1 Figura 0 – Três aviões conceptuais estudados no projecto NACRE (New Aircraft Configurations Research): asa voadora com grande capacidade de passageiros.

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Transcrição da apresentação:

1 Figura 0 – Três aviões conceptuais estudados no projecto NACRE (New Aircraft Configurations Research): asa voadora com grande capacidade de passageiros (direita), económico e simples, com cauda em V (esquerda) e de baixo impacto ambiental (topo) ENGENHARIA AEROESPACIAL por Luís Manuel Braga da Costa Campos   do CCTAE (Centro de Ciências e Tecnologias Aerodinâmicas e Espaciais) do LAETA ( Laboratório Associado de Energia, Transportes e Aeronáutica) /IST (Instituto Superior Técnico) Existe em Portugal formação, investigação e desenvolvimento em todas estas áreas e na maioria dos tópicos mencionados a seguir 1 – Aerodinâmica 2 – Propulsão 3 – Ruído e Vibrações 4 – Emissões 5 – Estruturas e Materiais 6 – Controlo Integrado 7 – Aviónica e Sistemas 8 – Gestão do tráfego Aéreo 9 – Tipos de Veículos 10 – Ciclo de Vida E portanto Portugal está apto a participar nos programas internacionais de aeronáutica e espaço.

Actividades de Aeronáutica no LAETA 2 Actividades de Aeronáutica no LAETA Grupo Área Projectos Internacionais CCTAE Dinâmica de Voo 5* Aeroacústica 17* INEGI Manutenção 2* Materiais 2* Compósitos  2 * Sistemas  1 * IDMEC Aerodinâmica  4* Emissões  3 Aeroelasticidade/Estruturas  3 Combustão  10 * Alguns exemplos são referidos a seguir

maintenance of againg aircarft. 3 INEGI - Projecto DATON: Innovative fatigue and Damage Tolerance Methods for the Application of New structural Concepts - ADMIRE: Advanced Design concepts and Maintenance by Integrated Risk Evaluation for aerostructural maintenance of againg aircarft. - SMAAC: Structural Maintence of Ageing Aircraft Figura 1 – Projecto DATON: exemplo de painel reforçado,soldado por LBW, testado no IDMEC-FEUP Figura 2 – Projecto DATON: painel instrumentado, durante ensaio de fadiga no IDMEC-FEUP

PLATFORM 1 – SMART – FIXED WING AIRCRAFT 4 PLATFORM 1 – SMART – FIXED WING AIRCRAFT Nº NAME OF PROJECT Coordinator Contribution of Framework Programme (FP) Institution 1 ACOUFAT Dassault Acoustic fatigue FP2 IST 2 ENABLE Boundary layer noise transmission to aircraft cabin FP5 3 ROSAS Airbus (France) Noise shielding by wing and fuselage 4 X2-NOISE Snecma Aeroacoustics network 5 SEFA Daimler Chrysler Aeroespace Airport noise transmission to ground and into rooms FP6 6 NACRE Stability and acoustics of novel aircraft configurations Journal of Fluids and Structures (1999) 13, 3-35 L.M.B.CAMPOS ET AL. AEROACOUSTIC LOADS AND DEFLECTIONS Possible Contributions: - Noise shielding by aircraft structure - Undercarriadge noise - Noise of control surfaces - Boundary-layer noise - Installation effects on noise - Airport noise - Flight stability and control - Buried engines - Acoustic fatigue Figure 3 Comparison of panel response at at gauge J1: (centre) measured in wind tunnel; (bottom) Calculated by Elfini code, using correlation of loads measured in wind tunnel; (top) calculated by Elfini code, Usind analytical formula for correlation of loads.

Framework Programme (FP) 5 PLATFORM 2 – GREEN REGIONAL AIRCRAFT Nº NAME OF PROJECT Coordinator Contribution of Framework Programme (FP) Institution 12 HELINOISE Eurocopter Helicopter broadband rotor noise FP2 IST 13 HELISHAPE Helicopter blade-vortex interaction noise FP3 14 X-NOISE Snecma Aeroacoustics network FP4 15 FRIENDCOPTER Ground and atmospheric effects on helicopter noise FP6 L.M.B.C.Campos: ON SOME RECENT ADVANCES IN AEROACOUSTICS International Journal od acoustics and Vibration, Vol. 11, Nº. 1, 2006 Possible Contributions: -Helicopter noise in flight -Model rotor noise tests -BVI (blade-vortex interaction) noise -Tail-rotor noise -Broadband noise -Active noise suppression Figure 4: Theory compared with wind tunnel measurement for the fundamental And the first two harmonics of blade passing frequency (BPF) at angles-of-attack:  =7.5º and (b)  = 15º at low speed.

