TREINAMENTO PROVA RIO - 2014 ALFABETIZA RIO- 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
Advertisements

Manual dos Coordenadores de Polo de Apoio e Treinamento
ORIENTAÇÕES PARA A ORGANIZAÇÃO
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
OPERAÇÕES E LOGÍSTICA EQUIPES Perfil Recrutamento e Seleção Treinamento INSTRUMENTOS E MATERIAIS Distribuição Empacotamento CONTROLES Sistema Integrado.
SARESP 2012 APLICAÇÃO DA PROVA.
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
4º ano Reunião de pais.
1º Encontro de Monografia
Principais Aspectos da Avaliação
Estudos de Caso.
Manual do Aplicador.
Res. SE 11, de , alt. pela Res SE 31/2008 Dispõe sobre a educação escolar de alunos com n.e.e. nas escolas da rede estadual... Art. 2º - Os alunos.
Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Advogado Nobel Vita
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Estágios Supervisionados
Integrando Escola – Empresa - Aluno
Estágios Supervisionados
4º FOCO INSTITUTO AYRTON SENNA 17/09/
I REUNIÃO DE PAIS 06/02/2014.
MANUAL CAF – CONTROLE ACADÊMICO FINANCEIRO
Língua Portuguesa: Como fazer uma história em quadrinhos?
ACESSO: 1. AUTORIA 2.AVALIAÇÕES.
Língua Portuguesa - 05/05/2010 Matemática – 07/05/2010 Agrupamento Vertical das Escolas de Pernes 28/04/2010.
Rede Romano de Educação
SEMINÁRIOS Orientações Profa Ms. Ivanice Magalhães da Silva
Reunião Administrativa
Roteiro de condução da reunião
Semana Pedagógica 1° Semestre 2014
Formadora: Simone Rodrigues Alunas: Ana Maria Midevone
Lembretes importantes
Primeira reunião do Ministério de Louvor
Tema: Procedimentos de Logística e de Aplicação das
Logística das Aplicações do SARESP
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
2.º período - de 6 de Janeiro a 4 de Abril de 2014;
Teacher Marilisa Lichtenberg English
Salas de Matemática.
Reunião de Pais 2012.
CADERNETA ORIENTAÇÕES GERAIS 2013.
Benevid Félix da Silva Professor Supervisor do Estágio Supervisionado I André Luiz Borges Milhomem Professor Supervisor do Estágio Supervisionado II Waghma.
Encontro com os Coordenadores de Avaliação das Diretorias de Ensino: Articulando as Dimensões Técnico-Operacionais.
Departamento de Informação e Monitoramento - DEINF Coordenadoria de Informação, Monitoramento e Avaliação Educacional - CIMA SECRETARIA DA EDUCAÇÃO DO.
Iniciando o Censo Escolar 2011
CEAOK METODOS DE ESTUDO
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
OBJETIVOS Objetivo Geral
ORIENTAÇÕES 2012.
Encontro com os Coordenadores de Avaliação Articulando as Dimensões Técnico ‐ Operacionais Atribuições e Procedimentos de Aplicação.
Escola Básica 2º ciclo Padre Franklin 6º ANO 2013/2014 Provas Finais Ciclo 13 de maio 2014.
AGENDA ESCOLAR.
CENSO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Contrato Pedagógico – 2013/02
Secretariado de Exames
Trabalho de Conclusão de Curso TCC
São Paulo, 18 e 19 de outubro de 2011
INFORMAÇÕES GERAIS SOBRE AS DISCIPLINAS SEMIPRESENCIAIS
CONVÊNIOS E TERMOS DE COMPROMISSO DE ESTÁGIO
ÁREA PROJECTO.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
Estágio Supervisionado
REUNIÃO INFORMATIVA Fundamental II.
RESOLUÇÃO SE (Revoga a Resolução se 53-14)
SIAP – Sistema de Apoio ao Professor – Diário Eletrônico
"Não sei...  se a vida é curta ou longa demais pra nós,  mas sei que nada do que vivemos tem sentido,  se não tocamos o coração das pessoas. Muitas vezes.
PROJETO PILOTO Outubro/Novembro 2015
SARESP/ 2012 ATRIBUIÇÕES DO DIRETOR DE ESCOLA. Caberá ao Diretor da Escola, entre outras atribuições: Organizar, com antecedência, o processo de aplicação.
Questões dos diretores das escolas rede municipal de Betim.
Transcrição da apresentação:

