Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
8º Seminário de Transportes Multimodais
Advertisements

III CONGRESSO INTERESTADUAL DOS FERROVIÁRIOS E METROVIÁRIOS DOS ESTADOS DA BAHIA E SERGIPE Salvador – BA, 20 e 21 de dezembro de 2010 AS CONSEQÜÊNCIAS.
COMUNICAÇÕES SAR MISSÕES SAR.
SISTEMA DE ALERTA BIOLÓGICO SAB. SAB Cortina Biológica : controle e alerta prévio de contaminação nas rotas de migração de entrada e saída de aves silvestres,
SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE SAÚDE EM DESASTRES
Em BH é exigido por lei: Em caso de evento em local público, o empreendedor responsável deverá apresentar à Secretaria de Administração Regional Municipal.
Apresentação do Projeto Copa 2014
Tribunais e Juízes Militares
Plano de Ação do DECEA para Grandes Eventos
Logística e as Empresas de Segurança Patrimonial
Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea
DAC – IAC V CONGRESSO INTERNACIONAL DAS ROTAS DE INTEGRAÇÃO DA AMÉRICA DO SUL.
1 ESTUDO DE PERSPECTIVAS DE AÇÕES SISTEMÁTICAS Ouvidoria do Estado de Pernambuco 2013 Encontro de Ouvidorias das Cidades - Sede da Copa do Mundo FIFA Brasil.
O ATLÂNTICO SUL COMO ZONA DE PAZ E COOPERAÇÃO:
Referência: apresentações FT4 – coordenado pelo ONS Recife
O TCU e a Copa de 2014 Presidente: Benjamin Zymler Ministro Relator: Valmir Campelo.
1 As atribuições da Superintendência de Fiscalização do Abastecimento estão definidas no art. 32 do Regimento Interno da ANP.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Bombeiros Voluntários
Atuação da Secretaria de Segurança Pública de Mato Grosso em Grandes Eventos.
Consultoria de Orçamento da Câmara dos Deputados Consultoria de Orçamento do Senado Federal Elaboração de Emendas ao Projeto de Lei Orçamentária Anual.
Portal da Transparência Seção Copa 2014 Cenário Atual e Novas Perspectivas.
Apresentação Grupo CVC
ÁREA TEMÁTICA VI Ministério da Fazenda; Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior; Ministério do Turismo; Secretaria da Micro e Pequena.
Grandes eventos: Infra Telecomunicações
SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA SOCIAL
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Expediente Local Durante a Copa do Mundo FIFA 2014 MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Coordenação-Geral de Gestão de Pessoas DIRAD.
RAFAEL BRAGA – COORDENADOR DE COMUNICAÇÃO E MONITORAMENTO DE MÍDIA DO MINISTÉRIO DA DEFESA Mar/2014.
direito aeronáutico e a aviação de segurança pública
Planejamento Institucional da Aeronáutica
Comunicação Social da Defesa
Audiência Pública Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle 28 de fevereiro de 2012.
DEFINE O SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA CRIA A ANVISA
CENTRO DE DEFESA CIBERNÉTICA
Plano Decenal de Segurança do Trânsito
Copa do Mundo BRASIL EQUIPES 64 JOGOS 9 CIDADES Eliminatórias: 31 vagas + 1 anfitrião Africa: 53 equipes - 5 vagas Asia: 43 equipes – 4,5.
Estratégias de atuação da Polícia Militar de São Paulo
Code-P0 São Paulo, 30 de julho de 2010 Copa do Mundo de 2014: Planos e Ações do Governo Federal Documento de suporte para o 5º Congresso Internacional.
PROJETO CALHA NORTE youtube. com/watch
Legislação Aduaneira Base legal: - Decreto n /2009 e alterações.
Wagner C. da Silva. Exige a atuação coordenada de órgãos de saúde pública Requer o fornecimento de serviços especiais de saúde, públicos ou privados de.
PLANO ESTADUAL DE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL
ASPECTOS DA FISCALIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO DO TRÂNSITO
¨Copa do Mundo de 2014: Impactos no Turismo Brasileiro¨ João Carlos de Andrade.
URBANIZAÇÃO Estrutura, Hierarquia e Problemas Urbanos
1ª BRIGADA DE ARTILHARIA ANTIAÉREA
Um retrato do abandono da aduana brasileira. De acordo com a legislação a Receita Federal do Brasil tem a precedência nas ações de vigilância, repressão.
Operação Fronteira Blindada
Reunião de Contrato de Objetivos Doutrinários
3ª SUBCHEFIA O EMPREGO DUAL DE ORGANIZAÇÕES MILITARES EM OPERAÇÕES DE AJUDA HUMANITÁRIA.
TRANSFORMAÇÃO DA 4ª Bda Inf L (Mth)
LEI Nº 10991/97 Lei de Organização Básica da BM
Daniel Pereira | Vice-Governador Ciclo Completo de Polícia.
Comitê Interamericano contra o Terrorismo CICTE 1999 – principal foro para que os governos dos Estados membros promovam a cooperação nacional, regional.
CONTROLE DE FRONTEIRAS Uma análise do abandono da Aduana brasileira.
1/23 PLANO ESTRATÉGICO DE FRONTEIRAS = DEBATE = General de Divisão Álvaro Gonçalves Wanderley Subchefe de Inteligência de Defesa.
MISSÃO Fundado em 2006 tem por missão: “ Unir esforços no combate à pirataria, falsificação, descaminho, subfaturamento, contrabando, sonegação fiscal.
Brigada de incêndio da Serra do Japi. Protocolo de intenções MÓDULO TERRESTRE DEFESA CIVIL de JUNDIAÍ: Acionamento de todos os órgãos Envolvidos na operação.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
1 Audiência Senado Nossa infraestrutura KPN Telekom Austria 1T2014 Países 18 + Europa Radio Bases + 90 K Fibra Optica 438,000 km Satélites.
INSTRUÇÃO TÉCNICA Nº 01/11 Procedimentos administrativos
1 Cooperação técnica SEDEC e PNUD: Fortalecimento da Cultura de Gestão de Riscos de Desastres no Brasil (BRA/12/017) Setembro 2013.
SEMINÁRIO - CONSTRUINDO CAMINHOS PARA A CIDADANIA NO BRASIL: DESAFIOS DO NOSSO TEMPO Secretaria Nacional de Defesa Civil Ministério da Integração Nacional.
OPERAÇÃO FIM DE ANO 10 de dezembro de CONAERO – COMISSÃO NACIONAL DE AUTORIDADES AEROPORTUÁRIAS COMITÊ DE OPERAÇÕES ESPECIAIS OPERAÇÃO FIM DE ANO.
Artesanato Brasileiro SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA DA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA.
Plano de Projeto Legados dos Projetos Copa 2014 com orçamento em 2012 Belo Horizonte,
Secretaria de Direitos Humanos Protocolo Nacional Conjunto para Proteção Integral a Crianças e Adolescentes, Pessoas Idosas e Pessoas com Deficiência em.
Missão: Promover a segurança e a excelência do sistema de aviação civil, de forma a contribuir para o desenvolvimento do País e o bem-estar da sociedade.
Infraestrutura Aeroportuária: O Papel da ANAC Agência Nacional de Aviação Civil Audiência Pública da CVT - Câmara dos Deputados Brasília, 14 de julho de.
Apresentar os principais aspectos do emprego da Inteligência de Defesa nos Jogos OLÍMPICOS e PARAOLÍMPICOS RIO 2016.
Transcrição da apresentação:

Grandes Eventos: Copa do Mundo FIFA 2014 Rafael Braga – Coordenador de Comunicação e Monitoramento de Mídia do Ministério da Defesa

Governança para a Segurança PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA MINISTÉRIO DA DEFESA CASA CIVIL (Presidência) CASA CIVIL (Presidência) MINISTÉRIO DA JUSTIÇA MINISTÉRIO DA JUSTIÇA GSI / ABIN Coordenação de Inteligência GSI / ABIN Coordenação de Inteligência EMCFA (MD) EMCFA (MD) SESGE (MJ) SESGE (MJ) COL FIFA COORDENADOR DE DEFESA DE ÁREA COMISSÃO DE SEGURANÇA PÚBLICA E DEFESA CIVIL Coordenação Local ABIN Regional ABIN Regional Seg Local COL FIFA Seg Local COL FIFA

Segurança: Áreas Específicas de Interesse Escolta de Delegações Locais de Exibição Pública “Fan Fest” Aeroportos Estádios Rede Hoteleira Centros de Treinamento Pontos Turísticos Portos Estradas Segurança Pública Fronteiras Defesa Nacional Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo Força de Contingência Defesa Marítima e Fluvial Segurança e Defesa Cibernética Prevenção e Combate ao Terrorismo Defesa Estruturas Estratégicas Fiscalização de Explosivos Defesa QBRN Emprego Helicópteros Cooperação nas Fronteiras

