As diferenças de género

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profa. Gilvanete Correia Bezerra
Advertisements

9º CONGRESSO DA FEDERAÇÃO GAÚCHA DE MULHERES
Bem vindos! 5ºA Novo Ano....
Secretaria de Políticas para as Mulheres
EDUCAÇÃO FÍSICA Mobilizar saberes culturais,
Matemática para todos Educação Básica
A situação da Igualdade de Género em Portugal
Intervenção Social nos
A Educação Sexual e os seus Contextos
Lei de bases do sistema Educativo
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Imagens da infância Crenças e valores das mães com filhos na escola primária De Paula Castro e Maria Benedicta Monteiro.
Escola E.B. 2/3 do Couto Mineiro
A Construção de Políticas Públicas em Gênero e Raça
Gênero É o conjunto de características sociais, culturais, políticas, psicológicas, jurídicas e econômicas atribuídas às pessoas de forma diferenciada.
Identidade e Gênero Identidade é a consciência e a sensação que cada indivíduo tem de si mesmo. É o “sentir-se como”... Ela se desenvolve pela internalização.
Vídeo Educar – Rubem Alves
Laboratório de Ensino de Química 1
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS ENSINO MÉDIO
ARTICULANDO O CURRÍCULO ÀS SALAS DE RECUPERAÇÃO INTENSIVA
Daniela Leandro Rezende
FORTALECIMENTO DA SAÚDE E SEGURANÇA DO TRABALHO PARA A INDÚSTRIA BRASILEIRA – FSSTIB Treinamento Sub-programa 2 e GT Diversidade Conceitos-chave Ana Claudia.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
ESCOLA EB 2/3 DE CANIDELO PROJECTO MIL ESCOLAS.
A EDUCAÇÃO SEXUAL EM CONTEXTO ESCOLAR - Breve Reflexão -
EMPRESÁRIOS NA ESCOLA.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Parâmetros Curriculares Nacionais
Saúde sexual Habilidade de mulheres e homens para desfrutar e expressar sua sexualidade, sem riscos de doenças sexualmente transmissíveis, de gestações.
Desenvolvimento Curricular
A escola sustentável: apresentação da proposta aos professores da escola Zavaglia (09/02/2012)
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Períodos Históricos da Educação Comparada
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
GÊNERO.
ESCOLA SECUNDÁRIA MORGADO de MATEUS
MISSÃO A visão Como agentes de desenvolvimento e força social, os Escoteiros de Portugal procuram ajudar a criar um mundo melhor.   A missão O seu foco.
Centro de Cidadania da Mulher
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Diferentes Posturas Curriculares
ARTE E GEOMETRIA NUM CONTEXTO INTERDISCIPLINAR
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Tema 1 A HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: ELEMENTOS HISTÓRICOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL.
Prof. Ms. José Elias de Almeida
Método da Gramática – Tradução
CENTRO SOCIAL FLORI Missionárias Dominicanas Mahotas - Maputo Moçambique Ano Lectivo 2008.
A Compreensão do Abandono e do Insucesso Escolar 2º ano – 2º semestre 2009/2010 Unidade Curricular de Serviço Social e Inclusão Social José Batista
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Questões envolvendo autoconceito, auto-estima e gênero
SEXO e GÊNERO primeiras definições Sexo Caracterização
CURRÍCULO E AS TEORIAS PÓS-CRÍTICAS
Educação Sexual “Sexualidade e Género”
Margarida Pereira EB 2,3/S Pintor José de Brito Santa Marta de Portuzelo Viana do Castelo 9ºano Matemática, Ciências Físico-Químicas Soltíscio 3+2.
Psicologia da Educação
Como se desenvolve a sexualidade
Relações de Gênero e Sexualidades na Educação
Ginastica Geral na escola: Uma proposta metodológica
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
PROGRAMA GESTÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR
A luta por participação política
GÊNERO Gênero - Psicologia Social - Profa. Ma. Beatriz Baptista Tesche.
A FUNÇÃO SOCIAL DA QUÍMICA SEGUNDO AS OCEM. Função das ciências da natureza A área corresponde às produções humanas na busca da compreensão da natureza.
A escola como agente de socialização
Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Primeiro capitulo – Gerações Crianças (geração dos computadores)  ---  Adultos (destruidores de lares ) Tecnologias - "Fluência Tecnológica" (o conhecimento.
Transcrição da apresentação:

As diferenças de género Projecto CASCO Maria José Falcão Maria de Lourdes Primo ESHC Aveiro 2002

As diferenças de género Objectivos Contribuir para a compreensão da realidade de género como facto social Contribuir para a compreensão da realidade de género como uma realidade heterogénea, plural, diversa e portanto relativa ás classes sociais e á cultura Contribuir para a compreensão da realidade de género como uma realidade presente na escola e na sala de aula, bem como da escola, como interveniente na construção das identidades de género Contribuir para que a consciencialização das diversidades de género sejam tomadas em consideração no contexto da escola e da sala de aula promovendo uma maior igualdade de oportunidades da educação. Contribuir para que a consciencialização das diversidades do género promovam o alargamento das tradicionais perspectivas e papeis da masculinidade e feminilidade Contribuir para que a consciencialização das diversidades de género confira outros e novos sentidos no exercício da cidadania

As diferenças de género Género como construção social A construção das identidades de género A problemática do género em Portugal A problemática do género na Escola

As diferenças de género Estabilidade emocional Masculino decidido firme ponderado e calmo Feminino caprichosa histérica sensível medrosa,emotiva e frívola

As diferenças de género Mecanismos de controlo Masculino disciplinado metódico Organizado, rígido discreto e franco Feminino tagarela incoerente dissimulada estouvada e astuciosa

As diferenças de género Autonomia, dependência Feminino necessidade de confidências necessidade de agradar submissa Masculino patriota gosto do risco independente                    

As diferenças de género Dominância e auto-afirmação Masculino necessidade de poder, celebridade e afirmação ambicioso dominador capaz seguro de si arrivista Feminino fraca

As diferenças de género Agressividade Masculino combativo e cínico gosto pela luta Feminino astuciosa

As diferenças de género Nível de actividade Masculino fogoso Feminino passiva

As diferenças de género Aquisição Masculino egoísta materialista Feminino curiosa

As diferenças de género Qualidades intelectuais , criatividade Masculino criador , lúcido objectivo, teórico céptico aptidão para as ciências e matemática gosto pela argumentação Feminino intuitiva

As diferenças de género orientação afectiva,sexualidade Feminino carinhosa, compreensiva necessidade de ter filhos e de amor Masculino obsceno

As diferenças de género FIM

As diferenças de género BIBLIOGRAFIA Badinter, Elisabeth , “Um é o outro”, Relógio de água Duby, Georges,“ As mulheres e a História”, Publicações D. Quixote Parker, Victoria, “ Os direitos das mulheres”, Gradiva Rubin, Harriet, “A Princesa – Maquiavel para mulheres”, Presença Vicente, Ana,” As mulheres portuguesas vistas por viajantes estrangeiros – sècs.XVIII,XIX,XX-”,Gótica Vicente, Ana,“Os poderes das mulheres – Os poderes dos homens”, Gótica Vicente, Ana, “As mulheres em Portugal na transição do milénio”, Multinova