REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA SABATINA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
COMO DINAMIZAR O PROGRAMA
Advertisements

O Que Fazer? O Que Fazer? Dicas para dinamizar as partes do PG.
Departamento dos Ministérios da Criança da Divisão Sul-Americana
O Modelo de Jesus para Crescimento e Serviço
Capítulo 02 Cristãos Solitários
Por Quê os Planos Falham?
Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos. Passos para a IMPLANTAÇÃO dos Pequenos Grupos.
Seminário de Pequenos Grupos
Fundamentos Bíblicos.
Sou Um Líder De Pequeno Grupo E Agora?
Vamos estudar o modelo ideal de igreja para os dias atuais e quais os métodos que ela deve usar.
A Estrutura do Pequeno Grupo na Igreja
Ellen White Afirma: “Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros.
Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul. Este é o lema central do Evangelismo para toda a igreja na América do Sul.
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
MINISTÉRIO DA DEVOÇÃO PESSOAL
MINISTÉRIO DA RECEPÇÃO
É uma Classe de Estudos da Bíblia para instruir as pessoas nas doutrinas e prepará-las para o batismo.   “Muitas pessoas há que querem saber o que fazer.
CÉLULAS DE GERAÇÕES INTEGRADAS
COMO USAR AS FERRAMENTAS DO DISC
A Escola Sabatina e os Pequenos Grupos..
Pr. Eduardo Rueda Neto Capelão do Colégio Adventista de Boa Vista em Curitiba/PR, pertencente à Associação Central Paranaense.
COMO CRIAR UMA SINERGIA DE EVANGELISMO
Compreender que a influência de Cristo enquanto indivíduo estava diretamente relacionada com o nível a que os Seus discípulos aceitavam e interiorizavam.
“Não desprezeis as profecias; julgai todas as coisas, retende o que é bom”. 1Ts. 5:20,21.
QUANTIDADE Com Amor e Cuidado QUALIDADE + UNIDADE =
OS VALORES DE UMA IGREJA EM CÉLULAS
Como Conservar os Novos Membros
A comissão de Cristo para Seus seguidores não foi meramente batizar, mas fazer discípulos.
DIRETRIZES PARA O PLANO DE UNIDADES DE AÇÃO
FATORES QUE NÃO INFLUENCIAM NA MULTIPLICAÇÃO DA CÉLULA
SANTIDADE + CONSAGRAÇÃO
CAPÍTULO 2 PROGRAMAÇÃO SEMANAL.
LÍDERES DA ESCOLA SABATINA
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.

IGREJABATISTABRASILERIA
NOSSO DESAFIO Desde o Mundo Bíblico Para o Mundo de Hoje
A tarefa suprema da Igreja
De MULTIPLICAÇÃO ESPIRITUAL Discipulado 1 1.
MINISTÉRIO JOVEM.
O PROFESSOR COMO PROFESSOR III
Como Descobrir meus Dons Espirituais
O PROFESSOR COMO PROFESSOR I
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO II.
DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO DE CRIANÇAS
CLASSE DOS PROFESSORES
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
1. Introdução: As Associações/Missões podem ser divididas em seções geográficas tendo um Coordenador de Área para cada uma das partes do Ministério Jovem.
Escola Sabatina/Ministério Pessoal
PROFESSORES: DICAS QUE FUNCIONAM
11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO. 11 GRUPOS PEQUENOS E EVANGELIZAÇÃO.
O que é o Ministério do Evangelismo O Ministério do Evangelismo envolve o trabalho da mulher no lar, na igreja e na comunidade, trabalhando para.
ESCOLA MISSIONÁRIA MÓDULO I.
2. Uma comunidade carismática
5. Uma comunidade discipuladora
1. Compreensão e Comprometimento com os Princípios Espirituais.
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
CAPÍTULO 5 O PROGRAMA DA CLASSE.
AS DINÂMICAS DA REUNIÃO DA CÉLULA
É uma reunião de 3 a 12 pessoas que se encontram para:
A Igreja Adventista do Sétimo Dia cresceu a partir do movimento Milerita de 1840, que atraiu pessoas de várias denominações tradicionais. Muitos vieram.
O Movimento Estudantil Alfa e Ômega é um ministério internacional e interdenominacional, formado por estudantes universitários cristãos evangélicos comprometidos.
1891 “Haja em cada igreja grupos bem organizados... quando tais forças forem postas a operar em todas as nossas igrejas, haverá um poder renovador, reformador,
O pastor é o principal responsável por este programa.
Marcos 1:21,22 Entraram em Cafarnaum e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava. E maravilharam-se da sua doutrina, porque os ensinava como tendo.
23 DE ABRIL DE 2016 A autoridade do Filho do Homem E todos ficavam deslumbrados com o seu ensino, pois que sua palavra era ministrada com autoridade. (Lc.
Pr. Jorge Mário de Oliveira MPES – Paulistana 2010
Manter os vários ministérios funcionando é uma necessidade.
O Pequeno Grupo é um organismo vivo; e como tal, precisa reproduzir-se ou multiplicar-se para dar sentido à existência.
Transcrição da apresentação:

REVITALIZAÇÃO DA ESCOLA SABATINA

PROBLEMAS DA ESCOLA SABATINA Queda do número de presença em vários lugares. Foi descoberto que aproximadamente 20% daqueles que são Adventistas por quatro a dez anos, não estudam suas lições da Escola Sabatina. Comparando o livro de registro da igreja e o número de presença da Escola Sabatina, existe um grande número de membros faltando. A maioria dos professores nunca teve nenhum tipo de treinamento.

QUANTOS ESTÃO FALTANDO À ESCOLA SABATINA?

PORQUE AS PESSOAS NÃO VÊM À ESCOLA SABATINA?

RAZÕES BÁSICAS POR QUE AS PESSOAS DEIXAM A IGREJA Falta de um companheirismo verdadeiro e de suporte por parte dos membros. Os serviços da igreja não preenchem as suas necessidades de lidar com os problemas da vida diária.

Conselhos Sobre Escola Sabatina, p. 156: “Nossas Escolas Sabatinas não são o que o Senhor deseja que sejam, pois ainda se confia demais nas formas e no maquinário, enquanto o vivificante poder de Deus não se manifesta na conversão de almas por quem Cristo morreu. Esse estado de coisas deve ser modificado, para que nossas Escolas Sabatinas cumpram o propósito pelo qual existem.”

Conselhos sobre Escola Sabatina, p. 66: “Quão triste é pensar que na Escola Sabatina se faz grande soma de trabalho maquinal, ao passo que é pequena a evidência e haver transformação moral na alma dos que ensinam e dos que são ensinados!”

5 Testimonies, p. 256 “Também há muito o que fazer na Escola Sabatina, com respeito a fazer as pessoas se conscientizarem de sua obrigação e de sua parte a ser feita. Deus os chama para trabalhar para Ele, e os ministros deveriam guiar os seus esforços.”

OBJETIVOS DA ESCOLA SABATINA ESTUDO DA PALAVRA COMPANHEIRISMO ALCANCE DA COMUNIDADE MISSÕES MUNDIAIS

UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA DE 20-100 EM SEIS SEMANAS, Portland, Oregon.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA DE 20-100 EM SEIS SEMANAS, Portland, Oregon. CINQÜENTA FAMÍLIAS RETORNARAM: Holland, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA DE 20-100 EM SEIS SEMANAS, Portland, Oregon. CINQÜENTA FAMÍLIAS RETORNARAM: Holland, Michigan. SESSENTA TROUXERAM 31 DE VOLTA:Owasso, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA DE 20-100 EM SEIS SEMANAS, Portland, Oregon. CINQÜENTA FAMÍLIAS RETORNARAM: Holland, Michigan. SESSENTA TROUXERAM 31 DE VOLTA:Owasso, Michigan. UMA IGREJA TRANSFORMADA: Iona, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA DE 20-100 EM SEIS SEMANAS, Portland, Oregon. CINQÜENTA FAMÍLIAS RETORNARAM: Holland, Michigan. SESSENTA TROUXERAM 31 DE VOLTA:Owasso, Michigan. UMA IGREJA TRANSFORMADA: Iona, Michigan.* Saginaw, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Quatro não-adventistas vieram para a igreja de Paradise Valley, AZ.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Quatro não-adventistas vieram para a igreja de Paradise Valley, AZ. Voltaram para a igreja depois de 30 anos: Grand Rapids, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Quatro não-adventistas vieram para a igreja de Paradise Valley, AZ. Voltaram para a igreja depois de 30 anos: Grand Rapids, Michigan. Houve um aumento 15%-90% no estudo diário da lição em dois meses, Owasso, Michigan.

