Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GRUPO 4 Coordenadora: Hilda Participantes:
Advertisements

COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
PROGRAMA de Educação pelo Trabalho para a Saúde – PET/SAÚDE/UFPE
Grupo de Trabalho da Área de Desenvolvimento de Recursos Humanos da FE - Bauru GTADRH - FE.
METODOLOGIA PARA PROJETOS TECNOLÓGICOS
A PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL EDUCACIONAL
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
CURSO TÉCNICO EM ADMINISTRAÇÃO:
Programa de Reestruturação dos Hospitais de Ensino As estratégias de certificação e contratualização Junho 2008 Ministério da Saúde Secretaria de Atenção.
Estratégia para Fortalecimento do Controle Social no SUS
ATENÇÃO BÁSICA À SAÚDE DA FAMÍLIA
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Educação Permanente em Saúde :
Origens da Política de Gestão de Pessoas Grupos de Trabalhos da Área de RH
Acolhimento Psicológico na promoção da saúde integral o desafio da interdisciplinaridade
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
ROBERTA RIBEIRO NUNES; JOÃO BOSCO LIMA BARBOSA
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
O PLANEJAMENTO ESCOLAR
Cadastro Único Instrumento de conhecimento da realidade brasileira, particularidades, características de cada município, potencialidades e vulnerabilidades.
Ana Raquel de Carvalho Mourão Cláudio Fernando Rodrigues Soriano
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
Foco de Atuação: Atenção Básica
Estratégias de Atuação no Mercado do Direito Ambiental Este curso é oferecido por:
A formação de Auxiliares de Saúde Bucal pela ETIS, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde no município de Piraí, RJ, tem como objetivo a qualificação.
Gestão por Competências
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
Profª.: Luciene 8ºP. Enfermagem.  CGU  TCU  Ministério Público Federal e estaduais  Tribunais de contas de Estados e Municípios  Conselho Nacional.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Introdução: A ESP-PE realiza seus cursos técnicos de forma descentralizada através de parceirias interinstitucionais de saúde e de educação. O Curso Técnico.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: O Pacto de Gestão comprometeu.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
LIDERANÇA E GESTÃO DE PESSOAS
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Realização de Fóruns.
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
A prática do psicologo no CRAS
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
INSTITUTO FORMAÇÃO – Cursos Técnicos e Profissionalizantes
A organização do processo de trabalho e da assistência à saúde: análise dos municípios que compõem a 7ª Secretaria de Desenvolvimento Regional de Santa.
EDUCAÇÃO CONTINUADA NA ENFERMAGEM É UM TRABALHO CONTÍNUO COM OS FUNCIONÁRIOS INTEGRANDO-OS NA PRÓPRIA FUNÇÃO E NO CONTEXTO INSTITUCIONAL.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Garantir a oferta de água para melhoria de qualidade de vida e desenvolvimento sustentável. Tornar-se até 2011 uma empresa de excelência no atendimento.
FONAPRACE – SE - abril/2014. ◦ Reformulação do questionário do perfil dos RUs 1. Criação do grupo no facebook para acompanhamento e discussão das propostas;
NASF-Nucleo de apoio a Saúde da família
Rede de Atenção à Saúde promovendo cuidado e qualidade de vida
Secretaria da Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Recursos Humanos Ações Educação Permanente para o Controle Social Perspectivas 2014.
CAPACITAÇÃO PARA GESTORES Práticas integrativas e complementares.
MARÍLIA – 06/10/2010. AVALIAÇÃO NA MACRO REGIÃO CENTRO OESTE PAULISTA A PARTIR DE QUESTÕES FOCADAS PELO MS.
CENTRO DE DESENVOLVIMENTO E QUALIFICAÇÃO PARA O SUS - CDQ - SUS
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Contratação de serviços de saúde nos municípios do Estado do Rio de Janeiro NÚCLEO DE SAÚDE COORDENADORIA DE AUDITORIAS TEMÁTICAS E OPERACIONAIS – CTO/SGE.
RESUMO A Liga Acadêmica em Saúde da Família, Comunidade e Educação Popular, LASFCE, surgiu na perspectiva de mostrar a importância e as potencialidades.
SUPERVISÃO Prof. Adrean Scremin Quinto. Definição  Ato ou efeito de supervisar. / Visão superior (AURÉLIO, 2013).
Instituição Proponente: Universidade Vila Velha (UVV) Instituições Parceiras: Secretaria de Estado da Saúde do Espírito Santo (SESA) Secretaria Municipal.
ATUAÇÃO DE PSICÓLOGOS NO CRAS
Alba Regina Silva Medeiros¹ Lidianni Cruz Souza² Universidade Federal de Mato Grosso Instituto de Saúde Coletiva Núcleo de Desenvolvimento em Saúde ¹ Enfermeira.
INDIVÍDUOS PORTADORES DE DÉFICIT AUDITIVO E PERDA TOTAL DA AUDIÇÃO: ACESSIBILIDADE À SAÚDE Diene A. Seixas2,Thaíssa G. B. de Figueiredo1, Átila da S. e.
PEPAST Projeto Educação popular e Atenção à Saúde do Trabalhador.
Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade Preceptora: Linvalda Tutora: Sandra Residente: Pâmela Eva Teixeira de Aguiar (enfermeira)
EDUCAÇÃO CONTINUADA: Um Desafio para o Enfermeiro Educador! Prof Bruno Silva UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO FACULDADE DE ENFERMAGEM.
CRIAÇÃO DO NASF.
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde PET/Saúde II SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE MACEIÓ UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS – UFAL.
Serviço Social no IPQ Implantado em 1971; Atualmente: 7 Assistentes Sociais; (16 em 1985). Atividades: Entrevistas na Triagem; Grupos de Admissão; Grupos.
Estágio Supervisionado II Serviço Social Claudete Batista Tutor Externo – Marcos Vinícius S. Silva Supervisor de Campo – Laís Nobre dos Anjos.
Transcrição da apresentação:

Introdução: O CETAS/RO realizou suas primeiras turmas do curso Qualificação em Assistência em Enfermagem para Melhoria da Qualidade no Atendimento ao Usuário do SUS a partir do ano de 2013, nos municípios de Porto Velho, Cacoal e Ariquemes, visando atender a demanda de servidores estaduais, municipais e federais, inseridos no SUS. Proposta do curso: fortalecer e tornar imperiosa a viabilização de estratégias para a qualificação dos trabalhadores da saúde através da articulação e constante sintonia com a realidade regional do Estado de Rondônia, desenvolvendo a constante atualização do profissional na correta aplicação das Normas e Procedimentos Operacionais dentro da enfermagem, resgatando não apenas a perspectiva dos conhecimentos técnicos, mas principalmente a postura ética, comprometida com a melhoria da qualidade de vida da população. Com base nesta visão foi desenvolvido como projeto de conclusão do curso o trabalho de Avaliação Diagnóstica da Qualidade do Serviço em diversas unidades de saúde estaduais e municipais onde os alunos foram inseridos durante a parte prática do curso (denominada dispersão). Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA NO ESTADO DE RONDÔNIA Autoras: Lisséia Cristiane Souza do Vale. Angelita de Almeida Rosa Mendes; Joelma Rosária da Silva. Instituição: CETAS/RO

Material e Métodos: A metodologia utilizada na confecção do projeto foi a divisão da turma em grupos que realizaram durante a dispersão, sob a monitoria dos docentes, a observação dos serviços e entrevistas a profissionais e usuários, utilizando roteiro previamente desenvolvido pelos docentes junto com a coordenação do curso. Esta estratégia foi aplicada incialmente na turma de Porto Velho (1ª turma do curso) no qual foram avaliadas duas unidades estaduais de saúde (o hospital de referência e o hospital infantil). Ao final percebeu-se que a proposta atingiu os objetivos e o modelo foi aplicado nas turmas subsequentes nos municípios de Cacoal (avaliado setores da Unidade Mista Municipal e da Maternidade Municipal) e Ariquemes (avaliado setores do Hospital Regional e do Hospital Municipal da Criança). Foram avaliados 12 setores de 06 unidades de saúde, com 68 profissionais capacitados no estado que concluíram o processo a partir de julho de Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA NO ESTADO DE RONDÔNIA Autoras: Lisséia Cristiane Souza do Vale. Angelita de Almeida Rosa Mendes; Joelma Rosária da Silva. Instituição: CETAS/RO

Material e Métodos: No processo avaliativo do serviço foram verificados não somente situações diretamente ligadas a assistência de enfermagem como a capacidade técnica dos profissionais ou a satisfação do usuário, mas também fatores secundários que afetam a qualidade como os recursos materiais e humanos disponíveis (nas diversas especialidades exigidas ao funcionamento do serviço), ambiência, cumprimento das legislações de saúde. Ao final os alunos apresentaram os projetos para os docentes e coordenação do curso e realizou-se o compartilhamento das discussões de cada grupo e suas conclusões. O consolidado final de cada grupo foi encaminhado às unidades de saúde avaliadas para permitir a ampliação dos objetivos propostos, de forma a não restringir somente aos alunos do curso, mas também aos gestores que colaboraram com a viabilização do curso e de suas ações. Atualmente o projeto está em sua segunda etapa: apresentação das conclusões da avaliação aos gestores para viabilizar a aplicabilidade de ações propostas que não competem exclusivamente aos profissionais técnicos em enfermagem. Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA NO ESTADO DE RONDÔNIA Autoras: Lisséia Cristiane Souza do Vale. Angelita de Almeida Rosa Mendes; Joelma Rosária da Silva. Instituição: CETAS/RO

Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA NO ESTADO DE RONDÔNIA Autoras: Lisséia Cristiane Souza do Vale. Angelita de Almeida Rosa Mendes; Joelma Rosária da Silva. Instituição: CETAS/RO

Discussão e Conclusão: Percebem-se que os alunos estão desenvolvendo ações que estão modificando de forma gradual a qualidade do atendimento, através de conversas com outros profissionais com que atuam, ou pela mudança de comportamentos que adotavam e que perceberam ser negativos para a qualidade da assistência prestada. Também serviu como medida para quebra de paradigmas existentes nos serviços ao se ouvir a opinião do usuário sobre o serviço e sobre os problemas percebidos. Este projeto permitiu que os profissionais fossem preparados para atuar de forma consciente contribuindo na resolução de situações problemas que exijam capacidade de pensamento crítico e atitudes embasadas no conhecimento técnico-científico, estando apto a participar de programas e projetos na área de enfermagem; reconhecendo a organização do processo de trabalho em enfermagem e do serviço de saúde no qual está inserido; promovendo o atendimento mais humanizado na perspectiva da visão integral do sujeito inserido no contexto social; aplicando na sua prática, conhecimentos adquiridos através de observação, reflexão e pesquisa em enfermagem. Título do Trabalho: AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DA QUALIDADE DO SERVIÇO EM UNIDADES DE SAÚDE PUBLICA NO ESTADO DE RONDÔNIA Autoras: Lisséia Cristiane Souza do Vale. Angelita de Almeida Rosa Mendes; Joelma Rosária da Silva. Instituição: CETAS/RO