TREINAMENTO PROVA RIO - 2014 ALFABETIZA RIO- 2014

PÚBLICO ALVO ALFABETIZA RIO 1.551 turmas e 39.176 alunos PROVA RIO 6.870 turmas e 219.407 alunos

Divisão das CREs CREs 1, 3, 4, 5 e 10 2, 6, 7, 8, 9 e 11 1ª semana

Alfabetização/Leitura DATAS DE APLICAÇÃO CREs 1º dia 2º dia 3º dia 1ª semana 1, 3, 4, 5, 10 11/11/14 12/11/14 13/11/14 2ª semana 2, 6, 7, 8,9,11 17/11/14 18/11/14 19/11/14 ALFABETIZA RIO Matemática Alfabetização/Leitura Escrita PROVA RIO Língua Port./Mat. Ciências (8º ano) x

HORÁRIOS DE APLICAÇÃO ESCOLAS MANHÃ INTERMEDIÁRIO TARDE 2 TURNOS 8h às 10h - 13h30 às 15h30 3 TURNOS 12h30 às 14h30 15h30 às 17h30 DE TEMPO INTEGRAL 8h30 às 10h30

SITUAÇÕES EM QUE NÃO HAVERÁ APLICAÇÃO Aplicador chegar com mais de 1 hora de atraso, em relação à hora de início. Se não houver 60% de alunos presentes. Se uma turma não tiver quórum e as demais tiverem, estas fazem a prova normalmente.

EM CASO DE NÃO APLICAÇÃO Os malotes das turmas que não tiverem aplicação não podem ser abertos, pois serão utilizados no dia da repescagem.

REPESCAGEM A repescagem irá ocorrer uma ÚNICA vez, até 25 de novembro

CAIXA DA ESCOLA IDENTIFICAÇÃO

A CAIXA DA ESCOLA PROVA RIO A Escola Municipal X, que tem 1 turma de 3º ano, 6 turmas de 6º ano, 2 turmas de 7º ano e 2 turmas de 8º ano, receberá 5 caixas, assim distribuídas: para o 3º ano – 1 caixa para o 6º ano – 1 caixa para o 7º ano – 1 caixa para o 8º ano – 2 caixas, sendo uma para o primeiro dia de aplicação e outra para o segundo dia de aplicação

A CAIXA DA ESCOLA ALFABETIZA RIO A Escola Municipal X, independente do número de turmas de 1º ano, receberá 3 caixas, sendo uma por dia de aplicação, assim distribuídas: 1 caixa para o 1º dia de aplicação (Mat.) 1 caixa para o 2º dia de aplicação (Alf./Leit.) 1 caixa para o 3º dia de aplicação (Escrita)

DAS CAIXAS DA ESCOLA AOS SUPERVISORES ENTREGA DAS CAIXAS DA ESCOLA AOS SUPERVISORES 1ª SEMANA 10 de novembro de 08 às 20 horas

DAS CAIXAS DA ESCOLA AOS SUPERVISORES ENTREGA DAS CAIXAS DA ESCOLA AOS SUPERVISORES 2ª SEMANA 14 de novembro de 08 às 20 horas

DEVOLUÇÃO DAS CAIXAS PELOS SUPERVISORES 1ª SEMANA 13 e 14 de novembro de 08 às 20 horas

DEVOLUÇÃO DAS CAIXAS PELOS SUPERVISORES 2ª SEMANA 18 e 19 de novembro de 08 às 20 horas

ATENÇÃO! Caso o Supervisor trabalhe nas duas semanas de aplicação, ao devolver as caixas da escola, no final da aplicação da primeira semana, deverá receber as caixas da escola referentes à segunda semana de aplicação, no mesmo local.

