AGENDA 21 Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TENDÊNCIAS DO AGRONEGÓCIO BRASILEIRO
Advertisements

CONHECENDO A AGENDA 21 NAS ESCOLAS AVANÇAR.
Resultados da Pesquisa "Identificação de Valores de Jovens Brasileiros – Uma Nova Proposta", realizada pela Profª. Dra. Rosa Maria Macedo, da PUC de São.
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Gestão Ambiental e Responsabilidade Social A AGENDA 21
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
PLANO DE GESTÃO.
Apresentação do Projeto
Pontos que interessam à ANA, com relação à Política Nacional de Irrigação (PL nº 6.381/2005). Sustentabilidade Sustentabilidade PRINCÍPIOS Art. 1º, I.
A Reunião CNUMAD ou Cúpula da Terra
Meio Ambiente e Desenvolvimento
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
TRABALHO DE CAMPO B Coordenador: Antonio Nivaldo Hespanhol 21 participantes Assessoria Técnica: Roberto Yassuo Shirasaki (Engenheiro agrônomo e Coordenador.
& DESENVOLVIMENTO SUSTENTAVEL
Universidade Federal de Campina Grande – UFCG
Universidade Federal de Campina Grande Centro de Ciências e Tecnologia Disciplina: Ciências de Ambiente Professora: Márcia Aluno: Arthur Gonçalves Cavalcanti.
Ciências do Ambiente Professora: Márcia Ribeiro Aluno: Fernando A
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
Questionário de Avaliação Institucional
Processo: Comitês Indicadores: Número de Comitês Verdes
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Inventário de ciclo de vida do Diesel
Provas de Concursos Anteriores
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Hamburgo, Alemanha Definir o caminho que irá permitir a Lions Clubs International alcançar o seu potencial pleno como organização.
Conhecendo a Carta da Terra
PLENÁRIA FINAL.
Políticas territoriais e meio ambiente
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2011 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, novembro de 2010.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Projeto de Lei Orçamentária 2010 Ministro Paulo Bernardo Silva Brasília, 31 de agosto de 2009.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Reunião do Projeto Avaliação de Programas da Fapesp 19.fev.2010
10º Congresso Brasileiro de Gestão do Conhecimento Gestão do Conhecimento Aliada à Cultura Organizacional e Redes Sociais Amcham, São Paulo, São Paulo,
Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Professora: Andréa Carla Lima Rodrigues
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
EXERCÍCIOS PARA GUARDA-REDES
EMPREENDEDORES EM AÇÃO PROF. NILSON R. FARIA Colégio Wilson Joffre.
Por Leandro Kechner e Renata Araujo
RIO 92 / ECO RIO Foi aprovado um documento contendo compromissos para o padrão de desenvolvimento do século XXI, denominando-o Agenda 21. Resgata, assim,
PLANOS DE GERENCIAMENTO INTEGRADO DE RESÍDUOS SÓLIDOS
DOCUMENTOS UTILIZADOS
Segunda parte: Análise sistêmica
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
PLANEJAMENTO MDA Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Defesa Civil, Proteção Civil
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Curso: Cerimonial, Protocolo e Eventos
LICENCIAMENTO AMBIENTAL
L EI /2010 Objetivos da Política Nacional de Resíduos Sólidos.
DESENVOLVIMENTO: Eqüitativo, Sustentado e Participativo
Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Sustentabilidade.
De forma participativa é possível começarmos a resolver os problemas ambientais, sociais e econômicos do nosso país, da nossa região, da nossa cidade ,
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Livro 4 Avaliação de Desenvolvimento Sustentável: Princípios na Prática.
P lantas Medicinais e Fitoterápicos: uma resposta nacional Curitiba, março de 2006 COP 8 - CDB Articulação Pacari.
AGENDA 21 PLANO DE AÇÃO MUNDIAL SOBRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO GUIA DE COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PLENA REALIZAÇÃO DO CONCEITO DE DESENVOLVIMENTO.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
twitter.com/funasa.
SISTEMA CONTAG DE ORGANIZAÇÃO DA PRODUÇÃO – SEC. DE POLÍTICA AGRÍCOLA - CONTAG –- 1 SISCOP SISCOP.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

AGENDA 21 Luciana Braga Silveira Janete Gonçalves Evangelista

PLANO DE AÇÃO QUE OBJETIVA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.É A JUNÇÃO DE DIVERSOS DOCUMENTOS, TRATADOS E PROTOCOLOS QUE FORAM ELABORADOS NA ESFERA DA ONU DURANTE DÉCADAS.