BENÇÃOS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Quatro não-adventistas vieram para a igreja de Paradise Valley, AZ. Voltaram para a igreja depois de 30 anos: Grand Rapids, Michigan. Houve um aumento 15%-90% no estudo diário da lição em dois meses, Owasso, Michigan. Descobriu seu dom espiritual, Baltimore First.

SEUL, CORÉIA 1992 - Seminários 1993 1994 1995

VANTAGENS DAS UNIDADES DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Imperativos Divinos Básicos para o Término da Obra. O Potencial: Classes de Escola Sabatina em Pequenos Grupos Pode Produzir Adesão aos Imperativos Acima.

IMPERATIVOS DIVINOS PARA O TÉRMINO DA OBRA A igreja tem de reconhecer sua obrigação de levar a toda criatura o evangelho da verdade presente (Serviço Cristão, p. 111). A obra de Deus nunca poderá ser terminada até que os membros da igreja se unam e se dediquem ao trabalho (OE, p. 352) Toda igreja deve ser uma escola missionária para obreiros cristãos (A Ciência do Bom Viver, p. 149).

IMPERATIVOS DIVINOS PARA O TÉRMINO DA OBRA A maior ajuda que pode ser dada ao nosso povo é ensinar-lhes o trabalho de Deus, e a depender dEle, e não dos ministros (7T, p. 19). “A Escola Sabatina deve ser um dos maiores instrumentos, e o mais eficaz, em levar almas a Cristo” (CES, p. 10). “Aquele que não pode errar” recomenda a formação de pequenos grupos “como uma base para o esforço cristão” (7T, pp. 21,22).

A FORMAÇÃO DE PEQUENOS GRUPOS “A formação de pequenos grupos, como uma base de esforço cristão, é um plano que tem sido apresentado diante de mim por Aquele que não pode errar. Se houver grande número na igreja, os membros devem ser divididos em pequenos grupos, a fim de trabalharem não somente pelos outros membros, mas também pelos descrentes.” Evangelismo, p. 115.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes. Prepara membros para um trabalho missionário mais eficiente.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes. Prepara membros para um trabalho missionário mais eficiente. Habilita membros a ganhar e manter ausentes.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes. Prepara membros para um trabalho missionário mais eficiente. Habilita membros a ganhar e manter ausentes. Ajuda os membros a alcançarem os seus próprios alvos.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes. Prepara membros para um trabalho missionário mais eficiente. Habilita membros a ganhar e manter ausentes. Ajuda os membros a alcançarem os seus próprios alvos. Contribui para o término da obra através de esforço dirigido e coordenado.

POTENCIAL DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Provê uma excelente “escola de treinamento”. Transforma ouvintes em participantes. Prepara membros para um trabalho missionário mais eficiente. Habilita membros a ganhar e manter ausentes. Ajuda os membros a alcançarem os seus próprios alvos. Contribui para o término da obra através de esforço dirigido e coordenado. Auxilia na maioria dos projetos e atividades da igreja.

PLANO DA UNIDADE DE AÇÃO DA ESCOLA SABATINA Classes com seis a oito membros Líderes missionários - coordenador de visitação Plano Missionário Tempo da classe - uma hora Tempo para membros ausentes Tempo para trabalho missionário Aplicação da discussão da lição Reunião mensal de companheirismo e avaliação Consulta do líder. Semanal, depois mensal

Necessidades da Classe Tamanho da classe (6-8) Líder Missionário Plano Missionário Tempo (25 minutos)

Funcionamento da Classe Líder de discussão do grupo (5 minutos). Cuidado pelos membros ausentes. Coordenador de Visitação (20 minutos) a. Experiências relacionadas com o plano da classe. b. Treinamento sobre como partilhar experiências c. Divide as visitas a serem feitas. d. Promove o plano da classe. e. Conduz um momento de oração.

Líder de Discussão do Grupo - um maestro de coral, não um solista (35 minutos) 1. Revisa os pontos altos da lição. 2. Faz 3 ou 4 perguntas. 3. Assegura que haja participação total. 4. Aplica a lição para a vida durante a semana.

QUEM, AONDE, COMO, QUANDO?

