TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC VERSÃO 9.1.0.0.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação do Plano Plurianual
Advertisements

Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES 1 1 Ministério da Fazenda Secretaria Executiva DIGES Brasília, 19 de novembro de PROGRAMA NACIONAL.
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
Comissão de Assuntos Econômicos Subcomissão Temporária de Avaliação da Política Fiscal Cleber Oliveira Agosto de 2011.
AVALIAÇÃO DE PROGRAMAS MARCO LEGAL MARCO LEGAL - LEI Nº O marco legal de avaliação do PPA 2004/2007 é constituído pelo Art. 12 da Lei nº ,
Sistema de Cadastro de Alunos
CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DO ESTADO DO CEARÁ-2006.
DIOPS X-PRESS FLUXO DE CAIXA MENSAL
Secretaria Executiva do Núcleo Sistêmico Segurança(SENS)
MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO MCASP
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Governo do Estado de Sergipe Secretaria de Estado da Fazenda AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre 2008 Fev/ AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação do Cumprimento.
Entidades de Assistência Social – Decreto 6308/2007
AVALIAÇÃO E CUMPRIMENTO DAS METAS FISCAIS 1º QUADRIMESTRE DE 2013 AUDIÊNCIA PÚBLICA.
GT 06 – Contabilidade Coordenadores: Adriano de Souza Pereira (SC)
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social Decreto 6308/2007 e PL 3021/2008 Entidades de Assistência.
Contabilidade Aplicada aos RPPS
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Contabilidade intermediária i
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Sistema de Protocolo Eletrônico Integrado do Poder Executivo - UPO
PLANO DE CONTAS   Os elementos que formam o patrimônio e suas alterações são controlados por meio de conta. A função das contas é registrar e expor os.
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
ESCRITURAÇÃO CONTÁBIL SIMPLIFICADA PARA AS MICROEMPRESAS E EMPRESAS DE PEQUENO PORTE  
Uma abordagem prática. David de Brito Dantas Assessor Contábil SUNOT – Superintendência de Normas Técnicas Rio de Janeiro, 12 de dezembro de 2012.
Ciclo de Planejamento PPA.
Guarda de arquivos XML GED KAISEN Implementações da ferramenta
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
AUDIÊNCIA PÚBLICA 3º Quadrimestre de 2013 Poder Executivo do Município de Rebouças - PR Fonte: Banco de dados do Município de Rebouças Data de realização:
Seminário Regional São Paulo - SP
Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Educação
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
Oficina "Controle das Fontes de Recursos"
Manual do FIES.
Alterações no Controle Fiscal Contábil de Transição – Fcont 2014 ano-calendário 2013 Outubro 2013.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
Contabilidade e Mercado de Trabalho
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Controladoria-Geral da União 1 Controladoria Geral da União Rodrigo Paiva - CGU-Regional/PB.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2009 Elaborado pela: Controladoria Geral do Município Controladoria Geral do Município Secretaria.
Capa da Obra Conceito Conta
CONTABILIDADE INTERMEDIÁRIA I
Princípios de Contabilidade de Contabilidade Aplicada ao Setor Público
Planejamento na Gestão Pública
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 2º QUADRIMESTRE DE 2008 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA (Artigo 9º § 4º da LRF) 3º QUADRIMESTRE DE 2005 Elaborado pela: Secretaria Municipal de Secretaria Municipal de Fazenda Fazenda Secretaria.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º Quadrimestre de 2015 ESTADO DA BAHIA
Contabilidade e Orçamento Públicos – aula 4
GT-06 – Contabilidade Aplicada ao Setor Público - CASP Coordenadores: Wanderlei Pereira das Neves (SC) Rosangela Dias Marinho (RJ)
Levantamentos de Balanços
Ministério dos Transportes Brasília / DF, 16 de maio de 2007 Execução orçamentária e financeira dos recursos da CIDE 1ª Assembléia da Associação Brasileira.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Registro 1º Quadrimestre de 2012.
AUDIÊNCIA PÚBLICA 2º QUADRIMESTRE DE 2013
AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO 2007 AUDIÊNCIA PÚBLICA AVALIAÇÃO DAS METAS FISCAIS 3º QUADRIMESTRE 2006 FEVEREIRO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA Avaliação das Metas Fiscais Município de Pinheiro 1º Quadrimestre de 2013.
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Audiência Pública Audiência Pública 2º Quadrimestre 2015.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA
Ministério da Educação Secretaria Executiva Subsecretaria de Planejamento e Orçamento FONDCF 15/05/2015.
Brasília/DF.
Data Aprovação:03/12/2010 Data Divulgação:16/12/2010 IASB:IFRS 1 CPC 43 (R1) ADOÇÃO INICIAL DOS PRONUNCIAMENTOS TÉCNICOS CPCs 15 A 41 Aprovações dos Reguladores:
LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL PLANEJAMENTO, CONTROLE, TRANSPARÊNCIA E RESPONSABILIZAÇÃO.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
RREO - R ELATÓRIO R ESUMIDO DE E XECUÇÃO O RÇAMENTÁRIA RGF – R ELATÓRIO DE G ESTÃO F ISCAL Odair Scharnowski 18/06/2013.
1 Audiência Pública Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais: 2º Quadrimestre de 2015 Administração 2013/2016 Prefeito: VILMAR ZANDONAI.
O SISTEMA SAGRES E SUA VANTAGEM PARA O SERVIÇO PÚBLICO – CONS. RONALD POLANCO RIBEIRO.
AUDIÊNCIA PÚBLICA METAS FISCAIS. AUDIÊNCIA PÚBLICA 1º QUADRIMESTRE DE 2016 CUMPRIMENTO DAS METAS ESTABELECIDAS NA LDO.
Transcrição da apresentação:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC VERSÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC de uso obrigatório para geração da remessa do PAD do 6º bimestre de 2008; será disponibilizada na página do Tribunal na Internet, até o final do mês de dezembro/2008. Versão do PAD:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC inclusão da linha “Perda com FUNDEB” no cálculo da Receita do Município, a exemplo do que já vem sendo feito no Modelo 1, na parte do exercício atual; alteração no cálculo da apuração do Plus / Perda com o FUNDEB; inclusão de campo “Para Uso do TCE” na parte superior direita dos relatórios. Principais alterações na versão :

