11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Trabalhadoras Domésticas no Brasil
Advertisements

Mapeando Gênero e Raça no Mercado de Trabalho Evento: I Oficina Técnico-Pedagógica do Programa Pró-Equidade de Gênero e Raça 4ª Edição. Coordenação.
Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA
Os sectores de actividade
Assessoria Econômica da FEDERASUL
Relatório Unicef O Relatório da Situação Mundial da Infância, publicado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) desde 1980, traz na edição.
REGISTRO DO EMPREGADO E ANOTAÇÃO NA CTPS
1Universidade da Madeira1 Pedro Telhado Pereira Teoria do Sinal Formação Profissional.
Aula 4 Macroeconomia I 2 - Informação Macroeconómica (Agregados macroecómicos) 2.1 Os objectivos das autoridades de política macroeconómica: produto, desemprego.
Expectativas dos Estudantes do
Desemprego e os Fundamentos da Oferta Agregada
Indicadores Socioeconômicos – IDB/RIPSA
ANÁLISE DE INVESTIMENTOS
Gestão Competência I Prof. Procópio –
VISÃO GLOBAL DA MACROECONOMIA E MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA
Idosos 1.
A População Imigrante no Concelho de Serpa Identificação Profissão Entrada e Permanência em Portugal Adaptação/Integração Social Agregado Familiar Projecto.
Previdência e Assistência Social e o Mercado de Trabalho José Márcio Camargo Dep. de Economia PUC/Rio e Tendências Consultoria Integrada.
2º ANO sociologia CORREÇÃO DO QUESTIONÁRIO MERCADO DE TRABALHO
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Consequências das Migrações
CAP2 MEDIÇÃO DA ACTIVIDADE ECONÓMICA E CONTABILIDADE NACIONAL
Disparidades de Género no Mercado de Trabalho Português
TAXA NATURAL DE DESEMPREGO
Março 2010 Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados membros da UE Programas de Estágios Profissionais Divulgação de três estados.
As convicções, os comportamentos e os valores económicos dos jovens
Os sectores de actividade
A POPULAÇÃO E AS TIC SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO EM PORTUGAL 2006 A POPULAÇÃO, A SAÚDE E AS TIC.
Os Recursos do Consumidor
AULA 2 Evolução da Proteção Social. AULA 2 Evolução da Proteção Social.
Na Roma Antiga era assim:
D. Que problemas caracterizam a evolução da população portuguesa?
Eduardo Anselmo de Castro Pedro Mariano Pego Helena Correia Pinto Álvaro Castro Jardim Fórum sobre o Emprego Docente Lisboa, 30 de Janeiro de 2008 Perspectivas.
Unidade 2: Impacto da Epidemia de HIV/SIDA na África Subsahariana
Produtividade, Formação Profissional e Crescimento Inclusivo
Exposição Migração juvenil na América Latina e no Caribe Por: Drª Ana Isabel Roldán Rico Professora e Pesquisadora Universidade de Querétaro.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
A maioria das grandes e médias empresas do país, mantinha o hábito de realizar o pagamento de uma gratificação aos seus trabalhadores, sempre no mês de.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
A FAMÍLIA EM PORTUGAL – ALGUNS DADOS
Desemprego.
“A PREVIDÊNCIA SOCIAL E A POPULAÇÃO NEGRA”
DETERMINANTES DA PROCURA
Economia A 10º ano.
Grupo : Bruno, João, Mirella, Monique, Samuel
A produção de bens e serviços
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida 27/5/2003.
Introdução à Macroeconomia Pedro Telhado Pereira António Almeida.
Carlos Arriaga Costa 1 Economia da Segurança Social Unidade 09 - Sustentabilidade do modelo de protecção social - anexo.
Financiamento da Educação Pedro Telhado Pereira. Educação e Externalidades Bens públicos - não rivalidade - não exclusão Bens privados.
11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Introdução à Microeconomia
A Educação em Portugal Notas para reflexão Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
O sector do Turismo e a política salarial Pedro Telhado Pereira 12/12/2003.
Economia da Educação Pedro Telhado Pereira. O que incluir nos custos?  as despesas adicionais que o estudar obriga propinas livros de estudo fotocópias.
O trabalho e o mercado de trabalho.
11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Medidas Ativas de Emprego
ESTRUTURAS DA POPULAÇÃO BRASILEIRA

11Universidade da Madeira1 Mercados de Trabalho e Turismo Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA.
Capítulo II Medição da actividade económica (Desemprego)
Medição da actividade económica Desemprego. Macroeconomia - Desemprego Docente: Miguel Serafim 2 Taxa de desemprego É um indicador do estado do mercado.
Modelo Estado Providência Evolução histórica 1. Modelo Estado Providência Desenvolvido após a 2ª Guerra mundial É o Estado do bem-estar social É o modelo.
Economia II 2006/07 – Estes materiais não são parte integrante da bibliografia da unidade curricular. Aula Teórica nº 3 Sumário: Continuação da aula anterior.
Fundação Clara Abbott Visão geral. 2 A Fundação Clara Abbott é uma organização beneficente que existe exclusivamente para os funcionários da Abbott. Ela.
QUALIDADE DE VIDA NA TERCEIRA IDADE: UM CONCEITO SUBJETIVO
Transcrição da apresentação:

11Universidade da Madeira1 Economia do Trabalho Pedro Telhado Pereira Universidade da Madeira, CEPR and IZA

Conceitos

População Residente - Pessoas que, independentemente de no momento de observação - zero horas do dia de referência - estarem presentes ou ausentes numa determinada unidade de alojamento, aí habitam a maior parte do ano com a família ou detêm a totalidade ou a maior parte dos seus haveres.

População Activa - Conjunto de indivíduos com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, constituem a mão-de-obra disponível para a produção de bens e serviços que entram no circuito económico. Inclui empregados (emprego civil e militares de carreira) e desempregados (à procura de 1º ou novo emprego).

População Inactiva - Conjunto de indivíduos, qualquer que seja a sua idade, que no período de referência não podem ser considerados economicamente activos, isto é, não estão empregados nem desempregados, nem a cumprir o serviço militar obrigatório.

População Empregada - Abrange todos os indivíduos com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, tenham efectuado trabalho de pelo menos uma hora, mediante o pagamento de uma remuneração ou com vista a um benefício ou ganho familiar em dinheiro ou em géneros. Engloba também os indivíduos que não estavam ao serviço à data da recolha de informação, mas mantinham uma ligação formal com o seu emprego, os indivíduos que tendo uma empresa não estavam temporariamente ao trabalho por uma razão específica e os indivíduos que, em situação de pré- reforma, se encontravam a trabalhar no período de referência.

População Desempregada - Abrange todos os indivíduos com idade mínima de 15 anos que, no período de referência, não tinham trabalho remunerado nem outro qualquer; que estavam disponíveis para trabalhar num trabalho remunerado ou não; que tinham procurado um trabalho nos últimos 30 dias, remunerado ou não.

Taxa de Actividade (População Total) - Taxa que permite definir o peso da população activa sobre o total da população (número de activos por 100 habitantes).

Taxa de Actividade (População em Idade Activa) - Taxa que permite definir a relação entre a população activa e a população em idade activa (população com 15 e mais anos de idade)

Taxa de desemprego - Taxa que permite definir o peso da população desempregada sobre o total da população activa (número de desempregados por 100 activos).

Portugal em Números

Discussão O que acontece à taxa de actividade e de desemprego nas crises económicas? Será que se passará o mesmo para ambos os sexos? E por idades?