QUEM? Decidir o número de classes necessária através da divisão dos membros na chamada da Escola Sabatina por sete. Revise brevemente as qualificações necessárias para o Coordenador de Visitação e o Líder de Discussão do Grupo. Deixe o grupo decidir quais os melhores para as funções.

Aonde? O ideal é fazer um círculo de cadeiras. Não há problema no uso dos bancos normais.

COMO? Prepare uma lista para cada classe, com o líder de discussão e o coordenador de visitação e quatro a seis espaços em branco abaixo dos nomes. O Diretor, Secretária, Líder do Ministério Pessoal e o Pastor divide os membros em grupos (“famílias”). Formar classes de um mesmo território é excelente (bairro, escola, etc.).

QUANDO? O Diretor, o Líder do Ministério Pessoal, e o Pastor deveriam, após o período de uma a três semanas, explicar o plano e seus benefícios para a Escola Sabatina dos adultos. Provisões para uma classe regular podem ser feitas para aqueles que são totalmente contra esta idéia.

TAREFA DOS LÍDERES DE DISCUSSSÃO DOS GRUPOS Estudar amplamente Selecionar o enfoque Preparar uma breve introdução Escrever de 3 a 4 questões para discussão que possam ser aplicadas à vida diária Dê uma passada pelos pontos principais Encoraje participação e assistência ao definir as aplicações pessoais Resume -- agradeça a participação Ore por ajuda para por em prática as lições aprendidas

Boas Perguntas: O Significado: O que este texto significa para você? Aprendendo por Experiência: Compartilhe uma experiência aonde este texto foi realidade ou foi significante para você, em sua vida. Aplicações para a Vida: Pense no que acontecerá com você durante esta semana. Como você pode aplicar este texto para a sua vida nesta semana? Como você pode usar este texto para ajudar alguém ou testemunhar para alguém durante esta semana?

O Coordenador de Visitação deveria ser: Um membro ativo, amorável, que tenha discernimento, entusiasmo, perseverança; que se preocupe com as almas perdidas, e que possa desenvolver um grupo de ganhadores de almas bem treinados.

SESSÃO DE PLANEJAMENTO DA CLASSE (Preparação do Coordenador de Visitação) Peça o derramamento do Espírito Santo e sabedoria Descubra os planos missionários da igreja Conheça os objetivos do líder do Ministério Pessoal Determine quais atividades para aumentar a freqüência dos membros, foram bem sucedidas no passado Sonhe alto Liste atividades de qualidade e apropriadas Faça um plano com potencial

SESSÃO DE PLANEJAMENTO DA CLASSE (Preparação do Coordenador de Visitação) Peça o derramamento do Espírito Santo e sabedoria

SESSÃO DE PLANEJAMENTO DA CLASSE (Preparação do Coordenador de Visitação) Descubra os planos missionários da igreja

Sessão de Planejamento da Classe (Preparação do Coordenador de Visitação) Conheça os objetivos do líder do Ministério Pessoal

Sessão de Planejamento da Classe (Preparação do Coordenador de Visitação) Determine quais atividades para aumento da freqüência dos membros, foram bem sucedidas no passado

Sessão de Planejamento da Classe (Preparação do Coordenador de Visitação) Sonhe alto

Sessão de Planejamento da Classe (Preparação do Coordenador de Visitação) Liste atividades de qualidade e apropriadas

Sessão de Planejamento da Classe (Preparação do Coordenador de Visitação) Faça um plano com potencial

SESSÃO DE PLANEJAMENTO DA CLASSE Ore seriamente Eleja uma secretária para auxiliar e marcar os planos Partilhe experiências bem sucedidas de outras unidades de ação Desafie cada membro a sonhar alto Ore de dois em dois por perdão dos pecados Explique a ênfase da igreja, o plano, e os objetivos do líder do Ministério Pessoal Descubra os planos bem sucedidos do passado relativos ao término da obra de Deus Peça e valorize as opiniões e comentários dos membros Escreva todas as sugestões Selecione algumas idéias ou planos viáveis Prepare algumas estratégias

SETE Elementos que são a chave para o Sucesso Sessão de planejamento da classe O cuidado pelos membros ausentes Tempo do coordenador de visitação: partilhar experiências e treinar, orar, promover e dividir as visitas Aplicação da lição Consulta e avaliação do líder Compartilhar mutuamente as experiências Avaliação e Reuniões dos Lares