DIVIDIDA EM QUATRO SESSÕES: DIVIDIDA EM QUATRO SESSÕES:

A PRIMEIRA SESSÃO ABORDA AS DIMENSÕES SOCIAIS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL, POR EXEMPLO: A COOPERAÇÃO INTERNACIONAL, O PADRÃO DE CONSUMO, SAÚDE, ETC.

A SEGUNDA PARTE ABORDA DIMENSÕES AMBIENTAIS, COMO QUESTÕES RELATIVAS AOS OCEANOS, A ATMOSFERA, BIODIVERSIDADE, ETC.

A TERCEIRA SESSÃO DEDICA- SE AOS GRUPOS SOCIAIS (MULHERES, JOVENS, POPULAÇÕES INDÍGENAS, ONGS, ETC.).

A ÚLTIMA SESSÃO ABORDA OS MECANISMOS DE IMPLANTAÇÃO DOS PROGRAMAS E ATIVIDADES SUGERIDAS NAS SESSÕES ANTERIORES, COMO POR EXEMPLO, AS QUESTÕES RELATIVAS À EDUCAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, TRANSFERÊNCIA DE TECNOLOGIA, ETC.

COMISSÃO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (CDS) ACOMPANHA E AVALIA A IMPLEMENTAÇÃO DAS ATIVIDADES RECOMENDADAS NA AGENDA 21. UM DOCUMENTO CAPAZ DE SER ENTENDIDO E APLICADO NAS ESFERAS LOCAIS SEM PERDER DE VISTA SUA DIMENSÃO GLOBAL. UM DOCUMENTO CAPAZ DE SER ENTENDIDO E APLICADO NAS ESFERAS LOCAIS SEM PERDER DE VISTA SUA DIMENSÃO GLOBAL.

NO BRASIL EM 1994 FOI CRIADO NO ÂMBITO EXECUTIVO FEDERAL A COMISSÃO INTERMINISTERIAL PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (CIDES), PARA ASSESSORAR O PRESIDENTE DA REPUBLICA NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE AS ESTRATÉGIAS E POLÍTICAS NACIONAIS NECESSÁRIAS AO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE ACORDO COM A AGENDA 21.

ÊNFASE NO PLURALISMO TECNOLÓGICO, ATRAVÉS DO RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS CONHECIMENTOS E DAS TECNOLOGIAS.

NÃO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO PARA OS ESTADOS E SIM UMA ESPÉCIE DE MANUAL PARA GUIAR OS PAÍSES AO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE. NÃO É UM DOCUMENTO OBRIGATÓRIO PARA OS ESTADOS E SIM UMA ESPÉCIE DE MANUAL PARA GUIAR OS PAÍSES AO DESENVOLVIMENTO DE UM NOVO TIPO DE SOCIEDADE. É NECESSÁRIO DIVIDIR A AGENDA 21 EM AGENDAS REGIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS. É NECESSÁRIO DIVIDIR A AGENDA 21 EM AGENDAS REGIONAIS, NACIONAIS E LOCAIS.

