Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

Decifração.
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
DESENHO INDUSTRIAL ASSISTIDO POR COMPUTADOR
4.º CONGRESSO EDUCAÇÃO HOJE – 1.º CICLO Ensinar a ler/ Formar leitores
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Decreto Regulamentar 2/2008
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Ciclo de Alfabetização
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 4/1 Memória Objectivos Integrar o conceito de memória e relacioná-lo.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 8 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO ESPECIAL E REABILITAÇÃO Aula Teórico-Prática nº 17 CIÊNCIAS DO DESPORTO.
João Carlos Porto Orientadora: Prof.ª Dr.ª Junia Coutinho Anacleto 26/03/2010 Projeto de interceo.



MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA “A HETEROGENEIDADE.
Tradução e adaptação, Ana Luiza Navas
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
ESCOLA ES/3 DE ADOLFO PORTELA Ano lectivo 2009 /2010 TurmaMais Reunião com os professores do 7º ano 14 de Set 2009.
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
Programa de Consciência Fonológica - Nível II - Clube do Shrek
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Monitoria GDI Aula Prática
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
SPO Alunos.
Intervenção psicológica
Professor Auxiliar nas aulas de Língua Portuguesa
D. Manuel Ferreira Cabral
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
PROJETO EDUCA + AÇÃO REUNIÃO PEDAGÓGICA 25/04/2008
Protocolo de identificação precoce dos problemas de leitura: Proposta de avaliação para escolares em fase inicial de alfabetização. Simone Aparecida Capellini,
Departamento do Ensino Secundário
Salas de Matemática.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
ALFABETIZAÇÃO Joselaine S. de Castro.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
É u m e l e m e n t o f u n d a m e n t a l
HETEROGENEIDADE “Diferentes percursos, Direitos iguais”
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
Língua e Literacia nos Primeiros Anos de Escolaridade
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Programa de Consciência Fonológica “Clube do Shrek” - Nível II -
Ana Isabel Santos DCE Universidade dos Açores
Escola ES/3 de Adolfo Portela Ano lectivo 2009/2010 Reunião com os Pais e Encarregados de Educação dos alunos do 7º ano Setembro 2009 TurmaMais Projecto.
O novo programa de Matemática para o ensino básico
Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy”
A aquisição da literacia: Percursos e Desafios Perdidos Ana Cristina Silva UIPCDE – Unidade de Investigação em Psicologia Cognitiva, do Desenvolvimento.
Professor: Pedro Lopes
Profa. Cristina Araújo de Farias
Trabalho nas regras ABNT
Projecto Curricular de Turma
Normatização para apresentações
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Estudo sobre Alfabetização – Programa Ler e Escrever
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
Desenvolver a consciência fonológica (4.ª sessão)
PROFª Leila de Souza Ganem
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
Novo programa Língua Portuguesa
PROFª. Leila de Souza Ganem
Domínio da Leitura e Escrita
LEITURA EM CONTEXTO ESCOLAR
Up: mais sucesso menos indisciplina Início de implementação: 2013/14
Transcrição da apresentação:

Apresentação dos projectos SPO – Pré-Escolar Teresa Cabaço Joana Carneiro CAD CASCAIS 2010/11

Projectos SPO – Pré-escolar : I. Programa de Consciência Fonológica – “Clube do Noddy”; II. Avaliação do desenvolvimento psicológico. CAD CASCAIS 2010/11

I. Programa de Consciência Fonológica “Clube do Noddy” CAD CASCAIS 2010/11

Historial Início no ano lectivo de 2006-2007; aplicado pela equipa do SPO em sala, com a presença e colaboração das educadoras e auxiliares de acção educativa; Estendeu-se ao 1º ano do 1º Ciclo do Ensino Básico (com o “Clube do Shrek”) no ano lectivo seguinte (2007-2008), com o mesmo formato de funcionamento do “Clube do Noddy”; Ao longo dos anos o programa tem vindo a ser alargado, com a introdução de novas competências linguísticas a desenvolver; No ano lectivo 2009-10 passou a ser aplicado pelas Educadoras em sala de aula, alargando-se as competências linguísticas trabalhadas à introdução do alfabeto. CAD CASCAIS 2010/11

Objectivos Iniciais Formar as educadoras na aplicação do programa; Integrar progressivamente conteúdos de desenvolvimento linguístico (principalmente na área da consciência fonológica) na programação do nível Pré-escolar. CAD CASCAIS 2010/11

Assim, Neste ano lectivo continuarão a ser as educadoras dos 5 anos a aplicar o programa, sob a orientação do SPO; Este ano lectivo as turmas da Infantil irão integrar na sua programação conteúdos de desenvolvimento linguístico, principalmente na área da consciência fonológica. CAD CASCAIS 2010/11

Programa de Consciência Fonológica 1. Objectivos 2. Fundamentação Teórica 3. Funcionamento 3.1. Calendarização 3.2. Horário 4. Estrutura das sessões 5. Áreas a trabalhar CAD CASCAIS 2010/11

