Orientações para as prefeituras realizarem suas conferências.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PNE na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração. Temário CONAE 2014.
Advertisements

LEMA: CIDADE PARA TODOS E TODAS
Conferência Enquanto Instrumento de Controle Social da Política de SAN
1.
PLANO DE GESTÃO.
1ª Consocial Informações Gerais.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO fevereiro/2009 COMISSÃO DE ORGANIZAÇÃO DA CONFERÊNCIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO.
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
Conferência Uma conferência é um espaço público de debates, um mecanismo institucional de democracia participativa. Uma conferência nacional é resultante.
CONFERÊNCIAS MUNICIPAIS/INTERMUNICIPAIS TOCANTINS PRIORIDADE Discussão do Documento – Referência da CONAE/2014. PERÍODO DE REALIZAÇÃO - TOCANTINS Maio.
5ª Conferência Nacional das Cidades:
Pauta da 1ª Reunião Preparatória
5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES
OFICINA TÉCNICA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE JOINVILLE/SC.
1ª Conferência Estadual de Saúde Ambiental (1ª CESA BAHIA) 175ª Reunião Ordinária da CIB 23 de Julho de 2009 Bahia.
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
A CONFERÊNCIA DA REFORMA URBANA
04 a 07 de Novembro/2014 – Brasília - DF
Haddad lança Conferência Nacional de Educação O ministro da educação, Fernando Haddad, lançou nesta quinta-feira (23 de abril), em Brasília, a Conferência.
4ª Conferência das Cidades 2009/2010
REUNIÃO PLENÁRIA LOCAL
“Construindo o Sistema Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação” 1a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia de Londrina.
Conselho Estadual de Saúde do Paraná
Orientações para as prefeituras realizarem suas conferências.
Quem muda a Cidade somos nós: REFORMA URBANA JÁ!
Debate Temático 4: Monitoramento das deliberações das Conferências e acompanhamento aos conselhos: como organizar e tornar realidade estas decisões (O.
OFICINA PREPARATÓRIA PARA 5ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DAS CIDADES    Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana já!
SISTEMA NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO URBANO: DESAFIOS
CONFERÊNCIA DAS CIDADES
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável CONDRAF I Conferência Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário 25 a 28 de junho.
Consocial METODOLOGIA.
Janeiro a Maio de OBJETIVO   Indicar diretrizes para a construção do Sistema Nacional de Esporte e Lazer, em consonância com a Política Nacional.
Elza Marina da Silva Moretto Coordenadora FEE/SC
Fórum Nacional de Educação
Valdete de Barros Martins Coordenadora Geral da Relatoria da VIII CNAS
Psicologia e Segurança Pública
MANUAL ORIENTADOR DA VIII CONFERÊNCIA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar seus Trabalhadores Valdete de Barros Martins Coordenadora.
REGIMENTO DA 15ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE
Controladoria-Geral da União 1 1ª Conferência Nacional Sobre Transparência Pública, Participação e Controle Social 1ª CONSOCIAL.
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SENAES Secretaria Nacional de Economia Solidária.
Click to edit Master subtitle style. Construir um Plano Nacional de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário – PNDRSS, com metas de curto, médio.
O que somos Movimento Paraná sem Corrupção, uma iniciativa do Ministério Público do Paraná, da Secretaria de Estado da Educação e do Grupo Paranaense.
I Conferência Municipal de Cultura Apresentação das Diretrizes da : I Conferência Municipal de Cultura Todos os órgãos participante: Setor Publico Municipal,
Seminário de Sensibilização Para Realização das Conferências Municipais. 5ª Conferência das Cidades. Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já!
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
CONFERÊNCIA DA CIDADE Desenvolvimento Urbano com participação popular Avançando na gestão democrática das cidades.
SEMINÁRIOS ESTADUAIS COMISSÃO NACIONAL RECURSAL E DE VALIDAÇÃO.
CONCIDADES Conselho Municipal das Cidades
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADO CIST GESTÃO
A 1ª Conferência Nacional das Cidades 23 a 26 de outubro de 2003 SIMONE GUERESI fevereiro de 2008.
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
IV CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE MENTAL – INTERSETORIAL
I ENCONTRO DAS COMISSÕES PREPARATÓRIAS ESTADUAIS DA 6ª CONFERÊNCIA NACIONAL DAS CIDADES.
Processos de incidência política em moradia e habitat.
PAPEL DAS SECRETARIAS EXECUTIVAS NAS CONFERÊNCIAS Brasília, junho de 2011.
1ª CONFERÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE AMBIENTAL - 1ª CNSA Conselhos das Cidades, do Meio Ambiente e da Saúde Ministérios das Cidades, do Meio Ambiente.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
CONSOCIAL MUNICIPAL Aspectos Metodológicos. DIVISÃO DOS GRUPOS POR EIXOS TEMÁTICOS: 1 PROMOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA E ACESSO À INFORMAÇÃO E DADOS.
OFICINA COMO REALIZAR A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE MEIO AMBIENTE 03 de junho de 2013 REALIZAÇÃO: IBAMA – ASSOMASUL - IMASUL.
II CONFERÊNCIA NACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS DE JUVENTUDE.
Delegados “Art. 24 Os municípios que realizarem Conferências Municipais terão direito a eleger delegados para participar da Conferência Estadual até o.
Transcrição da apresentação:

