RAVE – Eng. Victor Soares Lopes

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Transcrição da apresentação:

RAVE – Eng. Victor Soares Lopes Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior Encontro com a Ciência em Portugal, promovido pelos Laboratórios Associados. Sessão: TGV – Comboios de Alta Velocidade ERTMS – Tecnologias de Controlo-Comando e Sinalização a bordo RAVE – Eng. Victor Soares Lopes Lisboa 03-07-2008

Conhecimento Novas Tecnologias Lisboa 03-07-2008

Tecnologias ao nosso serviço no dia-a-dia em trabalho e lazer: Exemplo, Tecnologias ao nosso serviço no dia-a-dia em trabalho e lazer: Telefone móvel - GSM, com PDA - agenda electrónica, correio electrónico e serviço SMS; e sistema de navegação GPS; possibilidade de reproduzir centenas de musicas gravadas com codificação MP3; comunicação de dados 3G para acesso à Internet em banda larga, mas também pode comunicar em Bluetooth ou em Wireless Lan Wi-Fi. Lisboa 03-07-2008

O Transporte Ferroviário também se modernizou para poder responder aos novos desafios e poder concorrer com os outros meios de transporte oferecendo uma alternativa eficiente, económica e de menor impacte ambiental. Também neste sector se tem assistido ao desenvolvimento do conhecimento que conduz a novas tecnologias valorizando os atributos intrínsecos do Caminho de Ferro. Com o estabelecimento da Comunidade Europeia as diversas Redes Ferroviárias passaram a poder estar interligadas de forma mais efectiva, constituindo um sistema de transporte de grande extensão e de grande importância para a economia europeia. Lisboa 03-07-2008

Porém, a diversidade dos sistemas técnicos em serviço e das regras operacionais de exploração em uso, constituía um verdadeiro obstáculo à interligação e à interoperabilidade dos comboios circulando entre Estados Membros. Para garantir a necessária interoperabilidade da Rede Ferroviária Europeia a Comissão Europeia promoveu a publicação de um conjunto de Directivas e especificações técnicas regulando o Caminho de Ferro Europeu. Esta legislação preconiza, entre outras disposições, a harmonização dos subsistemas ferroviários essenciais, que se pretendem mais eficientes e de maior capacidade no âmbito de um mercado mais alargado, de forma a conduzir a uma redução de custos de investimento e de exploração. Lisboa 03-07-2008

Rede Europeia Interoperavel prioritária ETCS-Net Lisboa 03-07-2008

Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Subsistemas: A Normalização Europeia de Interoperabilidade para o sistema ferroviário de alta velocidade desenvolve-se de acordo com a seguinte estrutura: Directiva 96/48/EC – Alta Velocidade Especificações Técnicas de Interoperabilidade para os Subsistemas: Controlo-Comando e Sinalização Exploração e Gestão de Tráfego Material Circulante Infra-estrutura Energia Manutenção Segurança nos Túneis Acessibilidades de Pessoas de M.R. Normas CEN, CENELEC, ETSI Normalização Técnica Lisboa 03-07-2008 7

O subsistema europeu de Controlo-Comando e Sinalização instalado a bordo dos comboios e na infra-estrutura de via, tem por finalidade transmitir ao maquinista do comboio as indicações geradas pelos sistemas de sinalização que regulam e asseguram a circulação de comboios em segurança. Estas indicações apresentadas a bordo, em rigorosa correspondência com os aspectos gerados pela sinalização ferroviária instalada na via e nos postos de comando, permitem a pratica de altas velocidades dos comboios ultrapassando o valor da velocidade limite para além do qual não seria possível o reconhecimento eficaz dos aspectos apresentados pelos sinais colocados na via. Lisboa 03-07-2008

ERTMS - European Railway Traffic Management System A tecnologia de controlo-comando e sinalização desenvolvida pelas Redes Ferroviárias Europeias em conjunto com a Industria Europeia representada na UNISIG, designa-se por: ERTMS - European Railway Traffic Management System O ERTMS é constituído pelo: ETCS - European Train Control System – que promove a afixação das indicações a bordo e o controlo automático da velocidade do comboio; e pelo, GSM–R - Global System for Mobile Communications – Railway, radio-solo-comboio digital utilizado em fonia e na transmissão de dados. Lisboa 03-07-2008 9

ETCS de Nível 1 DMI-Driver Machine Interface EVC – European Vital Computer Antena Detecção de V.O. LEU – Lineside Electronic Unit Balise Lisboa 03-07-2008 10

ETCS de Nível 2 GSM - R EVC – European Vital Computer DMI-Driver Machine Interface Antena Detecção de V.O. Balisa RBC - Radio Block Center Lisboa 03-07-2008 11

Aspecto do painel LCD do DMI Lisboa 03-07-2008

Lisboa 03-07-2008

Instalação ERTMS a bordo Lisboa 03-07-2008

Muito obrigado pela vossa atenção Victor Soares Lopes vslopes@rave.pt Lisboa 03-07-2008