COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
“O que é Bullying” 7º ANO D.
Advertisements

A Aprendizagem e o Ensino das Atitudes.
Comunicação e Animação de Grupos
da palavra/do diálogo/ de visão crítica
TEORIA COMPORTAMENTAL
Rebeldia/Rivalidades
Professor Marco Antonio Vieira Modulo II
15 DE SETEMBRO DE 2011 E.E.SENADOR FILINTO MULLER EXTENSÃO
Violência: complexidade e subjetividade
Violência.
Bullying.
Identidade dos Indivíduos nas Organizações
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
ALIMENTOS. ALIMENTOS Psicologia e Propaganda Conhecer o consumidor Promover vendas em massa Natureza humana (necessidades básica, desejos, paixões)
Pontíficia Universidade Católica de Goiás
MORAL E ÉTICA MORAL: mos-mores
Violência- do que se trata?
BULLYNG
FORMAS E DIMENSÕES DA VIOLÊNCIA 26 E 31/10/2011
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PERSONALIDADE E TRABALHO
Cultura Embora os seres humanos sejam biologicamente equipados para desenvolver formas de pensamento e comportamento complexas, sem cultura o comportamento.
QUALIDADE DE VIDA Comer e beber Stress e sono Hábitos e vícios
Behaviorismo.
Psicologia de grupo e análise do Ego
Os processos psicossociais da exclusão
PRECONCEITO E ESTEREOTIPO
EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA BULLYING
PREVENINDO A VIOLÊNCIA CONTRA A CRIANÇA E O ADOLESCENTE.
I- CONCEITO DE MOTIVAÇÃO Designa um conjunto de forças internas/impulsos que orientam o comportamento de um indivíduo para determinado objectivo. É a força.
PERSONALIDADE E TRABALHO
PERSONALIDADE E TRABALHO
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Gênero: masculinidades
RESPOSTA ARGUMENTATIVA
NÃO ME CONCEBO EDUCADORA SE NÃO FOR INVESTIGADORA. A SALA DE AULA É UM ESPAÇO RIQUÍSSIMO DE POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM. O APROVEITAMENTO DO QUE SUCEDE.
COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL: ALTRUÍSMO
Professora Roseli Candida Leite
Motivação enquanto processo O “o que” o homem faz está diretamente ligado ao “porque” e é esse porque que chamaremos de MOTIVAÇÃO Motivação enquanto processo:
Processos conativos Psicologia, 12º ano.
COMO SER “PROATIVO” Antonio Lemos.
Comportamento agressivo
Agressão, Violência e Desigualdade Social.
O que é? Termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo.
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE BORDERLINE: UMA VISÃO PSICANALÍTICA
O objecto da Psicologia
O homem, ser sociocultural
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
BULLYING TEMA PARA REFLEXÃO E DEBATE
BULLYING.
Tema 10 – Motivação: Conceitos básicos
BULLYING: UM FENÔMENO DE AGRESSÃO NA ESCOLA
AULA5: AS RELAÇÕES HUMANAS DEPENDEM DE VALORES E REGRAS
Como meninos e meninas pensam em relação a sexualidade
MOTIVAÇÃO SKINNER -Teoria do reforço
Família O termo “família” é derivado do latim “famulus”, que significa “escravo doméstico”. Este termo foi criado em Roma Antiga para designar um novo.
Poder patriarcal: sociedades dominadas por homens são estruturadas na hierarquia e violência de homens sobre mulheres e também sobre outros homens e.
Teorias Educacionais.
Unidade II: Contexto sócio-cultural e jurídico
EM COMBATE MORTAL Cap. 09 do Livro: Para Além do Amor de Aaron T. Beck Apresentação: Solveig I. Milharcic.
Somos todos seres sociais
M ÉTODOS COGNITIVOS Características gerais A organização do conhecimento, processamento de informações estilos de pensamento ou estilos cognitivos, comportamentos.
Atividade 1 – Parte I Atividade 1 – Parte I Somos todos seres sociais.
Matriz de avaliação processual
AGRESSÃO. Comportamento físico ou verbal que visa a fazer mal a alguém.
FUNDAMENTOS ADMINISTRATIVOS AULA 8 – GESTÃO DE PESSOAS Profª Bruna Rossetti - Unip Alphaville (Fonte: Introdução à Administração - Antonio Cesar A. Maximiliano.
Psicologia Social É o estudo científico de manifestações comportamentais de caráter situacional, suscitadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas.
Aula 1- Parte I Somos todos seres sociais
Transcrição da apresentação:

COMPORTAMENTO ANTI-SOCIAL: AGRESSÃO

Tendemos a todo momento discutirmos sobre assuntos relacionados a agressão, violencia. Exemplo disso seria a importancia que a midia coloca ao abranger assuntos de agressão. Assaltos, sequestros, ofensas, brigas,vandalismos, crimes, dentre outros.

Banalização da violência: crianças vivem o cotidiano violento de forma natural; as vezes são protagonistas desta viloencia. A Psicologia Social estuda o fenomeno da agressão e violencia, restringindo seu foco a analise do fenomeno às suas caracteristicas psicossociais, isto é, à consideração de suas especifidades em termos da interação entre o agressor e vitima.

A enfase é examinar os processos cognitivos, afetivos e comportamentais suscitados pelas situações sociais instigadoras de violencia e de hostilidade de uns contra outros, sejam eles individuos ou grupos.