INSTRUMENTOS DE APLICAÇÃO TREINAMENTO INSTRUMENTOS DE APLICAÇÃO

Tempo máximo de prova: 2 horas Tempo máximo de prova: 1 hora ALFABETIZA RIO 1º dia – Matemática – Caderno azul 15 questões 2º dia – Alfabetização/Leitura– Caderno verde Tempo máximo de prova: 2 horas 3º dia – Escrita – Caderno branco 5 questões Tempo máximo de prova: 1 hora

CADERNOS DE PROVA DOS ALUNOS LOCAL PARA O ALUNO ESCREVER O NOME ATENÇÃO!! Na capa do Caderno de Prova, constam os dados individuais de cada aluno, além dos dados específicos da escola e da turma. O aluno deve escrever seu nome completo. LOCAL PARA O ALUNO ESCREVER O NOME

CADERNOS DO APLICADOR

Tempo máximo de prova: 2 horas Tempo mínimo de prova: 1 hora PROVA RIO 1º dia 3º ano – Língua Portuguesa e Matemática - verde 6º ano – Língua Portuguesa e Matemática - rosa 7º ano – Língua Portuguesa e Matemática - amarelo 8º ano – Língua Portuguesa e Matemática – branco 2º dia 8º ano - Ciências – azul Tempo máximo de prova: 2 horas Tempo mínimo de prova: 1 hora

CADERNOS DE PROVA DOS ALUNOS

FOLHAS DE RESPOSTAS PROVA RIO Identificadas por aluno, grampeadas em seus respectivos Cadernos de Prova. O aluno deve escrever seu nome completo e depois destacar.

QUESTIONÁRIO DO ALUNO PROVA RIO Questionário do aluno no verso da Folha de Respostas

PROVA RIO Ao iniciar a aplicação, o Aplicador deve solicitar ao aluno que confira seus dados e escreva seu nome completo tanto no Caderno de Provas quanto na Folha de Respostas, que deverá ser destacada do Caderno de Provas, para maior facilidade de manuseio pelo aluno no momento da transcrição das respostas.

RESERVA TÉCNICA PROVA RIO Haverá reserva técnica de dois Cadernos de Prova por turma, cujo tipo é o de número 1. No caso de inclusão, usar a reserva técnica, mesmo que tenha sobra de caderno de aluno ausente, fazendo a devida anotação no Relatório do Aplicador. A Folha de Respostas da reserva técnica DEVE SER PREENCHIDA com os dados dos ALUNOS INCLUÍDOS e solicitar que o aluno escreva seu nome completo no local indicado.

RESERVA TÉCNICA ALFABETIZA RIO Haverá reserva técnica de dois Cadernos de Prova por turma. No caso de inclusão, usar a reserva técnica, mesmo que tenha sobra de caderno de aluno ausente, fazendo a devida anotação no Relatório do Aplicador. O aluno incluído deverá ter seus dados preenchidos na capa do caderno de reserva técnica, conforme campos pré-estabelecidos.

ATENÇÃO !!! Na prova ALFABETIZA RIO não é permitido usar cadernos de prova da reserva técnica de outras turmas, uma vez que cada turma receberá tipos de cadernos de provas diferentes. Na PROVA RIO é permitido usar cadernos de prova da reserva técnica de outras turmas, do MESMO TURNO, pois o caderno reserva será sempre o tipo 1.

DE PROVA SOB NENHUMA HIPÓTESE. ATENÇÃO!! NÃO É PERMITIDO TIRAR CÓPIA DO CADERNO DE PROVA SOB NENHUMA HIPÓTESE.