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC VERSÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC de uso obrigatório para geração da remessa do PAD do 1º bimestre de 2009; será disponibilizada na página do Tribunal na Internet, até o final do mês de fevereiro de 2009; os leiautes para a versão do PAD já estão disponíveis na página do Tribunal na Internet desde outubro de Versão do PAD:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Principais alterações na versão : alterações no leiaute de alguns arquivos; alterações nas telas da Educação; inclusão da linha “Perda com FUNDEB” no cálculo da RCL exerc. anterior e na RREA; alterações na tela do Modelo 6; alterações nos quadros de despesa dos modelos da LRF.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC ALTERAÇÕES NO PAD VERSÃO VERSÃO

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Alterações no Leiaute dos arquivos: inclusão do campo “CP” nos arquivos BREC_ANT.TXT e REC_ANT.TXT, a exemplo da alteração já efetuada em 2008 na versão , nos arquivos BAL_REC.TXT e RECEITA.TXT; inclusão do campo “Recurso Vinculado” nos arquivos RECEITA.TXT e REC_ANT.TXT.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Arquivo RECEITA.TXT:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Arquivo BREC_ANT.TXT:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Arquivo REC_ANT.TXT:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Inclusão do campo “CP” nos arquivos de Receita do exercício anterior - os arquivos terão as mesmas rotinas já existentes no exercício atual, como por exemplo: “CP” deve ser numérico e ter três posições; fará parte da “chave” do arquivo; contas que comecem com “9” devem ter campo “CP” preenchido. Alterações nas rotinas de validação:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Inclusão do campo “RV” nos arquivos RECEITA.TXT e REC_ANT.TXT: “RV” deve ser numérico e ter 4 posições; deverá existir no arquivo RECURSO.TXT e ter correspondência com os arquivos BAL_REC.TXT e BREC_ANT.TXT; contas com “CP = 105”, deverão possuir “RV = 0031”. Alterações nas rotinas de validação (cont.):

