16 º Estudo Anual de Marcas Próprias

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16 º Estudo Anual de Marcas Próprias

Todos os direitos reservados Todos os direitos reservados. Nenhuma parte desta obra pode ser reproduzida ou transmitida por quaisquer meios, eletrônicos ou mecânicos, inclusive fotocópia e gravação, ou por qualquer armazenador ou sistema de informações, exceto se for especialmente autorizado pela Nielsen. 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Marcas Próprias - 2010 A Nielsen elabora o Estudo Anual de Marcas Próprias pelo décimo sexto ano consecutivo, com o objetivo de fornecer a seus clientes as últimas tendências do mercado de Marcas Próprias. Ao longo desses anos, o Estudo têm se consolidado como a mais completa referência disponível no Brasil sobre o tema. O Estudo traz informações relacionadas aos consumidores de Marcas Próprias, obtidas por meio de uma rica análise do Painel de Consumidores Nielsen, o Shopper Visons™ . Traz também informações internacionais, contextualizando o mercado de Marcas Próprias na América Latina, Estados Unidos, Canadá, Europa, Oceania e Ásia Pacífico. Faz análise da importância e da evolução das Marcas Próprias no varejo brasileiro, com base nas 181 categorias de produtos inventariadas pela Nielsen, identificando quais cestas e categorias apresentaram melhor performance, bem como um mapeamento completo da evolução das marcas, categorias e itens comercializados por supermercados, atacados e farmácias. 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Definição de Marcas Próprias Objetivo do Estudo Avaliar a evolução das Marcas Próprias nos mercados nacional e internacional, identificando as principais tendências, o perfil dos canais que as comercializam, além de perfil e hábitos do consumidor de Marcas Próprias. Definição de Marcas Próprias A Marca Própria caracteriza-se por ser um produto vendido exclusivamente pela organização varejista que detém a propriedade da marca. Esta pode levar o nome da empresa ou utilizar uma outra marca não associada ao nome da organização. 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Índice 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Índice Parte I: Performance nos Mercados Internacionais Parte II: Performance no Mercado Brasileiro Panorama Geral............................................................................................37 Análise por Cestas de Produto (Valor e Volume).........................................41 Evolução das Categorias, Marcas e Itens no Brasil Ranking do Número de Marcas por Cestas/Categorias...............................66 Panorama por Canal Supermercados...............................................................................76 Parte IV: O Consumidor e as Marcas Próprias Painel de Consumidores Nielsen Shopper Visons™...........................................118 -Quem são os Shoppers..........................................................................121 -Estilo de vida do comprador de Marca Própria.......................................122 -Penetração das Marcas Próprias............................................................126 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Índice Parte IV: O Consumidor e as Marcas Próprias Painel de Consumidores Nielsen Shopper Visons™...........................................118 -Quem são os Shoppers..........................................................................121 -Estilo de vida do comprador de Marca Própria.......................................122 -Penetração das Marcas Próprias............................................................126 -Segmentação por Freqüência de Compra..............................................140 -Potencial das Marcas Próprias................................................................141 Parte V: Informações de Apoio Relação de Categorias..........................................................................................161 Empresas com Marcas Próprias no Brasil............................................................175 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Parte I Performance nos mercados internacionais Internacional Parte I Performance nos mercados internacionais 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Marcas Próprias Participação Valor Europa e Outros Mercados Font: Nielsen – UE 2008 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Estados Unidos Categorias Estados Unidos Categorias* com maior participação de Marcas Próprias em volume (%) Fonte: Nielsen EUA - 52 semanas acumuladas até Jun’10 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