Alguns questionamentos: Existem uma propensão natural nos homens para agredir? Que circunstancias ensejam ou predispoe as pessoas a atos hostis e de violencia em relação aos outros? É possivel controlar, reduzir ou prevenir a agressão?

AGRESSÃO: qualquer comportamento que tem a intenção de causar danos, fisicos ou psicologicos, em outro organismo ou objeto. Só se caracteriza como agressivo o ato que deliberadamente se propõe a inflingir dano a alguem.

Agressão não é só fisica, pode ser agressão psicologica (no caso do patrão assediar a empregada). Agressão hostil: deriva de estados emocionais fortes, como raiva, e tem por objetivo basico causar dano a uma pessoa ou objeto a fim de satisfazer impulsos hostis.

Agressão instrumental: visa prejudicar, ferir ou magoar alguem apenas como um meio de atingir outro objetivo. Essas agressões não se excluem mutuamente, podendo haver compotamentos agressivos mutuamente motivados.

Quando a agressão não envolve danos fisicos, podendo a vitima ser agredida por isultos,calunias ou impedidas por outrem de atingir seus objetivos, é chamada de agressão Simbolica. A agressaõ Sancionada é aquela que a sociedade julga aqceitavel, exemplo quando um soldado na guerra mata seu inimigo de guerra ou legitima defesa.

A agressão é intrinsicamente associada à natureza humana; é uma resposta natural à frustração; a agressão é aprendida, resultando de normas socias e culturais e de experiencias de socialização.

Lacan (1998) destacou a importancia de se estabelecer uma distinção entre agressão e agressividade. Enquanto a primeira diz respeito a atos violentos, a agressividade trata fundamentalmente não apenas desses atos, mas tambem dos relacionamentos amorosos, nos quais a agressividade se faz presente. “Enfim, a agressividade surge como um efeito da ilusão amorosa de pretender de dois fazer um.

A agressividade sob a perspectiva biologica, é tambem afetada pela ação hormonal, particularmente a testoterona, o hormônio sexual masculino. A Psicologia Social critica a perspectiva biologica da agressão, pois reduz todos os comportamentos humanos ligados a agressão, `a fatores biologicos.

EXPLICAÇÕES PSICOLOGICAS DA AGRESSÃO Os animais desenvolvem a agressão devido a fatores instintivos, já os humanos esse processo é aprendido com os outros. Aprendizagem Instrumental: qualquer comportamento reforçado ou recompensado tende a se repetir no futuro.

Aprendizagem observacional: a observação e a modulação social constitui um metodo mais usual de comportamentos agressivos.

Fatores que influenciam a agressão Fatores Sociais desencadeantes da agressão: O efeito das armas: objetos violentos alimentam pensamentos violentos. Provocação direta: o ataque direto, fisico ou verbal, constitui uma das influencias mais óbvias sobre o comportamento agressivo, pois uma provocação gera na vitima um sentimento de reciprocidade.

Obediencia a autoridade: na perpetração de atos agressivos, a questão de assumir ou não a responsabilidade é um outro fator extremamente relevante. Nos casos de frustração e de provocação, as pessoas, em geral, tendem a assumir a responsabilidade por seus atos, embora as vezes, tenham a tendencia de buscar razões extremas para dela se eximirem.

Desindividuação: quanso as pessoas não podem ser identificadas, elas são mais propensas a exibir condutas anti-sociais. A desindividuação é sempre maior em situações nas quais podemos agir em relativo anonimato porque os individuos não podem ser identificados ou singularizados.

Familia: é comum a expressão “violencia gera violencia”, pois as pesquisas apontam que crianças cujos pais adotam praticas punitivas, fisicas ou verbais, tendem a usar esses mesmos recursos quando interagem com outras pessoas.

Mas qual o limite do certo e errado? A palmada que a mãe dá no filho é educativa, é direito do homem matar em legitima defesa….?????

Alguns estudos correlacionais tambem evidenciaram associações entre condições climaticas de calor intenso e maior agressão. Com o calor as pessoas se tornam mais irritadiças e impacientes, porem outros fatores podem estar concorrendo para o aumento da agressividade.

Fatores pessoais instigadores de agressão: Umas das caracteristicas pessoais mais estudadas no âmbito do comportamento agressivo é o chamado padrão de comportamento Tipo A. os individuos que se enquadram nese padrão, costumam possuir os seguintes traços pessoais: a) são extremamente competitivos; b) estão sempre com pressa; c) são irritadiços e hostis.

Evidencias adicionais demonstram que o sexos masculino e feminino tambem se distinguem nas suas atitudes em relação a agressão. Enquanto os homens relatam sentirm menos culpa e ansiedade quando se envolvem em comportamentos agressivos, as mulheres revelam uma maior preocupação de que a agressão a alguem acabe por trazer uma ameaça a sua segurança pessoal,ou seja, que a vitima busque uma retaliação.

Influência da Midia: Dados empiricos destacam que pessoas que assistem cenas de violencia, tendem a reproduzir atos violentos ou comportam-se de maneira agressiva. Estudos correlacionais afirma que quanto mais as crianças assistirem a cenas de violencia na televisão, maior a chance de tornarem-se adolescentes e adultos violentos.

Prevenção e Controle da Agressão A perspectiva psicanalítica defende que a catarse pode ser vista como uma das formas úteis para combater a violencia. Etologos e sociobiólogos: canalizar a agressão para comportamentos socialmente aceitaveis. Psicologos sociais consideram a necessidade de estimular sentimentos de empatias nas pessoas como forma de prevenir a agressão.