Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Sistema Digestivo no Homem
Advertisements

Sistema Digestório e Nutrição
SISTEMA DIGESTIVO SISTEMA DIGESTIVO.
Sistema respiratório.
FISIOLOGIA ANIMAL DIGESTÃO CARLOS ROBERTO DAS VIRGENS 2ª FASE A ESCOLA ESTADUAL ANGELINA JAIME TEBET BIOLOGIA
2ª fase Ensino Médio Escola Angelina Jaime Tebet Profº. Carlos
SISTEMA DIGESTÓRIO.
O Sistema Digestivo no Homem
Professor: Indíara Jorge Latorraca
Sistema digestório Funções de: Digestão;
Sistema Respiratório O Sistema Respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos pulmonares e pulmões.
Sistema Respiratório Professora Helena.
SISTEMA RESPIRATÓRIO Identificar os órgãos que compõem o sistema respiratório; Descrever o processo de respiração, abordando as etapas de ventilação, hematose.
SISTEMA RESPIRATÓRIO RESPIRAÇÃO
Profª. Michele Dias - 7ª série
SISTEMA RESPIRATÓRIO Professor: João Paulo.
SISTEMA DIGESTÓRIO Prof. Éder.
O corpo humano e seus sistemas
Primeiros Socorros Camila Sarti
Primeiros Socorros Camila Sarti
A Respiração.
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
Sistema Digestório.
O que acontece aos nutrientes depois de ingeridos?
1 A respiração: o sistema respiratório X SAIR.
A digestão.
7º AB - Revisão - Avaliação Bimestral (4º Bimestre)
CÉLULAS Encontram-se mergulhadas num material intercelular. É dele que a célula, através da membrana recebe os nutrientes e o oxigênio e elimina para ele.
Sistema Digestório.
O corpo humano e a sobrevivência: Funções vitais e doenças
Filo Chordata (Cordados)
Colégio Maria Imaculada
Peixes Anfíbios Répteis
SISTEMA DIGESTÓRIO O sistema digestório humano é formado por um longo tubo musculoso composto por: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado.
Alimentação e Sistema Digestivo
Curso Técnico de Enfermagem
OS GASES Respiratórios
O SISTEMA DIGESTÓRIO Roberta Lopes da Silva Trois.
Sistema Digestório.
Professora Rosana Moraes
CIÊNCIAS NATURAIS- 9º ANO Prof. Cristiana Comprido
Sistema Respiratório.
Sistema disgestório Guilherme Luis.
Anna B., Gretha, Virgyniah, Sofia, Beatriz e Rafaela
Sistema Respiratório.
Curso Técnico em Enfermagem
RESPIRAÇÃO A respiração é fundamental para vida humana, sendo responsável pela troca dos gases oxigênio (O2) e dióxido de carbono (CO2) do organismo com.
Sistema respiratório.
EMEB Marcelo de Freitas Faraco Disciplina de Ciências
Sistema Digestório e Excretor
Prof. Pablo Paim Biologia
Ciências Naturais 9.º ano
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório Humano
A respiração é um processo fisiológico pelo qual os organismos vivos inalam oxigênio do meio circulante e soltam dióxido de carbono. A respiração (ou.
SISTEMA DIGESTÓRIO.
Sistema Digestório ASSER Profa Ms. Camila.
Ciências Naturais – 9.o ano
SISTEMA DIGESTÓRIO ANATOMIA E FISIOLOGIA
RÉPTEIS.
Professora Rosana Moraes.  Os sistemas de nutrição são responsáveis por manter nosso corpo vivo de fato. Eles recebem as substâncias úteis, distribuem.
O APARELHO DIGESTIVO.
Sistema Respiratório e suas respectivas funções
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- PROFESSORA VANESCA 6º ANO SONDAGEM
Unidade 5 Sistema digestivo Planeta Terra — 9.º ano.
Sistema Digestivo Função Sistema Digestivo
Fisiologia do Sistema Digestório
Mamíferos Profª Ayesa Aseff.
SISTEMA RESPIRATÓRIO.
Transcrição da apresentação:

Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9 Mamíferos Nomes: Tatiane, Rafaela, Jaqueline e Lara. Grupo: 9

Introdução: Os mamíferos formam o grupo mais evoluído e mais conhecido dos cordados. Nesta classe incluem-se as toupeiras, morcegos, roedores, gatos, macacos, baleias, cavalo, veados e o próprio homem entre tantos outros; A maioria apresenta pelos por todo o corpo e têm a temperatura interna constante.

Respiração: Os mamíferos possuem respiração exclusivamente pulmonar; Seu sistema respiratório é formado pelas fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios.

Inspiração: Entrada de ar nos pulmões; Dá-se pela concentração da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

Expiração: Saída de ar dos pulmões; A expiração acontece quando há o relaxamento da musculatura do diafragma e dos músculos intercostais.

Fossas nasais: Filtram e umedecem o ar que é inspirado; Localizam-se na base do nariz, paralelas que começam nas narinas e terminam na faringe; São separadas uma da outra por uma parede cartilaginosa denominada septo nasal.

Faringe É um canal que se comunica com a boca e as fossas nasais; O ar inspirado pelas narinas ou pela boca passa necessariamente pela faringe, antes de atingi laringe.

Laringe: É um tubo sustentado por peças de cartilagem articuladas; A entrada da laringe chama-se glote; Acima da glote existe uma pequena cartilagem denominada epiglote.

Traqueia: É um tubo de aproximadamente 1,5 cm de diâmetro e 10 à 12 cm de comprimento; Contém paredes reforçadas por anéis cartilaginosos.

