Telework 2003 ESTRATÉGIA DA MOBILIDADE PAULISTANA Personal strategy to urban trips in São Paulo Rogerio Belda

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Telework 2003 ESTRATÉGIA DA MOBILIDADE PAULISTANA Personal strategy to urban trips in São Paulo Rogerio Belda

MOBILIDADE NA METRÓPOLE Viagens motorizadas / habitante Motor trips / inhabitants Ano Year Mobilidade Rate 19771, , ,23

% ANO BONDE ÔNIBUS METRÔ E TREM AUTOMÓVEL TRAÇÃO ANIMAL VIAGENS NO SÉCULO XX

Viagens Diárias de Pessoas por Modo Modal Split Modalidade% Carros Cars 47 Ônibus Bus 38 Metrô Subway 8 Trem Rail 3

Tempo Diário Gasto em Viagem por Modo Time spent in daily trips by mode Gasta menos de uma hora: Less than one hour: 50% da população usuária de automóveis 50% of car users 20% da população usuária de ônibus 20% of bus users

Tempo Diário Gasto em Viagem por Modo Time spent in daily trips by mode Gasta mais de três horas: More than three hours: 8% da população usuária de automóveis 8% of car users 31% da população usuária de ônibus 31% of bus users

Causas da “Não Viagem” Passíveis de Mudança Reasons for “not travelling” that can be changed desemprego Unemployment renda baixa Low income transporte coletivo ruim Inefficient transit comércio nos bairros Retail activities in neighborhoods

Causas da “Não Viagem” Difíceis de Mudar Reasons for “not travelling” that are difficult to be changed congestionamento de trânsito Traffic congestion insegurança urbana Urban violence compras por telefone e internet Teleshopping diversão no domicílio Home entertainment

Causas da “Não Viagem” Prováveis no Futuro Trends for “not travelling” in the future envelhecimento da População Increasing of elderly population redução da jornada de trabalho Decreasing of job journeys mais facilidades de comunicação eletrônica Dissemination of eletronic mass communication parcela significativa de trabalho a domicílio Increasing of telework

Viagens de Autos e Posse de Computadores Por Níveis de Renda Car trips and computer ownership by income level Nível de Renda das Famílias Family income level Viagens de auto p/ 100 habitantes Car trips / 100 inhabitants Computadores por família (%) Computers per family (%) 25% mais pobres 25% poorest families 173 Segundo quartil Second quartile 305 Terceiro quartil Third quartile % mais ricos 25% richest families 7443 Mediana em 1997: R$ 1.000,00

Promoção do Tele-Trabalho no Domicílio Telework Promotion Difusão de Experiências Dissemination of practices Incentivos Locais Local government incentives Legislação Federal Adjusting federal legislation