Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho

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Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
Sppedy Alunos – Sofia Silveira; Rafaela Costa ; Sérgio Rodrigues
SolarDairas Tiago Silva EB 2, 3 das Dairas Vale de Cambra, Aveiro
Corre ao Sol. António Ferreira
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
HélioNeiva Rosa Felgueiras Agrupamento de Escolas do Foz do Neiva
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Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Transcrição da apresentação:

Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho Agrupamento Vertical de Escolas de Loureiro Loureiro -OAZ- Aveiro 8+1 CEF Mecânica Automóvel, Ciências Físico-Químicas

Carro movido com Energia Solar - painéis solares. Colocação dos painéis solares Testar os painéis solares

Dimensões e estrutura (desenho no papel); Desde o momento em que os alunos tiveram conhecimento da existência deste projecto e respectivo regulamento, que o entusiasmo foi grande para a construção de um carro movido a energia solar. Pesquisaram na internet, visualizaram vídeos e imagens de concursos anteriores, no site da Ciência Viva - Rali Solar , manusearam com painéis solares e motores que a escola disponha e com o Kit fornecido pelo concurso. As ideias foram se concebendo individualmente e posteriormente chegou-se a um consenso de como deveria ser o carro a construir: Dimensões e estrutura (desenho no papel); Materiais a utilizar para a estrutura do carro (chassis e carroçaria); Onde encontrar esses materiais (reutilização de materiais); Reutilização e escolha do motor e roldanas: voltagem, potência; Construção do eixo do carro e rodas; Escolha dos painéis solares: quantidade e especificidade(voltagem e intensidade da corrente). Todos os pormenores foram pensados tais como: atrito, a leveza dos materiais e resistência, a colocação do painéis solares (inclinação)… O tempo de execução foi de aproximadamente 10horas, mas muito mais se espera para as duas próximas semanas. Construção da estrutura

Com a orientação da professora, os alunos em conjunto fizeram as suas escolhas, dialogando, testando e ponderando as decisões em todas as fases de construção. Muitas foram as mudanças de decisões, principalmente referente à escolha do material para a estrutura e chassis do carro, onde os alunos procuraram reutilizar materiais ,leves e resistentes, em empresas na zona ou suas conhecidas . A escolha do motor foi uma tarefa muito apreciada por todos, pois tiveram a oportunidade de desmontar os computadores, retirar motores de drives e impressora, o interruptor e respectivas roldanas. Foi uma experiência memorável. A parte do chassis estava assim quase completa faltava o eixo e as rodas, mas foi tarefa de fácil escolha e execução. Seguiu-se a selecção do painéis solares, aqui sim as dificuldades foram maiores pois o orçamento dos painéis pretendidos eram superiores à verba disponível pela escola, mas conseguiu-se equilibrar a situação. E é precisamente nesta fase em que nos encontramos, já possuímos os painéis solares e vamos instalá-los na carroçaria . Os estudos sobre a melhor forma de os ligar foram realizados antes da compra dos painéis solares. Os alunos já possuíam conteúdos sobre ligação em série e paralelo de pilhas, no entanto, foram abordados de novo , usando os manuais de CFQ e o livro fornecido pelo concurso . Inclusive elaboraram actividades experimentais onde verificaram as potencialidades de estabelecer ligações em série e simultaneamente em paralelo, efectuando medidas com o voltímetro e amperímetro. Para a semana iremos montar e testar os painéis solares, bem como juntar toda a estrutura do carro. Reutilização de motores das drives

Testar os painéis solares Reutilizar motor da impressora Construção do chassi - e ixo Montagem da estrutura Construção do chassis- motor Construção do chassi - rodas Testar os motores removidos Reutilizar motor das drives

E demonstrar que da teoria se chega à pratica. Com a construção deste carro solar pretendeu-se envolver os alunos num projecto que aborda uma temática actual e pertinente para a sustentabilidade dos recursos energéticos. Assim, os alunos puderam aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a electricidade (intensidade da corrente, voltagem, potência, ligações em série e paralelo…), fontes de energia renováveis (solar), atrito e verificar a sua aplicabilidade em algo do seu interesse, mais prático e concreto. Este carro que pertence à escola ,será utilizado para sensibilizar os alunos para a necessidade e vantagens da utilização desta energia renovável - a energia solar. Na comemoração do dia do ambiente e no dia do laboratório aberto, a realizar na nossa escola, o carro solar estará exposto nestes dias e os alunos irão demonstrá-lo, promovê-lo, divulgar as fases de construção e realçar os efeitos da sua utilização na poluição e na sustentabilidade dos recursos energéticos. E demonstrar que da teoria se chega à pratica. Escolha da melhor disposição dos painéis