O que é interpretar?.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
9 MANEIRAS DE SER UM EDUCADOR MAIS EFICIENTE
Advertisements

“O Chamado de Deus”..
Dois modos de ler a Bíblia.
INTERTEXTUALIDADE.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Um vocabulário para a interpretação
BÁRBARA GUIMARÃES.
Sérgio Elias Vieira Cury
LEITURA “Todos lemos a nós e ao mundo à nossa volta para vislumbrar o que somos e onde estamos. Lemos para compreender. Não podemos deixar de ler. Ler,
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Clique para passagem de slides / ligue o som
Urbano Cavalcante Filho (UESC, UFBA, IFBA)
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
APRENDIZ DA VIDA! Cecília Silva Soares 09/2009.
ETERNIDADE Música O Autoria deste texto: Feelings Johnny Mathis
O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
ETERNIDADE Autor DESCONHECIDO Formatação: Mariza V. R.
A maçã.
APREDENDO A ORAR.
-Tantra- Música: Songbird – Barbra Streisand.
AULA 6 Como Estudar.
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
CONCLUSÃO (DISSERTAÇÃO)
Ligue as colunas do computador e concentre-se
CARACTERÍSTICAS DO TEXTO ESCRITO
Clique com o mouse O QUE EU TENHO NÃO ME PERTENCE.
Do Outro Lado da Cerca Letícia Thompson.
A maçã.
APRENDIZ DA VIDA!.
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte.
TEXTOS NARRATIVOS Hoje, vamos falar um pouco sobre narrativa, um dos gêneros textuais que, normalmente, são estudados no Ensino Fundamental 1 e 2, mas.
Ame enquanto é tempo... PRESTE ATENÇÃO AO QUE VOCÊ VAI LER!!!
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
Leitura de Textos Científicos
Cada dia que se vive é uma ocasião especial.
Verbo Língua Portuguesa.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
Conhecimento de mundo.
ANÁLISE TEXTUAL Aula 3: Textualidade. Articulações sintáticas e relações semânticas.
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
Curso sobre Revista.
Estudo para reunião de célula
Aprendi Clique.
Forma Canônica e Definições
Unidade 3 Processo de leitura.
Reunião de Responsáveis 3º bimestre
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Esta é uma bela história e é, também, uma história real.
Anos 60 Anos Dourados - MPB
Dedique dois minutos da sua vida para esta leitura, ... é muito linda!
Colégio Positivo GEOGRAFIA 2010.
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
Vanguardas E tendências contemporâneas
Como redigir um bom texto?
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
GRUPO APRENDIZES DA ARTE REAL
APRENDIZ DA VIDA!.
Salmo de Davi escrito quando os moradores de Zife, à traição, foram contar a Saul que Davi estava escondido em sua terra. SALMO,
O T EXTO NÃO É PRETEXTO. M ARISA L AJOLO O texto não é pretexto para nada. Ou melhor, não deve ser. - Texto – ponto de encontro entre dois sujeitos:
Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se.
As linguagens da Internet: O Hipertexto. Reflexão Clicar nos links facilitou ou complicou sua caminhada para compreender o que é um hipertexto? Você se.
ANÁLISE TEXTUAL ARTES VISUAIS 2016
I NTERPRETAÇÃO DE TEXTOS Professora: Jane Cléa. É comum encontrarmos alunos se queixando de que não sabem interpretar textos. Muitos têm aversão a exercícios.
Transcrição da apresentação:

O que é interpretar?

O que se pretende com a análise textual? Identificar o gênero; a tipologia; as figuras de linguagem; Verificar o significado das palavras; Contextualizar a obra no espaço e tempo; Esclarecer fatos históricos pertinentes ao texto; Conhecer dados biográficos do autor; Relacionar o título ao texto; Levantar o problema abordado; Apreender a idéia central e as secundárias do texto; Buscar a intenção do texto; Verificar a coesão e coerência textual; Reconhecer se há intertextualidade.

Qual o objetivo da análise? Levantar elementos para a compreensão e, posteriormente, fazer julgamento crítico.

Para compreender bem é necessário que o leitor: Conheça os recursos lingüísticos.Por exemplo, a regência verbal não compreendida pelo leitor pode levá-lo ao erro. Veja: assisti o doente é diferente de assisti ao doente. No primeiro caso, a pessoa ajuda ao doente; no segundo, ela vê o doente. Perceba as referências geográficas, mitológicas, lendárias, econômicas, religiosas, políticas e históricas para que faça as possíveis associações. Esclareça as suas dúvidas de léxico. Esteja familiarizado com as circunstâncias históricas em que o texto foi escrito. Por exemplo, para entender que, no poema canção do exílio, de Gonçalves Dias, o advérbio aqui e lá é, respectivamente, Portugal e Brasil, você tem que saber onde o poeta escreveu seu poema naquela época. Observe se há no texto intertextualidade por meio da paráfrase, paródia ou citação.

Afinal o que é interpretar? Interpretar é concluir, deduzir a partir dos dados coletados. A interpretação crítica consiste em concluir os dados e, em seguida, julgar, opinar a respeito das conclusões.