Orientações para as prefeituras realizarem suas conferências

Finalidades das conferências municipais 1.Avançar na construção da Política Nacional e Estadual de Desenvolvimento Urbano; 2.Indicar prioridades de atuação ao Ministério das Cidades e aos órgãos competentes do Estado e Municípios, ligados ao desenvolvimento urbano e rural; 3.Realizar balanço dos resultados das deliberações da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª Conferências Estaduais e da atuação do CONCIDADES-PR, e dos avanços, dificuldades e desafios na implementação da Política de Desenvolvimento Urbano, em todos os níveis da Federação; 4.Eleger as entidades membros do Conselho das Cidades, para o triênio 2014/2017, conforme Resolução Normativa do Conselho das Cidades; 5.Consolidar a gestão democrática das cidades do Estado do Paraná; 6.Incentivar a criação dos Conselhos Municipais das Cidades no Paraná;

Como Proceder no dia da Conferência

Antes da Conferência Leia todo o material de orientação constante na página do CONCIDADES PR no endereço eletrônico: O lema deste ano de 2013 é “Quem muda a cidade somos nós: Reforma Urbana Já”. Chame todas as pessoas da sua cidade que entendam ou trabalhem com as questões abaixo e reflitam o que vocês podem apresentar sobre: Avanços, Dificuldades e Desafios na Implementação da Política de Desenvolvimento Urbano, considerando os 4 eixos de discussão que tratam das seguintes questões:

Eixos Temáticos EIXO 1 – Participação e Controle Social no Sistema Nacional de Desenvolvimento Urbano; EIXO 2 - Fundo Nacional de Desenvolvimento Urbano - FNDU; EIXO 3 - Instrumentos e políticas de integração intersetorial e territorial; EIXO 4 - Políticas de Incentivo à implantação de instrumentos de Promoção da função social da propriedade.

Para essas discussões peça ajuda envolvendo: 1.Profissionais qualificados educadores(as) e através de suas instituições e conselhos de classe. 2. Prefeituras, Câmaras Municipais, vereadores e técnicos que acreditem na participação da sociedade civil como busca da solução para os problemas sociais urbanos. 3. Solicite a cessão de um local adequado ao porte gratuitamente. Inicie sua conferência com pessoas que conheçam os assuntos propostos, coordenando os debates pois assim vocês saberão como chegar a bons resultados.

Marque a conferência em uma data e horário que as pessoas possam comparecer. Faça uma boa divulgação, falando sobre a importância da conferencia, data, hora e local em jornais, rádios e cartazes, enfim, anuncie em todo local de acesso à população local, pode ser no final de missas, aulas, palestras, etc. Chame a imprensa para estar presente durante a conferência.