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Base de cálculo constitucional da Receita do FUNDEB: conforme a Lei do FUNDEB, a partir de 2009, o percentual a ser aplicado sobre a receita será de 20%, não havendo mais dois percentuais diferentes. Por isso, a partir da versão , a tela do PAD terá somente um quadro de contas de receita, sobre o qual incidirá o percentual de 20%. Alterações nas Telas da Educação:

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Na versão atual do PAD está sendo exibida uma tela onde são apresentadas as despesas liquidadas com CP “501” na parte superior e, na parte inferior, as liquidadas com CP “502”. A partir da versão , teremos duas telas, uma para cada CP, onde serão demonstradas as receitas que servem de base para verificação, conforme segue. Tela nova – despesas com CP “501” e “502”

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Primeira tela: cálculo dos 60% 1º quadro - Base de cálculo da receita: todas as contas analíticas “172401” deduzidas as “ ” com RV “0031” do BAL_REC.TXT. Abaixo será calculado o total e demonstrado o valor correspondente a 60%. 2º quadro - Aplicação Recursos: despesas liquidadas no exercício atual com RV “0031” e CP “501”, separadas por Subfunção. Abaixo será calculado o total e o percentual aplicado.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Segunda tela: verificação do § 2º do art. 21 da Lei do FUNDEB 1º quadro - Base de cálculo do Superávit do FUNDEB do Exercício Anterior Linha “Rendimentos do FUNDEB - Exercício de 2008”: total das contas analíticas do grupo de contas “13” (Receita Patrimonial) no RV “0031” do arquivo BREC_ANT.TXT.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Linha “Plus do FUNDEB - Exercício de 2008”: apresentará o valor do PLUS do FUNDEB do exercício anterior, se existir. Abaixo haverá uma linha de total e um outro campo onde será calculado o valor que poderá ser aplicado no primeiro trimestre do exercício seguinte, que corresponde a 5% do total.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC 2º quadro - Despesas Liquidadas com Recursos do Superávit do FUNDEB São apresentadas as despesas liquidadas no exercício com RV “0031” e CP “502”, separadas por Subfunção. O PAD não indica o mês das liquidações, apresenta todas efetuadas no exercício. Posteriormente é feita pelo TCE a análise por meses, para verificar se a aplicação ocorreu no primeiro trimestre ou após.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Estudo Técnico a respeito do FUNDEB Inclusão da linha “Perda com o FUNDEB” Perda será calculada extra-contabilmente Ofício Circular DCF-Gab. nº 06/2008 O PAD deverá ajustar o valor total da receita em alguns quadros, para manter a coerência

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC A partir do 3º bim/2008 o PAD passou a somar o valor da Perda com o FUNDEB (no caso de município contribuinte) nas telas abaixo, para ajustar o valor da receita, conforme enviado em 28/04/2008 pelo SIAPC: Gastos Const. Educação (MDE+FUNDEB); Despesa com FUNDEB; Receita do Município (6º bim/2008); Modelo 1, RCL, exercício atual.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC A partir de 2009, na versão , o valor da “Perda com o FUNDEB” será acrescentado (quando existir) também nas telas: Modelo 1, RCL, exercício anterior; Modelo 13, RREA.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Devido à inclusão do campo “CP” nos arquivos de receita e à alteração no elenco de contas, principalmente nas contas “9”, a verificação da situação do município em relação ao FUNDEB teve uma pequena alteração no seu cálculo, que será efetuado no PAD a partir do 6º bim/2008 (versão ). Alteração na forma de cálculo do Plus/Perda com o FUNDEB

