Atividades de Laboratório

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Misturas e Soluções.
Advertisements

PRIMEIRO PRINCÍPIO: O SOLO TEM VIDA MANEJO ECOLÓGICO DO SOLO
O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão. Pr 17:17
Preparações fitofarmacológicas
PROJETO TERRÁRIO Construindo, observando e registrando as transformações em um ecossistema!
Professora: Helena Felgueiras
Como pode efectuar-se a extracção do DNA de uma célula?
PROJETO DE PESQUISA ANÁLISE DO COMPOSTO ORGÂNICO PRODUZIDO NO VIVEIRO DO CUFSA E ESTUDO DA DESTINAÇÃO DO ADUBO ORGÂNICO NA COMUNIDADE REGIONAL Aluna Josiane.
JOGO MAU-MAU Por Munir Chain
O que você deve saber sobre
FISIOLOGIA VEGETAL – Nutrição Vegetal
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
CLASSIFICAÇÃO DOS SOLOS
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
Transformação e utilização de energia pelos seres vivos
Aula prática 1 TERRÁRIO.
REVISÃO PROVA MENSAL – (2º Bimestre) 7°ANO
EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
Atividades de Laboratório
Método Analítico para controle de qualidade microbiológico de produtos estéreis – TESTE DE ESTERILIDADE Conceitos Método de inoculação direto Método de.
Trabalho : Plano de Aula Matéria: Química Nome do Professor: Paulo Cezar Ferreira Série que leciona: Colegiais.
Vamos Aprender a Fazer Compostagem.
REINO FUNGI OS FUNGOS.
Biologia 2 Capítulo 1 – Exercícios (1ª Série)‏ Alexsandra Ribeiro 1.
Professora Fernanda Landim
Características dos seres vivos:
Experiências Liselena Farias Terek PCNP Ciências da Natureza
Atividades de Laboratório
A Festa do Senhor da Serra A Capela onde se realiza a missa: por ser muito pequena as pessoas assistem à missa no largo.
Perda de água na forma de vapor pelas plantas através das folhas
Preparo do Inóculo para o Processo Fermentativo Industrial
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
O MUNDO DOS MICRORGANISMOS
Biologia volume único 3.ª edição Armênio Uzunian Ernesto Birner.
Em busca de matéria e energia
Prof. Dra. Susane Chang Higiene Coletiva.
Oficina de Compostagem
Metabolismo energético
Atividades de Laboratório
BIOLOGIA VOLUME ÚNICO • 4.ª EDIÇÃO ARMÊNIO UZUNIAN ERNESTO BIRNER
MÉTODOS DE SEPARAÇÃO DE MISTURAS
- Apresentam as mais variadas formas.
Atividades de Laboratório
Reino Fungi.
Exercício digital 6°ano capítulos 3 e 4
Materiais x Equipamentos
COMPOSTAGEM.
A IMPORTÂNCIA DA ENERGIA SOLAR
Compostos orgânicos e o Ciclo do Carbono
SEPARADORES CRIAM UM MÉTODO PARA SEPARAR OS MATERIAIS.
EXPRESSANDO A CONCENTRAÇÃO DE SOLUÇÕES AQUOSAS
PROCESSOS ENERGÉTICOS: FOTOSSÍNTESE E RESPIRAÇÃO
Atividades de Laboratório
Atividades de Laboratório
Química Ambiental Água Professor: Francisco Frederico P. Arantes.
Reunião de Ciências 13/05.
Bruna Pacheco Keldmy Obrownick
SAÚDE E MEIO AMBIENTE CURSO DE FISIOTERAPIA
Química na Cozinha: Reações Químicas.
SEPARAÇÃO DE MISTURAS.
Introdução a Química.
M ODELOS DE ENSINO E RECURSOS METODOLÓGICOS AULAS PRÁTICAS Aula 9 – 02/maio/2011.
PROCESSOS ENERGÉTICOS CELULARES
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
Prof. Pablo Paim Biologia
Compostagem Doméstica
REINO DOS FUNGOS.
Transcrição da apresentação:

Atividades de Laboratório Biologia volume único • 3.ª edição UNIDADE 6 Os Grupos Biológicos Armênio Uzunian Ernesto Birner

17 O reino Protoctista (Protista) CRIANDO PROTOZOÁRIOS Materiais – recipiente de boca larga (vidro grande de maionese) – grãos de arroz crus – microscópio de razoável poder de resolução – conta-gotas de ponta fina – lâmina e lamínula Como proceder • Encha o recipiente com água de uma lagoa não poluída e restos de folhas, e outros fragmentos orgânicos que encontrar na água. Não acrescente fragmentos demais, pois a decomposição da matéria orgânica poderá esgotar o oxigênio da água, prejudicando, assim, sua cultura. • Acrescente alguns grãos de arroz e deixe o recipiente em local iluminado, para favorecer o desenvolvimento de pequenas algas. Não o deixe, porém, sob luz direta: a elevação de temperatura favorece o desprendimento do oxigênio existente na água. Aguarde 1 ou 2 dias. • Com o conta-gotas, deposite uma gota da água do recipiente na lâmina e cubra-a cuidadosamente com a lamínula. Observe inicialmente em pequeno aumento e, se houver algum protozoário, utilize o aumento médio do microscópio para observá-lo melhor. Encontrando paramécios, acrescente um pouco de saliva ou alguns fiapos de algodão entre lâmina e lamínula para diminuir o deslocamento desses ciliados e favorecer sua observação.