1. Objectivos Promover competências prévias para a aquisição da leitura e escrita; Promover o desenvolvimento da consciência fonológica; Familiarizar as crianças com o código escrito; Prevenir possíveis dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. CAD CASCAIS 2010/11

2. Fundamentação teórica CAD CASCAIS 2010/11

Consciência fonológica - Definição Capacidade para identificar os elementos sonoros das palavras orais e de os manipular de forma deliberada (Tunmer et al., 1991). CAD CASCAIS 2010/11

Consciência fonológica – Níveis e Desenvolvimento Sensibilidade Fonológica (Discriminação auditiva; Rimas) Consciência Silábica (Reconstrução, segmentação e manipulação silábica) Consciência Fonémica (Reconstrução, segmentação e manipulação fonémica) CAD CASCAIS 2010/11

Mas… porquê desenvolver a consciência fonológica? Porque a consciência fonológica parece ser um bom preditor da aprendizagem da leitura. CAD CASCAIS 2010/11

Porque… - A nossa língua escrita é representada num sistema alfabético, i.e. são representados fonemas através de grafemas, estabelecendo-se regras de correspondência entre ambos – língua semi-opaca; Na leitura existem duas vias de reconhecimento de palavras: a via visual (global) e a via fonológica (aplicação das regras de correspondência dos grafemas em fonemas). CAD CASCAIS 2010/11

Assim… estas duas vias coexistem na leitura; no início da aprendizagem da leitura num sistema alfabético o desenvolvimento da via fonológica é particularmente importante, sendo a outra via ineficaz porque exige a memorização da cada palavra como uma configuração visual, sendo por isso morosa e exigente ao nível da memória visual; à medida que se desenvolve a capacidade de leitura, aumenta a utilização da representação visual. CAD CASCAIS 2010/11

Sabemos ainda que… - A consciência fonológica pode desenvolver-se através de programas de treino; - Maior eficácia ao nível dos resultados quando os programas de treino ocorrem em idade pré-escolar; Maior eficácia ao nível dos resultados quando nos programas de treino se promovem as competências fonológicas a par da correspondência grafema – fonema; - A aprendizagem formal da leitura e escrita também desenvolve a consciência fonológica. CAD CASCAIS 2010/11

Sabemos ainda que… - O conhecimento das funções e estrutura da linguagem escrita, o conhecimento do nome e som das letras e a nomeação rápida de palavras estão igualmente relacionados com o sucesso na aprendizagem da leitura e escrita. CAD CASCAIS 2010/11

3. Funcionamento 3.1. Calendarização SESSÃO CONTEÚDOS DATAS PRÉ-A E B Pré-teste Avaliação 2-12 Nov. 1 Apresentação 15-19 Nov. 2 Letra, Número e Palavra 22-26 Nov. 3 Palavra, Frase e Texto 29 Nov. – 3 Dez. 4 Rima e Ataque 6 -10 Dez. 5 Discriminação Auditiva 3-7 Jan. 6 Reconstrução e Evocação Silábicas 10-14 Jan. 7 Contagem e Segmentação Silábicas 17-21 Jan. 8 Manipulação Silábica 24-28Jan. 9 Reconstrução Fonémica 31 Jan. – 4 Fev. 10 Segmentação e Contagem Fonémicas 7- 11 Fev. 11 Manipulação Fonémica 14 -18 Fev. 12 Encerramento 21-25 Fev. Pós-teste 28 Fev. - 4 Mar. NOTA: Devolução de resultados – Reunião de pais (data a anunciar) CAD CASCAIS 2010/11

3. Funcionamento 3.2. Horário Pré-A : Clube do Noddy - 5ª Feira às 9.30h; Introdução do Alfabeto – 4ª Feira às 9.30h Pré-B : Clube do Noddy - 6ª Feira às 9.30h; Introdução do Alfabeto – 5ª Feira às 9.30h Importância da pontualidade CAD CASCAIS 2010/11

4. Estrutura do Programa Promoção de competências fonológicas (cf. Calendarização) – sessões semanais entre Novembro e Fevereiro; Familiarização com o nome/som das letras e sua correspondência gráfica - ao longo de todo o ano lectivo. Estas competências serão promovidas pelas educadoras em contexto de sala, sob orientação do SPO. CAD CASCAIS 2010/11

5. Estrutura das sessões Tarefa de recapitulação Leitura de uma pequena história Actividades (componente auditiva) Fichas de concretização (componente visual) Fichas de reforço de competências CAD CASCAIS 2010/11

6. Áreas a trabalhar 1. Estrutura e funções da linguagem escrita Familiarização com a estrutura (letra, número, palavra, frase e texto) e funções da leitura e escrita. Exemplos: Entre várias letras e números assinalar uma ou outra categoria; Contar o número de palavras numa frase; Identificar a primeira ou última letra/palavra numa palavra/frase/texto; Assinalar o título de uma história; Identificar uma não-palavra e não-frase. CAD CASCAIS 2010/11

