OSISA’s Initiatives in Mozambique. 1. What problem(s) does the initiative seek to address? Wona SananaZizileSave the Children - Fraco acesso a serviços.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ministério do Meio Ambiente Secretaria de Meio Ambiente do Estado
Advertisements

PLANO DE ACTIVIDADES.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Planificação da bacia hidrográfica para recursos hídricos
O nosso CNE de amanhã… A visão do Escutismo é ser um Movimento Global, que contribui que forma real para a construção de Mundo melhor. ENTÃO…
FÓRUNS DA AGENDA 21 Sempre em frente!.
SEMINÁRIO: POLÍTICAS PÚBLICAS DE ECONOMIA SOLIDÁRIA
PARCERIAS: COM QUEM FAZEMOS?
Encontro de Líderes dos PEQPC
Sumário da componente da terra para o Compacto MCC
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Nome do Município data. Nome do Município data.
Nome do Município 00/00/0000 Operações em cerca de 300 municípios brasileiros. Compromisso de contribuir com o desenvolvimento do Brasil e das comunidades.
Análise do Gasto Público Visão do Banco Mundial e Experiencias Internacionais Yasuhiko Matsuda, Banco Mundial Seminário: Qualidade do Gasto Público no.
Os Jovens e a Política Grupo Rosa.
Gestão de Mídias Digitais na construção da cidadania
SEBRAE & Desenvolvimento LocaL
1 - PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 3 PRIORIDADES
2ª Oficina temática Gestão: como fazemos?
A gestão dos recursos, das pessoas, dos serviços e processos
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
RUMO A SOLUÇÕES PARA ÁGUA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Teorias de Letramentos em uso: o Currículo Básico da SEDU
PNAIC PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Realização - Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará – APDMCE Parceria - Fundação Demócrito Rocha –FDR Apoio - Governo do Estado,
SNV Moçambique.
PROJECTO: Integração do HIV e SIDA Resultados Resultado 1: Recursos de conhecimento sobre a integração do HIV e SIDA (guiões, kits de ferramentas,
Trata-se de uma metodologia que permite: –a definição e Implementação da Visão / Estratégia / Cultura da empresa; –um trabalho ao nível da Organização;
Projecto EMMA Projet cofinancé par les Fonds Européen de Developpement Régional Project cofinanced by the European Regional Development Fund.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Relação entre Propriedade Intelectual (PI) e a investigação técnico-científica
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
O desafio do trabalho em “rede”
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
| 29 de Outubro 2013 | INCUBADORA de ECONOMIA SOLIDÁRIA E
O FSE no financiamento de estratégias de empregabilidade e de coesão social 29 de maio de 2013 Universidade dos Açores.
Os Fundos de Coesão no próximo período de programação O Fundo Social Europeu - Estratégias de empregabilidade e coesão social – UAC,
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
O Programa País Para o Trabalho Digno (PPTD) para Moçambique
Programa “Oportunidades”: Empreendedorismo e Combate à Pobreza
1 J UDIT T ÖRÖKNÉ R ÓZSA DG R EGIONAL AND U RBAN P OLICY.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
BANCO AFRICANO DE DESENVOLVIMENTO
United Nations Development Programme
Accelerando a propagação do Evangelho. Um Homen Dá-me um homem – um só homem, Cuja fé governe seus pensamentos, Cuja fé governe seus pensamentos, E endireitarei.
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
UniCNPL UniCNPL Universidade Corporativa da Confederação Nacional das Profissões Liberais.
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Atenção Básica em Saúde
TECA – Tecnologias para agricultura
E RASMUS M UNDUS II Ana Mateus DGES Reitoria da Universidade de Lisboa, 26 de Outubro de 2009.
Num contexto particular...
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
Atuação dos agentes de Controle Social
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: CONCEPÇÕES DE PROFESSORES E DIRETORES
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
Projeto EF Cidadã Educação Financeira para jovens e adultos em situação de pobreza e extrema pobreza com foco no empoderamento financeiro do cidadão .
Ministério da Educação Secretaria de Educação Básica
3ª Conferência FORGES Política e Gestão da Educação Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa Universidade Federal de Pernambuco, BRASIL | 4,
PRODUTOS PNUD PARA PARCERIA COM O CONACI Iniciativas Anticorrupção.
Ana Rodrigues Aflatoun International
INSTRUMENTO EUROPEU PARA A DEMOCRACIA E DIREITOS HUMANOS (IEDDH)
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

OSISA’s Initiatives in Mozambique

1. What problem(s) does the initiative seek to address? Wona SananaZizileSave the Children - Fraco acesso a serviços de DPI no país, especialmente nas zonas rurais; - Apenas 4% das crianças em idade pré-escolar com acesso a serviços de DPI. - Ausência de uma política nacional de DPI; - Falta de uma visão partilhada sobre o DPI; - Pouco envolvimento dos pais. - Fraco desenvolvimento da linguagem em crianças em idade pré-escolar; - Sustentabilidade dos projectos de DPI.