PLATFORM 3 - GREEN ROTORCRAFT 6 PLATFORM 3 - GREEN ROTORCRAFT Nº NAME OF PROJECT Coordinator Contribution of Framework Programme (FP) Institution 12 HELINOISE Eurocopter Helicopter broadband rotor noise FP2 IST 13 HELISHAPE Helicopter blade-vortex interaction noise FP3 14 X-NOISE Snecma Aeroacoustics network FP4 15 FRIENDCOPTER Ground and atmospheric effects on helicopter noise FP6 J. Acoustique 5 (1992) 531-542 L.M.B.C.Campos and C.M.Macedo BROADBAND NOISE OF HELICOPTER ROTORS Possible Contributions: -Helicopter noise in flight -Model rotor noise tests -BVI (blade-vortex interaction) noise -Tail-rotor noise -Broadband noise -Active noise suppression Figura 5: Measured complete noise spectrum of a Bell UH – 1B Huey Helicopter (r.h.s) compared with the broadband Spectrum (l.h.s) Predicted theoretically, from the empirical intensity and frequency of the Spikes, with fitting of three parameters: attenuation , correlation  and Background noise.

7 PLATFORM 4 – ENGINES NAME OF PROJECT Coordinator Contribution of Framework Programme (FP) Institution 16 X-NOISE Snecma Aeroacoustics network FP6 IST 17 JEAN Trinity College Noise of turbulent jets and shear layers FP5 18 SILENCER Engime acoustic liners with non-uniform impedance Aeroacoustics volume 6: number 2 2007 – pages 1-34 L.M.B.C.Campos and P.G.T.ªSerrão Possible mechanisms: - Noise generation in flows - Attenuation by non-uniform acoustic liners - Jet noise, including shear layer effects - Duct modes, in inlets and exhausts - Shear flow noise in ducts - Noise of swirling flows, e.g. downstream of turbines - Fan tones and broadband noise Figure 6: The directivity at three source frequenvies f=200Hz (bottom), 1 kHz (middle), 5 5 kHz (top) is compared wit measurements for a cold jet MT 043-t5 of Mach number Ma =0.75 made at Qinetiq.

Framework Programme (FP) 8 PLATFORM 5 – SYSTEMS Nº NAME OF PROJECT Coordinator Contribution of Framework Programme (FP) Institution 19 AMAKS Indecon Automated flight test data analysis FP3 IST 20 S-WAKE Airbus (Germany) Aircraft wake separation FP4 21 VELA Airbus (France) Control of flying wings FP5 PEDECE 22 NEFA V-tail aeroplane control de-coupling FP6 The Aeronautical Journal June 2004 Campos and Marques On wake vortex response for allcombinations of five classes of aircraft Possible Contributions: - Aircraft wake separation (take-off and landing) - Aircraft in – flight separation (collision probabilities) - Stability & control of aircraft - Trajectory optimization - Collision avoidance manoeuvers - Air Traffic System capacity - Flight testing & data analysis Figure 7: Comparison of the vorticity decay function with Memphis flight test data.

Dispositivos inovadores de hiper-sustentação 9 HELIX Dispositivos inovadores de hiper-sustentação Objectivos: Desenvolver novos dispositivos de hiper-sustentação para a futura geração de aviões comerciais. Simulação com CFD e verificação em túnel de vento de conceitos multi superficie envolvendo: Curvatura variavel do perfil alar; Novos flaps com fendas ;Novos sistemas de sopro , etc. Resultados com Impacto Social: Um número de vinte e um conceitos diferentes de hiper-sustentação foram testados com CFD , cinco dos quais foram selecionados e um deles testado em túnel e provou que poderá ser escolhido para a próxima geração de aviões comerciais. Aviões com maior sustentação ao aterrar e levantar , com menos ruido, e mais eficientes e que transportam mais passageiros . Parceiros Seleccionados: AIRBUS( UK), ALA, IAI, QinetiQ (UK), NLR (NL), FFA (S), INTA (I)

Aircraft Wing with Advanced Technology Operation AWIATOR Aircraft Wing with Advanced Technology Operation 10 Objectivos: Desenvolver validar e testar em voo novas tecnologias para as asas dos futuros aviões comerciais: Controlo de vortices; Optimização de freios aerodinâmicos; baixa emissão de ruido aerodinâmico; Winglets; controlo de carga; sensor de turbulência;Elementos adaptivos e de controlo;Desenvolvimento de modelos, validação de CFD em túneis de vento. Campanhas de ensaio de voo com Airbus A340 MSN 001 Resultados com Impacto Social: Contribuir para a visão 2020 com melhores aviõesAiubus, menos poluentes, mais silenciosos e mais eficientes. Melhorar o conhecimento sobre vórtices de esteira para permitir a optimização da distância entre aviões. Parceiros Seleccionados: AIRBUS(G); ALENIA(I); NLR(NL); ONERA(F); DLR(G); EADS(G)

