Formar Professores em Rede

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que é ser um Empreendedor?
Advertisements

APRESENTAÇÃO PÚBLICA DO PORTAL DA EDUCAÇÃO DO CONCELHO DA MAIA
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
Plano de Formação para os professores nas escolas
Ricardo Carvalho Rodrigues Faculdade Sumaré – São Paulo – SP
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Formar Professores em Rede - Évora, Dezembro de MÓDULO: Base de Dados em Educação.
Ferramentas Indispensáveis ao Professor
Tecnologias da Informação e Comunicação
Bem-vindo(a)! ACÇÃO 17 Primeiros Passos na Utilização das TIC.
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
Logótipo do Agrupamento de Escolas de Mortágua
PROF 2000 Programa de formação de professores a distância.
Técnicas de Avaliação na Formação - Modalidade a Distância
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Didáctica da Matemática
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Projecto co-financiado por:. Curso de Formação de eFormadores Projecto eTrainers: Pedagogia, Formação e Certificação em Ambiente de eLearning ©
Formação de professores do 1º Ciclo
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
Programa Proinfo Integrado
Elsa Mendonça 27 Janeiro 2005 AVALIAÇÃO ECOTOXICOLÓGICA DE ÁGUAS NATURAIS E RESIDUAIS CURSO.
Aplicação de e-Learning para apoio do ensino de Bases de Dados
New Dimension New Dimension Cursos a Distância Cursos a Distância.
O Portefólio “Outra forma de avaliar”
TRABALHO de PROJECTO Maio de 2006.
“BOAS PRÁTICAS DE GESTÃO NAS ESCOLAS” FORMAÇÃO ESCOLAS
Prof2000 Formação contínua de professores à distância
Formação Inicial de Líderes Apresentação geral da acção.
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Work Based Learning Aprendizagem significativa na formação de professores.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Projecto inovador e interactivo para pais, crianças e jovens.
1 - Curso Elearning - Desenvolver uma Cultura de Qualidade CONSIDERAÇÕES GERAIS O acesso ao presente Curso a distância (elearning) deve ser sempre efetuado.
Aprendizagem com as TIC
Formação ITED Problemas e propostas de solução
Programa Prof2000 Ovar, 26 de Outubro 2001 Formação contínua de professores à distância.
Conselho Local de Acção Social de Bragança REDE SOCIAL DO CONCELHO DE BRAGANÇA 2ª Sessão Plenária do CLAS - Bragança 26 DE JANEIRO AUDITÓRIO PAULO QUINTELA.
EMPREENDER Jovem e m p r e e n d e r n o 2º e 3º c i c l o Organização.
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
Ambiente Virtual de Aprendizagem Simone Krause Suecker 2014/2.
O crescimento da EAD, especialmente a on-line, traz novos desafios. Há extrema dificuldade em lidar e relacionar conceitos acerca da educação com as novas.
(normas de utilização da Internet)
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Formação Inicial de Líderes Papel do Líder de escola Prof2000.
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
SEMINÁRIO Linguagem e Comunicação no Ensino das Ciências
Conceção de Cursos para Ambiente Online workshop.
Geometria dinâmica e as tarefas investigativas José Monteiro Ricardo Portugal.
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Transcrição da apresentação:

Formar Professores em Rede Oficina de Formação Financiado pelo      

Organização 7 locais nas áreas das 5 Direcções Regionais de Educação (pretendendo-se assim alcançar uma cobertura a nível nacional). Os Pólos da Oficina funcionam com um mínimo de 10 e com um máximo de 15 formandos.

Objectivos · Criar uma rede humana de formadores em TIC. ·       Desenvolver uma metodologia de trabalho comum entre os formandos ·       Criar bases teóricas, que fundamentem a utilização dessa metodologia de formação ·       Desenvolver materiais a utilizar em futuras acções de aplicação de um Curriculum Básico para a Formação de Professores em TIC. ·       Experimentar situações de aprendizagem relacionadas com o Currriculum Básico. Familiarizar os formandos com a plataforma de formação a distância a utilizar

Destinatários Professores do Ensino Básico (1º, 2º e 3º ciclos) e do Ensino Secundário, com Formação em Tecnologias de Informação e Comunicação. Formadores dos Centros de Formação.  

