junto com.
Portal do Professor SEED/MEC
Plataforma do UNICEF para os Centros Urbanos
Proposta Pastoral 2006.
DÍZIMO Expressão de fé em Deus e de responsabilidade com a Igreja.
Nome do Município data Uma educação básica de qualidade para todos é condição para o desenvolvimento do País A educação é compromisso de todos nós -
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Nome do Município 00/00/0000 Grupo Votorantim Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil.
Encontro CONSEME - Sul Capão do Leão (RS) 18 ago 10.
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
Autoridade se constrói
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO
E.M.Epitácio Campos 2º Bimestre Reunião de Pais
Desafios e perspectivas
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
APONTAMENTOS PARA O PLANO DIOCESANO E PAROQUIAL DE AÇÃO EVANGELIZADORA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
Ajude – me!!.
Mobilização da Comunidade Escolar
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
Quando falamos em aprender...
Colégio Nossa Senhora de Sion
VOCÊ ABRIRIA MÃO DO DIREITO DE SER FELIZ?
O COMPROMISSO POLÍTICO DO EDUCADOR NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Eduacação para a Vida Com o objetivo de ajudar os pais em sua caminhada na educação dos filhos.
Algumas idéias do plano de evangelização diocesano
PISTAS DE AÇÃO TRABALHO EM GRUPOS
ADOLESCENTE NA ESCOLA: MISSÃO DOS PAIS E PROFESSORES
Pastoral da Educação e da Cultura
RESPONDENDO A PERGUNTAS
Mobilizando seus colegas de trabalho
A logo traz a carga do laço “FAMÍLIA”. Essa comparação pretende afirmar que a responsabilidade do católico na Igreja é a mesma que ele tem na família,
O que pode facilitar o desempenho de seu filho
Prova Bimestral do Sistema de Avaliação da Educação Básica do
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Reunião com os responsáveis e alunos participantes do Teatro: Água para Sempre” Pauta:26/06/ Boas Vindas. 2.Apresentação dos professores/coordenadores.
Conferência Nacional de Educação – CONAE 2010 Mesa “A mobilização das famílias pela educação” Amanda Aragão e Wagner Florentino.
1º Trabalho em Grupo: 1 – Olhando o condensado das Comunidades, o que sugerimos que aconteça na Paróquia e nas Comunidades em 2014 e 2015? Sugestões. >
Curso Preliminar para Escotistas e Dirigentes
A escola e as estratégias possíveis na prevenção da violência
EVANGELISMO PÚBLICO.
PASSO A PASSO PARA A REALIZAÇÃO DA PRÉ-CONFERÊNCIA NA ESCOLA
Inclusão que bicho é esse?
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2008 FRATERNIDADE E DEFESA DA VIDA “Escolhe, pois, a vida” Dt 30, 19 AVALIAÇÃO.
REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
Ciclo 1 – Reunião do Grupo de Mobilização
Uma Escola do Tamanho do Brasil
O processo de inclusão do aluno com necessidades especiais na escola regular é um processo ainda muito novo e é um grande desafio para os educadores e.
INTERAÇÃO ESCOLA FAMÍLIA
SITUAÇÕES.
CAPÍTULO 6 O DIA DOS AMIGOS.
Amizade e Companheirismo.
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO. MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO.
Objetivos 1. Identificar os princípios fundamentais e as responsabilidades necessárias à elaboração e execução de um plano de relações públicas capaz.
Participação da Família no Ambiente Escolar
O PERFIL DO EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Marcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss INTRODUÇAO No.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
Como lidar com o problema das drogas? Deusimar Wanderley Guedes Escola / Família !!
Comitê Territorial de Educação Integral do Estado de São Paulo
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
Comunicação Comunitária
28 de março à 01 de abril de Sobre a Semana do Bebê A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo.
DIRETÓRIO PASTORAL LITÚRGICO-SACRAMENTAL
 Aumento do número de registros sobre violências, bullying, uso de álcool e outras drogas, preconceito, racismo, estereótipos, homofobia, cyberbullying,
Contatos Organizando os contatos chave. Onde vivemos  Em casa, em família, com parentes  Na escola e centro de treinamento, com professores, palestrantes.
Transcrição da apresentação:

Mobilizando as lideranças religiosas de seu bairro ou comunidade  Faça um levantamento das lideranças religiosas no bairro e na comunidade: os padres, os pastores, as igrejas em que eles ministram, o leigos.  Fale sobre a importância da educação e do envolvimento da família na vida escolar dos filhos. Use e explique as frases da cartilha. Peça que eles falem sempre sobre educação em suas pregações nas missas, cultos e outras celebrações. Sugira que usem as frases da cartilha como inspiração.  Lembre que eles têm muita influência sobre seus fiéis, são ouvidos e respeitados. Por isso, têm uma grande responsabilidade social para ajudar a melhorar a educação.  Fale sobre como as igrejas estão participando do esforço de mobilização em todo o país. Mostre o blog e o site da mobilização, onde há registros dos muitos casos de mobilização pelas igrejas.