RELATÓRIO DO APLICADOR/ LISTA DE PRESENÇA – PROVA RIO

QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR – PROVA RIO FRENTE QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR VERSO QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

RELATÓRIO DO SUPERVISOR PROVA RIO

RELATÓRIO DO COORDENADOR DA CRE PROVA RIO

RELATÓRIO DO APLICADOR/ LISTA DE PRESENÇA – ALFABETIZA RIO

PROFESSOR – ALFABETIZA RIO QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR – ALFABETIZA RIO FRENTE QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR VERSO QUESTIONÁRIO DO PROFESSOR

RELATÓRIO DO SUPERVISOR ALFABETIZA RIO

RELATÓRIO DO COORDENADOR DA CRE ALFABETIZA RIO

TERMO DE RETIRADA DA CAIXA DA ESCOLA (02 VIAS)

TERMO DE COMPROMISSO (COORDENADOR / SUPERVISOR / APLICADOR)

CARTAO DE APRESENTAÇÃO (COORDENADOR / SUPERVISOR / APLICADOR)

TREINAMENTO DOS APLICADORES Responsáveis: Coordenador Geral, Coordenadores das CREs, Superviosres Participantes: Aplicadores Local: Escola polo, por CRE Período: 03 a 07 de novembro de 2014

TREINAMENTO DOS APLICADORES Objetivos: Repassar o treinamento recebido Fazer a leitura integral do MANUAL Resolver dúvidas Adotar procedimentos que sejam padrão

TREINAMENTO DOS APLICADORES É obrigatória a participação nos treinamentos de todos os envolvidos no processo de aplicação das provas. Os participantes devem assinar a ata do treinamento, que deverá ser encaminhada para o Coordenador Geral.

CRONOGRAMA 11 12 13 - 13 17 - 17 18 - 18 19 - 19 NOVEMBRO 2014 SEG TER VERMELHO - FERIADO CINZA – TREINAMENTO DOS APLICADORES ROXO – ENTREGA DAS CAIXAS DA ESCOLA AOS SUPERVISORES AZUL – APLICAÇÃO DAS PROVAS VERDE – REPESCAGEM LARANJA – DEVOLUÇÃO DAS CAIXAS DA ESCOLA PELO SUPERVISOR NOVEMBRO 2014 SEG TER QUA QUI SEX SÁB DOM 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 - 13 14 - 14 -14 15 16 17 - 17 18 - 18 19 - 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

PROCEDIMENTOS GERAIS DE ORDEM TÉCNICA CONFIRMAÇÃO DOS APLICADORES - Na véspera, Coordenador e Supervisor entram em contado com os Aplicadores, confirmando presença. PRESENÇA de um professor da escola na sala de aula durante toda a aplicação das provas, que não seja o professor da turma e da disciplina avaliada.

FALTA DE APLICADOR FALTA DE 1 APLICADOR NO DIA - O Supervisor substitui. FALTA DE MAIS DE 1 APLICADOR NO DIA – Coordenador da CRE é informado e deve mandar alguém, de sua lista de reserva, substituir.

INCLUSÃO DE ALUNO Devem-se incluir os alunos constantes na LISTA DE CONFERÊNCIA DA TURMA que não estejam na Lista de Presença constante do verso do Relatório do Aplicador, até dois alunos por turma, adotando o critério de ordem alfabética. Os dados dos alunos incluídos devem ser colocados nas duas linhas finais (em branco) da Lista de Presença, e marcar “OUTROS” para esses alunos. No Relatório do Aplicador, campo 2, deve-se informar a quantidade de alunos incluídos.

FALTA DE CADERNO DE PROVA FALTA DE ATÉ 2 CADERNOS DE PROVA – usar a reserva técnica, mesmo que tenha sobra de caderno de aluno ausente. PROIBIÇÃO DE REPRODUÇÃO DO CADERNO DE PROVA - em hipótese alguma os Cadernos de Prova poderão ser retirados da sala de aula, vistos ou copiados por qualquer pessoa da comunidade escolar.