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Novo cálculo para verificar se o município é recebedor ou contribuinte do FUNDEB: ( + ) * com RV 0031 ( - ) * com RV 0031 ( - ) 91721* com RV 0031 e CP 105 ( - ) 91722* com RV 0031 e CP 105 Resultado positivo = PLUS Resultado negativo = Perda com o FUNDEB

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Alterações no Modelo 6 – Demonstrativo das Operações de Crédito Inclusão de um quadro no modelo 6. Os dados virão do arquivo BAL_VER e as contas serão aquelas que configurem operações de crédito, conforme definido na LRF, e que não transitem pela Receita. Inclusão de um total para fins de apuração do cumprimento do limite, somando o total das contas de receita e o total das contas patrimoniais.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Modelo 6 - Tela na versão atual

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Modelo 6 - Tela na próxima versão

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Essa alteração em termos práticos, em comparação com o cálculo anterior do PAD, não deverá ter diferença. Lembramos que, assim como nas telas anteriores, será possível efetuar seleção manual de contas, ajustes e justificativas Alterações nos quadros de contas de despesa e RPNP/ empenhos não liquidados

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Os modelos da LRF que foram alterados são os seguintes : Modelo 2 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Poder Executivo Modelo 10 – Demonstrativo da Despesa com Pessoal – Poder Legislativo Modelo 13 – Demonstrativo dos Gastos Totais do Legislativo

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Modelo 2 - Tela na versão atual

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Modelo 2 - Tela na próxima versão

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Esse novo campo foi criado para facilitar a inclusão dos relatórios no processo, o qual será analisado no Tribunal de Contas. Lembramos que esse campo não deverá ser preenchido pelas entidades. Inclusão de campo “ para uso do TCE” nos relatórios gerados pelo PAD.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC NORMAS BRASILEIRAS DE CONTABILIDADE APLICADAS AO SETOR PÚBLICO - NBCASPs

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Resolução CFC nº 1111/07 – Princípios Fundamentais de Contabilidade sob a perspectiva do Setor Público. Contexto das Mudanças Portaria MF 184/ Estabelece diretrizes quanto aos procedimentos práticas, elaboração e divulgação das Demonstrações Contábeis, de forma a torná-los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Decreto Municipal – RJ /08 - Dispõe sobre diretrizes quanto aos procedimentos práticas, elaboração e divulgação das Demonstrações Contábeis, de forma a torná- los convergentes com as Normas Internacionais de Contabilidade.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Novembro de 2008 – Finalização das NBCASPs Cronograma do Grupo de Trabalho para a Convergência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público às Normas Internacionais de Contabilidade

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC 2009 – Tradução das Normas Internacionais de Contabilidade e elaboração das NBCASPs Convergidas – Disponibilizar, apresentar e discutir as NBCASPs Convergidas – Audiências públicas e Seminários Regionais.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC 2012 – Entrada em vigência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público Convergidas aos Padrões Internacionais – Capacitar os profissionais de Contabilidade sobre o conteúdo e aplicação das NBCASPs Convergidas.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC NBCT 16.1 – Conceituação, objeto e campo de aplicação; NBCT 16.2 – Patrimônio e Sistemas Contábeis; NBCT 16.3 – Planejamento e seus instrumentos sob o enfoque contábil; Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público - NBCASPs

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC NCBT Transações no Setor Público; NBCT Registro Contábil; NBCT Demonstrações Contábeis; NBCT 16.7 – Consolidação das Demonstr. Contábeis; NBCT 16.8 – Controle Interno; NBCT 16.9 – Depreciação, Amortização e Exaustão;

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC NBCT – Avaliação e Mensuração de Ativos e Passivos em entidades do Setor Público.

TRIBUNAL DE CONTAS DO ESTADO DO R.G.S. DCF / AT / SIAPC Agradecemos a sua atenção! Luciane Heldwein Pereira Sandra Pereira Mezzomo DCF / AT / SIAPC (51) e