A AGENDA 21 ADOTOU MUITAS VEZES UMA POSTURA DÚBIA EM RELAÇÃO AOS TEMAS POLÊMICOS, COMO A QUESTÃO DA DÍVIDA EXTERNA DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO E A PROTEÇÃO INTELECTUAL NAS ÁREAS DA MODERNA BIOTECNOLOGIA. A AGENDA AINDA NÃO ESTÁ COMPLETA, AINDA FALTAM ASSUNTOS IMPORTANTES

O FATO MAIS IMPORTANTE DA AGENDA SEJA O DE REAFIRMAR DE MODO ENFÁTICO A INSEPARABILIDADE DAS QUESTÕES DE DESENVOLVIMENTO E DO MEIO AMBIENTE. A AGENDA É UM GRANDE INVENTÁRIO DOS PROBLEMAS QUE A HUMANIDADE ENFRENTA E DAS PROVIDENCIAS NECESSÁRIOS PARA ENFRENTÁ-LOS.

CAPÍTULO 1 - PREÂMBULO. APONTA OS GRAVES PROBLEMAS PO QUE PASSA A HUMANIDADE E CONCLAMA TODAS AS NAÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CAPÍTULO 2 - COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA ACELERAR O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. CÁPÍTULO 3 – COMBATE A POBREZA, RECOMENDA QUE OS GOVERNOS APÓIEM AS PESQUISAS SOBRE MÉTODOS TRADICIONAIS DE PRODUÇÃO QUE SE MOSTRARAM AMBIENTALMENTE SUSTENTÁVEIS.

CAPÍTULO 4 - RECOMENDA O DESENVOLVIMENTO DE POLÍTICAS E ESTRATÉGIAS NACIONAIS PARA ESTIMULAR MUDANÇAS NOS PADRÕES INSUSTENTÁVEIS DE CONSUMO. CAPÍTULO 5 – TRATA DA FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS NACIONAIS INTEGRADAS PARA MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO, LEVANDO EM CONTA TENDÊNCIAS E FATORES DEMOGRÁFICOS.

CAPÍTULO 6 - ABORDA A SATISFAÇÃO DAS NECESSIDADES DE ATENDIMENTO PRIMÁRIO DA SAÚDE, ESPECIALMENTE NAS ZONAS RURAIS. CAPÍTULO 7 - RECOMENDA A PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DOS RECURSOS HUMANOS E DA CAPACITAÇÃO INSTITUCIONAL E TÉCNICA PARA O AVANÇO DOS ASSENTAMENTOS HUMANOS, ATRAVÉS DOS SISTEMAS SUSTENTÁVEIS DE ENERGIA E TRANSPORTE.

CAPÍTULO 8 - INTERAÇÃO ENTRE O MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO NAS TOMADAS DE DECISÃO. ESTABELECER COMBINAÇÕES EFICAZES ENTRE OS INSTRUMENTOS GOVERNAMENTAIS E OS DE AUTO REGULAÇÃO; CAPÍTULO 9 - PROTEÇÃO DA ATMOSFERA.CONSIDERAÇÃO DAS INCERTEZAS: APERFEIÇOAMENTO DA BASE CIENTÍFICA PARA A TOMADA DE DECISÕES. CAPÍTULO 10- PREOCUPA-SE COM O PROCESSO DE COORDENAÇÃO E TOMADA DE DECISÃO. RECOMENDA A PARTICIPAÇÃO SOCIAL ATIVA NOS PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DO USO DA TERRA.

CAPÍTULO 11- COMBATE AO DESFLORESTAMENTO, MANUTENÇÃO DOS MÚLTIPLOS PAPÉIS E FUNÇÕES DE TODOS OS TIPOS DE FLORESTAS, TERRAS FLORESTAIS E REGIÕES DE MATA. CAPÍTULO 12 - FORTALECIMENTO DA BASE DE CONHECIMENTOS E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO E MONITORAMENTO PARA REGIÕES PROPENSAS A DESERTIFICAÇÃO E SECA, SEM ESQUECER OS ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS DESSES ECOSSISTEMAS.