2. How was the initiative conceptualized? What informed/inspired the initiative? - Boas práticas/iniciativas já existentes; - Fraco investimento no DPI; - Falta de cobertura dos serviços de DPI; - Unanimidade das OSC sobre a importância de uma política de DPI; - Necessidade de partilhar uma visão nacional sobre o DPI; - O estudo do Banco Mundial Who was involved in what ways? - Lideranças locais, comunidades, agentes educativos, famílias e crianças participaram na auscultação, definição de prioridades do projecto; - OSC que trabalham na área do DPI, Governo (a nível nacional, provincial e local) e Academia, apoiaram na definição de estratégias e temáticas relevantes. When was it conceptualised? - Entre os anos 2011 e 2012.

- Civil Society Organizations - Community Base Organizations - Government (Ministries) * Sharing knowledge and best practices * Promoting meetings to ensure and promote a national policy on ECD 3. How has the initiative been implemented? Target group Zizile - National meetings to promote a national vision on ECD - Network to advocate for a national vision policy on ECD Save the Children - Treinamento de educadores, professores e pais - Criação de grupos de poupança Wona Sanana -Envolvimento de lideranças - Mobilização comunitária - Construção de escolinhas - Treinamento de educadores Period Costs/resources Who and how - Crianças - Famílias - Comunidades - Governo ????????????????????????????? Crianças; - 50 Animadores, 100 Professores; Cuidadores, 100 Pais; - 40 Líderes comunitários; 4 Comunidades USD ,00 / year 3 years ( ) - 50 CSOs - 20 CBOs - 50 Ministries’ representatives - 10 Academy institutions USD , year (2012) USD ,00 / year - 2 years ( ) - Crianças e pais/encarregados de educação - Envolvemos a liderança através da mobilização dos pais a participarem activamente nas actividades do ECCD, a participarem nos grupos de poupanças. - Parceiros do governo a todos os níveis.

Photos Save the Children – Art Activities Zizile – Meeting with ECD stakeholders Wona Sanana – ?????????

4. Challenges and how have these been approached? ChallengesHow have these been approached Baixo nível de escolaridade e a mobilidade das pessoas nas zonas rurais Adaptação de metodologias e conteúdos Sustentabilidade das escolinhas, criação do sentido de responsabilidade Formar os grupos de poupanças que vão dar continuidade das actividades Capacitação em gestão de Escolinhas Baixo nível técnico do pessoal do Governo nos distritos????????????????? A maioria das crianças moçambicanas têm como língua materna outra língua que não o português Adopção de metodologias de educação que privilegiam a língua materna Número limitado de técnicos formados na área de DPI???????????????? Educação Pré-escolar ainda não é inclusiva???????????????? Fraco entendimento da importância do DPI e pouca participação dos pais nas actividades do ECDE Trabalho de sensibilização e mobilização com as lideranças locais Reuniões e fóruns de debate sobre a importância do DPI Baixos salários dos animadores e fracas habilitaçõesIncentivos e capacitação de animadores Fraca valorização do DPI e fraco investimento na área por não ser vista como prioridade Reuniões de trabalho para sensibização dos Ministérios Discussão de possíveis estratégias e políticas Pouca disponibilidade das CSOs para reunir e promover acções conjuntas / Divergências de visão sobre o ECDE Trabalho em rede

How are these being capitalized upon? -Partilha de boas práticas com parceiros (Government, CSOs, Academic Institutions); - Orientações para instituições interessadas em actuar no DPI; - Transição: reforço de boas práticas dos professores das classes iniciais; - Formação dos grupos de Poupança (experiência transmitida a outros projectos); - Partilha de documentação sobre ECDE; - Trabalho em rede. How is all this measured a documented/captured - Medimos através dos instrumentos de monitoria e avaliação de cada actividade desenvolvida (questionnaires, informal conversations, interviews) - Documentamos através de fotografias, histórias de sucesso, reports e estudos de caso. 5. Successes, inspirations and possibilities?

Photos Save the Children – Savings Group Zizile – Parents’ Activities Wona Sanana – ?????????

6. Lessons learned, conclusions and recommendations - Maior dinamismo na área do DPI (crescimento de número de intervenientes e iniciativas); - Maior compreensão da necessidade de ver o DPI como área de desenvolvimento prioritária; - Quando motivadas, as comunidades podem desenvolver acções de DPI sustentáveis e com base nos recursos existentes; - O envolvimento a todos os níveis faz com que o projecto seja muito bem implementado; - Os fundos da OSISA vieram flexibilizar e fortificar o nosso trabalho no ECDE, contudo gostaríamos de recomendar financiamentos de longa duração 3-4 anos para que possa ser avaliado o impacto das actividades implementadas.

Photos Zizile – Community Forum Save the Children – Washing Hands Wona Sanana – ?????????

Thank you for your attention!