17 O reino Protoctista (Protista) 1. Você obteve paramécios na sua cultura? Em caso afirmativo, como é o mecanismo do deslocamento desses protozoários? 2. Qual a função dos grãos de arroz que você acrescentou na água? 3. Você observou algum microrganismo diferente dos citados no texto dessa atividade? Em caso afirmativo, faça um esquema desses microrganismos e solicite auxílio do seu professor na identificação deles. 4. Sugira um procedimento que poderia ser empregado para a preparação de uma cultura pura de paramécios.

18 O reino Fungi CONSTATAÇÃO DA ATIVIDADE DOS LÊVEDOS (Saccharomyces cerevisiae) Materiais – um frasco de erlenmeyer de 250 mL – água – uma colher de sopa – 1/4 de tablete de fermento biológico – açúcar Como proceder • Acrescente água no erlenmeyer até a metade e dissolva nela uma colher de sopa de açúcar. Mexa bem. • A seguir, acrescente 1/4 de tablete de fermento biológico e mexa bem até a solução ficar homogênea. • Deixe em repouso cerca de uma hora, sempre observando quaisquer modificações que ocorram na solução. • Coloque uma gota da solução em uma lâmina e observe ao microscópio.

18 O reino Fungi OBSERVAÇÃO DE BOLORES DO PÃO (Cont.) Materiais – fatias de pão de forma – um pires Como proceder • Deixe uma fatia de pão de forma em um pires durante um dia. • Envolva-o com plástico transparente e espere até embolorar. • Assim que isso ocorrer, registre a cor ou cores existentes no bolor. Se dispuser de um bom microscópio, você poderá observar o conteúdo do bolor, colocando, com um pincel, pequenos fragmentos em uma lâmina.

18 O reino Fungi 1. Como fica a suspensão feita com o fermento de padaria após uma hora? Qual o gás que se desprende dessa suspensão? 2. Sinta o odor emanado da suspensão de fermento. Procure identificar a substância responsável pelo odor. 3. Qual o processo liberador de energia que leva à produção do gás e da substância responsável pelo odor típico desprendido pela suspensão de fermento em água e açúcar? 4. Além do processo identificado na resposta anterior, que outro mecanismo é utilizado pelo fungo Saccharomyces para obtenção de energia? Esse outro processo energético é mais ou menos rentável que o anterior? Justifique, escrevendo as equações simplificadas referentes aos dois mecanismos. 5. Você deve ter observado células do lêvedo ao microscópio. Como são essas células? Você notou alguma característica especial associada a elas? 6. Consultando neste capítulo o texto referente a esse assunto, identifique o filo a que pertence o fungo Saccharomyces cerevisiae. 7. As estruturas possivelmente observadas no bolor de pão ao microscópio possuem algumas semelhanças com as observadas na suspensão de lêvedo? Justifique. 8. Explique, em poucas palavras, a atividade do fungo no interior do pão e o papel do bolor por ele produzido.

18 O reino Fungi O PAPEL DAS MICORRIZAS NO DESENVOLVIMENTO DAS PLANTAS Materiais – grãos de soja viáveis – recipientes para germinação dos grãos de soja – algodão comum, hidrofílico – fungicida – terra vegetal de boa qualidade – fungos de micorriza (podem ser obtidos em casas que comercializam produtos agrícolas) – vasos de cerâmica ou de plástico de tamanho médio – adubo deficiente (com pequenos teores) em fosfato e nitrato Como proceder • Coloque alguns grãos de soja para germinar em algodão umedecido em água. • Trate a terra vegetal disponível com fungicida e adube, conforme a especificação dos fabricantes. • Após atingirem um bom tamanho, transfira as plantas de soja para os vasos preenchidos com terra adubada e tratada com fungicida, separando-os em dois grupos, o controle e o experimental. • Adicione os fungos de micorriza à terra contida nos vasos do grupo experimental. O outro grupo será o controle. • Deixe crescer por duas a três semanas na casa de vegetação (viveiro de plantas). • No decorrer dos dias, observe o comportamento das plantas dos dois grupos.

18 O reino Fungi 1. Como se comportaram, em termos de crescimento, as plantas dos dois grupos? 2. Sugira uma explicação para os resultados obtidos. 3. Os especialistas em reflorestamento recomendam a adição de fungos de micorriza nos solos, no sentido de favorecer o crescimento dos pinheiros. Justifique esse procedimento.