Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Uso do Ambiente de Ensino On-line
Advertisements

PLANEJAMENTO DE UM PROJETO DE EAD
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Contexto de Educação a Distância
Portal de Periódicos CAPES
IME – Instituto de Matemática e Estatística USP – Universidade Estadual de São Paulo MAC499 – Trabalho de Formatura Supervisionado 2000 Orientadora: Prof.
IX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde
e-ProInfo Ana Christina de Oliveira Bringuente Ariane Nunes Reis
E-ProInfo Ana Christina Bringuente
Lidar com adolescentes no Ensino Médio: missão impossível?
Objetivo da Apresentação
Plataforma de Ensino a Distância
A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo Visão Geral.
Visão Geral A plataforma mais usada pelas maiores universidade do Brasil e do Mundo.
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
TelEduc FASCIMINAS- Faculdade de ciências Aplicadas de Minas Gerais
O TelEduc: É um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Foi concebido tendo como alvo a formação de professores para informática.
Informações sobre o Teleduc
Planejamento de Um Curso On-Line
Moodle Manual de Utilização Plataforma de Ensino a Distância
Observatório - EPT NÚCLEO DE TECNOLOGIA. Função: Gerar soluções estratégicas através da aplicação e desenvolvimento de ferramentas de TI. A coordenação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem - Tutorial Básico
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Professor: Márcio Amador
O ambiente de Ead selecionado para realização do curso on-line foi o TelEduc. Este é utilizado na Uniminas como ferramenta de auxilio das disciplinas.
Sistema de Controle Acadêmico da Graduação (CAGR)
Educação em Saúde na Internet Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Conhecendo o TelEduc UNIMINAS - União Educacional Minas Gerais
Internet na Educação Médica Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Núcleo de Informática Biomédica Universidade Estadual de Campinas.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Introdução Básica à Internet
Curso de Treinamento de Tutores Sat
FACULDADE DE CIENCIAS APLICADAS DE MINAS CURSO: PEDAGOGIA – GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL TelEduc Desenvolvedor: Giovana R. Silva Professoras: Gilca.
Tutor Inteligente  Problemas:  Conteúdos para o aprendiz estudar sozinho.  Aprendizes com dificuldades de estudarem e aprenderem sozinhos.  Abandono.
Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini.
Formação de Tutores a Distância
Desenvolvimento de educação continuada a distância em Oncologia Pediátrica Dra. Silvia Helena Cardoso Dr. Renato M.E. Sabbatini.
Informações sobre o Teleduc O TelEduc é um ambiente para a criação, participação e administração de cursos na Web. Ele foi concebido tendo como alvo o.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Silvia Helena Cardoso, PhD Instituto Edumed Campinas Renato M.E. Sabbatini,
Funções do Sistema de Gerenciamento Acadêmico On-Line Matrícula do aluno, atribuição de senha para acesso Acompanhamento do progresso acadêmico (provas,
PEDAGOGIA GESTÃO E TECNOLOGIA EDUCACIONAL - UNIMINAS Saiba mais sobre o ambiente educacional.
Educação a Distância: Uma Visão Geral
Educação Médica na Internet Renato M.E. Sabbatini NIB/UNICAMP Objetivos Aplicações Ferramentas Estratégias Recursos Metodologia Status Atual Para Saber.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc
O Que É a Internet e Como Funciona: Tecnologias Ativas Renato M.E. Sabbatini, PhD Aula.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Planejamento Estratégico Desenvolvedora: Lílian.
Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Curso Online Desenvolvedores Angélica Maria Freitas Professoras.
Educação a Distância em Saúde na UNICAMP Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso UNICAMP.
Planejamento de Um Curso On-Line Silvia Helena Cardoso e Renato M. E. Sabbatini Parte I.
Gerenciamento de e-Learning com o Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação – ICMC Universidade de São Paulo – USP Apoio: Dilvan de Abreu Moreira,
Ambientes e Ferramentas de Aprendizagem a Distância Msc. Adja Ferreira Andrade.
Uniminas- União Educacional de Minas Gerais Curso Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional Professores:Gilca Vilarinhos Juliene Vasconcelos Zeila Miranda.
Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Educação a Distância no Núcleo de Informática Biomédica Renato M.E. Sabbatini Silvia Helena Cardoso.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
Pearson Education Conteúdo Soluções Parcerias Instituição de ensino.
Professora: Kelly de Paula Cunha
Soluções para universidades corporativas
Ajudando na construção do conhecimento…. O que você encontrará aqui? O que é o Educa.Net? O que faz o Educa.Net? Quem pode se beneficiar com o sistema?
CONHECENDO O. O que é o TelEduc O TelEduc é um ambiente para realização de cursos a distância através da Internet. Está sendo desenvolvido no Nied (Núcleo.
O Ambiente de Aprendizagem a Distância TelEduc Renato M.E. Sabbatini UNICAMP.
Curso Online A influência do computador na educação infantil
Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Alunas: Renatha Dias Reis Rosana Guedes Professoras: Gilca Juliene Zeila Turma: 5° G1.
Informações sobre o TelEduc Discente: Lucilaine de Fátima Ferreira Professoras: Gilca dos Santos Vilarinho Elsa Guimarães Juliene Vasconcelos UNIMINAS.
Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Informática Aplicada III--- Gilca dos Santos Didatica dos Meios Juliene --Vasconcelos Zeila EaD-Educação.
União Educacional Minas Gerais Pedagogia Gestão E Tecnologia Educacional Aline Barbosa Oliveira Michelle Christina Silva Professores: Gilca Vilarinho Juliene.
Oficina Pedagógica Faculdade de Ciências Aplicadas de Minas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional.
TelEduc Ambiente Virtual de Aprendizagem Versão
Transcrição da apresentação:

Sistemas de Gerenciamento de Educação a Distância Prof. Silvia Helena Cardoso Prof. Renato M. E. Sabbatini

Objetivos O objetivo desta aula é dar noções básicas sobre sistemas de gerenciamento para cursos on-line: o que são, quais são suas funções, principais sistemas disponíveis; e apresentar um dos sistemas mais utilizados como exemplo típico.

