Atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estágio de Apoio Docente
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Encontro com professores
Profª Simone Cabral Marinho dos Santos
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Pró-Saúde e sua contribuição na formação acadêmica do farmacêutico
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
Avaliação Institucional - relevância e usos na EAD
Elisa Maria de Assis
PROJETO: PARCERIA FEDERASUL E PUCRS
Elementos Acadêmicos e Profissionais em Ciência e Tecnologia
EAD em alimentos – curso teórico prático
Bacharelado em Sistemas de Informação. Sistemas de Informação Tecnologias da computação, comunicação e informação, em conjunto com recursos da administração,
Instrumentos de Avaliação - MEC
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
AÇÕES DESCENTRALIZADAS
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
Diretrizes Curriculares e Práticas Docentes
Prof. Dr. Dilermando Piva - CEETEPS Prof. Dr. Waldomiro Loyolla - SES
2009.
Comissão de Reforma Curricular do Curso de Graduação em Ciências Biológicas da UFSC Novembro, 2004 Versão 3.
Objetivo Contribuir para melhorar a qualidade da educação infantil por meio da formação de educadores, nas modalidades de extensão e pós-graduação.
Metodologias para a educação a distância no contexto da formação de comunidades virtuais de aprendizagem Ambas as modalidades a presença possa estar relacionada.
Diretrizes Curriculares Centro Paula Souza
Formação Continuada em Física na modalidade EaD – A Experiência da Elaboração do Curso “Brincando com a Física – Eletrostática” Fabiana Marques Costa1.
Curso Técnico em Meio Ambiente
Rotina na Alfabetização:
UNIP/Brasil Maior IES – Instituição de Ensino Superior do país
Profa. Dra. Rita Maria Lino Tarcia
FACULDADE DE EDUCAÇÃO Curso de Graduação - Licenciatura em Pedagogia,
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Disciplina: ENG 2520 Estágio Supervisionado
PROGRAMA NACIONAL ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
Proposta de Resolução secretaria de educação profissional e tecnológica ministério da educação brasília, agosto de 2010.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
Universidade Estadual de Maringá
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
2007 ANO DE MUDANÇAS.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO MÉDIO Antônio Brasil – Tomé-Açu/PA
Universidade Federal do Amapá
3º ENCONTRO DE FORMAÇÃO COM ESCOLAS PRIORITÁRIAS
Prof.ª Irislane Figueiredo
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Profa. Dra. Luciana D. Thomaz
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
PERCURSOS FORMATIVOS Pro-Reitoria de Graduação PROGRAD Coordenação de Inovação Acadêmica e Pedagógica no Ensino Superior CIAPES Profª. Drª. Adriana Rocha.
Atividades Complementares Coordenação de Administração
III Simpósio Temático da Pró-Reitoria de Graduação A Docência na USP : Desafios e Inovações O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DO CURSO DE CIÊNCIAS DOS ALIMENTOS.
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
Introdução a Engenharia de Alimentos
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação
Quem Sou Eu? Olá! Sou Profª.: Gleide Castro, ministrante da disciplina Língua Portuguesa/curso de Letras; pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional.
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA
Curso: Licenciatura em Matemática na modalidade à distância Centro de Ciências Físicas e Matemáticas Departamento de Matemática Coordenação acadêmica:
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Seminário dos Bacharelados Interdisciplinares
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
O papel do Estagio na Formação de Professores
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Processos formativos de professores do ensino superior: o Espaço de Desenvolvimento da Docência – EDD – da UFSCar Maria da Graça Nicoletti Mizukami UFSCar.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO 3º SEGMENTO DA EJA
BNCC: currículo, educação e língua portuguesa
Documentos e Propostas legais
Transcrição da apresentação:

atividades complementares 2009 Universidade Católica de Pelotas Pró-Reitoria Acadêmica Coordenação: Prof. Francisco Rodrigues

O que são as atividades complementares? As atividades complementares compõem um dos aspectos constitutivos das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e devem ser, necessariamente, respeitadas pelas Instituições de Ensino Superior (IES).

O que são as atividades complementares? São componentes curriculares que possibilitam a prática de estudos e atividades independentes, transversais, enriquecendo a formação integral dos estudantes.

Como entender o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem da UCPel? carga horária de disciplinas + carga horária de estágio(s) – quando for o caso + carga horária de trabalhos de conclusão – quando for o caso + carga horária de prática educativa-pedagógica – licenciaturas + carga horária de atividades complementares

Então, as atividades complementares integram o conjunto de atividades de ensino-aprendizagem da UCPel.