Dicas para Analisar, Compreender e Interpretar Textos Crie o hábito da leitura e o gosto por ela. Quando nós passamos a gostar de algo, compreendemos melhor seu funcionamento. Nesse caso, as palavras tornam-se familiares a nós mesmos. Não se deixe levar pela falsa impressão de que ler não faz diferença. Também não se intimide caso alguém diga que você lê porcaria. Leia tudo que tenha vontade, pois com o tempo você se tornará mais seleto e perceberá que algumas leituras foram superficiais e, às vezes, até ridículas. Porém elas foram o ponto de partida e o estímulo para se chegar a uma leitura mais refinada. Existe tempo para cada tempo de nossas vidas. Não fique chateado com comentários desagradáveis. Seja curioso, investigue as palavras que circulam em seu meio.

Aumente seu vocabulário e sua cultura Aumente seu vocabulário e sua cultura. Além da leitura, um bom exercício para ampliar o léxico é fazer palavras cruzadas. Faça exercícios de sinônimos e antônimos. Leia verdadeiramente. Somos um País de poucas leituras. Leia algumas vezes o texto, pois a primeira impressão pode ser falsa. É preciso paciência para ler outras vezes. Antes de responder as questões, retorne ao texto para sanar as dúvidas. Atenção ao que se pede. Às vezes a interpretação está voltada a uma linha do texto e por isso você deve voltar ao parágrafo para localizar o que se afirma. Outras vezes, a questão está voltada à idéia geral do texto. Fique atento a leituras de texto de todas as áreas do conhecimento, porque algumas perguntas extrapolam ao que está escrito. Tome cuidado com as vírgulas. Veja por exemplo a diferença de sentido nas frases a seguir.

Responda rápido! Texto: Pode dizer-se que a presença do negro representou sempre fator obrigatório no desenvolvimento dos latifúndios coloniais. Os antigos moradores da terra foram, eventualmente, prestimosos colaboradores da indústria extrativa, na caça, na pesca, em determinados ofícios mecânicos e na criação do gado. Dificilmente se acomodavam, porém, ao trabalho acurado e metódico que exige a exploração dos canaviais. Sua tendência espontânea era para as atividades menos sedentárias e que pudessem exercer-se sem regularidade forçada e sem vigilância e fiscalização de estranhos. (Sérgio Buarque de Holanda, in Raízes)

Infere-se do texto que os antigos moradores da terra eram: a) os portugueses. b) os negros. c) os índios. d) tanto os índios quanto aos negros. e) a miscigenação de portugueses e índios. Resposta: Letra C. Apesar do autor não ter citado o nome dos índios, é possível concluir pelas características apresentadas no texto. Essa resposta exige conhecimento que extrapola o texto.

Frase original: Estava eu hoje cedo, parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, uma loirona a me olhar e eu olhava também.(Concurso TRE/ SC – 2005) A frase parafraseada é: a) Parado em um sinal de trânsito hoje cedo, numa esquina, próximo a uma porta, eu olhei para uma loira e ela também me olhou. b) Hoje cedo, eu estava parado em um sinal de trânsito, quando ao olhar para uma esquina, meus olhos deram com os olhos de uma loirona. c) Hoje cedo, estava eu parado em um sinal de trânsito quando vi, numa esquina, próxima a uma porta, uma louraça a me olhar. d) Estava eu hoje cedo parado em um sinal de trânsito, quando olho na esquina, próximo a uma porta, vejo uma loiraça a me olhar também. Resposta: Letra C

Veja a diferença de sentido nas frases a seguir. a) Só, o Diego da M110 fez o trabalho de artes. b) Só o Diego da M110 fez o trabalho de artes. c) Os alunos dedicados passaram no vestibular. d) Os alunos, dedicados, passaram no vestibular. e) Marcão, canta Garçom, de Reginaldo Rossi. f) Marcão canta Garçom, de Reginaldo Rossi.

Pra Não Dizer Que Não Falei Das Flores Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais , braços dados ou não Nas escolas, nas ruas, campos, construções Caminhando e cantando e seguindo a canção. Vem, vamos embora que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Pelos campos há fome em grandes plantações Pelas ruas marchando indecisos cordões Ainda fazem da flor seu mais forte refrão E acreditam nas flores vencendo o canhão. Vem, vamos embora que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer Há soldados armados, amados ou não Quase todos perdidos de armas na mão Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição: De morrer pela pátria e viver sem razão. Vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer. Nas escolas, nas ruas, campos, construções Somos todos soldados armados ou não Caminhando e cantando e seguindo a canção Somos todos iguais braços dados ou não. Os amores na mente, as flores no chão A certeza na frente, a história na mão Caminhando e cantando e seguindo a canção Aprendendo e ensinando uma nova lição. Vem, vamos embora que esperar não é saber Quem sabe faz a hora, não espera acontecer

Qual é a temática discutida? Qual é o significado da expressão "vem vamos embora, que esperar não é saber"? Qual é o significado da expressão "quem sabe faz a hora, não espera acontecer"? A quem se faz referência quando se diz "indecisos cordões"? Por quê? O que representa acreditar "nas flores vencendo o canhão"? O que representa dizer que há "soldados armados ou não"? Quem são os não-armados? Por que alguns soldados estão "perdidos de armas na mão"? O que representa os soldados aprenderem que devem morrer pela pátria e viver sem razão?