HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE EGIPCIA.
Advertisements

O EGITO ANTIGO.
ANTIGUIDADE ORIENTAL: EGITO e MESOPOTÂMIA
Localização Geográfica
O EGITO ANTIGO “ A DÁDIVA DO NILO ”.
Aula de História EGITO ANTIGO Profº Sérgio Augusto.
Egito Antigo CRTE – Coordenação Regional de Tecnologias Educacionais de Guarapuava/Pr Mª Helena G. Martins.
TRABALHO DE HISTÓRIA ASTECAS MAIAS E INCAS
Projeto de Artes Arte Egípcia, uma arte para a eternidade
EGITO ANTIGO.
CURSO DE HISTÓRIA ANTIGA
Egito Antigo Profº paulo Henrique
ANTIGO EGITO.
Sociedade Pré-colombiana
EGITO ANTIGO EGITO ANTIGO.
Egito Antigo.
Civilização do crescente fértil- MESOPOTAMIA essa região recebeu o nome de Crescente Fértil, porque a área que vai do Rio Nilo até o Golfo Pérsico, passando.
Pois é o homem quem faz a história e não a história que faz o homem.
Egito – terra dos deuses
Mitologia Egípcia Cosmogonia Prof. Fábio Mesquita / Filosofia
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA A RIQUEZA DO NILO.
As maravilhas da Antiguidade
MESOPOTÂMIA E EGITO PAULA GRACIELE CARNEIRO  .
História.
TEMA DA AULA.
E G I T O “Um dom do NILO.” Heródoto clicar.
EGITO.
A Religião Egípcia.
A ARTE NO EGITO.
Egito.
EGITO DEUSES EGÍPCIOS.
Deuses do antigo Egipto
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 02: Poder e Economia
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
O poder dos Faraós.
ARTE EGÍPCIA 4000 a.C a 30 a.C.
EGITO Civilização Fluvial – disponibilidade de água doce para a agricultura e o consumo humano sempre esteve entre as principais preocupações do homem.
CIVILIZAÇÃO EGÍPCIA Aula 03: Sociedade e Cultura
Prof. Éder Américo 6º ANO A/B /C.
CRESCENTE FÉRTIL: O EGITO ANTIGO E A MESOPOTÂMIA
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA O Egito está situado no Nordeste da África em meio a dois imensos desertos: o da Líbia e o da Arábia. O Egito Antigo possuía.
Egito.
É ai que vem o desenho. Eu vou escanealo com a inpressora
E G I T O “Um dom do NILO.” Heródoto clicar.
ARTE EGÍPCIA.
Núbia, berço da Civilização na África.
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
MESOPOTÂMIA.
PROFESSORA MARIA CRISTINA
EGITO ANTIGO PROF. SILVIA REGINA.
As primeiras civilizações da Antiguidade.
LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
ANTIGUIDADE ORIENTAL.
Arte no Egito Antigo – Pintura.
E G I T O A N T I G O.
Muito mais que múmias e pirâmides
EGITO ANTIGO.
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
Prof. Luis Marques 6º ANO A/B.
História e Costumes Egípcios. Cultura do Povo.
As Civilizações Hidráulicas:
ARTE EGIPCIA Profª Patricia.
6º ANO » UNIDADE 2 » CAPÍTULO 2
IMPÉRIO TEOCRÁTICO DE REGADIO
Civilização egípcia Condições naturais Actividades económicas Religião
Conteúdos: Sondagem Revisão dos conteúdos do 6º Ano / História
27/04/2017
O Crescente Fértil As primeiras comunidades se transformaram em sociedades mais complexas. O cobre e o bronze foram importantes, mas sem os rios seria.
A Antiguidade Oriental: O Egito Antigo
Transcrição da apresentação:

HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA O EGITO ANTIGO HISTÓRIA PROFESSORA: ROSA MÁRCIA SIMONÁGIO GRANA

A civilização egípcia antiga desenvolveu-se no nordeste africano (margens do rio Nilo) entre 3200 a.C (unificação do norte e sul) a 32 a.c (domínio romano). Como a região é formada por um deserto (Saara), o rio Nilo ganhou uma extrema importância para os egípcios. O rio era utilizado como via de transporte (através de barcos) de mercadorias e pessoas. As águas do rio Nilo também eram utilizadas para beber, pescar e fertilizar as margens, nas épocas de cheias, favorecendo a agricultura.

ECONOMIA A economia egípcia era baseada principalmente na agricultura que era realizada, principalmente, nas margens férteis do rio Nilo. Os egípcios também praticavam o comércio de mercadorias e o artesanato. Os trabalhadores rurais eram constantemente convocados pelo faraó para prestarem algum tipo de trabalho em obras públicas (canais de irrigação, pirâmides, templos, diques).

SOCIEDADE A sociedade egípcia estava dividida em várias camadas, sendo que o faraó era a autoridade máxima, chegando a ser considerado um deus na Terra. Sacerdotes, militares e escribas (responsáveis pela escrita) também ganharam importância na sociedade. Esta era sustentada pelo trabalho e impostos pagos por camponeses, artesãos e pequenos comerciantes. Os escravos também compunham a sociedade egípcia e, geralmente, eram pessoas capturadas em guerras. Trabalhavam muito e nada recebiam por seu trabalho, apenas água e comida.

A ESCRITA A escrita egípcia também foi algo importante para este povo, pois permitiu a divulgação de ideias, comunicação e controle de impostos. Existiam duas formas principais de escrita: a escrita demótica (mais simplificada e usada para assuntos do cotidiano) e a hieroglífica (mais complexa e formada por desenhos e símbolos).. Uma espécie de papel chamado papiro, que era produzido a partir de uma planta de mesmo nome, também era utilizado para registrar os textos. Os hieróglifos egípcios foram decifrados na primeira metade do século XIX pelo linguísta e egiptólogo francês Champollion, através da Pedra de Roseta.

RELIGIÃO EGÍPCIA Acreditavam na existência de vários deuses (muitos deles com corpo formado por parte de ser humano e parte de animal sagrado) que interferiam na vida das pessoas. Como acreditavam na vida após a morte, mumificavam os cadáveres dos faraós colocando-os em pirâmides, com o objetivo de preservar o corpo. Muitos animais também eram considerados sagrados pelos egípcios, de acordo com as características que apresentavam : chacal (esperteza noturna), gato (agilidade), carneiro (reprodução), jacaré (agilidade nos rios e pântanos), serpente (poder de ataque), águia (capacidade de voar), escaravelho (ligado a ressurreição).

Existe um antiga lenda envolvendo Osíris Existe um antiga lenda envolvendo Osíris. A lenda de Osíris é sobretudo conhecida em sua versão grega. Osíris é o filho primogênito de Geb (a terra) e de Nut (o céu). Ele sucede seu pai no trono do Egito. Ciumento, seu irmão Seth o mata e espalha por todo país os pedaços de seu cadáver. Suas irmãs, Isis e Neftis, o reencontram e com a ajuda de Anúbis devolveram-lhe a vida para permitir a Isis conceber Horus. Tendo legado a realeza terrestre a seu filho. Osíris reina no mundo subterrâneo e julga os mortos, aos quais pode cooperar com o sol em sua viagem noturna. 

http://www.portaldarte.com.br/arteegipcia.htm