AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Effectiviness of lifestyle changes on impired plasma glucose and lipids Impacto das mudanças do estilo de vida em pessoas com elevados níveis plasmáticos.
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda
Introdução ao processamento de dados e à estatística - parte 02
UNICAMP Universidade Estadual de Campinas Centro Superior de Educação Tecnológica Divisão de Telecomunicações Propagação de Ondas e Antenas Prof.Dr. Leonardo.
MENOPAUSA: COMO DIAGNOSTICAR E TRATAR DOENÇAS INTERCORRENTES
Palestras, oficinas e outras atividades
Luiz Augusto Marcondes Fonseca
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Vamos contar D U De 10 até 69 Professor Vaz Nunes 1999 (Ovar-Portugal). Nenhuns direitos reservados, excepto para fins comerciais. Por favor, não coloque.
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Exercício do Tangram Tangram é um quebra-cabeças chinês no qual, usando 7 peças deve-se construir formas geométricas.
Pesquisa Estatística. Nível de Satisfação dos Alunos de ADM-
Curso de ADMINISTRAÇÃO
Medidas de Posição e Dispersão
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
Fibromyalgic rheumatoid arthritis and disease assessment Rheumatology 2010;49: Laurindo Rocha Clube de revista IAMSPE – 14/10/10.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS PROFESSORES DA REDE PARTICULAR DE ENSINO EM VITÓRIA DA CONQUISTA-BA.
INQUÉRITO DE SAÚDE NO MUNICÍPIO DE SÃO PAULO ISA Capital
Medidas para melhorar a adesão ao tratamento da asma
- HIPERTENSÃO ARTERIAL-
Brasília, 8 de junho de 2010 MDIC. 2 Sondagem de Inovação 1.Objetivo 2.Como é feita e Perfil das Empresas 3.Resultados.
CONSTRUÇÃO DO DIAGNÓSTICO DE NANDA
MATEMÁTICA PARA NEGÓCIOS
1 Actividade Física e Desportiva Dos Alunos da Escola Secundária Manuel de Arriaga Escola Secundária Manuel de Arriaga Ano lectivo 2009/10 Departamento.
Pesquisa sobre Medicamentos Genéricos:
Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive.
1 Jovens Urbanos 3ª edição Resultados da Avaliação Econômica Jovens Urbanos 3ª edição São Paulo março/2010.
The New England Journal of Medicine (04 janeiro de 2001)
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE MEDICINA
MECÂNICA - DINÂMICA Exercícios Cap. 13, 14 e 17. TC027 - Mecânica Geral III - Dinâmica © 2013 Curotto, C.L. - UFPR 2 Problema
ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA
LINHAS MAIS RECLAMADAS Ranking Negativo para Fiscalização Direcionada Conservação - Frota ANO IV – Nº 08.
FISCALIZAÇÃO DIRECIONADA NÍVEL DE SERVIÇO ANO I – Nº 4.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Projeto Marcas que Eu Gosto 1 PROJETO MARCAS QUE EU GOSTO Estudos Quantitativo de Consumidores Janeiro / 2005.
Modelagem Estatística
Núcleo de Mídia – Comercial Ranking Nacional de Circulação - Domingos Evolução Mês* 3,38% 2,20% 1,39% 1,13% -4,84% 0,49% -6,16% -0,07% -0,71% 0,27% 0,43%
1/40 COMANDO DA 11ª REGIÃO MILITAR PALESTRA AOS MILITARES DA RESERVA, REFORMADOS E PENSIONISTAS - Mar 06 -
Saúde Mental População Outubro/ 2007.
NOVOS CONCEITOS DE DEPRECIAÇÃO PARA MÁQUINA E EQUIPAMENTOS
SESI INDÚSTRIA SAUDÁVEL
Mortalidade de Orientais no Estado de São Paulo ( ) Gabrielle Idealli e Profa. Dra. Marcia Koike.
Trabalho realizado por : Maria Nº9 Miriam Nº12 9ºD
Estatística Aula 9 – 28/02/2011.
Suzana E Tanni, Paula A B de Camargo, Nathalie I Iritsu, Massaki Tani e Irma Godoy A divulgação sobre os riscos do tabagismo mudou o conhecimento dos fumantes.
12. Rede de Tratamento ao Usuário do Programa de Diabetes
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
XXIII Seminário de Iniciação Científica Universidade Federal do Acre
CORPO MENTE ESPÍRITO.
1 Saúde Mental Outubro/ 2006 Psiquiatras e População.
Anna Laura Di Carvalho Gedda
Procura pela assistência vocal por professores municipais do ensino fundamental de Belo Horizonte Adriane Mesquita de Medeiros, Ada Ávila Assunção, Iara.
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE MANUTENÇÃO DE UM SISTEMA DE GERAÇÃO E TRANSMISSÃO DE ENERGIA ELÉTRICA Autores Fernando Martins Carvalho.
USO DE FÁRMACOS EM TERAPIA INTENSIVA E SUA RELAÇÃO COM O TEMPO DE INTERNAÇÃO INTRODUÇÃO OBJETIVOS METODOLOGIA RESULTADOS CONCLUSÃO A unidade de terapia.
Aula 11 - Teste de hipóteses, teste de uma proporção
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
A Gestão do Regime Terapêutico por Pessoas com Doença Mental, na Perspetiva do Cuidador Principal RODRIGUES, Mª do Céu, Enfermeira Especialista Saúde Mental.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Souza, M. J.; Raulino, H. T. (PUIC - Curso de Farmácia-Habilitação Análises Clínicas, Campus Tubarão) Iacovski, B. R.; Blatt, R. C. (PUIP - Curso de Farmácia-Habilitação.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Análise dos serviços de cuidados prestados no Serviço de Atenção Farmacêutica (SAF) do Curso de Farmácia da UNISUL. Ciências da Saúde. CORRÊA, TAÍS DOS.
Estudo de Utilização de Medicamentos em Colaboradores de uma Instituição de Ensino Superior do Sul de Santa Catarina. Área da Saúde. ALANO, Graziela M.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
DETERMINAÇÃO DE FATORES EXTRÍNSECOS AO PACIENTE PORTADOR DE HIPERTENSÃO ARTERIAL SISTÊMICA (HAS) E/OU DIABETES MELITTUS (DM) USUÁRIOS DA FARMÁCIA CENTRAL.
Sheila Rizzato Stopa Departamento de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde Brasília, outubro de 2015.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO PUIC 2009 - JUNIC 2010 AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO BRUNA JACOBOWSKI Internato Médico 11a fase UNISUL

