DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Eco Team Ricardo Maurício / Ana João Leal Martins
Advertisements

Não sei, mas fiquei a saber....
Nós? Dina Isabel Gentil Dias Escola Secundária da Baixa da Banheira
Mecaléctricos Maria Margarida Carvalho
Escola secundária Martins Sarmento
Pico Alto Sónia Fernandes Castanheira
Agrupamento de Escolas de Arcozelo
Trainature Melani Raposeiro Escola Secundária Poeta António Aleixo
Alcinda Maria da Costa Anacleto Escola Secundária Morgado Mateus Vila-Real – Vila Real 8ºano Ciências Físico-químicas (extra aulas) Bronzeados
Empreendedores Ana Maria Carvalho Ferreira
As Engenhocas Carlos Valentim
Navegadores do Futuro Nélia Guerra Escola EBI de Colmeias
Secundária/3 Aurélia de Sousa
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Emissões zero 3+2.
Filipe Fonte Escola Básica 2, 3 de Pedro de Santarém Benfica, Lisboa 8º ano; Ciências Físico-químicas Thunderstruck Team 5+1.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO T2 Dulce Silva, Indré Bobinate, João Magalhães, Luís Santos e Pedro Graça. Ana Sofia Gomes.
INETE - Team Eng.ª Ana Paula Assis
Carlos Valentim Escola Secundária C/ 2º e 3º Ciclos de Carcavelos Carcavelos - Lisboa 7ºAno – C. Físico-Químicas Team Carcavelos 5+3.
Tipo5 Ademar Ribeiro Escola Secundária Dr. José Afonso
Rodenses Carla Alexandra Mota Nunes Mata
EPA-CATA César Marques Escola Profissional de Almada Almada, Setúbal
António Jorge Melo Lopes Escola Básica dos 2º e 3º ciclos de Freiria Freiria – Torres Vedras - Lisboa 9º ano – Física e Química Carochas Solares
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este protótipo de carrinho solar tem como base estrutural uma embalagem de leite. Possui.
César Paulo Moreira Leite
AGSG Jaime Rei Agrupamento de Escolas de São Gonçalo
Vera Lúcia Lopes Vergas Fidalgo Sardo Escola Básica da Gafanha da Encarnação Gafanha da Encarnação - Aveiro 9º ano de escolaridade: Área de Projecto; Ciências.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO UltrasIDL Alunos: Bruno Chantre; Diogo Branco; Emanuel Rodrigues; João Oliveira; Ricardo.
Rui Martins Escola Básica do 2º e 3º Ciclos do Forte da Casa Forte da Casa - Lisboa 6º e 9º ano + Clube de Ciência Solarengos 6 alunos + 2 professores.
“Engenhocas” Agostinho Machado Escola Básica Integrada de São Bruno
Solar car – “Os Chocalhos”
Traquinas Gaspar Rocha Agrupamento Vertical de Escolas de Arcozelo
“Os Renováveis” Joaquim Margato Instituto D. João V
Sol de Canelas José Joaquim Santos
Maria de Lurdes Silva Agrupamento de Escolas de Cerva
António Alves Guerreiro Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Futuro a Abrir Professora Sofia Lima Colégio dos Plátanos
António José Machado Ferreira Agrupamento de Escolas de Cerva Cerva – Vila Real 7º ano – Ciências Físico-Químicas / Educação Tecnológica / Ciências Naturais.
Luis Gameiro Altomar EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 4+1
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Speedy Solar II Alunos: Gonçalo Espenica; Sérgio Dias e José Xavier Professores: Edmundo.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN AUTOSOLARES DO TORTOSENDO 5.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO Este é um projecto gémeo do da equipa “Os Ultravioletas”. O protótipo é uma evolução do.
A EQUIPA O PROTÓTIPO foto ALUNOS E PROFESSORES A ESCOLA ESCALÃO O protótipo é baseado no uso da energia solar, utilizando 13 células fotovoltaicas de silício.
E.B. 2,3 nº1 de Lagos Lagos - Faro TranslassolJoão Figueiredo 8º ano - Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais
Isabel Nunes Escola Secundária de Vergílio Ferreira Lisboa, Lisboa 12º ano – Física e Química Água Quente Para Toda A Gente 5.
Amigas do Ambiente Anabela Videira Escola Secundária Morgado Mateus
Rogério Baltazar Martins Alcains – Castelo-Branco CIAVIDA (CIências + Ambiente = VIDA) Agrupamento de escolas José Sanches de Alcains 5 º - Área de Projecto5.
João Marrocano Agrupamento de Escolas de Figueiró dos Vinhos Localidade: Figueiró dos Vinhos / Distrito: Leiria Efa Profissional Nível 3 Sol&Vinho 6+1.
Jorge Franscesco Secundária/3 Aurélia de Sousa Porto 9ºano - Educação Tecnológica, Área de Projecto, Ciências Físico - Químicas Marinheiros 4.
Freixo Liberty Pedro Jorge Nogueira Correia
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Sun Power José Manuel Rodrigues EB 2,3 Julio-Saúl Dias
António Gama Colégio Militar Lisboa 8.º Ano de escolaridade – Ciências Físico-Químicas ZACATRAZ 3+1.
ecoValsassina solar João Carlos Gomes Colégio Valsassina Lisboa
José Alberto Gomes + Vitor Dinis Cordeiro Localidade - Pombal. Distrito - Leiria 3º Ano do Ensino Profissional, Automação e Comando + Práticas Oficinais.
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
PEDRO NUNO GUAL ESCOLA SECUNDÁRIA SERAFIM LEITE S. JOÃO DA MADEIRA – AVEIRO 10º ano – Física e Química, Desenho Técnico, Práticas Oficinais
Reciclanetes Alda Maria Leal Rodrigues Barbosa
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Pileca Aquática
António Supico e João Brás Escola Básica 2º e 3º Ciclos Serra da Gardunha - Fundão Fundão – Castelo Branco 9º Trad&Arte Solar 12.
Victor Bairrada EB 2/3 DO TORTOSENDO TORTOSENDO – CASTELO BRANCO 5º ANO – ÁREA-PROJECTO, EVT, CN, MAT OS SOLARES 20.
André Moreira Instituto de Promoção Social de Bustos Aveiro 8 O Gang Almeida 2+1.
Pedro Silva Escola Profissional CIOR Vila Nova de Famalicão - Braga 11º ano; Práticas Oficinais; Física e Química; Tecnologias e Processos; Desenho Técnico.
Paulo Monteiro Secundária de Amares Amares – Braga 8º ano – Ciências Físico - Químicas Os faíscas 3+1.
José Puga Agrupamento de Escolas de Arcozelo – P. de Lima Freguesia de Arcozelo, concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo 8º e 9º ano Física.
Arlindo Fragoso EB 2,3 El-Rei D. Manuel I Alcochete - Setúbal 7º ano – Área de Projecto Vento solar 2 +1.
António Faria EBS da Calheta Calheta - Madeira 7º Ano – Educação Tecnológica Os Aceleras 6 alunos – 1 Professor.
José Carlota Escola Secundária de Vila Real de Santo António Vila Real de Santo António - Faro 9º Ano – Física e Química5 + 1 chupaqu’éduva.
Paulo Mendes, Beatriz Antunes Escola Secundária André de Gouveia Évora, Évora 1.º (8.º Ano) ; FQ, HSST ESAG 1 – Tóquim Barreto Mark I
Colégio Vizela Santa Eulália, Braga 7º ano, clube x Helio-x cv alunos + 2 professores Gil Campelos.
João Giga, António Surrécio, Paulo Mendes Escola Secundária André de Gouveia Évora; Évora 1.º + Física e Química, Electrónica Fundamental, IMEI ESAG 4.
Transcrição da apresentação:

DIVERSOL (DIVERSÃO) Margarida Teresa G A F Figueiredo Agrupamento de Escolas António José de Almeida de Penacova Penacova - Coimbra 3+1 9º- C.F.Q.

Figura 1 – Protótipo do Parque de Diversões O nosso protótipo consiste no reaproveitamento de materiais e caixas de produtos já utilizados, entre outros, sendo aplicados como receptores de energia, células fotovoltaicas, dos vários projectos desenvolvidos ao longo de vários anos, por alunos de outros níveis de ensino. Visto o nosso protótipo ser de um parque de diversões, decidimos fazer uma roda gigante e um mini carrossel. Figura 1 – Protótipo do Parque de Diversões

Numa primeira fase debruçámo-nos com o que incluir no Parque de Diversões. Determinámos, então, que iríamos fazer um mini carrossel e uma roda gigante. Depois tomámos decisões sobre a estrutura, forma e materiais a utilizar na nossa maqueta. Como material, decidimos escolher: tábuas para a base da maqueta; CDs já sem utilização possível e um pequeno eixo feito em madeira; pacotes de leite, fios de cobre, rolhas de garrafas (entre outros), para a roda gigante; e por fim, pintámos tudo com tinta, e colámos areia à base. Figura 2 - Desenhos (projecto) do Parque de Diversões

Figuras 3 – Discussão de decisões pelos elementos do grupo O projecto envolve 3 alunos do 9º ano, que usufruíram dos conhecimentos desta temática, nas disciplinas de CFQ; desde o início da pesquisa até ao momento actual, decorreram sensivelmente dois meses, em que se empenharam activamente na planificação e construção do seu protótipo. Como sensibilização, consultaram projectos semelhantes em sites da internet e consolidaram os seus conhecimentos com os manuais do 9º e 10º ano de FQ e informação enviada pela Ciência Viva. A escolha dos materiais a incluir no projecto foi de sua autoria e a consequente montagem e testes inerentes ainda se encontram a decorrer. Figuras 3 – Discussão de decisões pelos elementos do grupo

A construção do nosso Parque de Diversões foi integrado no projecto curricular de turma, tendo sido objecto de avaliação no passado 2º período lectivo. Foram abordados, entre outros, os conceitos de energias renováveis e suas aplicações, conversão fotovoltaica de energia solar em energia eléctrica, efeito fotovoltaico, vantagens e inconvenientes de centrais fotovoltaicas. O projecto irá ser divulgado a toda a comunidade escolar na página da nossa escola, na página do grupo de e explicado o seu funcionamento aquando dos Dias das Ciências, na última semana lectiva. Figuras 4, 5 e 6 – Realização do projecto; Pintura do Protótipo e Carrossel