CAPÍTULO 13 - GERAÇÃO E FORTALECIMENTO DOS CONHECIMENTOS RELATIVOS À ECOLOGIA DAS MONTANHAS. PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO INTEGRADO DAS BACIAS HIDROGRÁFICAS E DE MEIOS ALTERNATIVOS DE SUBSISTÊNCIA. CAPÍTULO 14 - PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL, OBTENÇÃO DA PARTICIPAÇÃO POPULAR E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO DE RECURSOS HUMANOS PARA A AGRICULTURA SUSTENTÁVEL.

CAPÍTULO 15 – RECOMENDAÇÕES PARA RESPEITAR E PROMOVER UMA MAIOR APLICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PARA CONSERVAR A BIODIVERSIDADE E O USO SUSTENTÁVEL DOS RECURSOS BIOLÓGICOS. CAPÍTULO 16 - MELHORIA DA SAÚDE HUMANA. AUMENTO DA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE. ESTABELECIMENTO DE MECANISMOS DE CAPACITAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO E A APLICAÇÃO AMBIENTALMENTE SAUDÁVEL DE BIOTECNOLOGIA.

CAPÍTULO 17 - PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE MARINHO. CAPÍTULO 18 -APLICAÇÃO DE CRITÉRIOS INTEGRADOS NO DESENVOLVIMENTO, MANEJO E USO DOS RECURSOS HÍDRICOS. CAPÍTULO 19 -IMPLANTAÇÃO DE PROGRAMAS DE REDUÇÃO DOS RISCOS. FORTALECIMENTO DAS CAPACIDADES E POTENCIAIS NACIONAIS PARA O MANEJO DOS PRODUTOS QUÍMICOS. PREVENÇÃO DO TRÁFICO INTERNACIONAL ILEGAL DOS PRODUTOS TÓXICOS E PERIGOSOS.

CAPÍTULO 20 - PROMOÇÃO E FORTALECIMENTO DA COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA O MANEJO DOS MOVIMENTOS TRANSFRONTEIRIÇOS DE RESÍDUOS PERIGOSOS. CAPÍTULO 21 -MINIMIZAÇÃO AMBIENTALMENTE SAUDÁVEL DO REAPROVEITAMENTO E RECICLAGEM E TRATAMENTO DOS RESÍDUOS. AMPLIAÇÃO DO ALCANCE DOS SERVIÇOS QUE SE OCUPAM DOS RESÍDUOS

CAPÍTULO 22 – RECOMENDA MEIOS PARA ASSEGURAR QUE OS RESÍDUOS RADIOATIVOS TENHAM UM BOM MANEJO, TENDO EM VISTA A PROTEÇÃO DA SAÚDE HUMANA E DO MEIO AMBIENTE. CAPÍTULO 23 – PREÂMBULO DA SEÇÃO III. ABORDA A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO SOCIAL NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO

CAPÍTULO 24 –ENDOSSA O ENVOLVIMENTO ATIVO DA MULHER NAS DECISÕES POLÍTICAS E ECONÔMICAS. CAPÍTULO 25 – ABORDA A IMPORTÂNCIA DA PROMOÇÃO DA JUVENTUDE E DE SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA PROTEÇÃO DO MEIO AMBIENTE E NO FOMENTO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E SOCIAL. ASSEGURAR A PROTEÇÃO E A SEGURANÇA DA CRIANÇA

CAPÍTULO 26 – FORTALECIMENTO DAS POPULAÇÕES INDÍGENAS E SUAS COMUNIDADES E DA SUA PARTICIPAÇÃO ATIVA NA FORMULAÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS. CAPÍTULO 27 – DESENVOLVER MECANISMOS PARA QUE AS ONGS DESEMPENHEM O SEU PAPEL DE PARCEIROS COM RESPONSABILIDADE E EFICÁCIA NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

CAPÍTULO 28 - FORTALECIMENTO DA AUTORIDADES LOCAIS COMO PARCEIROS IMPORTANTES DO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. CAPÍTULO 29 –O DIREITO DE CADA TRABALHADOR À LIBERDADE DE ASSOCIAÇÃO E O DIREITO DE SE ORGANIZAR DEVEM SER PROMOVIDOS E GARANTIDOS, PARA QUE OS TRABALHADORES E SEUS SINDICATOS POSSAM DESEMPENHAR UM PAPEL IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