Introdução Conceitos Histórico Tendências Atuais

Introdução Problemas Relacionados Importância do Estudo

Objetivos “Avaliar a prevalência de automedicação entre os estudantes universitários do curso de de uma universidade do Sul do Brasil, avaliando os fatores associados a essa prática, como forma de ampliar o conhecimento sobre o assunto na literatura científica”.

Métodos População do estudo Seleção da Amostra Método de Avaliação

Métodos Variáveis 1.1 Variáveis demográficas (idade, gênero, estado civil, semestre ao qual estava cursando, profissão dos pais), 1.2 Variáveis comportamentais e de saúde (dados antropométricos, autoavaliação de saúde, atividade física, número de consultas médicas no ano anterior, internação hospitalar nos últimos seis meses, convênio médico, presença de doença aguda e crônica) e dados sobre uso de medicamentos (relação dos medicamentos utilizados nos últimos três meses e de uso contínuo, indicação clínica, forma de aquisição, se uso por prescrição médica ou automedicação e ocorrência de reações adversos à medicamentos).

1.2 Socioeconômicas (grupo étnico, renda familiar mensal), 1.4 Dados sobre uso de medicamentos (relação dos medicamentos utilizados nos últimos três meses e de uso contínuo, indicação clínica, forma de aquisição, se uso por prescrição médica ou automedicação e ocorrência de reações adversos à medicamentos).

Análise estatística 1.1 EpiData 1.2 SPSS 16.0

Resultados Participaram do presente estudo 80 alunos do curso de Direito noturno da Unisul. 94,3% eram de cor de pele branca, residiam com a família (87,5%) e possuíam algum trabalho remunerado (83,8%). A média de idade foi de 22,8 (DP± 5,4) anos e a renda média familiar era 10,5 salários-mínimos.

Resultados Quanto aos hábitos de vida: 6,3% eram fumantes 52,3% praticavam exercícios físicos, sendo que 57,1% mais de três vezes por semana 23,8% são sobrepeso e 6,3% obesos Necessidade de consultas médicas nos últimos 12 meses: 55% necessitou de atendimento médico ambulatorial entre 1 e 2 consultas, 7,5% precisou mais de nove atendimentos. Internações hospitalares, 91,3% não estiveram hospitalizados no último ano.

Resultados

Resultados Autoavaliação da sua própria saúde: 23,8% consideram ótima 58,8% regular 1,3% ruim 1,3% péssima. 17,5% apresentavam algum tipo de doença crônica - doenças pulmonares (asma/bronquite) em 35,7% 7,1% t hipertensão arterial sistêmica, 7,1% depressão 36,3% utilizavam medicamentos de uso contínuo. Nenhum participante relatou ocorrência de doença aguda nos três meses anteriores a entrevista.