América Latina Panorama geral das Marcas Próprias evolução 2010 vs. 2009 participação e Índice de Preço VALIDADO Fonte: Nielsen – América Latina ano móvel 2010 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Mercado Brasileiro Panorama Geral Parte I Peformance no Mercado Brasileiro Panorama Geral 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Panorama geral das Marcas Próprias – 2010 vs. 2009 Brasil Panorama geral das Marcas Próprias – 2010 vs. 2009 VALIDADO 21/09/2009 Fonte Scantrack – autosserviços (todas as cadeias colaboradoras Brasil) Variação nominal ano móvel 2010 (Agosto/09 a Julho/10) versus ano móvel 2009 (Agosto/09 a Julho/10) Em relação ao publicado em 2009, as possíveis diferenças se explicam pela diferença no número e/ou trocas de categorias em 2010 ** “Base 100 = preço médio ponderado das categorias 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Brasil - Top 10 Categorias de Marcas Próprias em faturamento Total Marcas Próprias* Concentração das Top 10 categorias(%) (Participação na categoria) 9,4 15,8 20,5 25,0 28,531,4 34,1 36,8 39,0 41,0 ( 9,4%) (15,1%) (9,0%) (13%) (7,5%) ( 4,2%) (5,7%) ( 6,7%) ( 5,1%) (14%) Fonte Scantrack – autosserviços (todas as cadeias colaboradoras Brasil) Variação nominal ano móvel 2010 (Agosto/09 a Julho/10) versus ano móvel 2009 (Agosto/08 a Julho/09) ** “Base 100 = preço médio ponderado das categorias * 181 categorias de produto 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Brasil - Top 10 Categorias de Marcas Próprias com maior faturamento Brasil - Top 10 Categorias de Marcas Próprias com maior faturamento* Total Marcas Próprias** Fonte Scantrack – autosserviços (todas as cadeias colaboradoras Brasil) Ano móvel 2010 (Agosto/09 a Julho/10) Faturamento em R$ MM (milhões) ** 181 categorias de produto 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Brasil Parte II Peformance no Mercado Brasileiro Evolução das categorias, marcas e itens 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Metodologia Em 2010 foram entrevistadas 893 organizações estratificadas em três segmentos: Supermercados (664): a partir do Ranking ABRAS, 106 possuem Marcas Próprias e 90 participaram Atacadistas (101): a partir do Ranking ABAD, 36 possuem Marcas Próprias e 26 participaram Farmácias (128): maiores cadeias de acordo com dados da Estrutura do Varejo Brasileiro-2010 da Nielsen, em que 21 possuem Marcas Próprias e 14 participaram As informações fornecidas são de inteira responsabilidade das empresas participantes 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Organizações participantes – 2010 validado * São consideradas Cadeias Participantes - Brasil neste Estudo as organizações que possuem Marca Própria e forneceram seus dados. 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Evolução do Mercado Organizações que trabalham com Marcas Próprias Evolução do Mercado Organizações que trabalham com Marcas Próprias *(Supermercados + Atacadistas + Farmácias) validado * São consideradas Cadeias Participantes - Brasil neste Estudo as organizações que possuem Marca Própria e forneceram seus dados 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Número de organizações com Marcas Próprias por cesta de produtos (Supermercados + Atacadistas + Farmácias) validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

% de organizações com Marcas Próprias por cesta de produtos e por segmento – 2010 validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Número de categorias com Marcas Próprias (Supermercados + Atacadistas + Farmácias) validado Ver em Informações de Apoio relação de categorias nas quais Marcas Próprias passaram a ser comercializadas e relação de categorias nas quais Marcas Próprias deixaram de ser comercializadas (2010 vs. 2009) 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de categorias com Marcas Próprias por cesta de produtos – 2010 (Supermercados + Atacadistas + Farmácias) Total Categorias Ano 2006 – 261 Ano 2007 – 271 Ano 2008 – 279 Ano 2009 – 275 Ano 2010 – 293 validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Panorama das cestas com Marcas Próprias (Supermercados + Atacadistas + Farmácias) validado ¹ As cadeias e marcas que aparecem em mais de uma cesta foram consideradas apenas uma vez no número Total 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Supermercado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Organizações supermercadistas participantes 2010 15% das empresas consultadas validado * São consideradas Cadeias Participantes - Brasil neste Estudo as organizações que possuem Marca Própria e forneceram seus dados 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

% de Supermercados que trabalham % de Supermercados que trabalham** com Marcas Próprias conforme sua posição no Ranking ABRAS* validado * Esta análise exclui as organizações participantes que não se encontram entre as 300 maiores do Ranking ABRAS ** São consideradas Cadeias Participantes - Brasil neste Estudo as organizações que possuem Marca Própria e forneceram seus dados 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Movimentação de organizações com Marcas Próprias* validado * São consideradas Cadeias Participantes - Brasil neste Estudo as organizações que possuem Marca Própria e forneceram seus dados 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de organizações com Marcas Próprias por cesta de produtos VALIDADO Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Número de categorias com Marcas Próprias Total Cestas VALIDADO * Ver em Informações de Apoio relação de categorias nas quais Marcas Próprias passaram a ser comercializadas e relação de categorias nas quais Marcas Próprias deixaram de ser comercializadas (2008 vs. 2007) 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de categorias com Marcas Próprias por cesta de produtos VALIDADO Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Número de Marcas Próprias Total e por cesta validado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Categorias com maior número de marcas cesta Alimentar validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Categorias com maior número de marcas cesta Bebidas validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Categorias com maior número de Marcas cesta Limpeza Caseira validado Fonte: Cadeias Participantes - Brasil 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Categorias com maior número de Marcas cesta Higiene e Beleza validado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Categorias com maior número de Marcas cesta Bazar validado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de marcas por categoria cesta Têxtil validado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Categorias com maior número de marcas cesta Eletroeletrônicos VALIDADO 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de marcas por categoria cesta Têxtil validado 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número total de itens* de Marcas Próprias Crescimento de 16% no último ano validado O Estudo não considera os itens Manipulados por algumas cadeias como produtos de Marca Própria 16º Estudo Anual de Marcas Próprias Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Número de itens de Marcas Próprias por cesta de produtos Fonte: Cadeias Participantes - Brasil

Brasil – Evolução itens Orgânicos De 2007 a 2010 houve um crescimento de 40 % na quantidade de itens orgânicos Validado – nome do calculo na planilha excel – slide 9 certo Fonte: Cadeias Participantes - Brasil Ano (2007, 2008, 2009, 2010) 16º Estudo Anual de Marcas Próprias 43

O Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Você conhece o comprador de Marcas Próprias? A análise do shopper traz as respostas para as 5 perguntas básicas que circundam o conhecimento do comprador O que compra? Quem é? Você conhece o comprador de Marcas Próprias? Como compra? Onde compra? Quando compra? 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

O entendimento do shopper é essencial para o planejamento estratégico de Marcas Próprias! A análise do shopper ajuda o varejista a... ...incluir MP nos momentos mais oportunos do calendário de marketing e promoções da cadeia... ...definir o posicionamento da MP frente ao público alvo da cadeia... ...contemplar MP no processo gerenciamento de categorias... ... otimizar negociações com fornecedores... Identificar oportunidades de desenvolvimento e inovação de acordo com o que os shoppers querem! 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Quem é o shopper de Marcas Próprias? 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Destaque para as microrregiões: O shopper de Marcas Próprias está concentrado no Estado de São Paulo... Destaque para as microrregiões: Campinas: 6% ABCDM: 9% T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Distribuição do Gasto % - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

... no nível socioeconômico alto e na faixa etária de 41 a 50 anos... T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Distribuição do Gasto % - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

... que reside em lares de 4 a 5 pessoas e pertence aos clusters Consciente e Maduro Bem Sucedido... T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 49 categorias analisadas Distribuição do Gasto % - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Recordando o cluster Consciente... É caracterizado pela dona de casa ficar em casa e se preocupar prioritariamente com o bem estar da família. Os consumidores desse grupo se importam com a variedade de produtos e escolhem as marcas pela relação qualidade vs preço. TV Novela, notícias, programas de auditório Cinema Comédia, romance Revista Costuma comprar e guardar Musica Romântica, sertaneja Promoção Busca Marca Procura variedade Preço Importante na decisão de compra Local de compra A cada 15 dias, aos finais de semana, com a família T. Brasil 7 Áreas Nielsen Fonte: Nielsen | Estudo Estilos de Vida 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Recordando o cluster Maduro Bem Sucedido... É caracterizado por evitar gorduras, consumir produtos diet / light e pelo cuidado com os ingredientes que utiliza. Procuram através dos meios de comunicação formar opinião. Compram marcas habituais mesmo sem promoção e se preocupam com a relação qualidade vs preço. TV Notícias do mundo, documentários Cinema Internacional, histórico, espionagem Revista Costuma comprar Musica Clássica, MPB Promoção Busca sempre Marca Procura comprar as marcas conhecidas Preço Importante na decisão de compra Local de compra Costuma comprar coisas pela internet T. Brasil 7 Áreas Nielsen Fonte: Nielsen | Estudo Estilos de Vida 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Como e quando o shopper faz as suas compras de Marcas Próprias? 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

No 1º semestre de 2010, as Marcas Próprias conquistaram cerca de 18,6 milhões de shoppers, o que representa 49,7% da população brasileira Os quais... Foram ao ponto de venda comprar MP cerca de 3 vezes Gastaram a cada compra aproximadamente R$3,70 Concentram 36% dessas compras no final de semana 26,5% efetuam essas compras em promoção T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Penetração, fequencia de compra, ticket médio e buyers on promotion- 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

De maneira geral, os shoppers de Marcas Próprias experimentam os produtos, mas não os incorporam em suas cestas de compras Para a maioria as categorias há alto número de shoppers que fizeram apenas uma compra no período e em 51% delas esse percentual foi maior no 1ºsem’10 Petit suisse, Fralda Descartável, Água de Coco, Absorvente, Sabonete e Desodorante, foram as categorias que mais perderam shoppers repetidores de compra de Marcas Próprias Categorias que mais incrementaram o número de shoppers repetidores de Marcas Próprias no comparativo 1ºsem’09 vs 1ºsem’10 T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas % One time buyers- 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

O que compra o shopper de Marcas Próprias? 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Papel higiênico e biscoito permanecem como as categorias que os shoppers mais compram Marcas Próprias Destaque para: Iogurte, que ganhou 3 posições frente ao ranking de 2009 e está entre as categorias mais compradas. T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Ranking de penetração das categorias - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

Onde compra o shopper de Marcas Próprias? 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

O shopper de Marcas Próprias é o shopper dos 3 maiores grupos varejistas brasileiros T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Importância em Valor % - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias

O comportamento de compra dos 7 milhões de shoppers que fazem compras nessas cadeias é ainda mais intenso Top 3 Grupos Outros Autosserviços Total % de shoppers 49,7 18,9 32,0 Idas ao PDV 3,2 3,5 2,1 % apenas 1 compra 41,2 42,1 54,4 Total de R$ gastos 12,1 16,0 7,2 % promoção 26,5 23,7 13,8 T. Brasil 7 Áreas Nielsen T. 48 categorias analisadas Penetração, frequencia de compra, 1 time buyers e gasto médio - 1º Sem’10 Fonte: Nielsen | Shopper 16º Estudo Anual de Marcas Próprias