Reino Unido é o 3º maior mercado de títulos de dívida.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Denise Pauli Pavarina de Moura
Advertisements

Nivalde J. de Castro André Luis Leite Graciella Martignago
Universidade Potiguar - UNP
Mercado de Títulos de Dívida: análise e perspectivas
Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise Financeira e o Impacto na Economia Mundial.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crise europeia e crescimento econômico no Brasil.
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Juros no Brasil e no Mundo.
Conjuntura Econômica Brasileira
Assessoria Econômica da FEDERASUL
1 Assessoria Econômica da FEDERASUL Crescimento Econômico Brasileiro no 2º Trimestre e a Evolução dos Juros.
ECONOMIA BRASILEIRA CONTEMPORÂNEA
PROGRAMA DE APOIO AO SEGMENTO DE MICROCRÉDITO
Clique para editar o estilo do título mestre Clique para editar os estilos do texto mestre Segundo nível Terceiro nível Quarto nível Quinto nível 1 1 SIMULAÇÕES.
PLC 116/10 Convergência Tecnológica Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) Senado Federal 01/12/10 Cesar Rômulo Silveira Neto Secretário Geral SindiTelebras.
Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão Temporária de Avaliação da Política Fiscal Cleber Oliveira Agosto de 2011.
A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
PERPECTIVAS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
CENÁRIO ECONÔMICO Paulo Safady Simão – Presidente da CBIC Lima – Peru.
O Mercado de Capitais e o Crowdfunding Gustavo Machado Gonzalez
NOVO MERCADO DE RENDA FIXA
Fundap – Grupo de Conjuntura Crédito no 1º semestre de 2009: a força dos bancos públicos.
FINANÇAS CORPORATIVAS
O Mercado de Capitais e a Sustentabilidade das Empresas:
1 6° Encontro Nacional Relações com Investidores e Mercado de Capitais Renda Fixa e Variável como Instrumento de Acesso ao Mercado de Capitais Convivendo.

Ferramentas de Acesso ao Mercado de Capitais
Br strateg i 1 ABERTURA Os fatos aqui apresentados tem como objeto ajudá-lo a desenvolver suas estratégias financeiras para o ANO DE 2013.
Maria Helena Santana Mercado de Capitais Brasileiro: Evolução e Desafios SECIF 15 de Maio de 2008.
3º Encontro Administradoras de Consórcios e Banco Central
em Instituições Financeiras
1. 2 Aperfeiçoamento da informação Maior liberdade para administradores e gestores Aumento da responsabilidade de administradores e gestores e venda adequada.
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Visão do Setor Privado Brasília – DF Nov/ entidades estados e DF Mercado imobiliário Saneamento Obras rodoviárias Segmentos da construção SINDICATOS,
Ministério da Fazenda A Administração da Dívida Interna: Resultados, Desafios e Perspectivas Eduardo R. Guardia Secretário do Tesouro Nacional Câmara de.
Paulo de Sousa Oliveira Junior
EFICIÊNCIA QUE MOVE O MERCADO..
Reunião CTPIn - Março Agenda O que é o BNDES FEP? Principais Objetivos do Estudo Setores Modelo de Equilíbrio Geral Alumínio Cimento Siderurgia.
MERCADO FINANCEIRO.
PIB TRIMESTRAL Bahia – 4º Trimestre de 2009 Bahia – 4º Trimestre de 2009 CONJUNTURA ECONÔMICA: 2011 DILMA_100 dias.
Caso 3 – política fiscal e monetária
22 de Outubro 2009 Desempenho do BNDES – 3º trimestre 2009.
Conceito de Securitização
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
A crise mundial e o papel do BNDES
Investimentos Financeiros para RPPS Maio / Renda Fixa.
Aperfeiçoamento do Mercado Doméstico de Títulos Públicos Federais.
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 A CRISE MUNDIAL E SEUS EFEITOS NO BRASIL Nelson Barbosa Secretário de Política Econômica 2 de.
Diálogos da Construção: A Economia Brasileira em Perspectiva Robson Gonçalves Ana Maria Castelo.
Letra Imobiliária Garantida Daniela Veltri Nov/2014.
Mauá Investimentos Brasil: Perspectivas Macroeconômicas Por Luíz Fernando Figueiredo Porto Alegre, 12 de abril de 2006.
A importância e vantagens de um Rating
MINISTÉRIO DA FAZENDA Secretaria do Tesouro Nacional
Ministério da Fazenda Secretaria de Política Econômica 1 Investimento Público no Brasil: desafios e oportunidades Junho/2011 SÉRGIO WULLF GOBETTI – Secretário.
Oportunidades e desafios no setor farmacêutico
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Agenda ANBIMA/BNDES de Apoio ao Mercado de Capitais de Renda Fixa Atraindo recursos privados para o financiamento dos investimentos de longo prazo Ministro.
IV Seminário Brasileiro do Transporte Rodoviário de Cargas O “Apagão” Logístico Impedirá a Retomada do Crescimento? José de Freitas Mascarenhas Presidente.
Regulamentação dos critérios para realização de investimentos pelas sociedades supervisionadas pela SUSEP Regulamentação dos critérios para realização.
Mercado do Títulos Público
Contabilidade das IF e Atuariais
12º Congresso LCA/LCI – Oportunidades e Desafios Sérgio Odilon dos Anjos Consultor.
Mercado de Capitais.
Seminário: Financiamento do Desenvolvimento
Déficit Público e Dívida Pública
Sistema Financeiro Nacional
Mercado Financeiro: noções
1 Luiz Fernando Figueiredo IBCPF - Junho de 2001 Banco Central do Brasil A Conjuntura Econômica e a Importância do Planejamento Financeiro.
1 Internacionalização e Regulação do Mercado de Capitais no Brasil João Cesar Tourinho.
Ratings Services Regina Nunes Presidente Standard & Poor’s 55 (11)
Transcrição da apresentação:

Reino Unido é o 3º maior mercado de títulos de dívida

Títulos Corporativos são pouco representativos no R.Unido

Mercado em libras é de longo prazo Tipo de Moeda USDEURJPYGBPCADAUDOutros Participação (%)43,727,817,94,92,91,01,8 Duration (anos/média) 4,55,46,78,16,43,85,2 Composição do Mercado Global de Títulos com Grau de Investimento em 2010

Mercado Corporativo se desenvolveu a partir dos 90 Fonte: Haldane, 2014

Emissões corporativas se recuperaram apesar da redução da liquidez Emissões Líquidas de Títulos Corporativos (Em £ bilhões)

Características da Regulação Britânica Mudança institucional profunda recente: BoE (liquidez) Regulador Único (FSA) x Twin Peaks (BoE+PRA) + FCA Regras em consonância com as Diretivas Europeias Concorrência regulatória com Dublin e Luxemburgo Regras de emissão claras, estáveis e amigáveis. Mercado tem mais responsabilidades que no Brasil.

Crédito no Brasil já é superior à média internacional Fonte: Banco Mundial (2013). Elaboração dos Autores Crédito Doméstico ao Setor Privado em 2011 (Em % do PIB)

Banco comandam crescimento do crédito corporativo Fonte: Banco Central e CETIP Evolução dos Principais Componente do Crédito Corporativo (Em % do PIB) 22,8 12,0 15,8 5,8 9,1 4,0 14,4 8,2 8,6

“Debêntures Leasing” puxam o crescimento Fonte: ANBIMA Evolução do Estoque de Debêntures (Em % do PIB) 22,8 12,0 15,8 5,8 9,1 4,0 14,4 8,2 8,6

Mercado deslanchou com a 476 Fonte: ANBIMA Emissões de Debêntures por Tipo de Distribuição(Em R$ bi) 22,8 12,0 15,8 5,8 9,1 4,0 14,4 8,2 8,6

Debêntures continuam sendo emitidas em DI Fonte: ANBIMA Estoque de Debêntures por Indexador (Em %) 22,8 12,0 15,8 5,8 9,1 4,0 14,4 8,2 8,6

Bancos são os principais atores, inclusive aquisição Fonte: ANBIMA Estoque de Debêntures por Grupo de Detentores em 08/08/2013 (%) 22,8 12,0 15,8 5,8 9,1 4,0 14,4 8,2 8,6

Outros aspectos do mercado brasileiro Debêntures incentivadas – Lei Não há gargalos regulatórios relevantes que limitem o desenvolvimento dos mercados primários e secundário. Queixas de todos os atores à operacionalização da 400 Taxa básica de juros elevada é o principal fator limitador à expansão do mercado.

Estrangeiros representam 68% do mercado. Aparato regulatório e a infraestrutura de mercado são amigáveis para emissores e investidores. Diretivas Europeias (Passaporte) e acordo com a SEC facilitam a realização de emissões transnacionais Foco da atuação da FCA é supervisão e enforcement. O que a experiência britânica informa ao mercado brasileiro ?

Liquidez é importante, mas não impede o desenvolvimento do primário. Desafio para ampliação da transparência é consolidar as fontes de informação. Mercado de derivativos profundo e eficiente atrai emissores. Processo de distribuição equilibra interesses de emissores e investidores.

O que mercado brasileiro pode aprender com o R. Unido Ampliar a transparência não resolve o problema da falta de liquidez, mas nem por isso é um objetivo a ser negligenciado. Liquidez é importante, mas não é impeditiva ao desenvolvimento do mercado primário. É preciso melhorar a operacionalidade dos processos de registro.

Há que se repensar responsabilidades dos agentes envolvidos nestes processos É necessário reequilibrar a atuação do regulador Emissores e seus consultores deveriam avaliar melhor as vantagens em operações que atinjam públicos mais diversificados. O que mercado brasileiro pode aprender com o R. Unido

Sugestões de Temas para uma Agenda de Trabalho Otimização dos processos de registro para emissões distribuídas no âmbito da Instrução nº 400 Dispensa de aprovação prévia do material publicitário pela CVM. Alteração dos critérios de bookbuilding. Ampliação do prazo da Lei nº e do alcance de seu artigo 2º. Aumento da transparência - divulgação de informações pós-trade.

OBRIGADO! Ernani Torres Luiz Macahyba