Redação UEM Gêneros textuais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

Universidade Federal do Ceará
VESTIBULARES & DISSERTAÇÃO Os primeiros passos
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
Plano de Trabalho Docente
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
Site: pessoal.utfpr.edu.br/jamea
Secretaria de Estado da Educação Departamento de Educação Básica
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE
RECUPERAÇÃO PARALELA LÍNGUA PORTUGUESA 17/03/2009
Profa. Dra. Rosineide de Melo FAECO – Colegiado de Administração
LÍNGUA PORTUGUESA – PROFª MARA. NOVIDADES: A) VERIFICAÇÕES INSTANTÂNEAS São avaliações constantes. A cada objetivo trabalhado na disciplina, será proposta.
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Curso de Gêneros Textuais
Programa de Ensino e Proposta Pedagógica
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM
MPU -Prova Discursiva-
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
TÓPICOS RELEVENTES NO CONCURSO VESTIBULAR
Redação nos vestibulares
Na aula passada Diferenças entre língua falada X língua escrita
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
Linguagem, alfabetização e letramento
Profª.: Maria Anna Turmas 03m1 e 03m2
Planejamento PNAIC 2014.
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Escola é o lugar de gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima. [...] Ela será cada vez melhor na medida em que cada um se comporta.
QUALIDADES DE UM PESQUISADOR
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Professora Mara Redação. A redação de cada candidato terá uma pontuação na escala de 0,00 (zero vírgula zero zero) a 15,00 (quinze vírgula zero zero).
O NOVO ENEM: UM EXAME DIFERENTE. O Enem é um exame: individual; de caráter voluntário; é obrigatório, no caso de pleitear uma vaga em instituição que.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO COMISSÃO PERMANENTE DO CONCURSO VESTIBULAR - COPERVE AS PROVAS DO PROCESSO SELETIVO SERIADO DA.
Profa. Cristina Araújo de Farias
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
O título no texto dissertativo Se o título for solicitado, ele será obrigatório. Caso não seja colocado na redação, algo será perdido por isso. Não muito.
Língua Portuguesa: Mediação e Linguagem.
ORIENTAÇÕES BÁSICAS PARA A DISSERTAÇÃO
Ponto de partida Capítulo 3
1 SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA 2011 PROVA BRASIL E A FORMAÇÃO DOCENTE 9º ANO/8ª SÉRIE.
RESENHA Segundo a NBR 6028/90 da ABNT, a resenha é o mesmo que resumo crítico ou resenção. RESENHA: É uma crítica minuciosa que compreende certo número.
Conexão do saber Língua Portuguesa
Etapas de uma sequência didática
Indexação e linguagens documentárias – uma pequena revisão introdutória José Antonio M. Nascimento.
Eixo 3 : Leitura Desenvolver atitudes e disposições favoráveis à leitura. Desenvolver capacidades relativas ao código escrito especificamente necessárias.
Reflexões sobre Produção Textual
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Tecnologias / Produção de texto
VARIAÇÕES LINGUÍSTICAS
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
GÊNEROS TEXTUAIS TIPOLOGIAS TEXTUAIS DESCRITORES DISTRATORES
Estudo da Língua Portuguesa
Profª Ms Patrícia Maria Serrano
GÉNEROS TEXTUAIS Reportagem
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Plano de Trabalho Docente
Aula 2 – Estrutura do texto dissertativo-argumentativo
Projetos e Sequências Didáticas
Formação continuada III Encontro Língua Portuguesa e Redação
A Língua Portuguesa e o Mercado de Trabalho Para serem merecedores de uma vaga no mercado de trabalho, os candidatos precisam mostrar liderança, criatividade,
Bem – vindos Alunos.
Formação continuada 3º Encontro
Transcrição da apresentação:

Redação UEM Gêneros textuais

A Prova de Redação exige do candidato a produção de dois a quatro textos em determinados gêneros textuais. A Prova de Redação é o principal instrumento de avaliação da capacidade de pensar, compreender e de expressar-se por escrito sobre um determinado assunto, além de avaliar o domínio e o conhecimento dos mecanismos da língua culta. A seguir, apresenta-se a lista dos gêneros textuais que poderão ser solicitados para a produção da redação neste Concurso Vestibular.

