Seminário Sobre Racionalização Base Legal. O Que É? Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta? Os Próximos Passos. GT CARREIRA DA ASSUFRGS/CIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Carreira Única dos Trabalhadores (as) em Educação
Advertisements

CARREIRA DOCENTE Reestruturação tem prazo de discussão até novembro.
CAPÍTULO I ÂMBITO DE ABRANGÊNCIA
Data-base: 30/06 de cada ano
PCCTAE.
CARGOS PÚBLICOS Criação, transformação e extinção: Art. 48, X, CF – existência de lei; Criação: formam-se novos cargos; Extinção: eliminação de cargos;
“A avaliação escolar hoje só faz sentido se tiver o intuito de buscar caminhos para melhorar a aprendizagem” Jussara Hoffmann.
CURSO CIDADANIA E DIREITO À EDUCAÇÃO
Técnicas de orçamento de capital
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
O Papel da CIS no PCCTAE.
Maiores salários dos SPFs (em regime de 40 horas) R$ X categorias.
Seminário Nacional do PROFAPS 27 a 29 de abril/2011
PCCS Lei Complementar nº 162/95
WEB CONFERÊNCIA Garantir a Carreira para valorizar os Profissionais da Educação. São Paulo, 16 de fevereiro de 2011.
LEGISLAÇÃO EVENTOS DE CRESCIMENTO NA CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR.
COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICOS ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO DA UFSJ- CISPE-UFSJ O papel da CIS no PCCTAE site.
LEI DE ORGANIZAÇÃO E DIVISÃO JUDICIÁRIA
Voto e cidadania.
Situação atual. SINTPREVS/PA (6º Congresso Estadual) Diretrizes de Carreira Belém, 1º de junho de 2012.
ALGUNS DESTAQUES DA MP 431 Retira a exigência de 4 anos para requerer o incentivo à qualificação; Vencimento Básico não será absorvido; Servidores do Nível.
PLANO DE CARGOS CARREIRA E VENCIMENTOS - PCCV -
Gestão do desempenho de pessoas
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
CARREIRA DE NÍVEL SUPERIOR
Luiz Henrique Schuch Vice –presidente do ANDES-SN
MEDIDA PROVISÓRIA N.º 431/2008 ___________________________________ CARREIRA DO MAGISTÉRIO DO ENSINO BÁSICO, TÉCNICO E TECNOLÓGICO.
AS MÚLTIPLAS FACETAS DO SALÁRIO
Plano de Carreiras dos Servidores da Secretaria do Tribunal de Justiça e da Justiça de Primeira Instância do Estado de Minas Gerais GEDAC/COADE.
XADREZ O JOGO DE XADREZ DESENVOLVE A IMAGINAÇÃO, A CONCENTRAÇÃO E CONTRIBUI PARA FORMAR O ESPÍRITO DE INVESTIGAÇÃO, ALÉM DE INSTIGAR A CRIATIVIDADE E DESENVOLVER.
COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PCCTAE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PCCTAE UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA.
Desenvolvimento de Pessoas
FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO
II Orientação Técnica PCAGP.
Abrangência Cargos de provimento efetivo, em carreira e isolados
Ministério da Fidelidade.
Adrieni Ferreira Yassine
JOGAR E RESOLVER PROBLEMAS PARA APRENDER MATEMÁTICA
REMUNERAÇÃO DE DIRIGENTES:
Profa. Luciana Tolstenko Nogueira
DESIGUALDADES SOCIAIS
aula 1 - Niccolò Machiavelli – uma análise do PRÍNCIPE
Prof. jose PLANEJAMENTO.
Planear a mudança Tomar controle.
Proposta salarial para a campanha salarial 2007 LÓGICA DA PROPOSTA: EIXO EXPLICATIVO GERAL: Baseia-se na visualização de um piso mínimo e um teto máximo,
Atribuições das Unidades Organizacionais
A vida das pessoas com autismo na Bulgária
CURSOS TECNOLÓGICOS Prof.ª Dr.ª Terezinha Bazé de Lima Pró-reitora de Ensino e Extensão Site:
Processo de Decisão de Tomadas
Reunião do Conselho de Representantes.
 O contrato não se altera, mas suas cláusulas;  A regra geral é que o contrato de trabalho não pode ser modificado unilateralmente (Art. 468 da CLT);
PREVIDÊNCIA SOCIAL (RPPS)
Conquistas das categorias (docentes e TAE)
COMITE LOCAL:CDUC Campus Duque de Caxias IFRJ / 2011 RESULTADOS DA NEGOCIAÇÃO COM HADDAD E PRÓXIMOS PASSOS RESULTADOS DA NEGOCIAÇÃO COM HADDAD E PRÓXIMOS.
CONDSEF ASMETRO-SN SRT-MPOG 19 de maio de 2015 “ A vitória vem da luta, a luta vem da força, a força vem da união”. Mesa de Negociação.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Gerenciando a si mesmo.
SUS - LEGISLAÇÃO ANGELA CARNEIRO.
Propostas de alterações na Lei 87/2000 Estatuto dos Profissionais da Educação Básica Comissão: 1.SED - Sec. Educação 2.SAD - Sec. Administração 3.SEGOV.
CAPACITAÇÃO DE ORGANIZAÇÕES DA SOCIEDADE CIVIL QUE BENEFICIAM DE SUBVENÇÕES ATRAVÉS DO INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS.
1. Martín – Baró cita Merton, autor que contribui para esclarecer e diferenciar o que se entende sobre os conceitos de grupo, coletividade e categorias.
MSc. FERNANDO ANTONIO CABRAL DE SOUSA JUNIOR ADMINISTRAÇÃO EM SAÚDE PÚBLICO.
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
GT Carreira Técnico-Administrativo SINASEFE – Seção Sindical CEFET/SC.
PCCTAE?. Introdução  Carreira, que carreira?  Mas afinal o que é o PCCTAE?  A nossa idéia é conversar com os colegas sobre o nosso Plano de Carreira.
Your name COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO - CIS A idéia é dar uma rápida pincelada da “carreira” e do papel da CIS, bem como.
Sindicatos Observações FNU. 1. Critério Temporal para que haja movimentação por mérito: A Eletrobrás está analisando e estruturando mecanismo que contemple.
Your name COMISSÃO INTERNA DE SUPERVISÃO DO PLANO DE CARREIRA DOS CARGOS TÉCNICO-ADMINISTRATIVOS EM EDUCAÇÃO.
Seminário Sobre Racionalização
Transcrição da apresentação:

Seminário Sobre Racionalização Base Legal. O Que É? Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta? Os Próximos Passos. GT CARREIRA DA ASSUFRGS/CIS

Mas Afinal, De Onde Saiu A Racionalização? Art. 18. O Poder Executivo promoverá, mediante decreto, a racionalização dos cargos integrantes do Plano de Carreira, observados os seguintes critérios e requisitos: I - unificação, em cargos de mesma denominação e nível de escolaridade, dos cargos de denominações distintas, oriundos do Plano Único de Classificação e Retribuição de Cargos e Empregos, do Plano de Classificação de Cargos - PCC e de planos correlatos, cujas atribuições, requisitos de qualificação, escolaridade, habilitação profissional ou especialização exigidos para ingresso sejam idênticos ou essencialmente iguais aos cargos de destino; II - transposição aos respectivos cargos, e inclusão dos servidores na nova situação, obedecida a correspondência, identidade e similaridade de atribuições entre o cargo de origem e o cargo em que for enquadrado; e III - posicionamento do servidor ocupante dos cargos unificados em nível de classificação e nível de capacitação e padrão de vencimento básico do cargo de destino, observados os critérios de enquadramento estabelecidos por esta Lei.

E O Que É A Racionalização? O conceito de Racionalização vem sendo utilizado sob duas interpretações bastante distintas entre si, desde a transposição dos cargos existentes nos 03 níveis do PUCRCE (NA, NI e NS) para as 5 classes criadas no PCCTAE (A, B, C, D e E). Eu costumo dizer que qualquer um sabe que se nós dividirmos 3 por 5, todos perdem, isto é matemática.A, B, C, D e E A primeira interpretação é a de que Racionalização é sinônimo de mudança de Classe e a segunda é a de que através da Racionalização será mais fácil fazer a gestão dos trabalhadores em educação e que ela se dará através da aglutinação de cargos, extinção de cargos, criação de cargos, desaglutinação de cargos, retorno de cargos extintos e mudança de classe, tudo isto em função das “mudanças havidas no mundo do trabalho” e na suposta não necessidade de alguns fazeres hoje nas IFES.

E O Que É A Racionalização? A primeira interpretação é aquela em que depositamos as nossas esperanças de corrigir as injustiças havidas nesta transposição, olhem o que aconteceu com os cargos do Nível de Apoio do PUCRCE:

E O Que É A Racionalização? E agora olhem o que aconteceu com os cargos do Nível Intermediário do PUCRCE:

E O Que É A Racionalização? Se nós apenas analisarmos este gráfico já teremos uma dimensão do prejuízo que foi a nova classificação dos cargos para os colegas do antigo NA, pois, como podemos ver, apenas 14% dos cargos do NA (12 cargos) foram classificados na classe C, ficando 86% classificados em classes com salário menor, sendo 57% (50 cargos) na classe B e 29% (26 cargos) na classe A.classe Cclasse B classe A

E O Que É A Racionalização? Agora, analisando o que aconteceu com o Nível Intermediário do PUCRCE, constatamos que, enquanto 55% (77 cargos) foram classificados na classe D do PCCTAE, 45% foram classificados em classes de nível salarial mais baixo, sendo 43% (61 cargos) na classe C e 2% (03 cargos) na Classe B.classe Dclasse CClasse B

Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta? A proposta a que nos referimos é a que se encontra em discussão no GT Racionalização da CNS (Comissão Nacional de Supervisão) e que ainda se encontra inacabada e portanto, teoricamente, ainda pode ser alterada, por isto mesmo, é que é fundamental a mobilização de todos para tentarmos convencer a FASUBRA de que a posição de seus representantes deve espelhar os anseios da mobilização de suas bases. Antes de passarmos a discussão da proposta propriamente dita gostaríamos de lembrar aos colegas que esta não é, não foi e não será uma luta fácil, pois o governo já tem se posicionado em vários momentos que somente aceita discutir racionalização se esta não implicar em que os atuais ocupantes de cargos do PCCTAE tenham qualquer provimento derivado, ou seja, não haja nenhuma ocupação de novo cargo sem concurso público.

Quais Os Cargos Que Fazem Parte Da Proposta?

E Agora, Quais Os Próximos Passos? A partir do momento em que tomamos consciência da íntegra da proposta de racionalização que está na mesa da CNS e não nos sentimos contemplados, precisamos imediatamente construir propostas alternativas, que sejam fundamentadas e defensáveis em cima dos critérios apresentados na legislação e nos próprios critérios utilizados pela Fasubra para propor algumas das alterações de Classe, como por exemplo a questão da Escolaridade. É fundamental que entendamos que o fato de que no PUCRCE os cargos estivessem no mesmo Nível, sozinho não consiste argumento suficiente para convencer a Fasubra de que deveriam estar na mesma Classe no PCCTAE. Nós do GT Carreira da ASSUFRGS e nós, membros da CIS, nos colocamos a disposição para trabalharmos conjuntamente na construção destas propostas alternativas, mas sem a mobilização de todos, nada muda.