Sumário Parte I Comunidade, Cidadania e Participação Social Parte II Movimentos Sociais no limiar do século XXI Parte III Pobreza, Desigualdde e Exclusão.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA – PRONERA
Advertisements

SECRETARIA DE RELAÇÕES DO TRABALHO
UMA TENTATIVA DE DEFINIÇÃO
EDUCAÇÃO DO CAMPO E SUSTENTABILIDADE MARIA AMÉLIA SILVA NASCIMENTO
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
I- Concepção de Educação
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
SERVIÇO PÚBLICO E CIDADANIA
TENDENCIAS DAS POLÍTICAS NACIONAIS DE SAÚDE NOS PAISES DO MERCOSUL Vera Maria Ribeiro Nogueira Apoio CNPq.
Inserção da Economia Solidária no Processo de Construção da Rede de Municípios Potencialmente Saudáveis Miguel Juan Bacic[1] Lucirléia Alves Moreira[2]
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA EXECUTIVA COORDENAÇÃO GERAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA.
CIDADANIA PLANETÁRIA.
RESPONSABILIDADE SOCIAL Um novo jeito de olhar
Cidadania e Responsabilidade Socioambiental
ACESSIBILIDADE FATOR HUMANO
Comissão Desenvolvimento Psicopedagógico Promover debates/discussões em grupos Promover palestras relacionadas a Educação, Saúde, Alimentação, Comportamento.
CONAE 2014 – Conferência Nacional de Educação
A Escola e as Mudanças Sociais
Profª MS Maria Salete Ribeiro - UFMT
Políticas públicas e cidadania
O IMPACTO DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO
A muldimensionalidade da pobreza e a política pública
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Desenvolvimento Comunitário
Participação Cidadã no PJU Síntese da Proposta
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
GESTÃO SOCIAL : Desafios e Especificidades
O PAPEL DAS ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL NA PROMOÇÃO DA DEMOCRACIA, DA JUSTIÇA SOCIAL E DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL  Maria Alice Setubal, presidente.
Estágio Supervisionado I Professora: Maria Fátima Aucar Soler
Construção da Agenda 21 Local da Cidade de Anápolis-Go
“Pensar o Serviço Social na contemporaneidade requer que se tenha os olhos abertos para o mundo contemporâneo para decifrá-lo e participar da sua recriação.”
Clara Moreira Mestranda no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Urbano da Universidade Federal de Pernambuco – MDU/UFPE Orientadora: Professora.
CONCEPÇÃO DE REDE INTERSETORIAL JUSSARA AYRES BOURGUIGNON
Gestão escolar: a construção de círculos virtuosos de ação a importância da reflexão ética e política para relações interpessoais no ambiente escolar,
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Ouvidoria Órgão de Participação Social
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
SEMINÁRIO DE COMUNICAÇÃO, EDUCAÇÃO E MOBILIZAÇÃO EM VIGILÂNCIA SANITÁRIA Brasília, dezembro de 2005.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
LINGUAGENS Etapa II – Caderno IV
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
EQUIDADE E DESEMPENHO ESCOLAR: É POSSÍVEL ALCANÇAR UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE PARA TODOS? AUTOR: MARIA ALICE SETÚBAL Paola Jacobsen.
COOPERAÇÃO BRASIL-CANADÁ Intercâmbio de conhecimento para a promoção de equidade de gênero Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica Brasil,
Programa URB-AL Cooperação entre as cidades da América Latina e da União Européia.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
O profissional da gestão escolar e suas implicações
PSICOLOGIA E POLÍTICAS PÚBLICAS
A prática do psicologo no CRAS
PRÁTICA DE ENSINO DE LÍNGUA INGLESA 1
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE MEC/SECAD/UFS/UFPB PROJETO CAPACITAÇÃO DE EDUCADORES DA REDE BÁSICA EM EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS – REDH BRASIL PROJETO:
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.
GABINETE DA SECRETÁRIA DIRETORIA GERAL Superintendência da Educação Superintendência de Desenvolvimento Educacional Diretoria de Tecnologias Educacionais.
Psicologia e Saúde Pública
Kátia Souto Consultora Técnica do PNCH/SVS/MS Curitiba/ 2009
Currículo e diversidade
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
Bahia 2008 Superintendência de Recursos Humanos da Saúde Diretoria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde Estratégia para Fortalecimento da Gestão.
Os anos 90: Política e sociedade no Brasil
O novo papel da Gestão municipal e da governança na sociedade do conhecimento Tania Zapata.
O que é uma universidade? Instituição/organização que compreende uma rede de relações entre comportamentos das pessoas que a constitui (Botomé, 1996),
Crianças e adolescentes em Serviços de Acolhimento: o que já conquistamos e pelo que estamos lutando? Maria Clotilde Rossetti-Ferreira CINDEDI – FFCLRP-USP.
Universidade do Estado da Bahia Curso: Licenciatura em Ed. Física Disciplina: Políticas Públicas de Esporte e Lazer Docente: Luiz Rocha Componentes: Adilton.
CRITÉRIOS DE JUSTIÇA PARA A GESTÃO DEMOCRÁTICA DE POLÍTICAS PÚBLICAS: reconhecimento, redistribuição, representação e realização. José Henrique de Faria.
Antecedentes Outubro de Acordo de Cooperação Técnica que formalizou a parceria entre os Ministérios da Cultura e da Saúde – Editais Cultura e Saúde.
PROMOÇÃO DA SAÚDE: CONCEITOS E PRINCÍPIOS
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
PAINEL: O MUNDO DO TRABALHO: TENSÕES, IMPLICAÇÕES E PERSPECTIVAS NO ÂMBITO DO SUAS CNAS – 30 de março de 2011.
Transcrição da apresentação:

Sumário Parte I Comunidade, Cidadania e Participação Social Parte II Movimentos Sociais no limiar do século XXI Parte III Pobreza, Desigualdde e Exclusão Sociall

Sumário Apresentação Maria Carmelita Yazbek Part I Comunidade: origens, ressignificações e articulações com o poder local no século XXI Maria da Glória Gohn Emancipação social: um histórico desafio Danuta E. Kantola Luiz Cidadania e participação social: inclusão social no campo dos direitors à igualdade e à diferença Samira Kauchakje

Sumário Part II Movimentos sociais na sociedade brasileira: lutas de trabalhadores e temáticas sócio-ambientais Maria Antonia de Souza Informação e discurso nas ONGs ambientalistas: interpelações para a afirmação de uma demanda cidadã Kelly Prudêncio A(s) cidadania(s), os movimentos sociais e as espaço- temporalidades Angela Massumi Katuta

Sumário Part III O dilema brasileiro da desigualdade social Lucia Cortes da Costa Trabalhos com a língua portuguesa: os desafios da prática pedagógica em ambientes não-formais Maria Alice de Souza Descardeci Sociedade civil, conhecimento e novas tcnologias: como vencer a exclusão? Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Esta coletânea de textos coloca em questão um conjunto de temas que, nos cenários e tendências de transformações societárias do mundo contemporâneo, circulam e se impõem no debate intelectual brasileiro, configurando uma extensa, nova e inquietante agenda de questões. (Maria Carmelita Yazbek)

O projeto social de cada movimento/grupo tem que contemplar a dimensão da cultura presente na institucionalidade e definir como irá se confrontar ou defrontar com essa cultura na estrutura estatal e como irá recriar uma nova cultura política que contemple e priorize os direitos do cidadão... (Maria da Glória Gohn)

A questão que se coloca (...) é se no debate sobre inclusão e nos movimentos sociais que têm essa demanda, não seria mais pertinente que a ênfase fosse dada aos direitos à igualdade, entendidos como condição para que identidades e necessidades singulares possam se manifestar e se fazer respeitar. (Samira Kauchakje)

Evidencia-se uma nova faceta no processo de luta pela educação: a parceria e a idéia de descentralização das ações no âmbito social, abrindo espaço para a atuação da sociedade civil – o que não pode ser confundico com o repasse de funções do Estado para a Sociedade Civil... (Maria Antonia de Souza)

Para superar a pobreza é preciso investir pesadamente em educação, saúde e moradia e ativar políticas voltadas para o crescimento econômico, redistribuir rendas e riqueza para inserir no mercado milhões de pessoas. (Lúcia Cortes da Costa)

... A sociedade civil deve estar atenta para se apropriar das possibilidades das redes comunicacionais virtuais adequadamente, mas também deve estar atenta para não criar uma cibercultura que repriduza as mesmas exclusões, as mesmas segregações, os mesmos ambientes corporativos e fechados que se encontram nas cidades concretas, como diz Fusari. (Iolanda B. C. Cortelazzo)

Autores Angela Massumi Katuta Danuta E. Kantola Luiz Iolanda B. C. Cortelazzo Kelly Prudêncio Lúcia Cortes da Costa - org. Maria Alice A. S. Descardeci Maria Antonia de Souza - org. Maria Carmelita Yazbek - Apresentação Maria da Glória Gohn Samira Kauchakje