Os gêneros textuais serão avaliados a partir de critérios previamente estabelecidos, considerando conteúdo e forma:

Resposta argumentativa - mais parecido com uma dissertação - sua opinião é requerida, porém, sem utilização da 1ª pessoa - com base (isto é, utilize-os, mas não se prenda a eles) nos textos de apoio, fundamente sua resposta em seu conhecimento, procurando argumentos que justifiquem sua resposta - procure deixar subentendido o enunciado da questão ao leitor, fazendo-o compreender a pergunta original sem tê-la lido (muitas vezes essa instrução vem explícita na prova)

Relato * Narra um episódio marcante, apresentando os fatos em ordem cronológica; * Indicação de tempo e lugar ; * Descrição dos personagens e lugar; * Há predomínio do tempo passado; * Apresenta os elementos básicos da narrativa: sequência de atos, personagens, tempo e espaço personagens, tempo e espaço (não é necessária a presença do clímax; * Presença de trechos descritivos e, eventualmente, de diálogos; * A linguagem empregada é compatível com os interlocutores, sendo normalmente culta. * Verbos no Pretérito Perfeito, porque você vai relatar o que já aconteceu. * Verbos e pronomes em 3ª pessoa. * Se for Relato Pessoal, empregar os verbos e pronomes na 1ª pessoa.

Resumo - trata-se de uma redação extremamente técnica; - o resumo NÃO é a simples cópia das ideias principais do texto; - NÃO é o seu entendimento acerca do texto; - citar o autor do texto (o texto não é seu!); - ninguém pediu sua opinião; - manter o título original. * Faça uma leitura global do texto; * Sublinhe as ideias principais do texto; * Escreva as ideias principais de cada parágrafo (parafraseie cada uma das frases que exprimem essas ideias);

NOTÍCIA É a comunicação ou informação de um fato, em geral fora da rotina costumeira de uma coletividade, empregando para buscá-lo e compô-la a técnica jornalística; o repórter caçando fatos interessantes e vendáveis do cotidiano procura responder a sete perguntas: PERGUNTAS QUÊ? – o(s) fato(s) que compõe(m) a história; QUEM? – a personagem ou personagens; COMO? – o enredo, o modo como se desenvolvem os acontecimentos; ONDE? – o lugar ou lugares da ocorrência; QUANDO? – o momento ou momentos em que se passam as ações; POR QUÊ? – a causa do acontecimento; PARA QUÊ? – resultado ou consequência do acontecimento

Carta pessoal É um gênero textual utilizado quando um remetente deseja entrar em contato com um amigo, familiar, conhecido - o destinatário. * comunicação geralmente breve e pessoal, de assunto livre; * sua estrutura é composta de local e data (cabeçalho), saudação, vocativo, corpo, despedida e assinatura * a linguagem varia de acordo com o grau de intimidade entre os interlocutores  no caso do vestibular, use norma-culta * verbos geralmente no presente do indicativo; * local e data são colocados no início da carta, normalmente à esquerda. * o vocativo pode conter apenas o nome do destinatário ou vir acompanhado de palavras de cortesia, como Caro senhor, Querida amiga, etc * a despedida varia, podendo ser cortês, carinhosa ou formal. * assinatura: vide proposta

Carta pessoal

Carta do leitor *Leitor expressa opiniões (favoráveis ou não) a respeito de assunto publicado em revistas, jornais, ou a respeito do tratamento dado ao assunto. Nesse gênero textual, o autor pode também esclarecer ou acrescentar informações ao que foi publicado; apesar de ter um destinatário específico – o diretor da revista, ou o jornalista que escreveu determinado artigo –, a carta do leitor pode ser publicada e lida por todos os leitores do meio de comunicação para o qual ela foi enviada; *Na carta do leitor, a linguagem pode ser mais pessoal (empregando pronomes e verbos em 1ª pessoa) ou mais impessoal (empregando pronomes e verbos na 3ª pessoa). A menor ou maior impessoalidade depende da intenção do autor: protestar, brincar ou impressionar; * As características do gênero carta do leitor: texto com intencionalidade persuasiva; com formato semelhante ao da carta pessoal, apresentando data, vocativo, corpo do texto, expressão cordial de despedida, assinatura, cidade de origem.

Texto instrucional *O texto instrucional ou prescritivo tem a função de ensinar a fazer algo ou apenas a usar algum equipamento ou produto; *O texto instrucional apresenta duas partes distintas: uma contém a lista dos elementos a serem utilizados; a outra desenvolve as instruções (modo de fazer), como, por exemplo, receitas de culinária. *As instruções são iniciadas com verbos no modo imperativo (misture, junte, acrescente, etc.) ou por construções com verbos no modo infinitivo (misturar, juntar, acrescentar, etc.) *Os verbos aparecem acompanhados por advérbios ou locuções adverbiais que expressam o modo como devem ser realizadas determinadas ações (lentamente, rapidamente, devagar, vagarosamente, etc.)