FALTA DE MAIS DE 2 CADERNOS DE PROVA - PROVA RIO usar primeiro os Cadernos de Prova da reserva técnica usar reserva técnica da outra turma do mesmo ano e mesmo turno, se houver em última hipótese devem-se usar os Cadernos de Prova dos alunos ausentes ou transferidos

UTILIZAÇÃO DO CADERNO DE PROVA PROVA RIO/ALFABETIZA RIO DO ALUNO AUSENTE PROVA RIO/ALFABETIZA RIO Anotar no campo “OUTROS”, da Lista de Presença, o nome do aluno que fez a prova. Ex.: Marcos da Silva, incluído, fez a prova de Ariel. Na Lista de Presença, marcar Ariel como ausente e no campo OUTROS, anotar o nome de Marcos da Silva, informando que a prova feita por ele foi a do Ariel. No Relatório do Aplicador, no campo 2, deve ser computado o Ariel como ausente e o Marcos como incluído.

UTILIZAÇÃO DO CADERNO DE PROVA DO ALUNO AUSENTE PROVA RIO Nesse caso, o Aplicador deve anotar, na Folha de Respostas, os dados do aluno incluído, bem como solicitar a esse aluno que escreva seu nome completo no local indicado tanto do Caderno de Prova quanto da Folha de Respostas, fazendo o devido registro no campo 17 do Relatório do Aplicador.

FALTA DE MAIS DE 2 CADERNOS DE PROVA – ALFABETIZA RIO Usar primeiro os Cadernos de Prova da reserva técnica, em última hipótese devem-se usar os Cadernos de Prova dos alunos ausentes ou transferidos. Nesse caso, o Aplicador deve solicitar ao aluno incluído que escreva seu nome completo no local indicado do Caderno de Prova e fazer o devido registro no campo 15 do Relatório do Aplicador. Não se pode usar a reserva técnica de outra turma, pois os Cadernos de Prova são diferentes para cada turma.

ALUNO AUSENTE ALUNO AUSENTE EM UM DIA E PRESENTE EM OUTRO - aluno que faltar ao primeiro dia de aplicação e for no segundo dia deverá fazer a prova somente do segundo dia normalmente. ATENÇÃO!! EM NENHUMA HIPÓTESE PODERÁ SER REABERTO O MALOTE DO DIA ANTERIOR PARA RETIRAR O CADERNO DESSE ALUNO.

ALUNO TRANSFERIDO ALUNO TRANSFERIDO DE TURNO – O aluno transferido de turno, cujo nome ainda esteja no turno anterior, deverá ser considerado como inclusão. ALUNO TRANSFERIDO DE SALA, NO MESMO TURNO – esse aluno fará a prova a ele destinada, para isso, ele deverá ser encaminhado para a turma onde se encontra seu Caderno de Prova. EM NENHUMA HIPÓTESE PODERÁ SER ABERTO O MALOTE DO OUTRO TURNO PARA RETIRAR O CADERNO DESSE ALUNO.

PROVA RIO TEMPO DE DURAÇÃO DA PROVA – 1º dia - 2h30min 2º dia – 2h (somente para 8º ano) TEMPO MÍNIMO PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA – 1 hora PERMANÊNCIA EM SALA DOS 3 ÚLTIMOS ALUNOS

TODOS OS ALUNOS DEVERÃO FINALIZÁ-LA AO MESMO TEMPO. ALFABETIZA RIO TEMPO DE DURAÇÃO DA PROVA Alfabetização/Leitura - 2h Matemática – 2h Escrita – 1h TÉRMINO DA PROVA – A prova será realizada sob o comando do Aplicador, portanto TODOS OS ALUNOS DEVERÃO FINALIZÁ-LA AO MESMO TEMPO.

