Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar. ATOS INSTITUCIONAIS.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Meios tecnológicos x educação
Advertisements

A Guerra Fria.
ÁSIA E BACIA DO PACíFICO
A VITÓRIA DO MERCADO Vitória do Capitalismo sobre o Socialismo
A GEOGRAFIA DO PODER.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
Tecnologia Bélica Os países que mais produzem armas tem a intenção do negócio e da intimidação para manter ou criar um poder sobre os demais. A.
Coréia do Norte.
De 1964 a 1985 , o comando das forças armadas controlou as principais instâncias do poder político do Brasil.
CONTRASTES NOS PAÍSES DO SUL
Aulão de Revisão Geografia – 7ª série. Regionalização Regionalizar consiste em identificar áreas do planeta que possuam características comuns. Divisão.
REGIONALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS
A GUERRA FRIA [ ] “A peculiaridade da Guerra Fria era a de que, em termos objetivos, não existia perigo iminente de guerra mundial” Historiador.
O BRASIL NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DA AMÉRICA LATINA
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Desenvolvimento subdesenvolvimento e a nova ordem mundial
MÓDULO 2 GEOGRAFIA E GEOPOLÍTICA
OS CONFLITOS MUNDIAIS PELO PETRÓLEO
GEOPOLÍTICA DO MUNDO ATUAL e AÇÃO ESTADUNIDENSE
Guerra Fria.
Energia Elétrica. Energia Elétrica Importância: COMMODITIE Itaipu: Paraguai exporta eletricidade Bolívia: exporta gás natural Países da OPEP.
Organizações Internacionais e Regionais
NOVA ORDEM INTERNACIONAL Colégio Militar de Belo Horizonte História -
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 3 - GLOBALIZAÇÃO E BLOCOS ECONÔMICOS
PODER PARALELO.
A II Guerra Mundial e a Guerra Fria
ORDEM MUNDIAL 1945 O mundo em 1945 Com a aproximação do final da Segunda Guerra Mundial, uma nova ordem internacional se delineava. No primeiro semestre.
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
Administração de Mercado Exterior
IMAGENS DO TIBETE. IMAGENS DO TIBETE REVOLUÇÃO DA CORÉIA.
CAPÍTULO 4 – COMÉRCIO DESIGUAL E REGIONALIZAÇÃO NA ECONOMIA GLOBAL
RELAÇÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS NO ESPAÇO MUNDIAL
RÚSSIA E A CEI Potência Geopolítica.
A Nova Ordem Mundial e os Estados Unidos
CONFLITOS PROF. RICARDO SCHMITZ
Bruno Mota Mecânica 1 Joinville, 9 de maio de 2013.
José Alves de Freitas Neto Célio Ricardo Tasinafo GERAL E DO BRASIL 2.ª edição 2.ª edição.
A REGIONALIZAÇÃO IDEOLÓGICA E SOCIOECONÔMICA DO ESPAÇO MUNDIAL
Universidade do Vale do Itajaí Curso de Geografia
O MUNDO VIVEU DURANTE A DÉCADA D E 1930 UM PERÍODO BASTANTE CONTURBADO.
Sociedade Civil, Democracia e Desenvolvimento Hermílio Santos.
Características e Conlfitos
CRÍTICAS a ECONOMIA GLOBALIZADA.
América Platina.
Economia e Sociedade Prof.ª Me. Marcela Ribeiro Albuquerque
Regionalização mundial segundo o nível de desenvolvimento
A GUERRA DA CORÉIA (1950 – 1953) 9º Ano A e B – (3º Bimestre)
Organização das Nações Unidas.
ORIENTE MÉDIO.
GLOBALIZAÇÃO Pode ser considerada a nova expressão para um fenômeno antigo, para a organização de empresas e economias em escala planetária MUNDIALIZAÇÃO.
Política Externa Brasileira
PROTESTOS CONTRA QUEIMA DO ALCORÃO. Violentos protestos contra a queima de um exemplar do Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, deixaram mais de 20 mortos.
Aspectos positivos Aspectos Negativos
Doutrina Monroe A chamada Doutrina Monroe foi anunciada pelo presidente estadunidense James Monroe (1817 a 1825) em sua mensagem ao Congresso em 2 de dezembro.
O Brasil no contexto Geopolítico mundial
NOVA ORDEM MUNDIAL.
Estabilidade e instabilidade num mundo unipolar
A Nova Ordem Mundial.
O espaço industrial Capítulo 26 pág. 374 a 385
Hegemonia dos EUA Influência Cultural: músicas, alimentação vestuário e língua Poderio Econômico: 20% do PIB global Capacidade Militar sem paralelo Causas.
O mundo dividido na era da Globalização
Os conflitos REGIONAIS NA ORDEM GLOBAL PÁG. 138 A 149
Simulação Conselho de Segurança da Onu. Pauta da Sessão 1.Abertura da sessão (mesa diretora); 2.Apresentação da proposta de Resolução (Secretário-Geral);
Agora vamos mudar o nosso olhar
DIREITO À PAZ.
Acordo nuclear muda o jogo no Oriente Médio Jornal Mundo – 3ª edição Reportagem de capa Páginas 6 a 9.
GEOPOLÍTICA DA NOVA ORDEM MUNDIAL – CAP. 17 JANDERSON - CIC.
Capítulo 4- Desenvolvimento e Subdesenvolvimento
A Globalização Globalização: fenómeno que traduz uma
Transcrição da apresentação:

Brasil de 1964 a 1985 Ditadura Militar

ATOS INSTITUCIONAIS

BIPARTIDARISMO

Abertura política e Lei da Anistia

Diretas Já e Constituição de 1988  "Para existir uma democracia, é preciso que o povo tenha liberdade e participação. E a principal forma de participação é o voto".

Atualidade  AINDA SOB EFEITOS DA DOUTRINA BUSH E DA GLOBALIZAÇÃO.  Doutrina Bush, como ficaria conhecida a nova orientação estratégica, foi anunciada em setembro de 2002, um ano após os atentados ao World Trade Center e ao Pentágono.  A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA  É o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas  A economia dos países está interligada, a cultura, a informação, as trocas...  Livre e rápida circulação de capitais e bens, principalmente nos países subdesenvolvidos.

Doutrina Bush  A Doutrina Bush n ão se limita a formar uma resposta ao terrorismo e aos regimes chamados de “fora-da-lei”, como o do Iraque de Saddam Hussein (antes da invasão) ou da ditadura comunista da Coréia do Norte.  Seu objetivo é perpetuar uma posição dominante. O sistema internacional de tratados, normas e organizações multilaterais perde importância, subordinado aos interesses norte- americanos – por meio da força se necessário.

Nova postura em relação às armas nucleares  Era encarada como um recurso externo para defender o país ou algum aliado contra outra potencia nuclear.  Declara o direito de usá-la em qualquer conflito, mesmo contra nações proibidas de possuir esse tipo de arma por força do Tratado de Não Proliferação Nuclear, do qual o Brasil é um dos signatários (país membro).

ONU  Os países em desenvolvimento querem fortalecer a entidade, seu único canal de expressão no contexto mundial. França e Federação Russa vêem na ONU um freio ao poderio dos EUA.  Todos concordaram em rediscutir o papel do Congresso de Segurança. Ganha força a proposta de incluir mais integrantes permanentes: Japão, Alemanha, Irã, Índia, México e Brasil, com cadeira cativa sem direito de veto.  Atualmente os cinco integrantes permanentes são: EUA, Federação Russa, Reino Unido, França e China.

A GLOBALIZAÇÃO DA ECONOMIA  É o conjunto de transformações na ordem política e econômica mundial que vem acontecendo nas últimas décadas  A economia dos países está interligada, a cultura, a informação, as trocas...  Livre e rápida circulação de capitais e bens, principalmente nos países subdesenvolvidos.

Globalização apresenta aspectos Positivos  A mundialização dos inventos tecnológicos, a rapidez da informação, a maior a comunicação entre as culturas, democratização do conhecimento, imediata informação das descobertas cientificas, maior compreensão e absorção das culturas estrangeiras e a possibilidade de troca, o que favorece um clima de curiosidade e tolerância pelas diferenças.

Aspectos Negativos  A perversa divisão social entre os “incluídos” socioeconômicos e “excluídos” que não tem acesso ou compreensão das sofisticadas tecnologias predominantemente nos países subdesenvolvidos.