Caberá ao Coordenador do Centro de Defesa de Área (CCDA) definir as estruturas estratégicas que receberão a proteção das Forças Armadas. As estruturas são monitoradas pelas MB, FAB e EB e podem ser ocupadas de acordo com as avaliações de risco feitas pela Abin, por intermédio de dados de inteligência devidamente coordenados com os órgãos responsáveis pelas respectivas estruturas estratégicas. Essas estruturas escolhidas serão aquelas que, se total ou parcialmente comprometidas, colocariam em risco a realização da competição. Implicarão os setores de comunicações, petróleo, energia elétrica, abastecimento de água e transporte. Defesa de Estruturas Estratégicas

Defesa Aeroespacial e Controle do Espaço Aéreo Este eixo específico estará sob a responsabilidade do COMDABRA e DECEA, respectivamente. Nos dias de realização de jogos, o espaço aéreo será limitado para voos comerciais e privados com janela de restrição: uma hora antes da partida e quatro horas após o início do jogo. Qualquer autorização de sobrevoos na região do estádio será submetida ao COMDABRA, inclusive as aeronaves das Forças de Segurança. A Fifa terá uma aeronave para as transmissões aéreas do estádio. Obs.: Para a copa do mundo Fifa 2014 é possível que esse eixo sofra modificação sobre o horário de limitação para os sobrevoos (Questão polêmica na Mídia)

Defesa Marítima e Fluvial A cargo do Distrito Naval, a área nas imediações do estádio será patrulhada no sentido de impedir qualquer entrada de embarcação suspeita. A Marinha também poderá realizar operação na região portuária de modo a permitir a segurança do local.

Cooperação nas Fronteiras O Brasil tem uma fronteira de 16,8 mil quilômetros com os dez países da América do Sul. Periodicamente, as Forças Armadas realizam as operações Ágata com o objetivo de combater ilícitos transfronteiriços. ASCOM/MD e Centros de Comunicação preparam divulgação da megaoperação que será às vésperas da Copa do Mundo.

Fiscalização de Explosivos O Exército é quem tem a missão de fiscalizar o comércio de explosivos. A entrada e saída desses produtos são motivo de vistoria minuciosa nas empresas autorizadas. Por se tratar de um grande evento, 290 organizações militares foram envolvidas nesse processo de fiscalização, em todo o território nacional, para vistoriar depósitos e pontos de comercialização. Para a Copa das Confederações Fifa 2013 foram utilizados 900 militares para a fiscalização nas respectivas áreas. Efetivo será reforçado para Copa do Mundo FIFA 2014.

Segurança e Defesa Cibernética Outro eixo a cargo do Exército. Por meio do Centro de Defesa Cibernética (CDCiber), os militares fazem o monitoramento na rede mundial de computadores tentando identificar possíveis ações que coloquem em risco qualquer estrutura operada por computadores. O CDCiber não se dispõe a monitorar empresas privadas, mas a atuar na defesa contra “invasores” cuja as ações poderiam provocar danos, por exemplo, ocasionando incidentes graves ao evento.

Defesa QBRN Militares especializados em Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear realizarão a vistoria/varredura nos estádios, centros de treinamento das seleções, campos oficiais de treinamento, hotéis oficiais, aeroportos, bases aéreas e comboios das delegações. A operação tem por objetivo certificar se nos locais não há qualquer um desses produtos nocivos.

Emprego de Helicópteros As Forças Armadas têm por missão o emprego de helicópteros para a defesa aeroespacial, em apoio as operações terrestres, e as ações de contraterrorismo que poderão contar com câmeras (olho de águia) no patrulhamento dos locais de interesse.

Prevenção e Combate ao Terrorismo A missão, que é coordenada pelo Comando de Operações Especiais do Exército, conta com a participação de diversos especialistas neste tipo de operação, com destaque para o Exército, a Marinha, o Departamento de Polícia Federal e as Polícias Militar e Civil. Todas as ações estão fundamentadas em protocolos de incidentes devidamente elaborados visando este grande evento.

Força de Contingência Como a segurança dentro dos estádios é privada e por conta da Fifa, as imediações dos campos ficarão por conta da segurança pública, ou seja, policiais federais e militares, além do Corpo de Bombeiros. Caberá às Forças Armadas manter um efetivo aquartelado para ser empregado em caso de grande contingência, como por exemplo, falência das tropas de segurança pública.

Cidades Sede Manaus Fortaleza Natal Recife Salvador Brasília Cuiabá Belo Horizonte Rio de Janeiro São Paulo Curitiba Porto Alegre

Estádio Maracanã