Conteúdos Apresentação acção /Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista Constituição e grupos e início do trabalho de produção de materiais Preparação de materiais (2X) Trabalho não presencial e interacção à distância (2X) Apresentação e reformulação dos materiais já desenvolvidos Apresentação final dos materiais desenvolvidos

Calendarização Sessões presenciais conjuntas - 36 horas 2 e 3 de Novembro Apresentação acção. Apresentação do Curriculum Básico e da metodologia prevista. Constituição dos grupos e início do trabalho de produção de materiais 4 Novembro a 17 Dezembro Preparação de materiais Trabalho não presencial e interacção à distância 18 e 19 de Dezembro Apresentação dos materiais já desenvolvidos 20 Dezembro a 7 Fevereiro 8 e 9 de Fevereiro Apresentação final dos materiais desenvolvidos Sessões presenciais conjuntas - 36 horas Sessões de trabalho autónomo - 39 horas

Conteúdos a abordar para uma futura implementação do CB Iniciação à utilização educativa das TIC Processamento de texto Navegação na Internet Folhas de cálculo Processamento de Imagem Produção de apresentações electrónicas Bases de Dados As TIC e o Desenvolvimento da Escola

Produtos Versão corrigida e melhorada do Curriculum Básico Versões corrigidas e melhoradas dos materiais de apoio Criação de uma rede humana de formadores que partilhem a mesma metodologia de formação e que possam continuar a colaborar na implementação do Curriculum Básico.

Avaliação 2 trabalhos de grupo, (análise de 2 manuais e produção de fichas de actividade alternativas às neles constantes) 1 recensão crítica individual sobre 1 outro manual teste, nas sessões presenciais, das propostas de actividades dos outros grupos de trabalho participação em fóruns de discussão relativos aos módulos trabalhados e ao fórum geral relativo à estrutura do curso 1 porfolio electrónico para registo das tarefas, actividades, interacções e reflexões resultantes da oficina.

Metodologia Propõem-se que os formandos se organizem em grupos de 4 (que poderão ser diferentes na 1ª e na 2ª fase) Deverão ser trabalhados todos os módulos (cada formando só trabalhará directamente 2 módulos, sugerindo-se que correspondam às áreas que menos dominam) Nas sessões presencias serão apresentadas e testadas as propostas dos grupos de trabalho, devendo ser preenchidas fichas de avaliação dessas actividades.

Infraestrutura a utilizar Trends/Prof2000 http://www.prof2000.pt

Bibliografia Fundamental Dorothy Williams, Kay Wilson, Amanda Richardson, Jennifier Tuson, Louisa Coles - Teachers' ICT skills and knowledge needs. Final Report to SOEID http://www.scotland.gov.uk/library/ict/append-title.htm Paul Heinrich, The Design and Implementation of a Competence Based Approach to Initial and In-Service Teacher Education in Information and Communications Technology http://hpk.felk.cvut.cz/ascii/poskole/historie/heinrich98.htm Teacher Training Agency - Information and Communications Technology (ICT) http://www.teach-tta.gov.uk/./ict/index.htm Wolfgang Frindte & Thomas Köhler - Internet base teaching and learning. A Project of the European Commission http://jena.in-tele.org/ Skole-IT - Educational ITDriving License http://www.en.eun.org/news/ict-license-content.html

Organização das actividades (1º dia – manhã) Apresentação de formador e formandos Apresentação da Oficina e dos seus objectivos Esclarecimento de dúvidas sobre avaliação Algumas questões sobre as necessidades de formação de professores Apresentação do Curriculum Básico “O que deve ser básico na formação de professores em TIC?” (Discussão em torno do conceito e de resposta à pergunta) Algumas questões sobre o CB

Organização das actividades (1º dia – tarde) Apresentação da plataforma a utilizar e das funcionalidades existentes Entrega dos 4 primeiros manuais Organização dos grupos de trabalho Preparação da sessão do dia seguinte

Organização das actividades (2º dia – manhã) Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da manhã com principais dificuldades

Organização das actividades (2º dia – tarde) Trabalho em grupo sobre os manuais seleccionados Síntese da tarde com principais dificuldades Preparação do trabalho não presencial e das sessões seguintes

Algumas questões sobre o CB Abordagem educativa Estrutura modular ou sequencial Que duração para os módulos? Como organizar os formandos do CB? Que metodologias privilegiar? Como dinamizar a participação à distância? Como avaliar?