Distribuição de Freqüências Variável Discreta Uma vez que o interessado tenha colocado os dados na forma de distribuição de freqüência, ele poderá rapidamente.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
«Forte do Bom Sucesso (Lisboa) – Lápides 1, 2, 3» «nomes gravados, 21 de Agosto de 2008» «Ultramar.TerraWeb»
Advertisements

Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
Palestras, oficinas e outras atividades
Medidas de Tendência Central
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
ESTATÍSTICA PARA QUALIDADE
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Escolhe a opção que julgues ser a correcta!
Nome : Resolve estas operações começando no centro de cada espiral. Nos rectângulos põe o resultado de cada operação. Comprova se no final.
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Exercícios Porcentagem.
Medidas de Tendência Central DADOS AGRUPADOS
Associação de resistores
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Capítulo 9 – Progressão Geométrica (PG)
FUNÇÃO MODULAR.
Antônio Cordeiro de Santana Professor Adjunto da UFRA
A Tabuada.
28 x 0,25 1.
Provas de Concursos Anteriores
ESTATÍSTICA: O estudo numérico dos fatos sociais
ESTATÍSTICA.
Renda até 2 SM.
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
b)geográficas: varia o local; exemplo: produção de celulose em 1981:
Aula 0. Doces Lembranças de MAE0219
MECÂNICA - ESTÁTICA Vetores Forças Cap. 2.
180 – ,1 1 a) Epd = = = 1 Unitária 55 – ,65 0,65 0, 4 b) Epd = = = 1,6 Elástica 1,5 – 2,5 2,5 1 0,5 4 – a) Exy = = = 2 b) Substitutos.
Conceitos básicos1, aula 4
Estatística Conceitos básicos1.
CATÁLOGO GÉIA PÁG. 1 GÉIA PÁG. 2 HESTIA PÁG. 3.
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 11.
ASSOCIAÇÃO DE RESISTORES.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO IV – Nº 04.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO III – Nº 11.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONDUTA - AUXILIAR ANO III – Nº 02.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de Dispersão ou de Variabilidade:
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA CONSERVAÇÃO - FROTA ANO IV – Nº 05.
Múltiplos de um número Sonia Regina de Souza Guedes.
Estatística – Unidade 2.
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
APOIOS PEDAGÓGICO ACRESCIDO
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO V – Nº 03.
Aula 4- Medidas de Posição
Modelagem Estatística
Mediana É um valor real que separa o rol em duas partes deixando à sua esquerda o mesmo número de elementos que a sua direita. Portanto, a mediana é um.
SÉRIES ESTATÍSTICAS.
CLASSES: SÃO INTERVALOS DE VARIAÇÃO DA VARIÁVEL.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Estatística.
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Aula 6 ESTATÍSTICA E PROBABILIDADE
1 Aplicações do Fecho Regular. 2 A interseção de uma linguagem livre de contexto e uma linguagem regular é uma linguagem livre de contexto livre de contexto.
Estatística Conceitos básicos1.
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
Aula 07 Medidas de posição - Média Prof. Diovani Milhorim
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
Estatística Conceitos básicos1.
Associação de resistores
Medidas de tendência central e de dispersão
Medidas de Dispersão Aula 8.
Séries Estatísticas FAPAN - Faculdade de Agronegócio de Paraíso do Norte Disciplina: Estatística Aplicada.
Prof: Wildson Cruz Blog:
Número de Classes = raiz quadrada do número total de elementos
Transcrição da apresentação:

Distribuição de Freqüências Variável Discreta Uma vez que o interessado tenha colocado os dados na forma de distribuição de freqüência, ele poderá rapidamente obter algumas informações adicionais e úteis para compreensão da séria, se considerados os seguintes conceitos:

Freqüência relativa de um elemento da série - fr fri = fi/n Exemplo: Considere a variável discreta: xiFi

Fr 1 = f 1 /n = 3/25 = 0,12 ou 12% Fr 2 = f 2 /n = 7/25 = 0,28 ou 28% Fr 3 = f 3 /n = 8/25 = 0,32 ou 32% Fr 4 = f 4 /n = 6/25 = 0,24 ou 24% Fr 5 = f 6 /n = 1/25 = 0,04 ou 4%

Freqüência acumulada de um elemento da série – F i F i = f 1 + f f i F 1 = f 1 = 3 F 2 = f 1 + f 2 = = 10 F 3 = f 1 + f 2 + f 3 = = 18 F 4 = f 1 + f 2 + f 3 + f 4 = = 24 F 5 = f 1 + f 2 + f 3 + f 4 + f 5 = = 25

Freqüência Acumulada Relativa de um Elemento da Série - F R i F R i = F i /n F R1 = F 1 /n = 3/25 = 0,12 ou 12% F R2 = F 2 /n = 10/25 = 0,40 ou 40% F R3 = F 3 /n = 18/25 = 0,72 ou 72% F R4 = F 4 /n = 24/25 = 0,96 ou 96% F R5 = F 5 /n = 25/25 = 1,00 ou 100%

xixi fifi f ri %FiFi F Ri %

Distribuição de Freqüências Variável Contínua No caso de variável contínua, pelo fato de termos utilizado intervalos de classe, semi-aberto à direita, as interpretações são diferentes. Portanto, redefiniremos estes tipos de freqüência.

Freqüência relativa de uma classe - f ri f ri = f i /n Exemplo: Considere a distribuição de freqüência: ClasseInt. cl.fifi 12 | | | | f r1 = f 1 /n = 6/40 = 0,15 ou 15% f r2 = f 2 /n = 18/40 = 0,45 ou 45% f r3 = f 3 /n = 10/40 = 0,25 ou 25% f r4 = f 4 /n = 6/40 = 0,15 ou 15%

Freqüência acumulada de uma classe - Fi É a soma da freqüência simples desta classe com as freqüências simples das classes anteriores. F i = f 1 + f f i F 1 = f 1 =6 F 2 = f 1 + f 2 = = 24 F 3 = f 1 + f 2 + f 3 = = 34 F 4 = f 1 + f 2 + f 3 + f 4 = = 40

6 elementos da série são valores menores que 4 24 elementos da série são valores menores que 6 34 elementos da série são valores menores que 8 40 elementos da série são valores menores que 10

Freqüência acumulada relativa de uma classe – F Ri F Ri = F i /n F R1 = F 1 /n = 6/40 = 0,15 ou 15% F R2 = F 2 /n = 24/40 = 0,60 ou 60% F R3 = F 3 /n = 34/40 = 0,85 ou 85% F R4 = F 4 /n = 40/40 = 1,00 ou 100% –15% dos valores da série são menores que 4 –60% dos valores da série são menores que 6 –85% dos valores da série são menores que 8 –100% dos valores da série são menores que 10

Quando acrescentarmos estes valores à tabela original, esta passa a se chamar distribuição de freqüências. Class e Int. cl.fifi f ri %FiFi F Ri % 12 | | | |