Secretaria de Políticas para as Mulheres

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Governabilidade e Igualdade de Gênero
Advertisements

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA
9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
CAMPANHA “Igualdade de Oportunidades na Vida, no Trabalho e no Movimento Sindical” REALIZAÇÃO Central Única dos Trabalhadores Secretaria Nacional Sobre.
Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
Na espécie humana temos o ser masculino e o ser feminino
PEDAGOGIA 3ºPNA PROFª GIANE MOTA
GÊNERO: EDUCAÇÃO A Direitos, Igualdade e Educação para Educação para Todos" é, literalmente, o que significam seus termos. A comunidade internacional.
Realidade dos Centros Urbanos
A situação da Igualdade de Género em Portugal
III SEMINÁRIO NACIONAL DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES EM EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PORTO ALEGRE 26 A 28 DE MAIO DE 2010 Painel: A formação do educador de.
PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE
PLANO NACIONAL DE EMPREGO E TRABALHO DECENTE
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Desafios implementação dos Dhs no Brasil Alexandre Ciconello.
Ministério da Educação
Teorias Pós-críticas do Currículo
Curso Educação em Direitos Humanos
“Educação como um direito humano" Curso Educação e Direitos Humanos São Paulo, 19 março /2012 Sérgio Haddad
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Mulheres nos empreendimentos de economia solidária: avanços, desafios e a tentativa de escolarização na busca por qualificação para o trabalho Carolina.
Violência: desafio contemporâneo para o Sistema Único de Saúde (SUS)
As Políticas para as Mulheres nos Municípios
EIXO II – EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE: JUSTIÇA SOCIAL, INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS Ementa Justiça social, Direitos humanos, diversidade e educação. Direitos.
Quem é o jovem brasileiro?
MULHER MERCADO DE TRABALHO, MATERNIDADE
13 razões para as Mulheres votarem em Dilma Presidente
Eduardo L.G. Rios-Neto 16 de março de 2011 SEMINÁRIO: O FUTURO DA PREVIDÊNCIA NO BRASIL MESA 1 O REGIME GERAL DE PREVIDÊNCIA SOCIAL: EQUILÍBRIO DE LONGO.
EXPERINÊCIA DAS MARGARIDAS EMPODERAMENTO DA MULHER, IGUALDADE ENTRE
Questões para Formulação, Implementação e Avaliação das Políticas de Saúde 2012-Ana Maria Costa Jorge Lyra.
OBSERVATÓRIO DO MUNDO CONTEMPORÂNEO
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
Prefeitura do Recife Coordenadoria da Mulher
Gênero e o Mundo do Trabalho:
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
AS MULHERES NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
PLANO DECENAL DE EDUCAÇÃO
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Indicadores sociais e educacionais
Centro de Cidadania da Mulher
Políticas Públicas e Estatísticas de Gênero
8º ENCONTRO DE TRABALHADORES/AS EM EDUCAÇÃO APOSENTADOS/AS
Prof. Edison Rodrigues Derito Prof. Wilson LAPO
Unindo os Gêneros Mediante o Acesso à Água e ao Saneamento para as Mulheres no Urbano Dividido Dra. Daniela Nogueira Aliança de Gênero e Água (GWA) Analista.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO SECRETARIA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA PROEJA D O C U M E N TO B A S E PROGRAMA NACIONAL DE INTEGRAÇÃO DA EDUCAÇÃO.
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO 2010 EIXO VI – JUSTIÇA SOCIAL, EDUCAÇÃO E TRABALHO: INLCUSÃO, DIVERSIDADE E IGUALDADE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E CONTEXTUALIZAÇÃO.
Julho 2013 ISP Brasil Monica Valente
TransFormação: Habilidades para Produtividade
Desenvolvimento e Trabalho Decente: uma agenda para o futuro
Conferência Nacional de Educação
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Segurança alimentar e mercados institucionais
Março Lilás 2015 Março A participação igualitária de mulheres e homens não se resume a um número ou a uma percentagem (50% para homens e 50% para.
MARCELA ARAUJO NOVEMBRO,2012
Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres
Desenvolvimento Territorial com terra e políticas públicas diferenciadas para garantir sucessão no campo. - SJTTR - CNJTTR - C O N T A G –
O desempenho educacional no Brasil e as questões de gênero
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
O desenvolvimento de uma nação depende, muito, da educação.
POPULAÇÃO E QUALIDADE DE VIDA
Características do Emprego Formal – RAIS 2006 Principais Resultados
CÂMARA MUNICIPAL DE GONDOMAR MAIS IGUALDADE (S) II: Plano Municipal para a Igualdade Dimensão Externa Vieira, C. 1; Sousa Santos, F1; Loureiro, H 1 1 –
Atualmente, não se concebe uma Educação Profissional identificada como simples instrumento de política assistencialista ou linear ajustamento às demandas.
EDUCAR PARA A IGUALDADE ÉTNICO-RACIAL Luciana Alves.
MOVIMENTO FEMINISTA : O movimento feminista é um movimento social que luta pela igualdade de direitos civis e políticos entre homens e mulheres.
Transições epidemiológica, demográfica e de gênero Papel das políticas públicas Saúde e Ciclos de Vida 1 - Simone G. Diniz – Departamento.
Transição demográfica transição epidemiológica
Transcrição da apresentação:

Secretaria de Políticas para as Mulheres III Fórum Mundial da Aliança de Civilizações Rio de Janeiro, 28 e 29 de maio de 2010 Nilcéa Freire - Ministra de Estado da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República

Educação como instrumento de empoderamento das mulheres Níveis mais elevados de educação e a melhoria da qualidade de vidas de mulheres e homens. Associação imediata entre mais educação e empoderamento feminino. Condicionantes: Nível de desenvolvimento econômico do país e a cultura patriarcal.

Educação como instrumento de empoderamento das mulheres Nível de Desenvolvimento Econômico amplia ou diminui o impacto desta elevação na escolaridade da população: oportunidades de trabalho e mobilidade social. Mudança esperada: nos papéis feminino e masculino e a consolidar a autonomia econômica e política das mulheres.

Educação, cultura e a desigualdade de gênero A igualdade no acesso à educação, universalização e a paridade entre os sexos são condições para a construção da igualdade. No Brasil permanecem vulnerabilidades: mulheres e homens não são homogêneos/as: classe social, raça, etnia, religiões, presentes na vida das pessoas.

Educação, cultura e a desigualdade de gênero Para as mulheres, essas vulnerabilidades marcam suas vidas subordinadas ao papel masculino. Cultura Patriarcal pode colocar mais ou menos empecilhos ao acesso das mulheres a esta autonomia econômica e política.

Os avanços na escolaridade feminina no Brasil As mulheres começaram o século XX analfabetas e terminaram o século mais escolarizadas que os homens. Em 2008, as mulheres com 15 anos ou mais de idade tinham uma escolaridade média de 7,6 anos de estudo, comparados a 7,3 anos entre os homens.

Número médio de anos de estudo da população de 15 anos ou mais, total e ocupados*, segundo sexo. Brasil, 2008 Fonte: IBGE. Síntese de Indicadores Sociais 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2009. Nota: * Refere-se à população de áreas urbanas

Mais educadas, mas ainda com salários menores As mulheres se qualificam mais que os homens para entrarem no mercado de trabalho, mas isto não se reverte em salários mais elevados nem em postos de direção, assim como não significa a desobrigação das responsabilidades domésticas e dos cuidados.

Construindo uma educação igualitária no Brasil: políticas e programas SPM/PR e o II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres Educação Inclusiva, Não-Sexista, Não-Racista, Não-Lesbofóbica, Não-Homofóbica

Atuação da SPM/PR Programa Gênero e Diversidade na Escola (GDE) Programa Mulher e Ciência: Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero, Editais de Fomento à Pesquisa no Campo de Gênero, Mulheres e Feminismo, Encontros Nacionais dos Núcleos e Grupos de Pesquisa – Pensando Gênero e Ciência.

Atuação da SPM/PR 2010 Ações e Atividades que intensificaram os esforços para acelerar e aprofundar as mudanças as cultural patriarcal e transformar as relações de gênero no País.