Investigação da Esteira Vortical de Aviões FARWAKE Investigação da Esteira Vortical de Aviões 11 Objectivos: Investigação de instabilidades e decaimento de vórtices; Interação de vórtices com jactos dos motores e Investigação da esteira de vórtices proximo do solo, Investigação das esteiras de vórtices em aeroportos e em condições reais.             Resultados com Impacto Social: Influência das instabilidades , jactos dos motores, etc de modo a aumentar o decaimento dos vórtices para redução dos perigos da interação da esteira vortical com outros aviões Previsão em tempo do comportamento de vórtices próximo da pista para ser usado pelo controlo de tráfego aéreo. Parceiros Seleccionados: CNRS(F), AIRBUS(G), CERFACS(F), TUM(G), ONERA(F), DLR(G), UCL(B)

SUPERTRAC SUPERsonic TRAnsition Control Objectivos: Redução da resistência aerodinâmica em futuras aeronaves de transporte comercial supersónicas. Desenvolver e testar conceitos inovadores para a redução da resistência aerodinâmica em condições de voo supersónico. Optimização das superfícies sustentadoras em aeronaves de transporte comercial para voo supersónico. Resultados com Impacto Social: Aeronaves de transporte comercial mais rápidas e eficientes. Redução do impacte ambiental ao nível do ruído associado a condições de voo supersónico. Redução do impacte ambiental ao nível das emissões de poluentes relativamente a aeronaves convencionais. Parceiros Seleccionados: ONERA(F), Airbus(UK), Dassault(F), DLR(D), CIRA(I), FOI(S), IBK(D), KTH(S) Mach = 1.5 Mach = 2.0 Simulações computacionais 12

PFA Progressive failure analysis of composites Objectivos: 13 PFA Progressive failure analysis of composites Objectivos: Redução dos custos de certificação de estruturas aeronáuticas recorrendo a modelos computacionais. Aumento da utilização de materiais compósitos em estruturas aeronáuticas. Dimensionamento mais rigoroso de estruturas fabricadas em materiais compósitos. Resultados com Impacto Social: Investigação das causas do acidente de um Airbus A300 em Nova Iorque. Redução do consumo e das emissões de CO2 devido à utilização de materiais mais leves (compósitos) em estruturas principais de aviões comerciais. Implementação dos modelos computacionais desenvolvidos em códigos comerciais. Parceiros Seleccionados: NASA(USA);Air Force Research Laboratory(USA) Virtual testing of composites Test Analysis Crack Airbus failure investigation Prémio “NASA H.J.E. Reid Award for Outstanding Scientific Paper” Equipa de investigação nomeada para o prémio “NASA R. T. Whitcomb Aerospace Technology Transfer Award”

BOJO Increase of bolted joint performance Objectivos: 14 BOJO Increase of bolted joint performance Objectivos: Melhoria do comportamento mecânico das zonas críticas de lançadores e satélites utilizando compósitos híbridos (carbono-epoxy e titânio). Modelação computacional do processo de fractura de compósitos híbridos. Resultados com Impacto Social: Aumento da competitividade da industria aeroespacial europeia através da integração de novas tecnologias em produtos comerciais (Ariane V e satélites). Parceiros Seleccionados: ESA; DLR(G);EADS-CASA Espacio(SP)

CASAM Objectivos: Resultados com Impacto Social: 15 CASAM Civil Aircraft Security Against Manpads Objectivos: Projecto e construção de um sistema de detecção e despistagem de mísseis guiados pelo calor. Construção de um sistema compacto, fiável, barato e com baixos custos de manutenção que possa ser montado em aeronaves civis. Resultados com Impacto Social: Aumento da segurança no transporte aéreo. Parceiros Seleccionados: Sagem DS; EADS-DE; A.BRITO; IER; ONERA; Adria Airways; Lufthansa Technology; KEO; LDI; DLR.

EUCLID Objectivos: Resultados com Impacto Social: Global Diagnostic-Damage Detection in Aeronautic Composite Structures with Holographic Methods 16 Objectivos: Aplicação das técnicas de interferometria holográfica à inspecção não destrutiva de estruturas aeronáuticas compósitas. Construção de um sistema compacto, portátil e fiável para realizar inspecção não destrutiva em estaleiro. Resultados com Impacto Social: Aumento da segurança das estruturas aeronáuticas. Parceiros Seleccionados: AEROSPATIALE; OGMA; SONACA; NLR; Dassault Aviation; Per Udsen; STEINBICHLER; IABG.