6. Áreas a trabalhar 2. Consciência Fonológica 2.1. Sensibilidade fonológica (discriminação auditiva, rima e ataque); - Discriminação auditiva: Consiste na capacidade de identificar e categorizar sons (d-t-p-d; ba-pa-ba-da); - Rima: Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da vogal da sílaba tónica (Lengalengas); - Ataque: Correspondência fonémica entre duas palavras a partir da consoante ou grupo consonântico da sílaba inicial (casa-copo; clero-claro). CAD CASCAIS 2010/11

6. Áreas a trabalhar 2.2. CONSCIÊNCIA SILÁBICA - Reconstrução silábica - A reconstrução consiste em formar uma palavra completa, partindo de sílabas isoladas (CHA + PÉU). - Segmentação e contagem silábicas - Segmentar é ser capaz de dividir palavras nas sílabas que as compõem. A contagem é a capacidade de identificar o número de sílabas de uma palavra (CA - MI - SA). - Evocação silábica - Produzir palavras a partir de uma determinada sílaba inicial (CA -CASA, CAPA, CARRO). - Manipulação silábica - Manipular é ser capaz de retirar, acrescentar ou trocar a ordem de sílabas numa palavra, originando palavras novas. (SAPATO → PATO; PÁ → PATO; CA - MA →MA - CA). CAD CASCAIS 2010/11

6. Áreas a trabalhar 2.3. CONSCIÊNCIA FONÉMICA - Reconstrução fonémica - A reconstrução consiste em formar uma palavra completa, partindo de fonemas isolados (B + O + N + É). - Segmentação e contagem fonémicas - Segmentar é ser capaz de dividir palavras nos fonemas que as compõem. A contagem é a capacidade de identificar o número de fonemas de uma palavra (S - A - P - O). - Manipulação fonémica - Manipular é ser capaz de retirar, acrescentar fonemas numa palavra, originando palavras novas (SALA →SAL). CAD CASCAIS 2010/11

Atitudes Promotoras Não utilizar uma linguagem simplificada (infantil) na comunicação com a criança; Diversificar o vocabulário; Incentivar o uso da linguagem para diferentes funções: descrever experiências, fazer perguntas, expressar sentimentos…; Incentivar as tentativas de leitura e escrita. CAD CASCAIS 2010/11

Participação dos pais no PCF CAD CASCAIS 2010/11

II. Avaliação do Desenvolvimento Psicológico CAD CASCAIS 2010/11

Características da Avaliação Estudo longitudinal – pretende avaliar todos os alunos CAD, nas transições de ciclo (pré-escolar, 4 ano, 6 ano, 9 ano, sendo que no 9 ano, a avaliação assume funções de orientação vocacional). CAD CASCAIS 2010/11

Áreas a avaliar Cognitiva Raciocínio espacial e abstracto - Capacidade para resolver problemas através da dedução de correlações, da descoberta de regras e padrões, da aplicação de operações mentais. Memória auditiva – Memória a curto prazo (de trabalho) para reter palavras, não palavras, frases, ordens e sequências narrativas. Conceitos quantitativos – Relações de ordem, tamanho, quantidades, quantidades e formas simultaneamente, etc. Memória visual – Memória a curto prazo (de trabalho) para reter um conjunto de imagens. CAD CASCAIS 2010/11

Áreas a avaliar Grafo-perceptiva Posições no espaço – Descobrir entre séries de figuras iguais as que estão invertidas ou numa posição diferente. Relações espaciais – Cópia de figuras mantendo as mesmas relações espaciais, em termos da orientação e proporcionalidade. CAD CASCAIS 2010/11

Áreas a avaliar Linguística Conhecimento morfo-sintáctico – Domínio das principais regras de concordância da língua (género; singular/plural; tempos verbais). CAD CASCAIS 2010/11

Áreas a avaliar Metalinguística Conhecimento da linguagem técnica da leitura/escrita – Avalia termos próprios da linguagem técnica da leitura e escrita, tal como letra e números, palavra, frase, direcção da leitura/escrita, letras maiúsculas, minúsculas, linha, título, texto escrito. Consciência fonológica – todas as sub-áreas foram já descritas na apresentação do programa “Clube do Noddy” (Reconhecimento da rima; Reconstrução silábica; Segmentação silábica; Reconstrução fonémica; Segmentação fonémica). CAD CASCAIS 2010/11

Resultados da avaliação de desenvolvimento Relatório síntese de resultados para todas as crianças avaliadas; Perfil de desenvolvimento psicológico das áreas fortes e fracas – homogeneidade/ heterogeneidade; Análise dos factores comportamentais: motivação, empenho e esforço, tempo de atenção, auto-controle e resistência à frustração – fundamentais às aprendizagens formais; Reunião com pais nos casos onde se verifica a necessidade da implementação de medidas específicas para a promoção do desenvolvimento. CAD CASCAIS 2010/11 CAD CASCAIS 2006/07

FIM Obrigada pela vossa atenção! CAD CASCAIS 2010/11