BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
AS SEIS SUBFASES DO PERÍODO SENSÓRIO-MOTOR - Jean Piaget
Advertisements

A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
A ELABORAÇÃO DO UNIVERSO PELA CRIANÇA
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE 4 A 6 ANOS
CARACTERÍSTICAS DA FAIXA ETÁRIA DE O A 2 ANOS:
Teorias do Desenvolvimento
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
Psicomotricidade – Profª. Msc.Gleyde Selma Schapke
EDUCAÇÃO MOTORA E SUAS INFLUÊNCIAS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA.
Avaliação Psicomotora
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
Psicomotricidade ROSANA FACHADA.
A Educação Física na Educação Infantil: a importância do movimentar-se e suas contribuições no desenvolvimento da criança.
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
índice Pesquisa. História: Literatura infantil História em quadrinhos.
ATIVIDADE DIFERENCIADA PROJETO ALÉM DAS PALAVRAS MATEMATICA
Maria Monteiro Drumond Poyares
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Teorias da imitação Guillaume – A criança aprende a imitar, o que é evidente no domínio dos movimentos não visíveis do seu corpo. Ex.; Bocejo por reflexo.
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
Esquema Corporal Esquema corporal é a representação que cada um faz de si mesmo e que lhe permite orientar-se no espaço. Baseado em vários dados sensoriais.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Habilidades Motoras Rudimentares e Fundamentais
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
O Desenvolvimento Psicomotor
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
DESENVOLVIMENTO INFANTIL E PRÉ-ESCOLA
Características da criança: perspectivas teóricas
“A aula de Educaçao Física
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
Pós-Graduação – Psicopedagogia Telesala Curitiba
CURSO BERÇARISTA Seja bem vindo(a) ao curso de berçarista.
Ginástica Escolar: Corpo e Ambiente  .
PSICOMOTRICIDADE.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
O BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
PSICOMOTRICIDADE E APRENDIZAGEM
Relatório de Proposta de Projeto
Educação Física Infantil e Fundamental
REUNIÃO DE PAIS Pré – escola I
Heloisa Vieira da Rocha (UNICAMP) e Paulo Lima (UEPA)
CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA - Movimento
Desenvolvimento Psicomotor
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Psicomotricidade Prof. Dilson Borges
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
DESENVOLVIMENTO INFANTIL
POSITIVISMO Doutrina filosófica de Augusto Comte ( ), segundo a qual a verificação pela experiência é o único critério da verdade. (Mini Dic. Aulete.
Mecanismos de motivação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias   BLOG:
UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS
“Enquanto a escola não incorporar às suas atividades diárias as conclusões que a psicologia, e, em especial, a da aprendizagem, tem como certas, como.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
JOGOS E BRINCADEIRAS Débora Cristina Assmmann de Moura
PSICOMOTRICIDADE CONCEITO TEORIAS.
Atividade complementar 04
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
A HISTÓRIA DO MEU NOME 4ºANO B
As sensações através da música
A PRÉ-HISTÓRIA DA LINGUAGEM ESCRITA
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
OUTROS CONCEITOS DA PSICOMOTRICIDADE. O ÓRGÃO Aparelho biológico - condição da existência humana do sujeito. Órgão como possibilidade de inscrição do.
É a oportunidade de desenvolvimento.
Transcrição da apresentação:

BRINCAR O DESPERTAR PSICOMOTOR Atividades lúdicas e sua importância na alfabetização. Profª.Gislei Amorim de S.Rondon Lilia Márcia Figueiredo

Ao alfabetizador cabe a responsabilidade de, através de situações concretas envolvendo objetos e o próprio corpo do aluno, com atividades motoras ,preparar a criança antes de expô-la a atividades gráficas.

CONDUTAS MOTORAS DE BASE: Equilíbrio. Coordenação dinâmica geral O desenvolvimento psicomotor obedece a estruturação de três condutas a saber: CONDUTAS MOTORAS DE BASE: Equilíbrio. Coordenação dinâmica geral Respiração consciente Coordenação motora fina. CONDUTAS NEURO-MOTORAS: Esquema corporal Controle psicomotor Lateralidade CONDUTAS PERCEPTIVO-MOTORAS: Orientação corporal Orientação espacial Orientação temporal

Nas brincadeiras mais informais há estimulação para o equilíbrio. Esta conduta motora começa a ser elaborada na medida em que a criança muda sua posição corporal. Para que ele se estruture é necessário que o tônus muscular (afetivo e mental) da criança estejam adequados. Nas brincadeiras mais informais há estimulação para o equilíbrio.

Coordenação Dinâmica Global A maturação motora e neurológica da criança é que concretiza esta conduta motora de base. Para vencê-la haverá um refinamento das sensações e percepções: visual,auditiva,cinestésica,tátil . Comprovadamente ela ocorre devido a grande solicitação motora e muscular que as atividades infantis requerem.

Respiração Consciente Uma das condutas mais importantes. Mas muitas vezes evolui de maneira inadequada. Enquanto criança há toda uma pulsão vital, que nos energiza motoramente,daí a agitação da criança. A criança realmente não cansa ,pois ela oxigeniza seu organismo adequadamente.

Coordenação Motora Fina É a boa utilização de nossas extremidades. Essa conduta abrange três aspectos : a coordenação visomotora, a motora fina e a músculo-facial.

Coordenação Viso-motora Na medida em que visualizar objetos ou pessoas realizam as ações de interações.Por exemplo , a criança ao pegar a bola, logo lança ou chuta numa relação de brincadeira.

Coordenação motora-fina Começa a ser elaborada quando a criança interage com objetos pequenos. Atividades que exigem dela movimentos de pinça e preensão que são a base para essa coordenação . É um treino que ela estará fazendo para a escrita.

A Coordenação Músculo-Facial É aquela que a criança está utilizando a todo momento. Demonstra com sua expressão facial o que lhe agrada ou desagrada. São sentimentos e emoções são traduzidos através da comunicação corporal , com objetos e as pessoas.

Como se coloca através do outro a criança se faz sujeito. Esquema Corporal Como se coloca através do outro a criança se faz sujeito. É na interação informal de grandes relações com o meio , com os objetos e as pessoas , que a criança reconhece as partes de seu corpo.

Controle Psicomotor Para que ocorra o controle psicomotor haverá necessidade que haja , além da maturação orgânica e neurológica, a integração motora da criança em relação ao meio ambiente . Os estímulos representam grande importância nas respostas psicomotoras.

Lateralidade Hoje respeitamos a dominância lateral da criança. Brincar oferece a possibilidade de experimentação global do corpo da criança. Ela mais livre e espontaneamente fará a opção lateral de atuação. A definição ocorre por volta dos 6 a 7 anos,o que não significa que a sua opção não possa ter sido percebida antes dessa idade.

Orientação Corporal É uma conduta que surge por volta dos 5 anos e acontece pela maturação orgânica e neurológica. A criança primeiro sente,depois usa e só depois controla seu equipamento(corpo).

Orientação Espacial É através do movimento que imprime ao objeto e ao próprio corpo que a criança descobre o espaço. Estar dentro/fora, em cima/embaixo, de um lado e de outro vai fazer com que ela dimensione e descubra o espaço que a cerca.

Orientação Temporal Pelo ritmo das ações e dos acontecimentos , num contexto de rotinas ,é que a criança adquire noção temporal necessária para conviver com antes e depois , com o passado e o presente.

“O desenhar e brincar deveriam ser estágios preparatórios ao desenvolvimento da linguagem escrita das crianças.Os educadores devem organizar todas essas ações e todo o complexo processo de transição de um tipo de linguagem para outro....( VYGOTSKY)