UFOP - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Administração Disciplina: Redes e Novos Desenhos Organizacionais Prof.ª Simone Rocha Aluno: Ronaldo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Redes Comunitárias Metropolitanas de Educação e Pesquisa Comunicação sem limites José Luiz Ribeiro Filho Abril 2005 RNP/PAL/0246 © 2005 – RNP.
Advertisements

EVENTO INTERNACIONAL Gestión de Redes Sociales Cooperação Brasil-Colombia CNPq/Colciencias Projeto Redes técno-sociais e gestão democrática da cidade Coordenação.
Prof. Nivalde J. de Castro Coordenador do GESEL-UFRJ
AGÊNCIA REGIONAL DE DESENVOLVIMENTO. AGÊNCIA ESTADUAL DE DESENVOLVIMENTO METAS DESAFIOS APOIO DESENVOLVIMENTO IMPORTÂNCIA ESTRATÉGIAS DIVISÃO.
Análise das cinco forças de Porter
Diferenciação, Posicionamento e Vantagem Competitiva
Maria Manuel Leitão Marques
As políticas públicas setoriais: expectativas dos ministérios do Trabalho, da Educação, do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e da Ciência.
SIG Organização: Funções, Processos, Níveis Objetivo: contextualizar a organização descrevendo suas funções, processos e a interdependência com os SI’s.
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
FUNDAMENTOS DE MARKETING
A Promoção da Prática Baseada em Evidências em Nível Global através da Pesquisa: como eliminar lacunas no financiamento e na publicação Moisés Goldbaum.
Financiadora de Estudos e Projetos
II CONEGOV Conferência Sul-Americana de Ciência e Tecnologia Aplicada ao Governo Eletrônico Florianópolis, 11 e 12 de agosto de Aires J. Rover Prof.
REESTRUTURAÇÃO INDUSTRIAL, TERCEIRIZAÇÃO E REDES DE SUBCONTRATAÇÃO
REALIZAÇÃO. REALIZAÇÃO OBJETIVO GERAL ESTABELECER E IMPLEMENTAR UM MODO INTEGRADO PARA O DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO DOS FORNECEDORES DAS PRINCIPAIS.
Teoria Econômica: Mercado e Concorrência
Planejamento Estratégico AULA 2 Janeiro/2011
GEI – Gestão Estratégica da Informação Posicionamento
Planejamento de Marketing
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INDUSTRIAL, TECNOLÓGICO E DE COMÉRCIO EXTERIOR HORIZONTE 2008 Brasilia, 06 de julho de 2006 INICIATIVA NACIONAL DE INOVAÇÃO PROGRAMAS.
BPMO Escritório de Processos
Redes e Novos desenhos organizacionais
Gestão de Marketing Conceitos gerais.
Estratégias do agronegócio
-Resolução do Conselho de Ministros 155/2007, de 2 de Outubro de 2007 Aluno: Antony Nelson Amaral da Silva Matrícula: Matéria: IHC Professor(a):
Bacharel em Administração com ênfase em Marketing.
Planejamento Urbano Municipal e Regional
BVS – Homeopatia Brasil Comitê Consultivo/Executivo BVS-Ho. AMHB - APH – FEMHPR - AMHMG Representado por Rosângela Fidelis Brambilla 09 de Maio/2008.
GESTÃO ESTRATÉGICA 5 FORÇAS DE PORTER
Universidade Federal de Santa Catarina
Gestão da Inovação Tecnológica
Alianças Estratégicas
Revisão 2 b.
2004 Fórum Nacional de Controle Interno 2007 Alteração: Conselho Nacional de Controle Interno (Estatuto define regras) 2010 Aprovação, pelo CONACI, das.
Perfil do orientador Professor: Jorge Luiz da Silva Viana
Congresso Internacional de Investigação Científica em Enfermagem IV Terceira, 5, 6 dez
Gerência de Projetos (continuação) Prof. Tales Cabral Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática 3º Módulo.
Elisângela Martins do Rego Juliana Aparecida Coelho
“Educação para o desenvolvimento da Amazônia” A UNAMA NO BRASIL NOVAS ARQUITETURAS DE NEGÓCIOS: Formação de Redes Interorganizacionais Profª Gleides Magalhães.
Origens da Teoria Estruturalista
Modelos de Negócios.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Especialização em Gestão de Pessoas
Logística Planejamento e Programação Logística
AUDIT COMMITTEE INSTITUTE
e-Commerce (Comércio Eletrônico)
IDESTUR IDESTUR Instituto de Desenvolvimento do Turismo Rural TURISMO RURAL ESTRATÉGIAS DE MERCADO Promoção ABAV SP 2011.
Seminário Avançado - Eletiva A
CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO – 1 SI
Planejamento e Responsabilidade Social
Políticas Públicas Profª MSc. Catharina Teixeira MARÇO 2014
COMPETITIVIDADE ENTENDIMENTO GERAL DIMENSÃO DA EFICIÊNCIA OPERACIONAL Derivada da excelência empresarial no desempenho de atividades econômica ou financeiramente.
“ ” Nós devemos ser a mudança que queremos ver no mundo. (Gandhi)
Administração de Preços e Administração da Distribuição
UMA EMPRESA PARA O COMÉRCIO EXTERIOR
Universidade Presbiteriana Mackenzie
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ Centro de Educ. de Ciências Jurídicas, Políticas e Sociais Curso de Direito Disciplina: Direito Empresarial (Direito Societário)
ALIANÇAS ESTRATÉGICAS
Ferramentas de Gestão: 5 Forças Porter e VRIO
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DIREITO COMERCIAL E LEGISLAÇÃO SOCIETÁRIA Prof. MsC. UBIRATAN RODRIGUES DA SILVA REGIME JURÍDICO DA LIVRE INICIATIVA. OBJETO:
UNIEURO CENTRO UNIVERSITÁRIO Disciplina PROJETO INTEGRADOR II Professora Responsável SELMA MORAES GESTÃO DE PROJETOS.
Gestão Negociação Internacional
Programa Prof. Roberto Tenório. 1. Estratégia Administrativa e o alinhamento da controladoria 2. Evolução Conceitual da Logística 3.Logística x otimização.
Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil Mercado de Sementes no Brasil Reginaldo Minaré Brasília, 08 de agosto de 2013.
REDES HORIZONTAIS DE PMEs Conceito Método de aplicação Objetivos,competitividade.
PARTE 2 O PROCESSO ESTRATÉGICO: FORMULAÇÃO Título: Administração Estratégica – da competência empreendedora à avaliação de desempenho Autores: Bruno H.
ADM046 Planejamento e Gestão da Qualidade I Professora Michelle Luz AULA 2.
ADMINISTRAÇÃO DA EMPRESA DIGITAL. 1. Projetar sistemas competitivos e eficazes 2. Entender requisitos de sistema do ambiente de negócios global 3. Criar.
Gestão de Projetos Tecnológicos Flávia Vancim Aula 5.
Transcrição da apresentação:

UFOP - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas Curso de Administração Disciplina: Redes e Novos Desenhos Organizacionais Prof.ª Simone Rocha Aluno: Ronaldo Katsumi Murasawa Data: 11/04/2011

 Rede: o termo designa um conjunto de pessoas ou organizações interligadas direta ou indiretamente (Marcon e Moinet, 2000).  Configuração em rede: forma eficaz para as empresas alcançarem competitividade nos mercados por meio de complexo ordenamento de relacionamentos, em que as firmas estabelecem interrelações.

Dieter Ernest sub-dividiu em:  Redes de fornecedores;  Redes de produtores;  Redes de clientes;  Coalizões-padrão;  Redes de cooperação tecnológica.

 Dimensão da Cooperação: guardam cada uma sua independência, mas optam por coordenar certas atividades específicas de forma conjunta.  Objetivos: criação de novos mercados, suporte de custos e riscos em pesquisas e desenvolvimento de novos produtos, gestão da informação e de tecnologias, definição de marcas de qualidade, defesa de interesses, ações de marketing, entre outros.  Favorecem a concentração de esforços, sem privar a liberdade de ação estratégica de seus membros.

[Do fr. coalition.] S. f. 1. Acordo de partidos políticos para um fim comum. 2. Aliança de nações. 3. Econ. Coligação de produtores da mesma categoria que objetivam vantagens comuns ou lucros arbitrários, ou visam a proteger-se contra a concorrência desleal. [Cf. (nesta acepç.): cartel2.] 4. Jur. Consórcio, convênio, ajuste, aliança ou fusão de capitais, de caráter criminoso, para impedir ou dificultar a concorrência, visando ao aumento de lucros arbitrários. [Sin. ger.: coalização.] Fonte: Dicionário Aurélio

São iniciadas por potenciais definidores de padrões globais com o objetivo explícito de prender tantas empresas quanto possível a um seu produto proprietário ou padrões de interface.

ESTUDO DE CASO: Multiplus e a Industria de Programas de Fidelidade

 BALESTRIN, Alsones; VARGAS, Lilia M. A DIMENSÃO ESTRATÉGICA DAS REDES HORIZONTAIS DE PME’s: TEORIZAÇÕES E EVIDÊNCIAS, São Paulo Disponível em:. Acesso em 10 jan  CASTELLS, Manuel; CARDOSO, Gustavo. A Sociedade em Rede – Do conhecimento à Ação Política. In: CONFERÊNCIA PROMOVIDA PELO PRESIDENTE DA REPÚBLICA, 2005, Belém: Centro Cultural de Belém,  Dicionário Aurélio Eletrônico Século XXI, v Lexikon Informática Ltda., Nov  NETO, Antonio B.R. Redes Empresariais: uma estratégia moderna para aumentar a competitividade das empresas no mercado. Rio de Janeiro, agosto,  PENNO, Luiz F. L., São Paulo Disponível em: C&Volume=1&Numero=2&Ano=2002. Acesso em 10 jan