GUARDA DA CAIXA DA ESCOLA Os instrumentos utilizados devem ser mantidos na Caixa da Escola, sob a guarda da Direção da Escola, em lugar seguro e de acesso controlado, até o último dia de aplicação, quando serão transportados pelo Supervisor até o local do recebimento do material.

PROCEDIMENTOS INDISPENSÁVEIS PREPARAÇÃO – o Aplicador deve estudar cuidadosamente os procedimentos para aplicação das provas, contidos neste Manual e tirar suas dúvidas. CONHECIMENTO DIDÁTICO – a Aplicador deve demonstrar conhecimento didático na aplicação da avaliação, agindo com firmeza e, ao mesmo tempo com cuidado, repetindo a questão quando necessário, aguardando os alunos responderem cada questão, para nenhum aluno ficar para trás ou perdido.  

PROCEDIMENTOS INDISPENSÁVEIS DOMÍNIO DA TURMA – o Aplicador tem a função de manter a ordem na sala, para que o resultado da avaliação não fique comprometido, sem que para isso traga medo ou insegurança para os alunos. LINGUAGEM UTILIZADA – a linguagem padrão é a que deve ser utilizada, para tanto não é admitido o uso de gírias, nem de expressões ou palavras que não estejam adequadas à faixa etária dos alunos.

PROCEDIMENTOS INDISPENSÁVEIS INFORMAÇÃO – o Aplicador, durante todo o processo, deve informar, de forma clara, os procedimentos que serão adotados, bem como esclarecer dúvidas dos alunos e anotar no quadro o horário de início e término da prova. LISTA DE CONFERÊNCIA DA TURMA – O Supervisor, ao chegar à Escola, deve solicitar ao Diretor a lista de conferência das turmas e entregá-las aos respectivos Aplicadores.

LEITURA DA PROVA SOMENTE PARA ALFABETIZA RIO - deve ser feita com entonação, de forma clara, com tom de voz adequado (nem alto demais, nem baixo demais), sem pressa, para que o aluno entenda o que está sendo lido e não se sinta perdido.

IMPORTANTE!!!!!!! O aplicador deve demonstrar respeito no trato com a equipe escolar e os alunos, lembrando que devem ter bastante paciência e, no caso do 1º ano, muita tranquilidade na leitura das questões.

APLICAÇÃO ALFABETIZA RIO O Aplicador deverá ler apenas os enunciados que apresentam desenho do megafone, naturalmente, com calma e pronunciando-se bem as palavras (mas sem artificializar a leitura), de forma clara para o aluno.

Caderno do Aplicador QUESTÃO 05 NÃO TETO NADA ERA UMA CASA MARQUE O QUADRINHO QUE MOSTRA A ÚLTIMA PALAVRA DO TEXTO. ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA CASA NÃO TETO NADA

Caderno do Aluno QUESTÃO 05 CASA NÃO TETO NADA ERA UMA CASA MUITO ENGRAÇADA NÃO TINHA TETO, NÃO TINHA NADA CASA NÃO TETO NADA

Caderno do Aplicador QUESTÃO 2 OBSERVE OS FILHOTES QUE ANA E CAROL GANHARAM.

Caderno do Aplicador ELAS VÃO DIVIDI-LOS IGUALMENTE ENTRE AS DUAS. COM QUANTOS FILHOTES FICARÁ CADA UMA? 2 4 6 8

Caderno do Aluno Questão 2

Caderno do Aluno 2 4 6 8

TREINAMENTO OCORRÊNCIAS 2013

O C R Ê N I A S

O C R Ê N I A S

O C R Ê N I A S

O C R Ê N I A S

O C R Ê N I A S

VÍDEO DE TREINAMENTO https://www.youtube.com/watch?v=qpXM1w9Rbiw https://www.youtube.com/watch?v=pUFrP6hGHv4

DÚVIDAS

a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro Desejamos a todos um bom trabalho! A Consulplan e a Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro agradecem sua colaboração.

Desejamos a todos um bom trabalho!