SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli. 1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para.

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Transcrição da apresentação:

SIT – T11 Oi Paggo Marcio Luiz Angeli

1 – Cadeia Paggo Coleta de dados: Opção do cliente em utilizar seu aparelho de celular como meio de pagamento para compra de produtos e serviços em um estabelecimento filiado sendo que o consumidor precisa ser cliente Oi e estar com o serviço cadastrado pela operadora. É mais uma opção de pagamento que pode ser utilizada na falta de um cartão, dinheiro ou cheque. Organização: Não necessita de um ponto de venda e o operador de caixa solicita o pagamento para o celular do cliente, que precisa fornecer o seu número Oi para o caixa e receberá um SMS no seu aparelho informando o valor do produto ou serviço adiquirido. O serviço tem um custo menor do que o método tradicional para o lojista. Seleção: A solicitação é enviada diretamente para o celular do cliente e para o lojista. Consolidação: O cliente responde o SMS aprovando ou não a compra através de uma senha pessoal e terá a comodidade de pagar em até 40 dias escolhendo a melhor data e recebendo a fatura em casa separada da fatura do celular. Distrubuição: A negociação é autorizada de forma rápida e o bem ou serviço pode ser entregue ao cliente da forma escolhida. As principais diferenças entre as cadeias Tradicional e Paggo são a simplicidade e não necessidade de ponto de venda para o lojista e a utilização do celular para fazer o pagamento pelo cliente não necessitando carregar dinheiro ou cartão além de aumentar a segurança da transação através da tecnologia GSM.

2 – Vantagens e desafios da verticalização As principais vantagens da verticalização são a não necessidade de envolver diferentes agentes cada um com seu papel bem definido tornando o processo muito mais simples que o tradicional, a não necessidade de o logista ter um ponto de venda fixo, a utilização do celular que praticamente todos já possuem e sempre carregam consigo, as taxas tanto para o lojista como para o cliente são menores, a maior segurança e menor possibilidade de clonagem durante a transação,etc. E os principais desafios estão em ter um grande número de clientes para que o serviço se torne viável, a mudança de abto dos clientes que já estão acostumados a utilizar o método tradicional de pagamento precisando se adptar ao novo serviço, enfrentar a concorrência que irá buscar outras qualidades e benefícios para se manterem no mercado, etc.

3 – Vantagens e riscos do pioneirismo As grandes vantagens do pioneirismo da Oi em utilizar a nova tecnologia é que ela pode se tornar a maior empresa do setor dominando a maioria do mercado por oferecer o serviço a mais tempo e ter uma maior confiança dos clientes, ela irá atrair e segurar muito mais clientes oferecendo esse novo serviço podendo se tornar a maior operadora de celular e de cartão de crédito do país. Os riscos associados também são grandes sendo que os grandes players (Visa, Master, Amex) poderão formar parcerias ou até adquirir outras operadoras de telefonia e oferecer um serviço de maior qualidade sendo que hoje existem outras operadoras que possuem uma maior maior área de cobertura, melhores serviços, qualidade e um maior market share, ou os grandes players podem até desenvolver outros serviços e benefícios para garantir a fidelidade dos clientes que já estão abtuados ao método de pagamento tradicional via cartão podendo quebrar a estratégia de crescimento da Oi.

4 – Oi Paggo é adaptado à realidade do consumidor brasileiro? Hoje o consumidor brasileiro precisa muito de crédito porém já existem muitas opções e serviços sendo oferecidos pelos bancos e operadores de cartões de crédito. O celular está cada vez mais acessível ao consumidor brasileiro que pode adquirir um aparelho por muito pouco e com extrema facilidade, o que favorece a utilização do mesmo para realizar pagamentos de contas de produtos e serviços, principalmente em lugares que não são comuns a utilização de um cartão de crédito, porém grande parte da população pode não estar pronta para utilizar esse tipo de serviço sendo muito difícil mudar a cultura das pessoas. Para a nova geração essa tecnologia será muito bem aceita sendo que os jovens estão muito bem abtuados e já utilizam o celular para muitas outras funções além de ligar e enviar SMS, no futuro poderá se tornar a forma mais comum e simples de realizar um pagamento substituindo o cartão de crédito.

5 a) Vantagens competitivas para os varejistas e clientes Para os varejistas a vantagem está na simplicidade do modelo de negócio que não necessita de grandes instalações fixas e máquinas de cartões para realizar as operações e para os clientes a simplicidade das operações que poderão ser feitas via SMS, o que praticamente todos já possuem e utilizam com frequencia e não precisarão mais carregar cartões de crédito. b) Principais obstáculos para os consumidores Os principais obstáculos para os consumidores estão em mudar os costumes atuais em utilizar o cartão de crédito, o que hoje já está bem solidificado na sociedade e passarem a utilizar a operação via celular. Uma forma de superar esses obstáculos é a operadora oferecer vantagens para as pessoas aderirem a nova tecnologia até que se acostumem a utilizá-la. c) Principais obstáculos para os varejistas Os principais obstáculos para os varejistas estão em utilizar essa tecnologia junto com a tradicional de cartões de crédito pagando taxas pelo serviço das duas sendo que não poderão simplesmente substituir os cartões de crédito de uma hora para outra por correr o risco de perderem os clientes por haver muito poucos usuários da nova tecnologia do Oi Paggo.