CAPÍTULO 30 - FORTALECIMENTO DO PAPEL DO COMÉRCIO E DA INDÚSTRIA, CONCLAMANDO AS EMPRESAS E SUAS ENTIDADES A RECONHECER O MANEJO DO MEIO AMBIENTE COMO UMA DAS SUAS MAIS ALTAS PRIORIDADES E COMO FATOR DETERMINANTE PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL. RECOMENDA A PROMOÇÃO DE UMA PRODUÇÃO MAIS LIMPA E A PROMOÇÃO DA RESPONSABILIDADE SOCIAL. CAPÍTULO 31- A COMUNIDADE CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA DEVEM CONTRIBUIR DE MODO MAIS TRANSPARENTE E EFETIVO NOS PROCESSOS DE TOMADA DE DECISÃO.

CAPÍTULO 32 – FORTALECER O PAPEL DOS AGRICULTORES, APOIAR E AUMENTAR A CAPACIDADE LEGAL DA MULHER E DOS GRUPOS VULNERÁVEIS EM RELAÇÃO AO ACESSO, USO E POSSE DA TERRA; PROMOVER E ESTIMULAR PRÁTICAS E TECNOLOGIAS AGRÍCOLAS SUSTENTÁVEIS. CAPÍTULO 33 – OS OBJETIVOS E ATIVIDADES DESTE CAPÍTULO ESTÃO RELACIONADOS COM A IMPLEMENTAÇÃO DE TODOS OS DEMAIS CAPÍTULOS DA AGENDA 21, ESTABELECENDO MEDIDAS RELATIVAS AOS RECURSOS FINANCEIROS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO PARA IMPLEMENTAR A AGENDA 21.

CAPÍTULO 34 – PROMOVER AS ATIVIDADES QUE SE DESTINAM A MELHORAR AS CONDIÇÕES E OS PROCESSOS RELATIVOS À DISPONIBILIZAÇÃO DE INFORMAÇÕES CIENTÍFICAS E TECNOLÓGICAS E O ACESSO ÀS TECNOLOGIAS E SUA TRANSFERÊNCIA PRINCIPALMENTE PARA OS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. CAPÍTULO 35 - FORTALECIMENTO DA BASE CIENTÍFICA PARA O MANEJO SUSTENTÁVEL. AUMENTO DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO. CAPÍTULO 36 - REORIENTAÇÃO DO ENSINO NO SENTIDO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL.

CAPÍTULO 37 - MECANISMOS NACIONAIS E COOPERAÇÃO INTERNACIONAL PARA FORTALECIMENTO INSTITUCIONAL NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. CAPÍTULO 38 – TRATA DAS ORGANIZAÇÕES E PROGRAMAS DO SISTEMA DAS NAÇÕES UNIDAS E DAS SUAS INTERAÇÕES COM OUTROS ORGANISMOS GOVERNAMENTAIS E NÃO – GOVERNAMENTAIS DE ÂMBITO SUB – REGIONAL, REGIONAL E MUNDIAL. CAPÍTULO 39 – PROMOVER A INTEGRAÇÃO DAS POLÍTICAS SOBRE MEIO AMBIENTE E DESENVOLVIMENTO POR MEIO DE ACORDOS OU ISNTRUMENTOS INTERNACIONAIS EFICAZES. CAPÍTULO 40 -.APERFEIÇOAMENTO DA DISPONIBILIDADE DA INFORMAÇÃO PARA A TOMADA DE DECISÕES.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS BARBIEIRI, JOSÉ CARLOS. Desenvolvimento e meio ambiente. As estratégias de mudanças da Agenda 21. Petrópolis: Vozes, SEIFFERT, M. E. B. Gestão Ambiental: instrumentos, esferas de ação e educação ambiental. São Paulo: Editora Atlas, 2010.