Durante a Conferência Inscrição: reserve um local para inscrição (uma ante-sala, um corredor de forma a não haver tumulto caso haja atraso por parte de algumas pessoas). Entrega de pastas e crachás: responsabilize pessoas envolvidas na conferência pela entrega de pastas e crachás aos participantes, se possível, já confeccionar os crachás com cores diferentes para o poder público e sociedade civil. Equipamentos: planeje tudo com antecedência, se precisa microfone para a mesa, microfone sem fio para o auditório, água, café, bolachas, material de apoio (papel, caneta, clips, pincel atômico, fita adesiva, cartolina, etc.), cópias impressas do regimento e textos de apoio, não esquecendo que haverá discussão sobre as propostas resultantes destes debates e as mesmas deverão ser apresentadas aos participantes. Verifique qual equipamento (computador, projetor, multimídia, tela para projeção, aparelho de DVD) o(s) a(s) “palestrante(s)/convidado(s)” vai/vão utilizar.

Mesa Diretiva: Como a Conferência das Cidades é um evento da sociedade, é para TODOS, forme uma mesa com um representante de cada segmento que estão especificados a seguir, estipulando o tempo de fala para no máximo 2 ou 3 representantes. a)Poder Público – executivo e legislativo; b)Movimentos Sociais e Populares; c)Trabalhadores por suas entidades SINDICAIS; d)Empresários relacionados à produção de Desenvolvimento Urbano; e)Entidades Acadêmicas e Conselhos profissionais; f)ONGs. É importante que no pronunciamento dos componentes da mesa, os(as) mesmos(as) abordem apenas assuntos referentes à Conferência, de forma que se deixe bem claro que este é um momento dedicado à construção do futuro do país junto com toda a sociedade, não sendo nada conveniente falar sobre prestação de contas ou propaganda política. Deve-se chamar a atenção da sociedade para a importância deste ato e a responsabilidade que está nas mãos de cada um.

Regulamento: após a palestra, faça a leitura daquelas partes do Regulamento que determina o funcionamento da conferência para que todos os presentes tenham conhecimento das regras, como por exemplo, as salas de discussão dos 04 eixos e como se dará a eleição dos delegados para a Conferência Estadual. Grupos de trabalho: planeje aonde os 04 grupos irão se reunir e eleja um(a) coordenador(a) para cada grupo, de preferência componente da Comissão Preparatória e ou da Coordenação, pois desta forma já estará a par dos temas. Este(a) coordenador(a) fará no seu grupo a eleição de um relator. Subsídios fornecidos: se possível ofereça almoço ou lanche para todos ou pelo menos aos representantes que não tem como subsidiar seu almoço ou lanche, evitando assim a dispersão das pessoas nestes momentos e criando espaços para conversas e relacionamentos.

Plenária Final: após os debates reúna novamente a plenária para aprovar as propostas e eleger os(as) delegados(as) para a Conferência Estadual, definindo o número de Delegados de acordo com o Regimento Estadual.

Após a Conferência Digitação das propostas e inscrição dos(as) delegados(as) no site da Conferência Estadual das Cidades: Para esta digitação, o(a) coordenador(a) receberá uma senha fornecida pela Coordenação Estadual e vai precisar da ficha de inscrição dos(as) delegados(as) para a Conferência Estadual e também das propostas resultantes de cada grupo com letra bem legível para não ter equívocos no entendimento. Estas mesmas informações deverão ser enviadas para a Coordenação Nacional para controle do Ministério das Cidades. D esejamos a todos um trabalho com muito sucesso e que nosso desempenho resulte, a curto, médio e longo prazo - em políticas urbanas corretas e grandes ações sociais para o povo paranaense.

Contatos do Concidades Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano – SEDU Conselho Estadual das Cidades – CONCIDADES PARANÁ Endereço: Deputado Mário de Barros, º andar – CEP: FONES: (41) / (41) / (41)