II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEF – Cursos de Educação e Formação
Advertisements

Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
A gestão da aprendizagem na Educação Superior a Distância
EAD no SEBRAE 2000 TV Curso em formato de telenovela 2001
Programa UAB: A inclusão do tutor presencial na EAD
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Contexto de Educação a Distância
Produção do conhecimento em EAD
Aplicação Multimédia para Ensino e Aprendizagem Bases de Dados
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
Seminário Nacional JRA 2009 Ovar, de Novembro de 2009
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
A nossa e-escola Encontro de Professores do 1º CEB Viseu, 30 de Junho de 2006 José Carlos Duarte Marques.
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
11° Congresso Internacional de Educação a Distância da ABED
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
Educação e Tecnologias
Generalidades sobre e-learning
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
José Duarte, ESE de Setúbal3.Julho.2006Seminário Ser Competente em TIC Da disciplina de TIC às TIC nas disciplinas.
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA & EXTENSÃO I CONGRESSO BRASILEIRO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA UFPB, João Pessoa, 11/11/2002.
EaD SABERES, DESAFIOS E PROBLEMATIZAÇÃO SOBRE EaD QUALIDADE TECNOLOGIA
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Multimédia semântico e aprendizagem António Maneira (1) & João Correia de Freitas (2) & (1) PROGRAMA DOUTORAL.
Formação de Professores para o uso de EAD no Ensino Superior
Nos dias de hoje, a disciplina de Tecnologias da informação e comunicação desempenha um grande papel no sistema educativo no sentido de dar resposta às.
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Moodle.
Sistema Universidade Aberta do Brasil
Évora - 27 Junho 05 Workshop Moodle Uma perspectiva "aberta" do ensino a distância 1 Moodle na UE Gestão de Conteúdos a Distância.
INTERATIVIDADE??? Uma atividade que envolve interação, é uma troca comunicativa entre indivíduos e meios, em EAD, a palavra-chave no processo educativo.
Introdução à Educação à distância
Competências dos professores 06 de outubro de 2014 Caroline Kearney Gestora Sénior de Projetos e Analista de Educação.
BIB Organização de Bibliotecas Escolares 1 Introdução: Bibliotecário: mediar leitura, informação e leitor; orientar o usuário no uso dos suportes.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
Curso de Capacitação em Educação a Distância
CURSOS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO DE ADULTOS DE NÍVEL SECUNDÁRIO (EFA-NS)
Curso de Pedagogia- Gestão e Tecnologia Educacional UNIMINAS Aluna: Julia Marques Faria Professora: Gilca Vilarinho Setembro / 2005.
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
CÓDIGO DA DISCIPLINA E NOME DO PROFESSOR1. ARE – ANDREA DA PAIXÃO FERNANDES E LINCOLN TAVARES SILVA2 Ambiente Regulatório na Educação Andrea da Paixão.
GESTÃO E USO DAS MÍDIAS EM PROJETOS DE EAD
Querte Mehlecke - 01 de junho de 2005 V Ciclo de Palestras Inovações em Tecnologia na Educação: Processos e Produtos 30 e 31 de maio, 01, 02 e 03 de junho.
Integração Curricular das TIC. Integração Curricular das TICs Fátima Rodrigues Moreira  Licenciada em Eng.ª Informática  Professora do Quadro do Grupo.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
Portal dos Catraios O Portal dos Miúdos e Graúdos Vitor Gonçalves Abril, 2002 Escola Superior de Educação Instituto Politécnico de Bragança Projecto.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
X Encontro Nacional do Fórum de Extensão das IES Particulares
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Evandro Morgado LISBOA Abril de 2009 Iniciar. Estrutura da Comunicação Estrutura da Comunicação Motivação Contextualização Problema/Questões Metodologia.
Formadores: Nuno Albano e Vera Cruz Utilização da Plataforma Moodle - ESMP.
PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME.
Profiles in ICT for Teacher Education Projecto Sócrates Acção ODL
Transcrição da apresentação:

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 SOCRATES PROGRAMME PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education PICTTE Profiles in Information and Communication Technologies for Teachers Education

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Questão base Existe cada vez mais a necessidade de formar professores nas TIC, nos países europeus. A utilização de metodologias de Educação Aberta e a Distância é muito baixa, em particular a utilização de cursos via Internet. O estabelecimento dos perfis seria o primeiro passo para o reconhecimento de novas competências.

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Objectivos Principais Definir perfis dos Professores para o uso das TIC na Educação Criar conteúdos para um curso aberto e a distância, através de internet Formar os Tutores e os Professores Comparar e avaliar os resultados nos diferentes países Disseminar resultados Duração do Projecto: 1 ano Projecto co-financiado pelo Programa Socrates - ODL

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Instituições parceiras TDC - Tecnologia das Comunicações, Lda Ministério da Educação – DAPP Escola Superior de Educação de Santarém Centro de Competência Nónio Sec. XXI da Univ. do Minho Centro de Competência Malha Atlântica – Escola Secundária Camillo Castelo Branco Universitat Jena FIM – Psychologie Universitat de Barcelona

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 WorkPackages do Projecto Gestão do Projecto Disseminação Avaliação Definição de Perfis nas TIC Especificações funcionais da plataforma Desenvolvimento de conteúdos Formação nas TIC em EAD, através da Internet

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Definição de Perfis nas TIC “Os perfis dos professores dependem nos perfis da escolas,alunos e relações pedagógicas que se podem ter em consideração. É, portanto inútil tentar definir perfis que são unicamente orientados para a vertente técnica...” “No âmbito de um processo em mudança não nos podemos focar só nas novas competências que são estáveis, mas também na atitude para a mudança e na capacidade para integrar e criar novos contextos significativos.” In “ICT Profiles Definition Report”

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Estrutura de Perfis: –Atitudes (Inovação tecnológica, adaptabilidade/mudança de papel; mediação) –Competências Gerais de Ensino (quando e como integrar as TIC nas diferentes fases do ensino, do planeamento à avaliação; como utilizar as TIC para melhorar a dinâmica escolar); Definição de Perfis nas TIC 1

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 –Competências de Ensino por Disciplina (como integrar as TIC nas diversas disciplinas, conhecer e avaliar softwares educativos) –Competências nas TIC (como explorar os recursos existentes no âmbito da escola; familiarizar-se com os equipamentos e softwares) Definição de Perfis nas TIC 2

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Desenvolvimento de Conteúdos I - Introdução II – Comunicação Assíncrona III – Comunicação Síncrona IV – Integração de Medias V – Recolha de Informação VI – Processamento de Dados Fase pre-teste

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Actividades Pedagógicas, baseadas nas potencialidades da Internet: –Tutoria –Forum –Chat –Trabalhos individuais –Avaliação Desenvolvimento de Conteúdos 1

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Formação nas TIC em EAD Formação de Tutores: 7 de Junho O grupo de utilizadores a ser abarcado é 130 professores Data de implementação do curso: de 15 a 30 de Junho

II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento 12 Abril 2000 Obrigado Paula Morais