Como são trabalhadas as atividades complementares na UCPel? As atividades complementares dividem-se em atividades complementares gerais e atividades complementares específicas. AC = ACG + ACE ATIV. COMPLEMENTARES AC GERAIS AC ESPECÍFICAS

Cada curso possui um número diferente de horas destinadas às atividades complementares gerais e às atividades complementares específicas. Por exemplo: CursoACG+ACE=AC ______________________________________________ Administração160h+140h=300h Arquitetura e Urbanismo240h+100h=340h Ciência da Computação180h+400h=580h

As atividades complementares gerais serão apresentadas hoje, com suas modalidades, vagas e ementas. As atividades complementares específicas ficarão sob a responsabilidade dos cursos e serão esclarecidas pelos respectivos coordenadores.

atividades complementares gerais

modalidades Educação a Distância Semipresencial Presencial em módulos de 20h 4930 vagas para o primeiro semestre de 2009

modalidade a distância material e tarefas disponibilizados no ambiente de aprendizagem Moodle. Para conhecer este ambiente, serão oferecidas oficinas pelo grupo de educação a distância da UCPel. pré-requisitos: conhecimentos básicos de Internet e condições de acesso de, no mínimo, 1 hora semanal.

vagas na modalidade EaD Estudos em língua espanhola I - compreensão escrita 220 vagas Estudos em língua espanhola II - compreensão escrita 220 vagas Estudos em língua inglesa I - compreensão escrita 110 vagas Estudos em língua inglesa II - compreensão escrita 110 vagas Estudos de raciocínio lógico e resolução de problemas 440 vagas Estudos de web vagas

compreensão escrita através de textos, contendo particularidades, dados culturais e sociais do povo hispânico, em estrutura linguística e vocabulário jornalísticos e de expressões idiomáticas, gírias e slogans. Professora Matilde Contreras estudos em língua espanhola I ementa

compreensão escrita da língua espanhola através de textos científicos. estudos em língua espanhola II Professora Matilde Contreras ementa

compreensão escrita da língua inglesa por meio da leitura. Aspectos da compreensão geral, de pontos principais e de detalhes, com o objetivo de alcançar um nível básico de competência linguística em inglês. estudos em língua inglesa I Professora Christiane Heemann ementa

compreensão escrita da língua inglesa por meio da leitura de textos de nível intermediário. Aspectos da compreensão geral, de pontos principais e de detalhes, com o objetivo de alcançar um nível intermediário de competência linguística em inglês. Aspectos culturais da língua. Professora Christiane Heemann estudos em língua inglesa II ementa

raciocínio lógico e compreensão de processos, tomada de decisão e resolução de problemas; desenvolvimento da capacidade de observação. Professora Rose de Pinho Vargas raciocínio lógico e resolução de problemas ementa

conhecimentos tecnológicos para apoio à prática da profissão através de atividades de cooperação e construção individual e coletiva, utilizando as ferramentas de web2.0 estudos em web2.0 Professores Christiano Otero Ávila e Regina Trilho Otero Xavier ementa

atividades presenciais de UMA hora a cada quinze dias (10 horas); atividades a distância (10 horas) por meio de leituras pertinentes (acesso pelo SAPU). modalidade semipresencial

Português passado a limpo Serão oferecidas 6 turmas, com 100 vagas cada uma Segundas ou quartas ou sextas-feiras das 11h às 12h (quinzenalmente)‏ 600 vagas Técnicas de produção textual Serão oferecidas 6 turmas, com 100 vagas cada uma terças ou quintas-feiras das 11h às 12h, ou ainda quartas-feiras das 18h às 19h (quinzenalmente)‏ 600 vagas Estudos em musicalidade Serão oferecidas 4 turmas, com 360 vagas cada uma terças-feiras das 13h às 14h ou das 18h às 19h (quinzenalmente)‏ 1440 vagas vagas na modalidade semipresencial

adequação às novas normas ortográficas ; reconhecimento dos desvios lexicais, sintáticos e semânticos no uso da modalidade escrita da língua; aperfeiçoamento da qualidade da comunicação escrita para transmitir ideias e atingir objetivos. Professor Wallney Joelmir Hammes português passado a limpo ementa

organização, expressão e comunicação do pensamento por meio de questionamentos sobre produção de textos escritos com uso de operadores argumentativos e de vocabulário de nível culto. Professora Ângela Treptow Sapper técnicas de produção textual ementa

estímulo à reflexão crítica e desenvolvimento da percepção musical. Panorama histórico dos períodos, estilos e manifestações musicais, contemplando compositores e intérpretes consagrados. Atividades audiovisuais, leitura de textos, relatos históricos, estilísticos, sociais e cotidianos. Professor Fernando da Silveira Filho estudos em musicalidade ementa

atividades presenciais em projetos de extensão, pesquisa e estudos de cinema. modalidade presencial

Estudos em cinema Serão oferecidas 2 turmas, com 360 vagas cada uma terças-feiras, das 11h às 13h ou quintas-feiras, das 17h às 19h 720 vagas Participação em projetos de extensão da UCPel informações com o professor responsável 114 vagas Participação em projetos de pesquisa da UCPel informações com o professor responsável 136 vagas vagas na modalidade presencial

Desenvolver a percepção de valores éticos e culturais a partir da linguagem cinematográfica. Professores Padre Antonio Reges Brasil e Michael Kerr estudos em cinema ementa

participação em projetos de extensão multi, pluri e interdisciplinares, com atuação ética e responsabilidade social, objetivando a construção de uma sociedade includente e solidária. participação em projetos de extensão da UCPel

integrar equipes multi, pluri e interdisciplinares de projetos de pesquisa, tendo em vista desenvolver o raciocínio lógico e a análise crítica, conhecimentos tecnológicos para a prática da profissão e assimilação de novos conceitos científicos e de novas tecnologias. participação em projetos de pesquisa da UCPel

Mais Informações Saguão do campus I Em frente ao espaço de alimentação.