Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estruturação de Linguagens (Pascal e C++)
Advertisements

Algoritmo e Programação
TÉCNICAS DE PROGRAMAÇÃO I
Algoritmo Exemplo: faça um algoritmo para tocar todas as músicas de um cd. Após o usuário apertar o play Algoritmo Para as músicas de 1 até última música.
Desenvolvendo Algoritmos
Controle de Processos por Computador
Estrutura Condicional
Algoritmos.
Tipos de dados, Variáveis, Expressões e Operadores
Algoritmos e Programação
Introdução a Programação Renata Freire
Lógica de Programação Módulo II
Lógica de Programação Módulo II
Estruturas de Controle
Universidade Federal do Espírito Santo Programação II Professora: Norminda Luiza.
Lógica de Programação/ Algoritmos 2013
Etec Dr. Emilio Hernandez Aguilar
Unidades de Armazenamento
Descreva por palavras suas o funcionamento de um algoritmo
O Portal do Estudante de Computação
Introdução a Programação
Comunicação Inclusiva Acessibilidade e Programação Web
Lógica de Programação Módulo I – Lógica de Programação (teórica)
Estrutura de dados, pseudocódigo
Linguagem de programação I A Carlos Oberdan Rolim Ciência da Computação Sistemas de Informação Versão: _01.
Introdução a Programação
Algoritmos e Programação de Computadores
Fábio de Oliveira Borges
Algoritmos 1º Semestre Materia: Informática Profº: Cristiano.
Programação em C++ Compiladores
Inteligência Artificial
Linguagem e Ambiente Scratch
Linguagem Pascal Prof. Sérgio Rodrigues.
Conceitos Programas Programação Linguagens de Programação SQL.
Faculdade Talentos Humanos - FACTHUS - Algoritmo I - Rogério Rodrigues
1.2 Variaveis - conceito Podemos imaginá-la como uma caixa com tampa que pode conter algum dado. Se precisarmos conhecer esse dado, abrimos a tampa da.
Conceitos Básicos Luis Antonio Tavares
Objetivos Representação de Algoritmos Português Estruturado
Manual da Organização.
CH: 60h Créditos: 3 Prof Me. Tiago Araujo
CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA ENGENHARIA DE AUTOMAÇÃO INDUSTRIAL UNIDADE 4 Itens fundamentais para Desenvolvimento de algoritmos.
Algoritmos e Estrutura de Dados I Jean Carlo Mendes
Algoritmos Estruturados
Programação de PIC em C Exposição das funções básicas para
Fluxogramas e Pseudocódigos
ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO COMPUTAÇÃO PARA ENGENHARIA Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Faculdade Pernambucana - FAPE Setembro/2007
Fundamentos de linguagens de programação
ALGORITMOS AULA 3. Objetivos Apresentação das estruturas básicas; Definição de tipos de dados; Seqüência de ações; Operações – Atribuições; – Entrada.
Programação de Computadores - 1
Professor: André Didier Autor: Francisco Airton
Fundamentos de Programação
Variáveis e Operadores
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES INTRODUÇÃO A COMPUTAÇÃO Aula /02/2013 Professor Leomir J. Borba- –
Algoritmos e Programação I
Fabrício Santana Professorfabricio.net
Tipos de Dados Todo o trabalho realizado por um computador é baseado na manipulação das informações contidas em sua memória. Estas informações podem.
ALGORITMOS.
Algoritmos Fabrício Costa Santana
CORREÇÃO PROVA DE ALGORITMO
Tipos de Dados, Variáveis, Expressões Lógicas e Aritméticas
Profº Antonio Carlos Marcelino de Paula
Lógica de Programação Germano Marcos. Tipos de dados Na manipulação de computadores o usuário depara-se com inúmeras funcionalidades como mensagens, equações,
Organização, Sistemas & Métodos Fluxogramas AULA 07
Adriano A. Ribeiro. O que é Lógica de Programação Lógica de programação nada mais é do que uma forma de se escrever um programa de computador com uma.
Lógica de programação Introdução à lógica de programação
Adriano A. Ribeiro. Português Estruturado Apesar do Português Estruturado ser uma linguagem bastante simplificada, ela possui todos os elementos básicos.
Introdução a Programação Aula 03 Jackson Eduardo
Lógica de Programação Aula 06 Prof. Marcelo Marcony.
Transcrição da apresentação:

Lógica: Resolução de Problemas e Introdução a Dados PROFº RICARDO JOSÉ BATALHONE FILHO Log.a02

Resolução de Problemas Problema: Proposta duvidosa que pode ter numerosas soluções, ou questão não solvida que é objeto de discussão; No ponto de vista da Lógica: Questão que foge a uma determinada regra, ou desvio de um percurso, o qual impede de atingir um objetivo determinado com eficiência e eficácia; Os diagramas de blocos são um dos melhores instrumentos para a avaliação de problemas no fluxo de informações de um dado Sistema;

Procedimentos Prioritários Os diagramas devem ser feitos e quebrados em vários níveis. Os primeiros devem conter apenas as idéias gerais, deixando para as etapas posteriores os detalhamentos necessários; Para o desenvolvimento correto de um fluxograma, sempre que possível, deve ser desenvolvido de cima para baixo e da esquerda para a direita; É incorreto e “proibido” ocorrer cruzamento das linhas de fluxo de dados;

Diagrama de Bloco para o cálculo da media escolar

Diagramas apresentando a entrada das notas e a saída se houve aprovações

Uso de uma condição em um diagram de blocos.

Exemplo da utilização de variáveis

Exemplo de Lógica Linear

Exemplos de Lógica Estruturada

Exemplos de Lógica Modular

Diagrama de Chapin Tenta substituir o diagrama de blocos tradicional por um diagram de quadros, que permite apresentar uma visão hierárquica e estruturada da lógica do programa

Diagrama de Chapin

Português/Inglês Estruturado Técnica de algoritmização baseada em PDL Program Design LanguageI; Parecida com a notação da linguagem PASCAL, usada como referência genérica para uma linguagem de projeto de programação, tendo como finalidade mostrar uma notação para elaboração de algoritmos, os quais serão utilizados na definição, criação e desenvolvimento de uma linguagem computacional (Clipper, C, Pascal, Delphi, Visual-Objects) e sua documentação; A diferença entre o PDL ou português/inglês estruturado e uma linguagem de programação plena é que o PDL não pode ser compilado em um computador, embora existam “processadores de PDL” que traduzem essa linguagem numa representação gráfica de projeot;

Tipos de Dados Inteiros (números inteiros positivos ou negativos); Reais (numerous positivos ou negativos, fracionários ou não); Caractere (Letras, números, símbolos especiais, devem estar entre aspas); Lógico (valores Verdadeiro-True ou Falso-False);

Variável Aquilo que é sujeito a variação, incerto, instável e inconstante; Todo dado a ser armazenado deve ser previamente identificado. Armazenando o dado desejado na memória, ele pode ser manipulado e utilizado a qualquer momento; Nomes de Variáveis: pode ser com um ou mais caracteres, sempre deverá começar com uma letra, não deve possuir espaços, não se deve confundir com instruções de programa, somente usar letras e números em seu nome;

Operadores Aritiméticos

Fórmulas Matemáticas X = {43. [55 : (30 + 2) ] } X←(43*(55/(30+2)))

Fórmulas Matemáticas