O papel das instituições religiosas na mobilização  As instituições religiosas têm um importante papel junto às suas comunidades de fé e na sociedade local. Seus líderes são ouvidos e respeitados. Eles podem mobilizar:  Dialogando com a comunidade sobre a importância da educação – despertar a consciência sobre o compromisso social na afirmação do direito de todos os brasileiros à educação de qualidade e o papel de cada um com amigos, vizinhos, parentes, entre outros.  Promovendo no âmbito da Igreja atividades que contribuam para a melhoria da qualidade da educação – como campanhas de conscientização, trabalho voluntário que aproxime escola e comunidade, chamando outros membros para serem voluntários da mobilização.

Quem mobilizar na sua comunidade de fé:  Atores-chave: arcebispos, bispos, reverendos, pastores, pastoras, padres, freiras, clérigos, ministros, presbíteros, lideranças/instâncias das instituições religiosas e voluntários.. Eles têm influência em sua comunidade de fé e junto às lideranças sociais e políticas municipais e estaduais. Podem dar muita visibilidade à mobilização social pela educação.  Público a ser mobilizado: famílias e demais membros das instituições religiosas. Devem ser orientados a exercer direitos e a cumprir deveres em relação à vida escolar das crianças e jovens de suas comunidades.  Onde e quando mobilizar: Cultos, missas, eventos, pregações, aulas de catequese, escola bíblica, almoços comunitários, cafés da manhã, chás de senhoras, jantares, trabalho voluntários junto às famílias, ente outros.

Que mensagem levar para os dirigentes de sua comunidade de fé?  Converse com o pároco, o pastor, o bispo, o arcebispo sobre a mobilização social pela educação.  Fale sobre a importância de seu papel como autoridade religiosa para cobrar das autoridades medidas para melhorar a educação (é bom lembrar que professores, diretores de escola e autoridades também participam de uma igreja ou instituição religiosa).  Incentive-os a falar sobre educação em suas pregações. Dê- lhes argumentos tirados de frases da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.  Dê-lhes argumentos tirados das informações que você pode obter sobre a situação da educação em sua comunidade de fé, no município e no estado.

Que mensagem levar para os dirigentes de sua comunidade de fé?  Lembre-lhes que uma mensagem repetida reiterada muitas vezes pode ajudar a mudar o comportamento das famílias e da comunidade em relação à importância de valorizar a educação.  Peça-lhes que abram os canais de comunicação de sua instituição religiosa para a publicação de notas e mensagens sobre educação (boletins, jornais, murais)  Peça-lhes para orientar os religiosos de sua paróquia ou igreja a utilizar todos os momentos de contato com os fiéis para levar a mensagem da educação  Entregue-lhes a cartilha Acompanhem a vida escolar de seus filhos e sugira que eles usem suas frases e recomendações nesses momentos de interação com os fiéis.

O que utilizar na mobilização dos membros de sua instituição religiosa  Cartilha “Acompanhem vida escolar de seus filhos”,  Cartazes, folhetos;materiais específicos das igrejas distribuídos nas missas, cultos e celebrações, como boletins e folhetos;  Mensagens nas mídias das igrejas e instituições parceiras, como jornais, rádio, TV, sites;  Dados educacionais dos municípios, estados e escolas, disponíveis no blog da mobilização familiaeducadora.blogspot.com A base do seu trabalho de mobilização pode ser sintetizada como a mensagem da educação como um direito e um dever das famílias: todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o direito de reivindicar que a escola dê uma educação de qualidade para todos os alunos todas as famílias e responsáveis pelas crianças e jovens têm o dever de ajudar a escola em casa, criando disciplina e rotina de estudos. todos os membros da comunidade têm o dever de cidadãos zelando para que as pessoas de seu relacionamento frequentem a escola e aprendam.

Que mensagem levar para os membros de sua comunidade de fé?  Pergunte se eles têm filhos, irmãos, parentes ou pessoas sob sua responsabilidade que estudam em escolas públicas pública.  Procure saber quem está na escola, quem abandonou os estudos, quem gostaria de voltar a estudar.  Converse com eles sobre a importância da educação e do aprendizado como garantia de um futuro melhor para cada um – melhor empregos, melhores salários, melhores oportunidades pessoais.  Pergunte-lhes se participam da vida escolar das crianças, adolescentes e jovens sob sua responsabilidade.  Explique que esse acompanhamento é muito importante. E que há estudos mostrando que os estudantes que recebem atenção e acompanhamento de seus responsáveis têm melhor rendimento do que seus colegas  Use as frases da cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para dar exemplos de como se pode participar da vida escolar de filhos, netos, parentes...  Incentive os adultos que não concluíram os estudos a se matricular nos cursos de EJA – Educação de Jovens e Adultos.

Para conhecer melhor a mobilização social pela educação e nos contatar acesse: (61) mse.mec.gov.br mse.mec.gov.br