Brônquios: Nos mamíferos, os brônquios compreendem estruturas tubulares encarregados de encaminhar ar aos pulmões.

Excreção: Os mamíferos marcam seus territórios com urina, os odores deste líquido pode conter muitas informações, como a idade e o sexo do animal.

Sistema Digestivo: Os órgãos do sistema digestivo oferecem a ingestão e nutrição do que ingerimos, permitindo com que seja feita a absorção de nutrientes e eliminação do que não é utilizado no nosso organismo; Para que haja a digestão, o alimento deve passar por modificações físicas e químicas ao longo deste processo; Esse processo inicia-se na boca até ser finalizado e eliminado pelo reto.

Boca: Permite a diminuição, umidificação e em alguns casos até a transformação do glicogênio e do amido em maltose.

Faringe - Esôfago Após a mastigação, o bolo alimentar passa pela faringe e é direcionado para o esôfago; No esôfago ocorre os movimentos peristálticos permitindo que o bolo seja direcionado ao estômago.

Estômago: No estômago, o suco gástrico fragmenta e desnatura proteínas do bolo alimentar; Neste processo também ocorre a absorção de cálcio, ferro e elimina as bactérias.

Intestino Delgado: Este órgão é compreendido pelo duodeno, jejuno e íleo; A digestão se encerra na segunda e terceira porção do intestino delgado, pela ação do suco intestinal; Neste momento o alimento passa a ter aspecto aquoso, esbranquiçado, e é chamado de quilo.

Intestino Grosso: Órgão dividido e apêndice, cólon e reto; Absorve água e saís minerais; Direciona a parte digerida do quilo para o reto eliminando-o.

Sistema Tegumentar: Conhecido como pele; É o maior órgão do corpo; Sua principal função é proteger estruturas vitais.

Principais funções: Proteger o corpo de ações do meio ambiente; Evitar perda de líquido; Evitar entrada de substâncias ruins no corpo; Regular a temperatura; Garantir a sensibilidade através dos nervos da pele.

Existem: Epiderme: Também chamada de cutícula; Encontra-se na camada papilar da derme e pode adquirir espessuras diferentes em determinadas partes do corpo humano e dos animais.

Derme: Também chamada de pele verdadeira; Pode ser elástica, rija e flexível; Fica em baixo da epiderme.

Anexos da pele: são os pelos, glândulas sebáceas, glândulas sudoríparas e unhas.

Unhas: São achatadas, elásticas e em alguns mamíferos são duras como cascos; Ela morda-se a superfície e sua raiz recebe o nome de matriz; As unhas adquirem formas distintas dependendo da espécie.

Pelos: São apêndices que possuem uma estrutura composta de haste e raiz; São constituídos de queratina; Também tem como função servir de isolante térmico junto com a pele.

Glândulas Sudoríparas: Responsáveis por liberar o suor; Também liberam substâncias tóxicas para o corpo.

Glândulas sebáceas: São microscópicos e guardam matéria oleosa chamada “sebo”; Este “sebo” é usado para lubrificar e proteger a pele dos mamíferos. O “sebo” é principalmente formado por lipídios.

Sistema nervoso: Os mamíferos tem o sistema nervoso mais completo do planeta com os humanos sendo os mais avançados ; O sistema nervoso funciona com os sentidos, para transmitir informação para o cérebro do mamífero; Este processo leva menos de um centésimo de segundo; O cérebro dos mamíferos e proporcionalmente maior que os outros animais, possibilitando uma inteligência e uma agilidade maior.

Partes do cérebro: Encéfalo: Conjunto de tecidos nervosos; Pode ser dividido em cérebro, Cerebelo e tronco encefálico; Essas divisões correspondem às porções do tubo neural.

Ponte e bulbo: Têm função semelhante a da medula; Eles modificam informações sensoriais antes de encaminhar ao cérebro.

Cerebelo: Monitora e ajusta, em tempo real, o funcionamento do córtex cerebral.

Medula espinhal: É uma extensão do cérebro; É a principal via de comunicação do cérebro com o resto do organismo; Responsável por conduzir impulsos sensitivos.

Reprodução: Em muitos grupos de mamíferos, há rituais de "namoro" antes do acasalamento. Na fecundação interna, o macho coloca o esperma dentro do corpo da fêmea, onde ocorre o encontro dos gametas. Esses seres chamados vivíparos têm filhotes que nascem após serem gerados no útero da mãe.

Gestação: Os filhotes mantidos dentro do corpo da fêmea durante um período maior ficam mais protegidos do que os que terminam o seu desenvolvimento no interior de ovos como acontece com aves e répteis, por exemplo; No caso dos ovíparos também, a reserva de energia e água para se desenvolverem ate eclodirem esta dento do próprio ovo.

Tempo de gestação de alguns mamíferos: BALEIA: 365 A 547 dias. BURRO: 330 dias. CABRA: 151 dias. CACHORRO: 63 dias. CHIMPANZÉ: 237 dias. COELHO: 30 dias. GATO: 63 dias. HIPOPÓTAMO: 240 dias. LEÃO: 100 dias. RATO: 19 dias.

Curiosidades: Defesa contra os predadores: Fingir de morto: - Possum é um animal parecido com gambá que quando se sente ameaçado se finge de morto; Transformar-se em bola: - O tatu-bola e outro animal com uma defesa bem interessante de se transformar em bola em segundos; Garras venenosas: - O ornitorrinco quando ameaçado finca suas garras pontiagudas e com veneno no agressor.