Resultados Figura2. Conduta mediante situação de doença.

Resultados Figura3. Conduta feita pelos participantes mediante situação de doença como febre e/ou dor de garganta.

Resultados 22,7% já teve algum tipo de reação adversa a medicamentos 78,8% utilizou alguma tratamento medicamentos nos últimos três meses. Destes, 39,1% utilizaram medicamentos sem prescrição médica. Foram citados 131 medicamentos diferentes, resultando em 1,6 medicamentos por aluno 32,8% não cumpriram o tratamento farmacológico recomendado em relação à dose, horário ou duração

Figura 3: Indicação para utilização de medicamentos. Resultados Figura 3: Indicação para utilização de medicamentos.

Resultados Quem indicou o medicamento: 20 (15%) por indicação de amigos ou parentes 11 (8%) indicada na farmácia 27 (20%) alunos usaram por já terem usado anteriormente em outros tratamentos 5 (3,8%) afirmaram ter usado por influencia da propaganda vinculada a imprensa. Dos que utilizaram medicamentos, 11 (8%) já o possuíam em casa, 114 (87%) compraram na farmácia, 4 (3%) obtiveram algum tipo de amostra grátis e apenas 2 (1,5%) pegaram gratuitamente no posto de saúde.

Resultados Classe farmacológica n: 131(%) Digestivo e Metabólico 3(2) Cardiovascular 1(0,7) Dermatológico 1(0,7) Geniturinário 27(20) Hormônio 2(1,4) Antiinfeciosos 8(6) Músculo esquelético 16(12) Nervoso 62(47) Respiratório 7(0,5) Vários 4(0,3) Total: 131

Discussão A prevalência de automedicação entre os estudantes no presente estudo foi de 39,1 %, o que corrobora com os resultados dos estudos de Loiola Filho et. al (2002)10 e Ogawa et. al (1998)13 que apresentaram prevalência de automedicação de 26,7% e 48,6 % respectivamente. De maneira semelhante a estudos conduzidos em países desenvolvidos14 e no Brasil2, os medicamentos atuantes no sistema nervoso, segundo a classificação ATC, dentre os quais se destacam os analgésicos comuns e os antitérmicos, foram os medicamentos mais utilizados pela população em estudo, apresentando nesse estudo, prevalência de 47%.

Discussão Com relação à indicação do uso de medicamentos sem prescrição médica, a indicação de um parente ou amigo prevaleceu sobre outras formas de orientação na realização de automedicação. Dados similares foram evidenciados por Arrais et al. (1997)2 que revelou um prevalência de 51% nas indicações de automedicação por pessoas leigas. De maneira controversa, dentre os entrevistados que referiram ter realizado automedicação nos últimos 90 dias, 54,9%% relataram ser portadores de convênio de saúde, aspecto condizente com os dados apresentados por Loiola et al. (2002)10. Essa situação contraria o conceito atualmente vigente do benéfico da automedicação como forma de autocuidado nas populações mais carentes.

Discussão A maior parte dos entrevistados no presente estudo se autoavaliaram como portadores de boa condição de saúde, contrastando com o elavado índice de automedicação apresentado no estudo. Loiola, de maneira similar, reportou dados de influência negativa entre melhor autopercepção sobre o estado de saúde atual e automedicação.10 Beckerleg et al, (1999)14, bem como Vilarino et al. (1998)8 mostraram que o hábito de automedicação esta associado a presença de sinais e sintomas menores, sendo que doenças crônicas e doenças mais graves levaram ao uso de medicamentos prescritos por profissional médico, o que pode explicar a relação entre melhor percepção do estado de saúde e automedicação.

Conclusão Conclui-se que a automedicação é uma prática extremamente prevalente entre os estudantes universitários do curso de direito, e que a importância da automedicação como uma forma de aliviar a carga sobre o sistema público de saúde, se mostra irracional, já que dentre os praticantes da automedicação, a grande maioria faz uso de sistemas privados de saúde. Novos estudos, com diferentes tipos de delineamento, ainda parecem ser necessário para caracterizar o padrão do uso de medicamentos na sociedade e poder inferir os reais fatores influenciadores dessa prática, para que assim possamos traçar medidas eficazes no combate à prática de automedicação.

AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO PUIC 2009 - JUNIC 2010 AUTOMEDICAÇÃO EM ESTUDANTES DE DIREITO BRUNA JACOBOWSKI Internato Médico 11a fase UNISUL