Tópicos Gerenciamento de cursos Usuários de um sistema de gerenciamento acadêmico Características do gerenciamento de um curso on-line Como resolver o problema da restrição acadêmica O que são sistemas de gerenciamento on-line Por que usar sistemas de gerenciamento? Sistemas disponíveis Como escolher o melhor sistema? Qual sistema escolher? Utilização do WebCT

O Que É Gerenciamento Acadêmico A administração ou gerenciamento acadêmico diz respeito a todas as atividades organizacionais, logísticas e documentais que são necessárias para assegurar que o curso seja oferecido com todos seus requisitos, receba e identifique os alunos e registre e certifique seu progresso, com o mínimo de erros e com o máximo de eficiência e participação dos estudantes e professores.

Os usuários do sistema acadêmico Administrador de sistemas –Cuida tecnicamente do servidor, instalação, implementação e atualização de ferramentas, resolução de problemas, suporte técnico aos outros usuários Coordenador acadêmico –Gerencia o elenco de cursos da instituição, as regras de matrícula, calendário escolar, documentação, certificação, etc. e disponibiliza os recursos disponíveis para os instrutores

Os usuários do sistema acadêmico (2) Instrutor –Responsável pela montagem do curso, organização e disponibilização do conteúdo instrucional, atividades principais de ensino, condução das atividades interativas e avaliação do aluno Tutor ou assistente de ensino –Ajuda o instrutor na interação com alunos, correção de provas e trabalhos, resolução das principais dúvidas, resolução de problemas administrativos, etc. Aluno

Características do gerenciamento de um curso na Web Necessita também de um sistema de gerenciamento acadêmico Caracteriza-se por ter todas as funções implementadas em computador, e a distância Tem funções diferenciadas para os diversos tipos de usuários: administrador de sistema, coordenador acadêmico, instrutor, tutor e aluno Pode ser inteiramente baseado na Web, ou dispor de ferramentas especiais (softwares on-line e off-line, ou combinação)

Como resolver os problemas de restrição de acompanhamento acadêmico nos cursos baseados nas tecnologias da Web?

O que é um Sistema de Gerenciamento Acadêmico On- Line? É um conjunto integrado de ferramentas de software utilizadas para a administração acadêmica, oferecimento, e, opcionalmente, autoria de cursos on-line baseados na Internet.

Funções do Sistema de Gerenciamento Acadêmico On-Line Matrícula do aluno, atribuição de senha para acesso, controle de acessos Disponibilização do conteúdo instrucional (artigos, livros on-line, slides, banco de imagens, simulações, etc.) Implementação das ferramentas interativas de ensino (chat, quadro de avisos, lista, ) Avaliação e acompanhamento do progresso acadêmico (provas, notas, trabalhos) Estatísticas de acesso

Sistemas disponíveis Estrangeiros: –WebCT: –IntraLearn: –TopClass: –FirstClass: –Blackboard: –Lotus LearningSpace: –ClassPoint: Nacionais: –UniverSite: –TelEduc: –AulaNet:

Como escolher um sistema? Custos Facilidade de uso pelo instrutor, tutor e aluno Tempo de carregamento, velocidade de execução Em que tipo de plataforma ele é executado Variedade de ferramentas disponíveis Facilidade de disponibilização de conteúdo e de estruturação do curso Disponibilidade em outros idiomas

Exemplo de um sistema: o WebCT Desenvolvido em uma universidade Ótima relação custo/benefício Sistema razoavelmente ágil, existe para várias plataformas Implementa todos os aspectos de um curso (autoria, conteúdo, gerenciamento) Sistema de geração descentralizada, inteiramente baseado na Web, não exige cliente específico.

WebCT: Definição e Características É um sistema gerenciador de aprendizado, ou seja, um software que atua como interface de interação polivalente entre professor, alunos e administrador. Ele é usado por mais de 1500 instituições em 61 países, sendo considerado um dos mais importantes do mercado –Processamento integralmente do lado do servidor (Java e CGI) –Interfaces do criador, do instrutor e do estudante integralmente baseados em um Web browser –Fácil uso, permite rápida criação de cursos sem precisar conhecer HTML, FTP, etc. –Controle de acesso e estatísticas –Inclui todas as funções de gerenciamento acadêmico

Recursos do WebCT Página Inicial do WebCT Página Inicial do Curso Ferramentas Básicas Troca de Senha Correio Privado Quadro de Avisos Bate Papo Quadro Branco Conteúdo de Curso Download de Aulas Teste de Correção Automática Cadastro de Alunos Home Page de Alunos Ferramentas Avançadas

Página Inicial do WebCT

Página Inicial do Curso

WebCT: Material Didático On-Line Textos de referência Laboratório

Ferramentas Básicas Correio Privado

Ferramentas Básicas Quadro de Avisos

Ferramentas Básicas Bate Papo

Ferramentas Básicas Quadro Branco

Ferramentas Básicas Download de Aulas

Ferramentas Básicas Teste de Correção Automática

Ferramentas Básicas Cadastro de Alunos

Ferramentas Básicas Home Pages de Alunos