UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Universidade e Desenvolvimento Social no Brasil
Advertisements

Caminhos para a excelência H. B. Nader Bento Gonçalves, 2006.
O PNPG E A PG NA PSICOLOGIA
PROGRAMAS/CURSOS ACADÊMICOS. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO TRIENAL TRIÊNIO AVALIAÇÃO 2004 – 2007 ÁREA DE AVALIAÇÃO GRANDE ÁREA CIÊNCIAS DA SAÚDE (MEDICINA I,
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
O desenvolvimento da BVS no Brasil Ilma Noronha CICT/FIOCRUZ IV Reunião Regional de Coordenação da BVS Setembro/2005, Salvador.
Encontro Ciência em Portugal Ciência 2008 Fundação Calouste Gulbenkian Julho 2008 CNC Organização e perspectivas de desenvolvimento.
I WORKSHOP DA PÓS-GRADUAÇÃO DA UNESP Requisitos para a formação de Mestres e Doutores em Odontologia: uma visão atual sobre as competências necessárias.
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Seminário SANTA CATARINA 2015
Prof. Murilo S. de Camargo
Apresentação do Campus Porto Alegre
Avaliação Institucional e Tecnologias da Informação na UNISC Workshop: Avaliação e inovação com Tecnologias da Inovação – UFRGS – 03/07/2009. Ana Karin.
A pesquisa na UCG e no Departamento de Zootecnia
PAPG-IFES Formulário para coleta da demanda bruta.
PAPG-IFES Programa de Apoio a Pós- Graduação das IFES (Ações propostas – em discussão)
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA DE NÍVEL MÉDIO PARA A SAÚDE
Programa de Pós-Graduação em Saúde Pública e Meio Ambiente
Pós-Graduação em Saúde
XX Reunião Extraordinária do FONDCF São Paulo, novembro de 2010
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR Bonito 16 de Abril de 2008.
Case UNISINOS HT Micron: Impacto no Desenvolvimento Científico Regional Prof. Cristiano Richter Coordenador Executivo Projeto HT Micron
II Seminário Internacional
Indicadores de Qualidade da Educação Superior 2011 Diretoria de Avaliação da Educação Superior - DAES.
CICLO VIRTUOSO DA CIÊNCIA BRASILEIRA E O PAPEL DA
UFRGS UMA UNIVERSIDADE DE SEU TEMPO
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Brazil – U.S. : PARTNERSHIP FOR THE 21 st CENTURY Ciência sem Fronteiras João Luiz Martins (Reitor da UFOP e Presidente da ANDIFES)
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
“As políticas de apoio à Ciência e Tecnologia”
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO II Encontro Brasil-Canadá de Educação Profissional e Tecnológica Novembro de 2011.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES Diretoria de Programas e Bolsas no País – DPB Proposta de concessão de bolsas.
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
O Vice-presidente do Santander Universidades, Jamil Hannouche,
O papel das Universidades no processo de expansão e consolidação de competências nacionais e no avanço do conhecimento científico e tecnológico nas áreas.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU CICI CARLOS HARDT –PUCPR/PPGTU/GTU INOVAÇÃO NA FORMAÇÃO DE GESTORES DE CIDADES parceria internacional para inovação.
Integração para o Fortalecimento da Pós-Graduação: Experiências das IES Paranaenses Aldo Nelson Bona Reitor da UNICENTRO Berenice Quinzani Jordão Reitora.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Profa. MSc. Lúcia Inês Kronemberger Andrade
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO SUPERIOR (IES)
Universidade Federal de Santa Maria Centro de Ciência Naturais e Exatas Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas: Bioquímica Toxicológica Criação.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Profissional em Patrimônio.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
EXCELÊNCIA NA GESTÃO – COMO? UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
A INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO XXVII ENPROP Belém, Dezembro 2011.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
A Escola nasce em 1954, hoje conta com o trabalho de cerca de 1000 profissionais na maior escola de saúde pública da América do Sul, única escola de âmbito.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
Reunião de Planejamento Estratégico Escola de Educação Física e Esporte AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA USP Prof. Dr. Hélio Nogueira da Cruz 2012.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
1. UNESP e a Sociedade 2 Formação de Recursos Humanos e Produção de Conhecimento ≈ Professores (94% RDIDP) 179 Cursos de Graduação (65 diferentes.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
PROPOSIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA CIÊNCIA PARA A SAÚDE E OS DESPORTOS José Fernandes de Lima Conselho Nacional de Educação.
Transcrição da apresentação:

UFCSPA Uma Universidade Especializada em Saúde Reitora Prof.ª Dr.ª Miriam da Costa Oliveira Novembro 2011

Porto Alegre

A CIDADE DE PORTO ALEGRE Boas condições para receber e manter estudantes e pesquisadores Em 2001, apresentou um dos melhores índices de desenvolvimento humano (IDH) do país (0,865 vs 0,813 IDH médio nacional) e o terceiro melhor Índice de Condições de Vida (ICV) É a capital da Região Sul com a maior renda per capita Porto com tráfego internacional permanente Aeroporto internacional

Área real: 9.473,27 m² Área construída: 21.700,39 m²

Transformação em Universidade HISTÓRIA 1953 1961 1980 1988 1993 2008 Criação Início Federalização Mestrado Doutorado Transformação em Universidade

Fonte: http://www.who.int/childgrowth/en/index.html

CURSOS DE GRADUAÇÃO Medicina Biomedicina Nutrição Fonoaudiologia Psicologia Enfermagem Fisioterapia Farmácia Toxicologia Analítica Gastronomia

PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU Ciências da Saúde Medicina: Hepatologia Patologia Ciências da Reabilitação

Recursos Humanos Número de professores: 254 Número de técnicos-administrativos: 157 Número de alunos de graduação: 1534 Número de alunos de pós-graduação: 1130 Dados 2º semestre 2011

Percentual de docentes com Mestrado e/ou Doutorado: 91,4% Dado: dezembro 2010

Crescimento da produção científica Plano de Ação 2007-2010 Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Nacional Crescimento da produção científica O número de publicações aumentou 205% entre 2000 e 2009 (de 10.521 artigos em 2000 à 32.100 artigos em 2009) Crescimento médio anual de 10,5% em 28 anos 3 x a média mundial 2,69% da produção mundial em 2009 Valor relativo fonte: Capes/MEC 18

Scientific specialization, 2008

INSERÇÃO EM BASE DE DADOS - Institute for Scientific Information Em 2009, 30.415 títulos de artigos brasileiros faziam parte do ISI Os professores da UFCSPA, em 2009, publicaram 150 artigos inseridos no ISI 0,5% da produção nacional Esse número representa 0,74 artigos indexados por professor da instituição

os números em 2010 são 205 e relação 0,94 por professor da instituição

PESQUISA 172 linhas de pesquisa 35 grupos de pesquisa Excelência nas áreas: Microbiologia Clínica; Neurociência Comportamental; Poluição Ambiental; Drogas de Abuso; Substâncias Bioativas de Interesse Farmacológico; Hepatites Virais; Diagnóstico Molecular e por Imagem das Doenças Infecciosas e Respiratórias; Pesquisas Interdisciplinares em Reabilitação.

INDICADORES EXTERNOS UFCSPA no ENADE Conceito ENADE 2004 2007 2010 Medicina 5 Biomedicina 4 Nutrição Fonoaudiologia

RELAÇÕES EXTERIORES Entre 2008 e 2010, a Instituição firmou 5 convênios de cooperação ANO CONVÊNIOS 2008 Associação das Universidades de Língua Portuguesa (AULP) Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras Universidade de Lisboa 2009 Universidade Agostinho Neto – Angola 2010 Universidad de La República – Uruguai

INTERNACIONALIZAÇÃO: METAS Estabelecer convênios com outras universidades do exterior, para promover a cooperação científica, universitária e tecnológica Inserir-se em redes de cooperação universitária internacional Monitorar o intercâmbio da comunidade acadêmica